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Compra de carro usado!!

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    Compra de carro usado!!

    O que se deve ter em atenção na compra de um carro usado???

    #2
    boa pergunta.


    1º - Ver até quando vai a inspecção do carro (se for até ao mês que vem é um pouco suspeito) Se não tiver inspecção é bom quem comprar que saiba no que se está a meter.
    2º - Verificar se o carro tem IUC pago
    3º - Verificar todos os componentes interiores e exteriores (um simples recolher de espelhos, verificar riscos e ferrugem na carroçaria. Se o carro tiver tecto de abrir ver se este não tem ferrugem nem obstruções e se funciona correctamente. Testar os extras todos.)
    4º - Verificar chassis. (Se está torto ou se tem ferrugem)
    5º - Pesquisar sobre o modelo para ver se tem alguns "cancros" conhecidos.
    6º - Verificar suspensão (em andamento, se o carro parecer flutuar tipo barco, é que está nas ultimas)
    7º - Verificar direcção (Estalidos quando se vira o volante.)
    8º - Verificar caixa de velocidades (quando se mete as velocidades elas devem ser feitas intuitivamente e não com dificuldade)
    9º - Embraiagem (o carro não deve patinar ao arrancar)
    10º - Ter cuidado com barulhos em andamento.

    Testes práticos:
    -Pôr o carro numa subida a puxar um pouco mais do que o normal. Depois parar o carro. Dar à chave de novo. Se começar a deitar fumo é muito mau sinal.
    -Ver a côr do fumo que sai do escape. (Se o carro tiver frio, fazer fumo branco é normal. Depois de quente o carro NÃO deve fazer fumo. Se fizer fumo preto ou azul é de fugir.)
    -Analisar desde o início a temperatura do motor.
    -Ligar o carro e ver abrir o capô. Não pode sair fumo do motor. E o trabalhar deve ser certo como um relógio e não matracadas.
    -Cheiro a gasolina se é carro com injecção pode ser problema grave.

    Depois é o básico, se o vendedor tiver mais interessado em vender do que o comprador a comprar, é de ter cuidado.

    Façam lhe perguntas como:
    Revisões na marca?
    Correia de distribuição mudada quando? (Se o carro tiver mais de 100mil km e não tiver mudado eu fugia)
    Se o carro tem muitos donos

    Depois há uma coisa que é bastante importante: levar o carro à maquina de leitura de erros. E sendo um carro recente verificar se a km marcada conjuga com a real.

    Depois ter conections em seguradoras não fica nada mal.
    Editado pela última vez por Vino; 19 November 2011, 20:18. Razão: update #1

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      #3
      Muito obrigado! São bastante uteis as suas dicas!! ;)

      Agora vou pesquisar um pouco sobre chassis

      Comentário


        #4
        já agora peço ao pessoal mais "calejado" que venha aqui dar um aconchego ao que eu escrevi

        Comentário


          #5
          Pois...eu cai numa de comprar um com AC, mas esqueci-me de testar!!! No verão vim a saber que tinha o compressor estragado!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por sm17 Ver Post
            Muito obrigado! São bastante uteis as suas dicas!! ;)

            Agora vou pesquisar um pouco sobre chassis
            Se tiveres dúvidas é só dizeres. Já agora qual é o tipo de carro que procuras no mercado de usados?

            Depois partilha as tuas experiências.

            Comentário


              #7
              Obrigado pela atenção!!

              A minha namorada anda a ver um ford focus de 2000, 1.8 diesel comercial.

              Na proxima semana em principio vou ver o carro, e precisava de algumas dicas.

              Quando comprei o meu primeiro carro (peugeot 206 1.9D) fui um pouco "embarrilado", pois o AC tinha o compressor estragado, o tecto de abrir veio a estragar-se porque deixava entrar agua e estragou o motor (foi arranjado na garantia). Não sei o que lhe fizeram à pintura que quando o comprei estava impec, mas passado um ano ou nem isso começaram a aparecer as manchas (e lavava o carro na garagem, não nesses postos de lavagem com aquelas agulhetas de pressão).
              O vidro do retrovisor do passageiro soltavasse (foi depois colado quando o levei à garantia), o forro da porta estava um pouco solto (meteram-lhe depois umas molas novas)...Isto foi tudo na altura que o comprei, agora passados 4 anos começou a levar bielas novas, foles da direcção, escape, amortecedor do acelerador, velas...essas coisinhas (tem 200.000).

              Ainda este ano comprei um Auris 1.4 D4D (de 2010) pack sport, e até agora nada a apontar.

              PS: Quando mudei a correia do peugeot, não acredito que esta tivesse sido mudada aos 90000, pois estava em péssimo estado! A embriagem também chia um bocadinho...só não digo é quanto dei por ele, que até tenho vergonha!!!

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                #8
                sendo a diesel certifica te se não andaram a aumentar o débito através da bomba de gasóleo.

                Aconselho a levares um mecânico ao lado para se certificar que está bom de motor.

                Não caias em contos nem te iludas. Vais para ver o carro e caga para a conversa fiada. Quando a tua namorada estiver a experimentar o carro fica de olhos e ouvidos bem abertos.

                E depois claro se não vires problemas de maior (analisa bem) a ultima opinião é dela.

                Boa sorte


                Acerca do peugeot: eu também tive uma situação parecida mas isso é uma lição que basta uma vez para se aprender.

                Comentário


                  #9
                  Esse aumento de débito através das bomba pode ser detectado pela saida de fumo negro???

                  Comentário


                    #10
                    Exactamente.

                    Comentário


                      #11
                      Pois...já tive a ler sobre isso, e essa porcaria desregula o motor!!

                      Comentário


                        #12
                        e é por isso que é evitar essas coisas.

                        Comentário


                          #13
                          No Ford Focus aconselho a ver bem a zona da suspensão que costuma dar problemas de desgaste, ver o óleo (claro) e se ao ligar não chocalha (volante do motor desgastado).

                          Comentário


                            #14
                            Os sintomas do volante do motor desgastado é so mesmo esse chocalhar ao ligar?? Visualmente ou em andamento não dá para perceber esse desgaste?

                            Comentário

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