Costumo ir muitas vezes de comboio ao Porto, habitualmente de intercidades.
Desde o inicio do ano, os bilhetes ja subiram duas vezes, primeiro 2 euros, e depois mais 3, ou seja, o bilhete que em março custava 15 euros, agora custa 20€
Numa das ultimas vezes que fui ao porto, passei parte da viagem na ultima porta da ultima carruagem, gosto de comboios e ferrovia, e o ideal seria ir na cabine do maquinista, mas como tal não é permitido, ir a olhar para esta janela de tras do comboio é quase igual, mas ao contrario.
Estes comboios intercidades que fazem a linha do norte chegam a ir a 200km/h durante boa parte do trajecto entre coimbra e porto.
É impressionante a velocidade com que nos afastamos de pontos de referencia.
Será seguro ? Estamos a falar de carruagens com vinte e tal anos, e as proprias locomotivas da siemens tambem ja têm algum tempo.
A propria ferrovia parece muito boa nalguns troços, mas noutros parece não estar em bom estado, o que se traduz em saltos, solavancos, guinadas .
E nota-se mesmo que ha zonas em que os carris estao mais direitos que noutras.
E quanta electricidade gastará um comboio destes a 200KM/h ?
Pessoalmente , sentia-me mais seguro que ele fosse mais devagar, para ai 140 ou 150.
Não me importava de demorar mais um bocado, e provavelmente gastaria menos corrente.
Não sei se existe proporção entre o aumento dos bilhetes e os custos que se poupariam se os comboios andassem mais devagar, mas não tenho duvidas que escolheria a redução da velocidade!
O que acham ?
Desde o inicio do ano, os bilhetes ja subiram duas vezes, primeiro 2 euros, e depois mais 3, ou seja, o bilhete que em março custava 15 euros, agora custa 20€
Numa das ultimas vezes que fui ao porto, passei parte da viagem na ultima porta da ultima carruagem, gosto de comboios e ferrovia, e o ideal seria ir na cabine do maquinista, mas como tal não é permitido, ir a olhar para esta janela de tras do comboio é quase igual, mas ao contrario.
Estes comboios intercidades que fazem a linha do norte chegam a ir a 200km/h durante boa parte do trajecto entre coimbra e porto.
É impressionante a velocidade com que nos afastamos de pontos de referencia.
Será seguro ? Estamos a falar de carruagens com vinte e tal anos, e as proprias locomotivas da siemens tambem ja têm algum tempo.
A propria ferrovia parece muito boa nalguns troços, mas noutros parece não estar em bom estado, o que se traduz em saltos, solavancos, guinadas .
E nota-se mesmo que ha zonas em que os carris estao mais direitos que noutras.
E quanta electricidade gastará um comboio destes a 200KM/h ?
Pessoalmente , sentia-me mais seguro que ele fosse mais devagar, para ai 140 ou 150.
Não me importava de demorar mais um bocado, e provavelmente gastaria menos corrente.
Não sei se existe proporção entre o aumento dos bilhetes e os custos que se poupariam se os comboios andassem mais devagar, mas não tenho duvidas que escolheria a redução da velocidade!
O que acham ?
Comentário