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Trocar Clio II por Polo/Ibiza 1.0

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    Trocar Clio II por Polo/Ibiza 1.0

    Boas! É o seguinte, o Clio cá de casa, de 1999, está a começar a ter alguns problemas, talvez pela idade, e apesar de alguns serem peças de desgaste, é sempre chato quando, como está a acontecer, vem tudo junto.

    Passo a explicar: começou por ser o termostato e o corpo do mesmo; depois as cintas dos tambores traseiros; depois 2 pneus à frente; agora precisa de um fole de transmissão e de direção (não sei o lado), daqui a pouco tempo terá de levar um braço de suspensão (também não sei o lado) e há 3 dias a bateria foi com os porcos.

    Mas é aqui que reside a minha dúvida: trocar, ou solucionar os problemas deste? A trocar seria por um Polo 6N ou Ibiza 6K, que são os modelos mais apreciados pela condutora habitual.

    Infelizmente, tanto os Polos como os Ibizas, nesta margem de preço (até 2000€), estão todos equipados com o motor 1.0. Está lá um Polo 1.4 16v, que me parece em bom estado, mas a minha mãe não gosta do padrão dos bancos, vá-se lá saber porquê.

    O Clio precisa então de: bateria, fole de transmissão, fole de direção, pintura do teto e capot e caixa do filtro de ar. Isto para ficar mais ou menos, estive a fazer as contas e mandava-se para algo na volta dos 350-400€, algo que considero um pouco caro, até porque ainda faltaria o braço da suspensão que em princípio terá de levar. Daí ter pensado na troca.

    O que acham do motor 1.0 VAG? Acham que valeria a pena a troca, ou era melhor arranjar o Clio? Há que ver que o Clio está com 200000km, o Polo que estamos a ver está com 150000.

    Precisava mesmo da vossa ajuda, estamos indecisos mesmo. Obrigado!

    #2
    Quantos kms tem? Tive os mesmos problema com o meu clio, travões e ponteiras de direcção... mas já troquei tudo antes de agora o vender "ao desbarato"....

    Acho que para 120 / 130mil kms o carro é muito fraco, enfiei um bocado o barrete dos Renault lovers, mas que se há de fazer...

    Cuidado é que nesta gama de preços, podes é estar a mudar só o balde, se me faço entender.

    Comentário


      #3
      Eu não trocava de carro.

      O 1.0 que conheço já é de 1998 e graças à caixa curtinha não ficas mal em cidade. Em AE como é normal as coisas pioram.

      Se o carro no global estiver bem tratado, preferia gastar dinheiro a arranjar os problemas. Até porque considero o Clio II superior a esse Polo.

      PS: De qualquer forma o Polo que conheço tem mais de 200.000 e tem sido um tanque de guerra em tudo, interiores, motor e outras partes mecanicas.

      Comentário


        #4
        Sinceramente, procederia à manutenção do Clio.

        É que para fazer a trocar de viatura, de certeza que ainda iriam dar dinheiro, sendo que, para além disso, poderão existir a curto ou médio prazo, outras peças de desgaste nestas viaturas, que teriam de ser trocadas.

        E aí, como é que ficavam?

        Comentário


          #5
          Ou seja, a tua mãe não quer gastar dinheiro no Clio mas vai gastar dinheiro na troca por um Polo/Ibiza.

          Tendo em conta que são carros antigos e rodados, daqui a uns meses está a gastar o mesmo dinheiro, nas mesmas peças, que agora o Clio precisa!

          E depois nesse altura, trocam por outro?

          Se ainda fosse ponderada troca por um carro novo ou muito recente, ainda entendia, mas assim, não entendo, sinceramente.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
            Quantos kms tem? Tive os mesmos problema com o meu clio, travões e ponteiras de direcção... mas já troquei tudo antes de agora o vender "ao desbarato"....

            Acho que para 120 / 130mil kms o carro é muito fraco, enfiei um bocado o barrete dos Renault lovers, mas que se há de fazer...

            Cuidado é que nesta gama de preços, podes é estar a mudar só o balde, se me faço entender.
            Tem neste preciso momento 199974, portanto 200000 quilómetros. Não é que seja fraco, eu conheço este carro desde que ele tinha 3 anos, mas só agora começou a ter estes problemas. Enfim. Quanto à tua última frase, compreendo, posso estar a comprar algo com ainda mais problemas. Obrigado.

            Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
            Eu não trocava de carro.

            O 1.0 que conheço já é de 1998 e graças à caixa curtinha não ficas mal em cidade. Em AE como é normal as coisas pioram.

            Se o carro no global estiver bem tratado, preferia gastar dinheiro a arranjar os problemas. Até porque considero o Clio II superior a esse Polo.

            PS: De qualquer forma o Polo que conheço tem mais de 200.000 e tem sido um tanque de guerra em tudo, interiores, motor e outras partes mecanicas.
            Este também seria de 1998, e como o carro não é usado em AE, foi por isso que pensei no 1.0. Ele está, em termos de interior e motor, porque de pintura está uma lástima... Atenção que ao dizer motor refiro-me ao bloco, isso está direitinho. Pois, por causa do interior do Polo me parecer robusto é que o prefereria em vez do Ibiza, que apesar do aspeto mais recente parece ter um interior não tão robusto. Obrigado!

            Originalmente Colocado por nto Ver Post
            Sinceramente, procederia à manutenção do Clio.

            É que para fazer a trocar de viatura, de certeza que ainda iriam dar dinheiro, sendo que, para além disso, poderão existir a curto ou médio prazo, outras peças de desgaste nestas viaturas, que teriam de ser trocadas.

            E aí, como é que ficavam?
            Curiosamente, não, o Polo custa menos do que o valor comercial do Clio, daí o ter considerado porque assim, caso haja algum problema, teríamos uma pequena margem. Mas tens razão. Só que, para arranjar o Clio, precisava de cerca de 400€, valor que, como deves compreender e pela conjuntura económica atual, seria complicado dispensar. A não ser, claro está, que se vão fazendo as coisas aos poucos. Ele agora precisa, até ao fim do mês, dos foles e da bateria, para poder pelo menos passar no IPO (é de Novembro), além disso precisa ainda do "selo". Tudo junto ficaria por cerca de 200€, valor um pouco alto. 50 para a bateria, 100 (não faço a mínima ideia se será este o preço), 30€ para IPO e 35€ para o "selo".
            Daí a minha dúvida. Depois disto, ainda precisa, ainda que não seja algo que afecte a segurança, da pintura do tecto e do capot.

            Comentário


              #7
              Sem ofensa, mas acho essa ideia completamente absurda!

              Para já, nada disso quer referes são problemas. Num carro com 200000 km, é perfeitamente normal que tenhas de trocar o termóstato, ou mexer nos tambores. Pneus e bateria também são comuns a todos os carros. Não consigo descortinar onde é que está o problema.

              Ainda por cima, falas numa troca por um carro do mesmo género e já bem rodado. O teu sabes como está e o que tens de fazer. Os outros serão sempre uma surpresa e também precisam de manutenção. Ou achas que estão impecáveis, ou melhores que teu?

              Para terminar, em novos, qualquer um desses carros é bem inferior ao Clio II 1.2, nos mais variados aspectos.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                Ou seja, a tua mãe não quer gastar dinheiro no Clio mas vai gastar dinheiro na troca por um Polo/Ibiza.

                Tendo em conta que são carros antigos e rodados, daqui a uns meses está a gastar o mesmo dinheiro, nas mesmas peças, que agora o Clio precisa!

                E depois nesse altura, trocam por outro?

                Se ainda fosse ponderada troca por um carro novo ou muito recente, ainda entendia, mas assim, não entendo, sinceramente.
                Como referi na resposta ao nto, o valor de compra do Polo ficaria abaixo do valor do Clio, por isso ainda se ficava com uma pequena margem.
                O problema é mesmo ser tudo junto, e ainda por cima este mês precisa de fazer tudo aquilo que referi na resposta ao nto. Mas tens razão, o meu medo é que o Clio, dada a elevada quilometragem (200000), comece a dar mais problemas.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                  Sem ofensa, mas acho essa ideia completamente absurda!

                  Para já, nada disso quer referes são problemas. Num carro com 200000 km, é perfeitamente normal que tenhas de trocar o termóstato, ou mexer nos tambores. Pneus e bateria também são comuns a todos os carros. Não consigo descortinar onde é que está o problema.

                  Ainda por cima, falas numa troca por um carro do mesmo género e já bem rodado. O teu sabes como está e o que tens de fazer. Os outros serão sempre uma surpresa e também precisam de manutenção. Ou achas que estão impecáveis, ou melhores que teu?

                  Para terminar, em novos, qualquer um desses carros é bem inferior ao Clio II 1.2, nos mais variados aspectos.
                  Sei que não são problemas, o meu medo é que ele comece a dar mais problemas a partir de agora. Sim, sei o estado dele, isso é verdade.
                  São inferiores como assim? Não são do mesmo segmento?

                  O problema é mesmo não ter um mecânico de confiança

                  BTW, o Polo em que estamos a pensar é este: VW Polo 1.0, 1.850 EUR, Matosinhos - Standvirtual

                  Comentário


                    #10
                    Os interiores do Polo resistem bem ao tempo bem como o motor...


                    ...no entanto o teu clio não tem tido assim tantos problemas, e esses motores tambem são fiaveis, para alem de enquanto carro ser superior, mais seguro etc.

                    Pensa bem, eu punha o Clio porreiro. Preferia gastar 1.000€ agora no Clio a por o carro "impec" que trocar pelo Polo.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por zerenau5 Ver Post
                      Sei que não são problemas, o meu medo é que ele comece a dar mais problemas a partir de agora. Sim, sei o estado dele, isso é verdade.
                      São inferiores como assim? Não são do mesmo segmento?

                      O problema é mesmo não ter um mecânico de confiança

                      BTW, o Polo em que estamos a pensar é este: VW Polo 1.0, 1.850 EUR, Matosinhos - Standvirtual
                      São do mesmo segmento, mas o Clio é mais confortavel, tem uma dinamica superior é mais seguro e mais recente enquanto modelo.

                      E até diria que o Clio tem mais motor.

                      http://www.euroncap.com/tests/vw_polo_1997/13.aspx

                      Mesmo o Polo que saiu depois http://www.euroncap.com/tests/vw_polo_2000/71.aspx

                      Clio http://www.euroncap.com/tests/renault_clio_2000/64.aspx

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                        #12
                        Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                        Os interiores do Polo resistem bem ao tempo bem como o motor...


                        ...no entanto o teu clio não tem tido assim tantos problemas, e esses motores tambem são fiaveis, para alem de enquanto carro ser superior, mais seguro etc.

                        Pensa bem, eu punha o Clio porreiro. Preferia gastar 1.000€ agora no Clio a por o carro "impec" que trocar pelo Polo.
                        Tenho de pensar bem... as coisas têm que ser feitas aos poucos, tenho que fazer contas a ver bem. E antes de mais, tenho de arranjar uma oficina de jeito.
                        Obrigado Joel!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                          São do mesmo segmento, mas o Clio é mais confortavel, tem uma dinamica superior é mais seguro e mais recente enquanto modelo.

                          E até diria que o Clio tem mais motor.

                          VW Polo | Euro NCAP - For safer cars crash test safety rating

                          Mesmo o Polo que saiu depois VW Polo | Euro NCAP - For safer cars crash test safety rating

                          Clio Renault Clio | Euro NCAP - For safer cars crash test safety rating
                          Damn, realmente o Clio é mais seguro, sem dúvida... Tenho de pensar bem, e fazer contas.
                          Mais uma vez, obrigado.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por zerenau5 Ver Post
                            Curiosamente, não, o Polo custa menos do que o valor comercial do Clio, daí o ter considerado porque assim, caso haja algum problema, teríamos uma pequena margem. Mas tens razão. Só que, para arranjar o Clio, precisava de cerca de 400€, valor que, como deves compreender e pela conjuntura económica atual, seria complicado dispensar. A não ser, claro está, que se vão fazendo as coisas aos poucos. Ele agora precisa, até ao fim do mês, dos foles e da bateria, para poder pelo menos passar no IPO (é de Novembro), além disso precisa ainda do "selo". Tudo junto ficaria por cerca de 200€, valor um pouco alto. 50 para a bateria, 100 (não faço a mínima ideia se será este o preço), 30€ para IPO e 35€ para o "selo".
                            Daí a minha dúvida. Depois disto, ainda precisa, ainda que não seja algo que afecte a segurança, da pintura do tecto e do capot.
                            Conforme tu próprio referes e todos estamos aqui a referir, isso não é mais do que peças de desgaste.

                            O que no caso e verdadeiramente, o Clio não tem problema nenhum.

                            Portanto, não trocava porque se trata de peças de desgaste.

                            Quanto a terem um Polo/Ibiza mais barato que o Clio e sobrar dinheiro, já tem comprador para o Clio, que ofereça esse valor a mais?...

                            Comentário


                              #15
                              Eu não trocava. Isso do clio é tudo peças de desgaste.

                              E trocar por um carro que não sabes como foi tratado e que pode ser um verdadeiro cancro?

                              Já levei muito no corpo a comprar carros usados, por muito bonitos que possam parecer, todos têm problemas ocultos ou pequenas coisas para resolver.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                Conforme tu próprio referes e todos estamos aqui a referir, isso não é mais do que peças de desgaste.

                                O que no caso e verdadeiramente, o Clio não tem problema nenhum.

                                Portanto, não trocava porque se trata de peças de desgaste.

                                Quanto a terem um Polo/Ibiza mais barato que o Clio e sobrar dinheiro, já tem comprador para o Clio, que ofereça esse valor a mais?...
                                Sim, eu sei que são peças de desgaste. Mas o meu medo é ele começar a dar mais problemas. Não tenho comprador ainda, mas acho que o Clio consegue ser vendido por um valor mais elevado do que o do Polo.

                                Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                Eu não trocava. Isso do clio é tudo peças de desgaste.

                                E trocar por um carro que não sabes como foi tratado e que pode ser um verdadeiro cancro?

                                Já levei muito no corpo a comprar carros usados, por muito bonitos que possam parecer, todos têm problemas ocultos ou pequenas coisas para resolver.
                                Sim, eu sei que são peças de desgaste. Algo que pensei foi o seguinte: eu pus o Clio à venda, e quero despachá-lo porque precisa de algumas coisas. Será que os outros carros estão à venda pelo mesmo motivo? Pensando bem, é algo que faz sentido. Podem estar a precisar de manutenção, e os donos querem vender.

                                Alguém conhece um bom mecânico no Porto? Obrigado!
                                Editado pela última vez por zerenau5; 22 November 2011, 11:27.

                                Comentário


                                  #17
                                  No teu caso não trocaria.

                                  Mudava bateria, foles e alinhar direcção. E IPO com ele...

                                  O resto vais fazendo a pouco e pouco.

                                  Quanto à pintura, que se lixe... O meu w202 anda há anos a pedir uma pintura e só agora a irá levar

                                  Comentário


                                    #18
                                    Lancia Y 1.2 16V arranjas algum?

                                    É um carro apelativo ao comprador feminino, e eu tenho um e sou homem

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                      No teu caso não trocaria.

                                      Mudava bateria, foles e alinhar direcção. E IPO com ele...

                                      O resto vais fazendo a pouco e pouco.

                                      Quanto à pintura, que se lixe... O meu w202 anda há anos a pedir uma pintura e só agora a irá levar
                                      É talvez a melhor hipótese, olhando mais atentamente para os crashtest's do Polo... Preciso mesmo é de um mecânico de confiança...

                                      Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                      Lancia Y 1.2 16V arranjas algum?

                                      É um carro apelativo ao comprador feminino, e eu tenho um e sou homem
                                      Gosto muito do Y, mas a minha mãe não

                                      Comentário


                                        #20
                                        É muito raro haver um carro usado que esteja impecável. Se estivesse, não estaria à venda. Claro que podes apanhar algum, mas não é nestas gamas de preços. Regra geral, a manutenção de carros destes é muito descuidada.

                                        Aliás, basta pensares no teu caso, que andaste a por pneus com 10 anos e deixaste arrastar outras coisas.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                          É muito raro haver um carro usado que esteja impecável. Se estivesse, não estaria à venda. Claro que podes apanhar algum, mas não é nestas gamas de preços. Regra geral, a manutenção de carros destes é muito descuidada.

                                          Aliás, basta pensares no teu caso, que andaste a por pneus com 10 anos e deixaste arrastar outras coisas.
                                          Obrigado pela ajuda. Tens razão, e foi o que pensei anteriormente, se eu fiz isso, pode haver quem tenha feito pior. Por acaso não conheces nenhum mecânico no Porto? Obrigado!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por zerenau5 Ver Post
                                            Boas! É o seguinte, o Clio cá de casa, de 1999, está a começar a ter alguns problemas, talvez pela idade, e apesar de alguns serem peças de desgaste, é sempre chato quando, como está a acontecer, vem tudo junto.

                                            Passo a explicar: começou por ser o termostato e o corpo do mesmo; depois as cintas dos tambores traseiros; depois 2 pneus à frente; agora precisa de um fole de transmissão e de direção (não sei o lado), daqui a pouco tempo terá de levar um braço de suspensão (também não sei o lado) e há 3 dias a bateria foi com os porcos.

                                            Mas é aqui que reside a minha dúvida: trocar, ou solucionar os problemas deste? A trocar seria por um Polo 6N ou Ibiza 6K, que são os modelos mais apreciados pela condutora habitual.

                                            Infelizmente, tanto os Polos como os Ibizas, nesta margem de preço (até 2000€), estão todos equipados com o motor 1.0. Está lá um Polo 1.4 16v, que me parece em bom estado, mas a minha mãe não gosta do padrão dos bancos, vá-se lá saber porquê.

                                            O Clio precisa então de: bateria, fole de transmissão, fole de direção, pintura do teto e capot e caixa do filtro de ar. Isto para ficar mais ou menos, estive a fazer as contas e mandava-se para algo na volta dos 350-400€, algo que considero um pouco caro, até porque ainda faltaria o braço da suspensão que em princípio terá de levar. Daí ter pensado na troca.

                                            O que acham do motor 1.0 VAG? Acham que valeria a pena a troca, ou era melhor arranjar o Clio? Há que ver que o Clio está com 200000km, o Polo que estamos a ver está com 150000.

                                            Precisava mesmo da vossa ajuda, estamos indecisos mesmo. Obrigado!
                                            Isso acabam por ser peças de desgaste. Os foles são um material frágil, mas também são relativamente baratos. Um braço de suspensão, podes ir a uma sucata e procurar um, para não ser um tombo tão grande. Quanto à bateria, é normalíssimo que tenha uma vida menor, ainda por cima num carro a gasolina.

                                            Com um bocado de jeito acho que com 300 euros fazes a festa, por isso acho que mais vale manter o Clio, que na minha opinião é muito superior aos outros 2.

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por zerenau5 Ver Post
                                              Obrigado pela ajuda. Tens razão, e foi o que pensei anteriormente, se eu fiz isso, pode haver quem tenha feito pior. Por acaso não conheces nenhum mecânico no Porto? Obrigado!
                                              Infelizmente (ou nao) estes carros são usados para serem baratos e descuidados, ou para primeiro carro etc. O que torna mais dificil conseguires tomar a melhor decisão.

                                              De qualquer forma espero que o Clio não dê problemas graves para não pensares "devia ter trocado" .

                                              Boa sorte e bons km's!

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                                                #24
                                                Acho que está tudo dito.

                                                Eu posso parecer suspeito por tb ter um Clio desses, mas a verdade é que isso são essencialmente coisas de desgaste.
                                                É chato, mas são custos normais.

                                                Arriscas-te bem a trocar um carro velho por outro carro velho da mesma altura com problemas que nem conheces (e a ter que os resolver na mesma).

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por zerenau5 Ver Post
                                                  Gosto muito do Y, mas a minha mãe não
                                                  É pena, porque nesses preços é um das melhores propostas

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por MBFan Ver Post
                                                    Isso acabam por ser peças de desgaste. Os foles são um material frágil, mas também são relativamente baratos. Um braço de suspensão, podes ir a uma sucata e procurar um, para não ser um tombo tão grande. Quanto à bateria, é normalíssimo que tenha uma vida menor, ainda por cima num carro a gasolina.

                                                    Com um bocado de jeito acho que com 300 euros fazes a festa, por isso acho que mais vale manter o Clio, que na minha opinião é muito superior aos outros 2.
                                                    Obrigado pela ajuda!

                                                    Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                                    Infelizmente (ou nao) estes carros são usados para serem baratos e descuidados, ou para primeiro carro etc. O que torna mais dificil conseguires tomar a melhor decisão.

                                                    De qualquer forma espero que o Clio não dê problemas graves para não pensares "devia ter trocado" .

                                                    Boa sorte e bons km's!
                                                    Obrigado pela ajuda!

                                                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                    Acho que está tudo dito.

                                                    Eu posso parecer suspeito por tb ter um Clio desses, mas a verdade é que isso são essencialmente coisas de desgaste.
                                                    É chato, mas são custos normais.

                                                    Arriscas-te bem a trocar um carro velho por outro carro velho da mesma altura com problemas que nem conheces (e a ter que os resolver na mesma).
                                                    Obrigado pela ajuda!

                                                    Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                                    É pena, porque nesses preços é um das melhores propostas
                                                    Obrigado pela ajuda!

                                                    Bom, decidiu-se ficarmos com o Clio, não só pelo valor sentimental, mas porque a minha mãe sempre gostou de Renault's, aliás, o 1º carro dela foi um Renault 5.

                                                    Obrigado a todos pela ajuda e aconselhamento!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      400€ não me parece um valor nada de especial para manutenção num carro com 12 anos ... eu ficava com o clio.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Fizeste bem. Mais vale um carro de 12 anos e bem reparado mecânicamente do que ter um de 8 anos e não ter dinheiro para o arranjar.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Obrigado a todos! Tinha avariado também o motor de arranque, já está resolvido, podem ver no Diário de Bordo dos Clios ;)

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Quando virem os consumos de um Polo / Ibiza 1.0 vão dizer maravilhas do 1.2 do Clio, até porque este último oferece um conforto de utilização bastante superior.

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