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E se a correia fosse mal colocada?

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    E se a correia fosse mal colocada?

    Boas,

    A dúvida que aqui ponho é:

    E se, ao trocar a correia da distribuição, a nova fosse mal colocada, isto é, fosse colocada um dente depois ou antes?

    -O carro nem sequer pegaria...

    -O carro pegava mas lixaria as válvulas/outro material...

    -O carro pegava mas ficava a fazer fumo em excesso...

    -Outro...

    O carro em questão é um Peugeot 1.6Hdi 90cvs.

    #2




    Na verdade também não sei, mas se conseguires colocar saltando um dente, provavelmente iria partir e depois dava-te uma despesa assim pro grande. Digo eu.

    Comentário


      #3
      Não sei se o avanço de um dente ou o atraso de um causaria um empenho de válvulas.

      Mas os 4 tempos iriam ficar dessincronizados, um trabalhar ruidoso....

      Comentário


        #4
        Em princípio trabalha pior, com manifestações diversas, como falta de força, de rendimento, vibração, etc... Mas apenas um dente não deverá empenar válvulas.

        Comentário


          #5
          Depende a que ponto fosse mal colocada que é mesmo assim, 1 dente possivelmente irias notar apenas diferença no som e nos consumos.. Mas se tiveres o cuidado de "trancar" o movimento do motor ao trocar a correia não vejo como possa acontecer

          Comentário


            #6
            O que aconteceu é que comprei um carro num stand há cerca de 2 meses.

            Desde o início que notava uma fumarada quando o carro era ligado (a frio) e um tac-tac em andamento (tb enquanto frio). Acrescentando ainda que tinha um ralentim instável até aquecer um pouco.

            Passado 1 mês de o comprar, pedi ao meu mecânico que visse o estado da correia de distribuição. Viu e informou-me que a mesma já não estaria nas melhores condições e que se fosse dele não perderia muito mais tempo até mudar.

            Assim o fiz e, ressalvo, não notei nenhuma diferença de comportamento. Entretanto desloquei-me ao stand e queixei-me do problema.

            Ficou lá uma semana inteira e acabaram por conseguir fazer o carro deixar de funcionar por completo. Nem subia vidros nem nada. Disse que foi a bateria que descarregou e que descontrolou a centralina.

            Entretanto fui buscar o carro e, além do vidro do pendura não funcionar, ficou a fazer barulho (supostamente um injector) e a largar fumo mesmo a quente!

            Voltei a deixar lá o carro (mais uma semana) e veio exactamente igual...

            Diz que o fumo é normal, que irá estabilizar em 1 semana (já passaram 2) e que não faz barulho nenhum.

            Já começou a desculpar-se que poderá ser da correia que foi mudada mas, apesar de lhe dizer que não houve qualquer diferença aquando da mudança mas sim aquando da "reparação" por ele feita, continua a insistir.

            Diz que na primeira "reparação" levou um injector reconstruído e os restantes limpos. Na segunda "reparação" nem sei o que fez, por mim limitou-se a meter o vidro a funcionar.

            Já tenho uma marcação feita na Peugeot para que façam o diagnóstico e assim puder esfregar-lo na cara.

            Isto de comprar carro é mesmo uma lotaria...

            Comentário


              #7
              Aproveito para perguntar:

              Provavelmente o carro ficou desprogramado na primeira vez que lá esteve. O meu o de 90 cvs, é possível terem "reprogramado" por engano com os parametros do de 110? Ou é completamente descabido?

              EDIT - além do fumo constante e do tac-tac, aumentou-me o consumo e sinto o carro mais preso.

              O consumo e o sentir o carro preso poderá ser impressão minha pois o primeiro pode dever-se ao experimentar constante do carro por causa do fumo e o segundo ser simplesmente paranóia...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Stormskaer Ver Post
                Desde o início que notava uma fumarada quando o carro era ligado (a frio) e um tac-tac em andamento (tb enquanto frio). Acrescentando ainda que tinha um ralentim instável até aquecer um pouco.
                Fumarada preta, certo?

                Problema a nível de injeção, ponto.

                O barulho que ficou a fazer a quente é um tac-tac mais forte que o normal? Consegues identificar um dos injetores, ou é "geral"?

                Ele que apresente a folha da casa que fez a limpeza e vendeu o injetor reconstruído.

                Além disso (sem certezas) diria que no 1.6 HDI é necessário recodificar os injetores (ECU) cada vez que são mexidos.

                O diagnóstico na Peugeot poderá ser pessimista, ao ponto de dizerem que precisas de 4 injetores novos, o que raramente corresponde á realidade, pode ser apenas 1.

                Se puderes, e tiveres pouco gasóleo no depósito, coloca uns 20 ou 30L de um gasóleo premium (eu tenho a preferência pelo Ultimate) e rola uns dias para veres se notas diferenças.

                Comentário


                  #9
                  depende do motor

                  Certos motores teem pouca tolerancia até por um dente fora do ponto... mas os que teem mais tolerancia, mesmo fazendo um ciclo e o motor não trancar pode ficar desafinado, sintomas são varios como já disseram.

                  Comentário


                    #10
                    O 1.6 hdi matraqueia sempre um bocado.
                    Quanto ao fumo, não sei como se resolve.

                    Quanto à centralina... parece nabice do stand

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Stormskaer Ver Post
                      Isto de comprar carro é mesmo uma lotaria...
                      o melhor a fazer é antes de comprar o carro falar com a pessoa do stand e avisar que vamos levar o carro a fazer um check up e que se houver algum problema o carro é devolvido que eles assim ja nao vendem gato por lebre.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                        Fumarada preta, certo?

                        Problema a nível de injeção, ponto.
                        Não, fumo cinzento. Preto só quando se puxa um pouco...

                        Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                        O barulho que ficou a fazer a quente é um tac-tac mais forte que o normal? Consegues identificar um dos injetores, ou é "geral"?
                        Sim, eu sei que os HDI tem aquele tac-tac "normal" mas este é mais forte. Ao circular com paredes/muros perto, o eco faz o som muito percéptivel.

                        Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                        Ele que apresente a folha da casa que fez a limpeza e vendeu o injetor reconstruído.
                        Supostamente o injector reconstruído foi o meu. Pelo que ele diz, até já lhe faltava o bico...

                        Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                        Além disso (sem certezas) diria que no 1.6 HDI é necessário recodificar os injetores (ECU) cada vez que são mexidos.
                        Pois, é a ideia que tenho.

                        Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                        O diagnóstico na Peugeot poderá ser pessimista, ao ponto de dizerem que precisas de 4 injetores novos, o que raramente corresponde á realidade, pode ser apenas 1.
                        O diagnóstico da Peugeot servirá principalmente como "arma de arremesso". O arranjo só será efectuado lá se o gajo não se responsabilizar (depois haverá outros caminhos a tomar) e fôr um orçamento realista.

                        Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                        Se puderes, e tiveres pouco gasóleo no depósito, coloca uns 20 ou 30L de um gasóleo premium (eu tenho a preferência pelo Ultimate) e rola uns dias para veres se notas diferenças.
                        Já o fiz e não notei nada. Já coloquei BR ULTIMATE e REPSOL + e continua igual.

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                          #13
                          Originalmente Colocado por Steel5L Ver Post
                          o melhor a fazer é antes de comprar o carro falar com a pessoa do stand e avisar que vamos levar o carro a fazer um check up e que se houver algum problema o carro é devolvido que eles assim ja nao vendem gato por lebre.
                          Tens razão. Na altura sabia a proveniência do carro mas o antigo dono acabou por se revelar um verdadeiro FDP. Acabei por apenas experimentar o carro sem grandes examinações. Foi um erro grande e reconheço-o!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
                            O 1.6 hdi matraqueia sempre um bocado.
                            Quanto ao fumo, não sei como se resolve.

                            Quanto à centralina... parece nabice do stand
                            Eu sei que matraqueia. Tenho alguma experiência com este motor mas este tac-tac é diferente. Faz lembrar um tractor e revela-se mais em RPMs baixas.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por skynet Ver Post
                              depende do motor

                              Certos motores teem pouca tolerancia até por um dente fora do ponto... mas os que teem mais tolerancia, mesmo fazendo um ciclo e o motor não trancar pode ficar desafinado, sintomas são varios como já disseram.
                              Mas provavelmente uma das coisas que faria era ficar com o ralentim todo instável, certo?

                              No meu caso, o ralentim está certinho, não soluça nem mesmo em andamento.

                              Aliás, eu noto o motor com um funcionamento "normal", depois noto é o tac-tac como barulho de fundo.

                              Comentário


                                #16
                                O problema deve ser da injecção e não do ponto do motor...

                                Comentário


                                  #17
                                  Os gajos do stand pensam que o carro é um Gameboy. De certeza.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por madeira Ver Post
                                    O problema deve ser da injecção e não do ponto do motor...
                                    Eu tenho a certeza que a correia não teve qualquer influência mas queria ter "provas"...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por AndreEmidio Ver Post
                                      Os gajos do stand pensam que o carro é um Gameboy. De certeza.
                                      Pois, neste momento já nem tenho qualquer confiança em voltar a lá deixar o carro.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Amigo se tiver um dente fora do sitio , ao rodar o motor , sente-se bater , por isso , ao colocar uma correia de distribuiçao , antes de ligar o motor ( pelo menos eu faço isso desde sempre) , por via das duvidas , rodo o motor a mao umas quantas voltas ate sentir que roda livremente , so depois o meto a trabalhar , e nunca me dei mal com isso . Mas isso qualquer PROFISSIONAL sabe.ABRAÇOS

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                                          #21
                                          Com um dente depende fiz isso num uno fire 1100 e adiantando um dente dava a sensação que o motor ficava mais disponivel, mas o relantin era menos certo.
                                          No caso destes motores fire devido ao seu desenho pode partir a correia de destribuição sem consequencias para o motor.
                                          Nesse teu motor de certeza que tens de substituir muita coisa se tal suceder... desde pistões a valvulas, até outro material, caso fragmentos risquem as paredes dos cilindros.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Certo Amigo Mannipulo , os motores FIRE mesmo que parta a correia de distribuiçao nao parte o motor , porque tem um desenho no topo dos pistons , que permite que mesmo descomandado o motor rode sem que as valvulas vao bater nos pistons , que e esse o problema , quando acontece esta situaçao .

                                            Comentário


                                              #23
                                              Os FIRE também não são grande exemplo.. Esses motores aguentam com porrada de meia noite que nunca partem

                                              Comentário


                                                #24
                                                O carro já foi colocado na Peugeot e precisa de 2 injectores. Quase 800 euros...

                                                Vamos lá ver o que o stand quer fazer.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Tens garantia?

                                                  Comentário

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