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Astra G: cuidado com os tubos de combustível

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    Astra G: cuidado com os tubos de combustível

    Vivam,

    Como já é a segunda vez que me acontece e pode ser muito perigoso, lanço aqui uma alerta: vigiem bem o tubo de retorno do depósito de combustível.

    Este tem tendência para gretar e deixar escapar combustível. Como o tubo de escape passa a escassos centímetros, podem acontecer situações perigosas.

    Se sentirem o mínimo cheiro a combustível verifiquem imediatamente este tubo.

    #2
    oi? explica la isso melhor

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      #3
      aproveito para perguntar porque razao nos motores diesel o gasoleo volta para tras?

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        #4
        É um tubo que sai da parte superior do depósito e vai dar ao bocal de abastecimento. Penso que é para permitir a saída do ar do depósito quando estamos a abastecer.

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          #5
          nepias o gasoleo volta do motor, eu noto isso porque quando deslio o trator aqui de casa ele ainda contina a escorrer para o deposito durante um bocado

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            #6
            Um é o tubo de retorno de combustível do motor. O outro é o tubo que permite entrar ar no depósito à medida que o combustível vai descendo de nível.

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              #7
              citação:Originalmente colocada por LM

              Um é o tubo de retorno de combustível do motor. O outro é o tubo que permite entrar ar no depósito à medida que o combustível vai descendo de nível.
              e o que quero saber é o porque desse retorno

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                #8
                a unica coisa que notei, é que quando encho o depósito ele verte por algum sitio

                mas tmb... são raras as vezes que aquele carro anda com o deposito cheio, por isso não me preocupa muito

                Comentário


                  #9
                  è isso e os cães de loiça:D(brincadeirinha) Um problema nos opel dessa altura, é no 1.7 dti, a bomba de agua, um colega do meu pai ja mandou um motor pa sucata por causa disso....;)

                  Comentário


                    #10
                    e ninguem me responde o que faz com que o motor mande gasoleo de volta para o deposito

                    Comentário


                      #11
                      Provavelmente esse gasóleo resulta do controlo de pressão de combustível. Penso que existe uma válvula regulada para a pressão de combustível ideal. Quando a pressão é superior, essa válvula abre de deixa passar algum combustível para o depósito, de modo a baixar a pressão.

                      rc, cuidado com isso... pode ser muito perigoso...

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                        #12
                        O meu Ibiza também rompia os tubos de retorno de gásoleo com facilidade...

                        Comentário


                          #13
                          Conheço um Corsa B que também já rompeu esse dito tubo.

                          Comentário


                            #14
                            O retorno é feito depois de o gasóleo passar numa zona que o aquece propositadamente junto ao filtro de gasóleo nuns carros, num circuito próprio noutros carros, serve para que o tanque receba gasóleo quente e evite a formação de depósitos sólidos de gomas, situação possível com este combustível, serve para em países frios não congelar o combustível no tanque, devido á refrigeração que provoca a deslocação de ar em andamento o tanque ainda congelava mais depressa o diesel.

                            O gasóleo ao ser aquecido melhora a sua fluidez, proporcionando assim mais fácil injecção e melhor queima.

                            Comentário


                              #15
                              gostei mais ali da explicaçao do "eu" do que da tua jcr, o trator que eu tinha falado em que ate se ouve o gasoleo a cair no deposito é de 1970 por isso duvido que seja assim tao "maricas" com o gasoleo.
                              obrigado aos doi pelas respostas

                              Comentário


                                #16
                                Esse problema já foi aqui referido muitas vezes... É muito frequente nos Astras a diesel... A Astra do meu pai já levou os tubos duas vezes..

                                Comentário


                                  #17
                                  Normalmente esses tubos só rompem ou esmagam quando se raspa com o carro em algum obstáculo, os tubos de gasóleo que já observei junto à linha de escape normalmente são sempre metálicos e revestidos a plástico resistente a altas temperaturas.
                                  Uma vez vi substituirem um tubo de alimentação num Clio diesel que estava esmagado com um pau entalado entre o chassis e o dito tubo, o tubo foi de tal maneira espalmado (mas não rompeu) que o carro quando se acelerava mal desenvolvia por falta de gasóleo na bomba injectora.

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por JCR

                                    Normalmente esses tubos só rompem ou esmagam quando se raspa com o carro em algum obstáculo, os tubos de gasóleo que já observei junto à linha de escape normalmente são sempre metálicos e revestidos a plástico resistente a altas temperaturas.
                                    Uma vez vi substituirem um tubo de alimentação num Clio diesel que estava esmagado com um pau entalado entre o chassis e o dito tubo, o tubo foi de tal maneira espalmado (mas não rompeu) que o carro quando se acelerava mal desenvolvia por falta de gasóleo na bomba injectora.

                                    Nos Astras o que rompe são uns pequenos tubos de retorno que saem dos injectores... Aquilo é feito com um plastico de treta, e com o calor do motor e com o frio do inverno começa a ficar degradado e começa a verter gasoleo..

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por mundano
                                      Nos Astras o que rompe são uns pequenos tubos de retorno que saem dos injectores... Aquilo é feito com um plastico de treta, e com o calor do motor e com o frio do inverno começa a ficar degradado e começa a verter gasoleo..
                                      Ai estão a falar dos tubos de retorno entre injectores? Esses de borracha reles é trocar pelos de boa qualidade que até são protegidos com um revestimento entrançado no exterior, duram muito mais se problemas.

                                      Eu estava-me a referir-me ao tubo de retorno da bomba do filtro de gasóleo para o depósito!

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por miguel santos

                                        e ninguem me responde o que faz com que o motor mande gasoleo de volta para o deposito
                                        Has-de reparar na bomba injectora do teu tractor. Sai de lá o (um dos tais) tal tubo de retorno que devolve o combustível ao depósito.

                                        A bomba injectora é alimentada por uma bomba que puxa o combustível do depósito e que funciona a débito constante. Se estás ao ralenti, a bomba injectora não manda para os injectores todo o combustível que lhe é fornecido e portanto, ele é devolvido ao depósito.

                                        Quer isto dizer que: - Se estiveres com acelerador a fundo, quase não há retorno de gasóleo.
                                        - Se estiveres ao ralenti, o retorno é "enorme".

                                        Para terminar: a bomba que puxa do depósito tem sempre caudal superior ao máximo que pode ser fornecido pela bomba injectora de forma a se poder ter sempre débito máximo quando se pisa o acelerador a fundo. Isto implica que há sempre retorno a partir da bomba injectora. Existe também um retorno dos injectores que o "eu" referiu.

                                        cumps

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                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por miguel santos

                                          gostei mais ali da explicaçao do "eu" do que da tua jcr, o trator que eu tinha falado em que ate se ouve o gasoleo a cair no deposito é de 1970 por isso duvido que seja assim tao "maricas" com o gasoleo.
                                          obrigado aos doi pelas respostas
                                          A explicação dos dois retornos.

                                          1.º retorno
                                          O combustível é aspirado do tanque até a bomba injetora pela ação positiva de uma bomba de transferência (pré-alimentadora). Em seguida, passa por um pré-filtro para remover as partículas contaminantes. A bomba de transferência, então, fornece à injetora o combustível em baixa pressão. O diesel passa pelo filtro de combustível antes de chegar à bomba.
                                          Ela comprime o combustível até os injetores, onde atingem altas pressões, necessárias para a atomização e queima nas câmaras de combustão, enviando-o por linhas individuais, para cada injetor. Ao alcançar o injetor, o combustível comprimido provoca o acionamento da agulha que veda os orifícios do injetor com a câmara de combustão, vencendo a carga de uma mola e calços que determinam sua pressão de abertura e possibilita a entrada do diesel de forma otimizada. A fuga de combustível ao redor da agulha para refrigeração é recolhida pelo coletor de retorno, que o envia por uma conexão e pela tubulação de retorno ao tanque.

                                          2.º retorno, o do filtro de gasóleo para o tanque (a que eu me referia), neste artigo em inglês encontram a explicação de funcionamento das bombas modernas (e o esquema da bomba onde está acoplado o filtro de gasóleo) que já têm um regulador de aquecimento do gasóleo consoante a temperatura externa, as anteriores não tinham este regulador, o gásoleo só deixava de aquecer/retornar para o tanque quando uma válvula mecânica intalada no tanque fazia o corte do circuito do retorno da pré-bomba/filtro, só fazia esse corte na recirculação quando o nível de combustível já estava baixo (quando entrava na reserva), por isso sempre se ouviu dizer que não convinha andar com os diesel na reserva. Fica o link do tipo de pré-bomba que equipa os carros diesel modernos, no sexto parágrafo está a explicação do aquecer do gasóleo. Reparem no esquema onde está o Return Fuel (o retorno dessa bomba para o tanque). Um carro onde se vê bem o sistema em funcinamento é nos Clios Diesel antigos que traziam mangueiras transparentes, quando passa uma bolha de ar vê-se bem a velocidade a que gira o gasóleo de volta para o tanque, mesmo que desliguem o tubo de retorno dos injectores, este outro retorno nunca pára.
                                          http://www.dieselpage.com/art0500rf.htm

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