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Polo 1.2 TDI vs Polo 1.6 TDI

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    Polo 1.2 TDI vs Polo 1.6 TDI

    Boa tarde.
    Eu gostava de comprar um Polo dos novos mas não sei que versão compre. Preciso de um carro com baixos consumos e custos de manutenção baixos também. Gosto muito deste modelo e preferia ter o 1.6 TDI mas queria saber se compensa ou não.
    Gostava da vossa opinião em relação consumos, custos de manutenção,qual compensa comprar etc destas duas versões.

    #2
    Eu não tinha qualquer problema em optar pelo 1.2 TDi 75cv. Chega perfeitamente para as civicas deslocaçoes diarias preservando economia de utilizaçao.

    Comentário


      #3
      Depende da utilização!Se for MESMO só cidade, o 1.2 Serve bem,mas se for necessário alguma AE ou viagens de vez em quando, eu fazia o esforço e ia para o 1.6 de 90 Cv´s

      Comentário


        #4
        Em maioria o carro ira ser utilizado em cidade no entanto irei fazer algumas viagens a Lisboa e ao Algarve embora pouco frequentes. Os custos de manutenção e os consumos divergem muito do 1.2 para o 1.6?

        Comentário


          #5
          Não me parece que o Polo seja a melhor opção quando se procura um carro com custos de manutenção reduzidos...

          Quanto a consumos, se tencionas fazer mais do que cidade e pequenos trajetos, o 1.6 TDI de 90cv vale sempre a pena em relação ao 1.2 TDI, isto porque apesar de o 1.2 poder ser melhor a nível de consumos em cidade, o mesmo já não se poderá dizer quanto se vai para nacionais ou AE, que obrigam o pequeno motor a esforçar-se mais do que o 1.6, logo, os consumos serão superiores.

          Esta é a minha teoria.

          Comentário


            #6
            o polo se há coisa que não tem é custos de manutenção reduzidos. E o preço inicial é absurdo. Tens melhores opções no mercado. Se fosse a ti dava uma vista pelo KIA rio. O corsa também ta com óptimos descontos.

            Comentário


              #7
              Tambem não ia para o Polo mas de qualquer forma se for para andar em cidade e pouco mais ia para o 1.2 se for para fazer AE e nacional ia para o 1.6.

              Se não fizeres muitos km's pensa num otto poupadinho.

              Comentário


                #8
                Pode parecer estranho, mas o 1.2 funciona melhor em estrada do que em cidade. O motor tem imensa dificuldade em combater o peso do carro, o que o torna pouco agradável de usar nas duas primeiras relações da caixa, para além do incomodativo barulho. Em AE, as prestações chegam a surpreender, tendo em conta o escrito anteriormente.

                O 1.6 é imensamente melhor.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                  Pode parecer estranho, mas o 1.2 funciona melhor em estrada do que em cidade. O motor tem imensa dificuldade em combater o peso do carro, o que o torna pouco agradável de usar nas duas primeiras relações da caixa, para além do incomodativo barulho. Em AE, as prestações chegam a surpreender, tendo em conta o escrito anteriormente.

                  O 1.6 é imensamente melhor.
                  Nem é assim tão estranho já que acontece o mesmo com o meu 1.3.
                  Editado pela última vez por JoelM; 09 November 2011, 17:13.

                  Comentário


                    #10
                    Aquele 1.2 do polo a frio em cidade, ou algumas subidas... doi.. Se houver possibilidade optaria pelo 1.6, e os consumos são bem equilibrados ate

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                      Nem é assim tão estranho já que acontece o mesmo com o meu 1.3.


                      Quando quiseres combinar, vens fazer um testdrive ao meu Linea, vais ver como mudas de opinião em relação ao motores 1.3M-jet, com caixa de 5v é claro.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Joaobernardo Ver Post
                        Quando quiseres combinar, vens fazer um testdrive ao meu Linea, vais ver como mudas de opinião em relação ao motores 1.3M-jet, com caixa de 5v é claro.


                        Em relação ao tópico, o 1.2TDI nunca conduzi, já andei com um 1.6TDI 90cv e achei muito fraco em baixas, isto claro para um motor 1.6, a certa altura até parecia que o meu 1.3 tinha melhor resposta em baixas que este 1.6TDI.
                        Editado pela última vez por Joaobernardo; 09 November 2011, 17:26.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Leeth Ver Post
                          Aquele 1.2 do polo a frio em cidade, ou algumas subidas... doi.. Se houver possibilidade optaria pelo 1.6, e os consumos são bem equilibrados ate
                          Parece que estás a falar do meu, é que a frio a coisa ainda é muito pior.
                          Originalmente Colocado por Joaobernardo Ver Post
                          Quando quiseres combinar, vens fazer um testdrive ao meu Linea, vais ver como mudas de opinião em relação ao motores 1.3M-jet, com caixa de 5v é claro.
                          Eu não tenho é muito tempo, mas tenho curiosidade .

                          Ainda hoje andei com o 75cv e consigo andar em 4ªv a velocidades/subida que com o meu é impossivel.

                          Comentário


                            #14
                            1.6TDI de 90cv.
                            Revisões a bons preços. Certifica-te é que ficas por um trendline/confortline, senão vens com as jantes de R16 215/45 que já vai custar mais na mudança de pneus.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por diogortrick Ver Post
                              o polo se há coisa que não tem é custos de manutenção reduzidos. E o preço inicial é absurdo. Tens melhores opções no mercado. Se fosse a ti dava uma vista pelo KIA rio. O corsa também ta com óptimos descontos.
                              sim o kia rio também me parece ser uma opção bastanta boa.. e kia é a tal coisa.. 7 anos de garantia..

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                Pode parecer estranho, mas o 1.2 funciona melhor em estrada do que em cidade. O motor tem imensa dificuldade em combater o peso do carro, o que o torna pouco agradável de usar nas duas primeiras relações da caixa, para além do incomodativo barulho. Em AE, as prestações chegam a surpreender, tendo em conta o escrito anteriormente.

                                O 1.6 é imensamente melhor.
                                O seja, podendo gastar dinheiro, fará todo o sentido escolher o melhor e mais caro!

                                Regra geral é sempre assim!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Dizmember Ver Post
                                  sim o kia rio também me parece ser uma opção bastanta boa.. e kia é a tal coisa.. 7 anos de garantia..
                                  Obriga a permanencia de assistencia na marca durante 7anos (custo de revisoes) e por enquanto é complicadissimo arranjar material da concorrencia de manutençao. Os 7 anos nem sempre sao um tranquilizante para o cliente. Mas cada cabeça sua sentença.

                                  Comentário


                                    #18
                                    O 1.2 TDi é mau demais em cidade, nada tem a ver com o bem mais nervoso de despachado 1.4 TDi PD.

                                    Aliás em cidade eu prefiro um manco de cx curta (como os antigos Polos e Ibizas) que os 1.6 TDi actuais, e formos para o 1.2 TDi então é mesmo para esquecer.

                                    Ok o som é um bocado menos irritante que nos mancos PD, mas ainda ontem passou por mim um Polo 1.2 TDi BM e ouvia-se o "mancar" à mesma, ainda que mais disfarçado por ser CR.


                                    Além disso, se forem ver os consumos que o AH fez com o Polo 1.2 TDi BM, vão ficar surpreendidos pela negativa pois foram, salvo erro, iguais ou até superiores que os Polos 1.6 TDi.

                                    Aliás lembro-me perfeitamente de, em cidade, o AH ter feito conseguido os mesmos 5.8l que conseguiu com o Ibiza FR 2.0 TDi...

                                    Isto testado igualmente pelo AH.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Ribsan Ver Post
                                      Obriga a permanencia de assistencia na marca durante 7anos (custo de revisoes) e por enquanto é complicadissimo arranjar material da concorrencia de manutençao. Os 7 anos nem sempre sao um tranquilizante para o cliente. Mas cada cabeça sua sentença.
                                      Realmente essa é boa...

                                      Então e os carros das outras marcas fazem as revisões de borla ou quando a garantia acaba e se avariam as peças também são de borla?...

                                      Eu não percebo como é q alguém quer transformar algo excelente (7 anos de garantia) em algo mau ou duvidoso.

                                      Eu sempre q possa irei com os meus carros à marca, e a garantia já acabou.

                                      O q é q interessa ter carros bons e depois andar em sucatas à procura de material batido em saldo porque não há € para revisões e peças originais?

                                      Atenção q eu não estou a dizer q é o teu caso, mas é um argumento q já li por aqui várias vezes.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por cjr Ver Post
                                        Realmente essa é boa...

                                        Então e os carros das outras marcas fazem as revisões de borla ou quando a garantia acaba e se avariam as peças também são de borla?...

                                        Eu não percebo como é q alguém quer transformar algo excelente (7 anos de garantia) em algo mau ou duvidoso.

                                        Eu sempre q possa irei com os meus carros à marca, e a garantia já acabou.

                                        O q é q interessa ter carros bons e depois andar em sucatas à procura de material batido em saldo porque não há € para revisões e peças originais?

                                        Atenção q eu não estou a dizer q é o teu caso, mas é um argumento q já li por aqui várias vezes.
                                        Eu faço as revisoes aos meus carros (apos fim de garantia) dai expressar deste modo. As peças originais KIA não sao assim tão acessiveis quanto determinadas marcas.

                                        Os 7 anos de garantia sao um trunfo exelente! Foi apenas um criterio de avaliaçao.
                                        Editado pela última vez por Ribsan; 09 November 2011, 19:44.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Ribsan Ver Post
                                          Eu faço as revisoes aos meus carros dai expressar deste modo. As peças originais KIA não sao assim tão acessiveis quanto determinadas marcas.

                                          Os 7 anos de garantia sao um trunfo exelente! Foi apenas um criterio de avaliaçao.
                                          Eu desconheço os preços das peças da KIA/Hyundai, mas podes pôr aí (ou alguém dentro do assunto) preços dos vários componentes/peças/revisões dos carros deste grupo e dos restantes grupos/marcas para q se faça uma comparação concreta?

                                          E não saiu uma lei há algum tempo em q tu podes ir a oficinas tipo Precision, Bosh, etc, sem perderes a garantia?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por cap27 Ver Post
                                            Boa tarde.
                                            Eu gostava de comprar um Polo dos novos mas não sei que versão compre. Preciso de um carro com baixos consumos e custos de manutenção baixos também. Gosto muito deste modelo e preferia ter o 1.6 TDI mas queria saber se compensa ou não.
                                            Gostava da vossa opinião em relação consumos, custos de manutenção,qual compensa comprar etc destas duas versões.
                                            Originalmente Colocado por cap27 Ver Post
                                            Em maioria o carro ira ser utilizado em cidade no entanto irei fazer algumas viagens a Lisboa e ao Algarve embora pouco frequentes. Os custos de manutenção e os consumos divergem muito do 1.2 para o 1.6?
                                            Aqui vai o meu contributo:

                                            Relativamente aos baixos consumos, se dizes que o carro vai ser usado maioritariamente em cidade, talvez venhas a ter uma desagradável surpresa com o 1.6 TDI... Dependerão muito do tipo de trajectos que fizeres (tráfego intenso, velocidade reduzida, etc), bem como da distância que é percorrida.

                                            Em cidade acredito que o 1.2 TDI leve facilmente vantagem nos consumos, em "estrada aberta" (EN/AE) não deverão haver diferenças significativas. Diferenças devem haver, sim, em andamento "vivo" (mas isso não será economizar)...

                                            Mas há um pequeno pormenor, que pode tornar-se uma valente dor de cabeça, que ainda não vi ninguém referir: trata-se, nada mais nada menos, do Filtro de Partículas (FAP), elemento mecânico sobre o qual sugiro que te vás informar melhor.

                                            Não sei como será no 1.2 TDI, mas no 1.6 TDI posso desde já dizer-te que o FAP se dá muito mal com os trajectos curtos efectuados a baixa velocidade. Este motor foi feito para andar maioritariamente em "estrada aberta".

                                            Em última instância, se não lhe deres uma utilização diária favorável, podes ser forçado a ir diversas vezes à AE para "limpares" as partículas acumuladas no filtro. Isto à partida pode não parecer nada de mais, mas "anula" uma parte da poupança de combustível acumulada. Além disso, caso este procedimento falhe, só te resta a ida à oficina e rezar para que o filtro não se danifique (ou seja, fique irremediavelmente entupido), obrigando à sua substituição prematura por um valor muito pouco simpático.

                                            Quanto aos custos de manutenção, depende do que consideras caro. Salvo erro o Polo faz revisões a cada 2 anos/30.000 (ou menos, se usado mais em cidade, o CB é que fará os cálculos), o que é razoável, mas a manutenção de um VW não tem nada de barato.

                                            Pensa, portanto, muito bem na tua vida. Tendo em conta o que dizes (muita cidade e viagens pouco frequentes), quantos km pensas percorrer anualmente? Será que o diesel te compensa mesmo?

                                            Para finalizar, e para que não se pense que a conversa do FAP surge à toa, informo que sou proprietário de um Golf com o motor 1.6 TDI (105cv).
                                            Editado pela última vez por Carlitos; 09 November 2011, 20:10.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Desde já agradeço a todos a ajuda... Realmente vou ter que pensar bem no assunto! Que outros carros dentro da "gama" é que são bons (com consumos baixos de preferencia) ?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por cap27 Ver Post
                                                Desde já agradeço a todos a ajuda... Realmente vou ter que pensar bem no assunto! Que outros carros dentro da "gama" é que são bons (com consumos baixos de preferencia) ?
                                                Mas quantos kms fazes por ano?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Qualquer diesel que seja comprado novo vem com o "problema" do filtro de particulas.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Em média 15.000 / 20.000 km, mais ou menos..

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                                      O seja, podendo gastar dinheiro, fará todo o sentido escolher o melhor e mais caro!

                                                      Regra geral é sempre assim!
                                                      Mais ou menos. Na minha opinião, ou é o 1.6, ou nenhum.

                                                      Originalmente Colocado por cap27 Ver Post
                                                      Desde já agradeço a todos a ajuda... Realmente vou ter que pensar bem no assunto! Que outros carros dentro da "gama" é que são bons (com consumos baixos de preferencia) ?
                                                      O Polo é um excelente carro, mas tens outras boas opções. A Citroen tem o C3 1.6 e-HDI na versão de 93g ou na versão "normal" por 20400 euros; o Clio já está em fim de vida, mas continua a ser uma referência no segmento e até umas novas versões cheias de equipamento -1.5 dci 90 cv por 20000 euros, sendo que o 94g custa menos de 18000 euros; O Ford Fiesta é interessante e a versão 1.6 TDCI Econetic fica abaixo dos 20 mil; por fim, tens o Kia Rio, que é uma surpresa, e a versão cheia de equipamento custa menos de 18 mil;

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O que é que me podem dizer sobre o suzuki swift?

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                          Pode parecer estranho, mas o 1.2 funciona melhor em estrada do que em cidade. O motor tem imensa dificuldade em combater o peso do carro, o que o torna pouco agradável de usar nas duas primeiras relações da caixa, para além do incomodativo barulho. Em AE, as prestações chegam a surpreender, tendo em conta o escrito anteriormente.

                                                          O 1.6 é imensamente melhor.
                                                          Se o 1.6 não fosse melhor é que seria de estranhar!

                                                          Pelo menos nos consumos o 1.2 não se consegue superiorizar por uma boa margem?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Boas

                                                            Sendo proprietário de um 1.2 venho discordar do que já aqui foi dito: o 1.2 TDI porta-se mt bem em cidade, já que a 1ª e 2ª relações são curtas. O barulho que faz, fa-lo para o exterior, e tirando quando está mesmo frio e se pede que siga a abrir numa subida ingreme, não se nota a "falta de potencia".

                                                            Faço diariamente caminhos de AE e estrada e não posso deixar de confirmar que o carro se porta muito bem. Andamentos vivos consegues perfeitamente. Já arranques a fundo ou reprises, esquece.. é um 1.2 TDI "manco".

                                                            Em relação ao proprio carro aconcelho a que experimentes e vejas se te sentes bem: posição de condução é muito boa... mas em termos de desafogo do espaço deixa um pouco a desejar já que o tablier é intrusivo e as janelas têm pouca área (digamos assim - claustrofobia?!).

                                                            Viagens ou dia a dia é uma boa escolha. Custos de manutenção ainda não tenho valores pois o carro só vai à revisão aos 30000.. faltando 7000 em menos de um ano. Em relação ao FAP nunca dei conta da sua regeneração.. mas lá está faço AE que deve permitir ir limpando o filtro.

                                                            Comentário

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