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Caixa de fusiveis pegou fogo! Ajuda "electrica"

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    Caixa de fusiveis pegou fogo! Ajuda "electrica"

    Boa Noite pessoal.

    O meu cunhado comprou um renault clio de 1994 para as voltinhas dele e ir da baixa da banheira até coina apanhar o comboio para o trabalho.

    O carro tem estado 5*, no fim de semana passado estive com ele e ele pediu-me para lhe montar um corte de corrente, pois a zona onde ele mora é algo critica.

    la fomos comprar um relé, fio, interruptor, terminais, etc etc.

    No sabado ficou tudo montado como deve de ser. No domingo montei-lhe um radio que tinha ca para casa e umas colunazitas, tudo muito bem.

    Fui verificar as luzes, nao tinha as luzes de presença do lado esquerdo (minimo, luz de presença de traz, e luz da matricula) fui a caixa de fusiveis e tinha o fusivel das luzes de presença do lado esquerdo queimado, troquei por um de 10 amperes (igual ao que la estava). Entretanto vim para casa (moro a 80km da casa dele), na 3ªf ele liga-me a dizer que estava com a namorada a verificar as luzes quando começa a cheirar a queimado e ve uma chama a vir da caixa dos fusiveis que se encontra por baixo do porta luvas. Diz que a caixa de fusiveis ficou um bocado derretida, está tudo a funcionar bem, menos, novamente as luzes de presença do lado esquerdo.

    Isto está-me a fazer uma confusao dos diabos, o carro de certeza que tem um curto-circuito no circuito das luzes do lado esquerdo, mas supostamente o fusivel devia queimar antes de pegar fogo certo?

    A minha ideia é a seguinte: O fusivel levou um pico de corrente, não queimou a tempo, fez faisca, pegou fogo ao plastico (genero de fusiveis lentos).

    Gostaria de saber as vossas opinioes, a quem for entendido no assunto, e como é que posso descubrir onde está o curto circuito no carro. Saber se há ou não, é facil, agarro no multimetro e meço, mas onde é o curto circuito para mim é mais dificil pois não tenho experiencia nenhuma em problemas do genero em automoveis.

    Desde já obrigado,.

    Fábio Abreu

    #2
    Substituiste o fusivel por um com amperagem indicada, ou limitaste-te a meter lá um igual ao que lá estava.
    É que normalmente as caixas de fusiveis trazem os amperes marcados no lugar do fusivel, o antigo dono ao acontecer o mesmo pode ter substituido o fusivel por um de amperagem mais alta e assim o fusivel já não derrete quando o devia fazer.

    Verifica os fusiveis de novo, e vê as cablagens de ambos os lados referente ás luzes, tem em atenção a ligação do corta corrente e do rádio, não tenha escapado alguma coisa, despercebida, algum cabo desligado ou outro ligado onde não devia.

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      #3
      penso que terás de seguir a instalação até dares com a anomalia, começa por ver as fichas que encaixam nas lâmpadas e faz a medição aí, se calhar consegues despistar se o curto circuito vem da frente ou de trás. penso que o fusível que meteste deveria ser o indicado, 10A não me parece muito, mas confirma no manual de instruções. essa ideia de fusível lento é que não me parece nada correcta, gostava de ver o aspecto com que ficou o fusível para ter uma opinião melhor, tens ideia de como ficou ou ainda não viste? será que derreteu?

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        #4
        Mannipulo, a tampa da caixa de fusiveis não diz a amperagem dos mesmos, so diz a que circuito o fusivel pertence. Ao lado tem o fusivel das luzes de presença do lado direito, o mesmo de 10 amperes. Em relação as ligaçoes que fiz, penso eu, que nao afectaria a caixa de fusiveis interior, se houvesse algum problema com a instalação do corta corrente, o problema seria na caixa de fusiveis do motor, esta, não foi afectada em nada, o corta corrente está a funcionar bem e o carro a trabalhar bem a nivel de motor.
        Poderia ser do rádio, mas se fosse, o radio deixaria de funcionar, o fusivel queimava (tem um na caixa de fusiveis interior e outro no proprio radio). Corrige-me se tiveres outra opinião.

        nathaniel, podes-me explicar qual é a tua ideia de fusivel lento?
        Ainda não vi o estado do carro, o meu cunhado diz que a caixa derreteu mesmo e que acha que tem que levar outra. Ele diz que pegou mesmo fogo, apagou com um extintor, mas não queimou nada no tablier visivel, pois a caixa encontra-se por baixo do porta luvas.

        Ele tem andado com o carro, diz que está tudo a funcionar bem, menos novamente, as luzes de presença do lado esquerdo.

        obrigado pelas ajudas ;)

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          #5
          As lâmpadas de mínimos, quer à frente, quer atrás, são de 5 watt cada. No mesmo circuito costumam estar várias luzes do interior (quadrante, consola, portas, etc...). que acendem com as presenças. Se isto tudo totalizar 40W já acho muito. Um fusível de 10A em 12V dá para fornecer 120W, ou seja, o triplo! Parece-me que esses fusíveis de 10A a proteger os circuitos de mínimos não têm os valores de origem.

          Atenção que isto é só um "parece-me"... porque se as cablagens a partir desse fusível estiverem preparadas para os 10A, então nada a opôr (de notar, que ao contrário do que muita gente pensa, o fusível protege essencialmente a instalação eléctrica e não os dispositivos).

          De repente dá ideia de que, de facto, os fios sobreaqueceram por excesso de corrente e pegaram fogo antes de o fusível actuar. Esta é uma situação um bocado invulgar, porque significa uma corrente de sobrecarga muito forte sem ser um curto-circuito franco (sabias que em caso de curto circuito um fusível lento é mais rápido a actuar que um fusível rápido?)

          Não sei se terá sobrado grande coisa do fusível, mas, após confirmado o rigor mortis ( ) uma autópsia do dito pode dar uma ideia da sobrecarga ocorrida. Um curto circuito franco muitas vezes pulveriza o filamento, ou deixa o invólucro bem marcado com uma mancha negra. Quando a corrente é excessiva mas não é um disparate, o fusível fica meramente quebrado no filamento, com um espaçamento curto entre as partes que sobram.

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            #6
            O corta corrente foi instalado na massa, certo? Não ficou nenhum fio de massa ligado directamente a bateria, pois não? Com um corta corrente a massa, todas as ligações a massa tem que ser feitas a saída do corta corrente, nunca a bateria. Se foste buscar a massa para o rádio directamente a bateria, poderás ter aqui a causa do que se passou...

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              #7
              Vê se os fios das lâmpadas de trás,que ligam a placa eléctrica onde se encaixa as lâmpadas,se não tão descarnados e se tocam um no outro.no meu carro aconteceu isto,mas o fusível rebentava sempre.na caixa de fusíveis nunca diz amperes,apenas no livro do carro.pelo menos falo dos clio.

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                #8
                O Corta corrente, fui "busca-lo" ha massa do carro, liguei-o com um "olhal" na chapa do carro. Fiz bem?

                O rádio, tinha la a ficha ISO de ligação como nos outros carros, foi so encaixar a ficha.

                Na altura tirei o minimo da frente, aparentemente tudo bem, atraz tirei o farolin, nas ligações/fichas, aparentemente tudo bem, ate tive a limpar uns contactos da lampada de presença que estava com alguma ferrugem. Depois atirei-me a caixa de fusiveis que foi quando vi que estava queimado, substitui, ficou tudo a funcionar, não me preocupei com mais nada. Passado 2 dias, liga-me o meu cunhado a dizer que a caixa tinha pegado fogo e eu ainda ando a bater com a cabeça e ancioso que chege o primeiro fim de semana de Dezembro que é quando vou ver o carro, quero ver o aspecto da caixa e olhar para tudo com olhos de ver. Mas tenho que começar por algum lado, daí ter vindo aqui pedir ajuda a pessoas com mais experiencia que eu.

                Desde já, obrigado a todos pelas ajudas

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