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Manutenção virou problema electrico (Iluminação OFF)

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    Manutenção virou problema electrico (Iluminação OFF)

    Pois é pessoal..a mudança das lampadas do controlo da sofagem virou-se contra mim...

    Resumidamente..encomendei umas lampadas na nissan para mudar as ditas cujas no controlador da sofagem..cheguei a casa feliz da vida e toca a desfardar a consola central para ter acesso ao local e voilá..lampadas trocadas e a funcionar..agora é que começa a correr mal....feito esperto reparei que havia uma terceira lampada na parte inferior do controlador que já sabia que estava fundida também...como não tinha nenhuma para substituir para colocar naquele casquilo tirei-o fora e testei uma lampada parecida enconstando apenas os pernos da lampada ao circuito do controlador da sofage e a lampada lá acendeu..nisto um dos pernos "escorrega" e acaba por tocar noutra zona do circuito causando um curto-circuito (com direito a chamuscar o circuito)

    Ora dito isto...resultado? Luzes do conta rotações e do velocimetro OFF (restantes luzes do quadrente, as de aviso e CB continuam a acender)...luzes da sofage OFF..de resto tudo OK. Rádio e luzes do rádio OK, sofagem funciona na perfeição (excepto as tais luzes).

    Aindo no controlador da sofagem, resta referir que os botões associados ao AC, desembaciado traseiro e recirculação de ar se iluminam quando premidos, ou seja, quando se liga a função associada.

    Espero que tenha sido +- claro...agora agradecem-se ajudas...

    P.S. fusiveis OK. O veículo em questão é um Almera N16.

    Cumps.

    #2
    Compraste as lâmpadas na Nissan porquê, são especiais?

    Tem de ser um fusível, no tablier ou no compartimento do motor. Só se queimou mesmo alguma coisa, nesse caso é preferível consultar um electricista.

    Comentário


      #3
      Encostou, chamuscou...... parece que vais ter que ir a procura de outro ou entao com sorte queimast somente a pista de alimentação ou da massa. Como referes que ha umas a trabalhar e outros nao podes ter tido sorte e quimaste uma pista da corrente ou da massa, volta a desmontar a chauffagem e verifica se a pista esta bom. Aconselho se nao consegues perder amor a uns trocos e ir a um BOM electricista.

      Fusivel nao deve ser por ha uma parte da iluminação a funcionar.

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        #4
        Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post
        Compraste as lâmpadas na Nissan porquê, são especiais?

        Tem de ser um fusível, no tablier ou no compartimento do motor. Só se queimou mesmo alguma coisa, nesse caso é preferível consultar um electricista.
        Lol..não são especiais...comprei lá por algumas razões..primeiro porque os casquilhos antigos estavam basicamente queimados logo é dificil la meter outra lampada..segundo porque as lampadas têm uma cobertura em silicone azul de modo a darem uma luz branca e como estas estavam "rotas" era dificil arranjar substituição...terceiro, quem tem automoveis japoneses sabe que é dificil arranjar certas lampadas com as mesmas especificações... Só por isso...

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          #5
          Originalmente Colocado por becosemsaida Ver Post
          Encostou, chamuscou...... parece que vais ter que ir a procura de outro ou entao com sorte queimast somente a pista de alimentação ou da massa. Como referes que ha umas a trabalhar e outros nao podes ter tido sorte e quimaste uma pista da corrente ou da massa, volta a desmontar a chauffagem e verifica se a pista esta bom. Aconselho se nao consegues perder amor a uns trocos e ir a um BOM electricista.

          Fusivel nao deve ser por ha uma parte da iluminação a funcionar.
          A pista aparentemente não sofreu danos, aparentemente. O facto das luzes do CR e do velocimetro não ligarem é que me deixa confuso, a fonte poderia ser a mesma e o fusivel ou rele ter entregado a alma ao criador.. A ida ao eletrecista é certa, mais € menos €, sempre tenho alguem de confiança.

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            #6
            Pesquisei mesmo agora e um Almera utiliza lâmpadas normalíssimas. As do tablier deverão ser W5W e/ou W1.2W.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post
              Pesquisei mesmo agora e um Almera utiliza lâmpadas normalíssimas. As do tablier deverão ser W5W e/ou W1.2W.
              14V 3W ;) de dimensões diferentes...

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                #8
                12V queres tu dizer. Continuam a não ser exclusivas.

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                  #9
                  Pra ser mesmo exacto..são de 13.5 v ;) Mas a questão não é essa..lol

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                    #10
                    As baterias usadas nos automóveis tem todas 12V. No entanto este é apenas o valor de referência, visto que a voltagem real varia.

                    Uma bateria com 100% de carga mede +12.65V. Com o motor ligado (em carga) cerca de 14V.

                    Ou seja, qualquer componente automóvel tem de suportar esta variação, daí que não existam propriamente lâmpadas de 13.5V.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post
                      As baterias usadas nos automóveis tem todas 12V. No entanto este é apenas o valor de referência, visto que a voltagem real varia.

                      Uma bateria com 100% de carga mede +12.65V. Com o motor ligado (em carga) cerca de 14V.

                      Ou seja, qualquer componente automóvel tem de suportar esta variação, daí que não existam propriamente lâmpadas de 13.5V.
                      Eu sei...estava apenas a partilhar as specs "oficiais" ;)
                      Mas lá está as lampadas que troquei foram da sofagem..e compradas na Nissan pelas razões ja apresentadas

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                        #12
                        Podem fechar..

                        Já de cabeça fria decidi verificar os fusiveis no compartimento do motor (só tinha visto os interiores) e voilá fusível do tail lamp(lampada traseira) nas couves...troca feita..5* ;)

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