Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tribunal de Justiça proíbe controlo de tráfego para impedir partilha ilegal de fichei

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Tribunal de Justiça proíbe controlo de tráfego para impedir partilha ilegal de fichei

    O Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) deliberou hoje que é ilegal um juiz pedir a um fornecedor de Internet para que este controle o tráfego de Internet dos seus clientes de modo a evitar downloads de ficheiros protegidos por direitos de autor.

    A sentença estipula que este tipo de vigilância põe em causa os direitos fundamentais dos clientes, como a protecção de dados ou a liberdade de receber e comunicar informações, e também viola a liberdade da própria empresa que fornece Internet.

    Esta decisão remonta a 2004 e teve origem num litígio entre um ISP chamado Scarlet (que opera na Bélgica e na Holanda) e uma empresa de gestão de direitos de autor belga, a Sabam. Nesse ano, a Sabam queixou-se de que alguns clientes da Scarlet usavam os seus serviços de Internet para descarregar, sem pagar os respectivos direitos de autor, obras constantes do seu catálogo.

    O processo foi a tribunal e foi decidido, em primeira instância por um tribunal de Bruxelas, que a empresa Scarlet teria de pôr fim às infracções, sob pena de multa caso o não fizesse.

    Não contente com a decisão deste tribunal, a empresa recorreu a um tribunal de apelo de Bruxelas alegando que esta decisão não era conforme ao direito comunitário, uma vez que o obrigava a supervisionar as suas redes, o que era incompatível com a directiva sobre comércio electrónico e com os direitos fundamentais dos cidadãos europeus, relata o “El País”.

    Os juízes de apelo consultaram, por isso, o TJUE e, agora, foi finalmente decidido que “o pedido judicial pelo qual se ordena o estabelecimento de um filtro implica supervisionar, no interesse dos titulares dos direitos de autor, a totalidade das comunicações electrónicas efectuadas na rede do fornecedor de Internet afectado (... Por isso) O dito requerimento judicial implicaria uma vulnerabilidade substancial da liberdade da empresa Scarlet, dado que a obrigaria a estabelecer um sistema informático complexo, gravoso, permanente e exclusivamente às suas expensas”.

    Por outro lado, os efeitos do pedido judicial não se limitariam [a afectar a] empresa Scarlet, já que o sistema de filtros também iria “vulnerar os direitos fundamentais dos seus clientes. A saber: o direito à protecção de dados de carácter pessoal e à liberdade de receberam ou comunicarem informações, direitos que se encontram protegidos pela Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia”, ressalva ainda o TJUE, citado pelo “El País”.

    Além do mais - salienta o tribunal - este controlo e bloqueio poderiam impedir a liberdade de comunicações de conteúdo lícito.


    Tribunal de Justiça proíbe controlo de tráfego para impedir partilha ilegal de ficheiros - Tecnologia - PUBLICO.PT

    #2

    Comentário


      #3
      O meu é mais expressivo...

      Comentário


        #4
        Recuso-me a ficar atrás...

        Comentário


          #5

          Comentário


            #6
            É muito bonito estar aplaudir isto, é é!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
              É muito bonito estar aplaudir isto, é é!
              A Liberdade merece todo o tipo de aplausos.

              Não é justo limitar a liberdade e a privacidade dos cidadãos só para manter um modelo de negócio mais do que ultrapassado: o das editoras e dos estúdios de filmes e TV. 19 euros por um CD com 12 faixas e nem livrinho traz? 30 euros por um filme gravado num disco óptico? "Ah e tal mas é Blu-ray" NÃO INTERESSA! SÃO TRINTA EUROS POR UM SÓ FILME!!!

              Quanto à "pirataria", só sei que sou fã de cinema graças aos filmes que gravei da TV, ILEGALMENTE durante anos, e que vi e revi. Agora tenho centenas de DVDs originais. Serei pirata?

              Pirataria é vender ilegalmente cópias não autorizadas, ou mesmo "cobrar o custo do DVD virgem". Ou se partilha gratuitamente, ou então é pirataria.

              Comentário


                #8
                Embora concorde em muita coisa com o Jarod, acho que o ponto a reter nesta notícia é a defesa dos direitos e da privacidade dos consumidores, não o espaço de manobra para a pirataria.

                Fico feliz porque, inevitavelmente, enquanto consumidores, somos o elo mais fraco. Era muito simples se permitissem que fôssemos ainda mais controlados. Foram defendidos os direitos de privacidade dos dados dos consumidores, e isso, meus amigos, é digno de aplausos.

                Os serviços oferecem, na sua maioria, tráfego ilimitado, não era, de todo, justo que controlassem a forma como o usamos... Já chega sermos monitorizados de outras formas...

                Comentário


                  #9
                  É tudo a mesma treta! Bem, boas noticias! Na china o Windows 7 tá a 1 €.

                  Caça ao cigano, esse sim vende na feira!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por SavageXp Ver Post
                    É tudo a mesma treta! Bem, boas noticias! Na china o Windows 7 tá a 1 €.

                    Caçaa!
                    Carote

                    Comentário

                    AD fim dos posts Desktop

                    Collapse

                    Ad Fim dos Posts Mobile

                    Collapse
                    Working...
                    X