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Velas - motores a gasolina. Dúvida: avaria = soluçar do carro?

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    Velas - motores a gasolina. Dúvida: avaria = soluçar do carro?

    Bom dia malta,

    No inicio da semana deixei o meu carro na oficina e mudaram-lhe as velas. Trata-se de um carro a gasolina com 4 cilindros e 1.6 de cc.
    A meio da mesma semana, ao sair da garagem do trabalho, senti um soluçar único e simples enquanto fazia a saída da garagem, nunca mais fez. A garagem é no -5, e temos que andar às voltas e bem devagar para chegar ao topo. A gasolina estava nas últimas, é verdade, o que pode ter causado o soluçar.
    As velas são NGK, o que me inspira confiança. Liguei para o mecânico e ele disse que provavelmente não era das velas, mas sim de uma falha de injecção momentânea eventualmente causado pelo pouco combustível.

    A pergunta que coloco é: qual a forma de funcionamento real de uma vela num carro a gasolina, está sempre a aquecer ou é só ao ligar? O soluçar pode ser das velas ou de uma delas que esteja avariada? O sintoma seria soluçar ou simplesmente dificuldade ao ligar? É possível que a vela de um cilindro tenha problemas e não fez a sua função...? O sintoma seria este?

    Obrigado desde já pela vossa ajuda,

    Cumps!

    #2
    Nos carros a gasolina a vela está constantemente a fazer faísca para ignitar a mistura, isso de "aquecer" são nos carros a gasóleo, com velas de incandescência e que sim, só funcionam no arranque.

    Agora esse soluço... hm, se fosse algo constante ao subir de rotação podia ser realmente velas sujas, ou filtro da gasolina... não sei se o filtro do ar podia causar esse sintoma. Agora, se a garagem fica no -5, ainda deve ser uma subida valente não ? Como estavas com pouca gasolina é possível que tenha falhado momentaneamente, dada a inclinação...

    Mas já aí vêm os experts

    Comentário


      #3
      o funcionamento das velas é apenas causar uma faísca. Elas não aquecem. é daqueles componentes que ou funciona ou não funciona.

      visto teres metido novas o problema não deverá ser daí.

      O soluçar pode ser mistura com gasolina a mais. Podem ser muitas coisas.

      o que aconselho é deitares meio tanque e deixares o carro a trabalhar 1 minuto antes de saíres de manhã.

      Comentário


        #4
        As velas num carro a gasolina não aquecem como nos motores a gasoleo.
        As velas fazem ignição em sincronia com o tempo destinado após comprimir a mistura dá-se a ignição o resto do tempo estão desligadas.
        Não estão constantemente a produzir a ignição como referiram atrás, senão o motor nem sequer iniciava de descomandado que estava.
        A vela só funciona uma unica vez por cada quatro ciclos completos, são eles admissão (vela não funciona), compressão (vela não funciona) Explosão ou ignição (a vela funciona aqui) e por fim o escape (a vela não funciona aqui)
        A cada duas voltas da combota a vela actua no seu tempo sincronizado ignição.
        Se existisse uma vela a funcionar mal isso notava-se logo o motor a trabalhar com menos força e mais barulhento.
        Editado pela última vez por Mannipulo; 11 November 2011, 12:06.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Mannipulo Ver Post
          As velas num carro a gasolina não aquecem como nos motores a gasoleo.
          As velas fazem ignição em sincronia com o tempo destinado após comprimir a mistura dá-se a ignição o resto do tempo estão desligadas.
          Não estão constantemente a produzir a ignição como referiram atrás, senão o motor nem sequer iniciava de descomandado que estava.
          A vela só funciona uma unica vez por cada quatro ciclos completos, são eles admissão (vela não funciona), compressão (vela não funciona) Explosão ou ignição (a vela funciona aqui) e por fim o escape (a vela não funciona aqui)
          A cada duas voltas da combota a vela actua no seu tempo sincronizado ignição.
          Se existisse uma vela a funcionar mal isso notava-se logo o motor a trabalhar com menos força e mais barulhento.
          sim.. se fosse falta de combustão num cilindro ia sentir-se uma matracada como as máquinas de costura SINGER de 1930.

          Comentário


            #6
            Conforme já referido, o problema não estará nas velas.

            Como referes que o carro tinha pouco combustível e com a inclinação, seria suficiente para a bomba começar a ter falha na pesca e assim sendo, não fornecer conveninente o motor, para que este tivesse uma queima correcta.

            Comentário


              #7
              HowStuffWorks "How Automobile Ignition Systems Work"

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                #8
                Obrigado meus caros,

                Sempre úteis as vossas ajudas.

                Cumps!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
                  (...) Agora, se a garagem fica no -5, ainda deve ser uma subida valente não ? Como estavas com pouca gasolina é possível que tenha falhado momentaneamente, dada a inclinação...(...)
                  Não é uma espécie de caracol. Ou seja, estás no -5, tens uma recta e de seguida uma curva de ângulo 180 e uma subida, vais parar ao -4, nova curva de 180 à saída da subida, recta, curva de 180, subida, e estás no -3, e assim sucessivamente. O percurso faz uma espécie de elipse. Faz-se muito bem em 2ª. E nem foi na parte da subida...

                  Mas em todo o caso obrigado, e acho que já me ficou mais claro com os vários posts que à partida não é vela avariada

                  Comentário


                    #10
                    Quais os sintomas de uma vela avariada? Matraquear do motor e perda de rendimento?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ElrOnD Ver Post
                      Quais os sintomas de uma vela avariada? Matraquear do motor e perda de rendimento?
                      Segundo o Mannipulo,


                      Originalmente Colocado por Mannipulo Ver Post
                      As velas num carro a gasolina não aquecem como nos motores a gasoleo.
                      As velas fazem ignição em sincronia com o tempo destinado após comprimir a mistura dá-se a ignição o resto do tempo estão desligadas.
                      Não estão constantemente a produzir a ignição como referiram atrás, senão o motor nem sequer iniciava de descomandado que estava.
                      A vela só funciona uma unica vez por cada quatro ciclos completos, são eles admissão (vela não funciona), compressão (vela não funciona) Explosão ou ignição (a vela funciona aqui) e por fim o escape (a vela não funciona aqui)
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                      Se existisse uma vela a funcionar mal isso notava-se logo o motor a trabalhar com menos força e mais barulhento.

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