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Diferença de suspensões

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    [Comparativo] Diferença de suspensões

    Boas noites!
    Sou novo aqui no fórum, e inscrevi-me com o intuito como a maioria dos users de esclarecer e comparar situações.
    Cá em casa "moram" uma Focus C-max de 2004, e uma Renault Express de 1994.
    Uma coisa que me intriga, conduzindo eu as duas é a seguinte.
    Obviamente em termos de comportamento em curva e agilidade, a Renault fica muito aquém do comportamento da C-Max logo a começar pela diferença de chassis e do perfil dos pneus.
    Mas uma coisa que me admira por completo, é o conforto que se consegue ter na Renault, sendo uma carrinha que foi mais concebida para "trabalho" do que propriamente para conforto, e uso mais familiar como a C-Max.
    Por outro lado a C-Max não deixa de ser confortável, mas sente-se muito mais oscilação e parece que absorve menos as pancadas.
    Havendo 10 anos de diferença entre eles, e sendo carros completamente diferentes em todos os aspectos, que tipo de suspensão usa a Renault para obter este resultado?
    Cumps.

    #2
    Se se sente mais oscilação na C Max é porque os amortecedores já não devem estar bons ou têm uma taragem diferente da de origem.

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      #3
      Grande parte dessa diferença que notas pode dever-se aos pneus.

      Sabes as medidas de cada um?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por RafaN Ver Post
        Grande parte dessa diferença que notas pode dever-se aos pneus.

        Sabes as medidas de cada um?

        A Express cá de casa, também de 1994, usa 155/80/R13.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
          A Express cá de casa, também de 1994, usa 155/80/R13.
          Se realmente a Express a que o dfacd93 se refere tiver as mesmas medidas, não admira que absorva melhor o piso que a C-Max (partindo do princípio que esta use uns 205/55 R16).

          Comentário


            #6
            As medidas são precisamente essas dos dois carros.
            Mas supostamente a suspensão não seria melhor em todos os aspectos na C-Max? Se passar num terreno com muitos buracos consecutivos enquanto que a renault não oscila tanto nem se sente tanto os buracos, a C-Max por seu turno oscila muito e se fôr com um pouco de velocidade a mais as pancadas começam-se a tornar secas, enquanto que na express tal não acontece.

            Comentário


              #7
              A c-max agarra se muito mais , e absorve as oscilaçoes do terreno fazendo isso que dizes , é mais dura a suspensao que por ser assim em curvas é do melhor .

              A renault já deve estar gasta a suspensao e aquilo passa por tudo e pouco se sente , mas a fazer uma curva uiii

              A medida dos pneus afecta muito esta questao , se tiveres um pneu mais alto absorve melhor as irregularidades , por isso é que os comerciais teem este tipo de pneus

              Já andei numa express e era sempre a dar calor , nao sabia o que era buracos , lombas ... nada

              Comentário


                #8
                Atenção que o trabalho de suspensão influencia bastante o conforto.
                Ainda no outro dia conduzi uma A6 das novas que estava na oficina e tinha 255/35 R20.
                Tinha suspensão adaptativa e aquilo no setup conforto é muito mais confortável que o Golf com 205/55 R16. Não quis experimentar o modo sport

                Comentário


                  #9
                  Peso!

                  Comentário


                    #10
                    Mas uma suspensão mais gasta não seria de sentir mais as irregularidades?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por dfacd93 Ver Post
                      Mas uma suspensão mais gasta não seria de sentir mais as irregularidades?
                      Com amortecedores mais gastos/moles o carro oscila mais e adorna mais.

                      Comentário


                        #12
                        Que belo tópico.
                        Essa é uma questão que muitas pessoas colocam.
                        A partir do final dos anos 90, se não foi mais cedo, parece que a industria automovel europeia em particular ficou com a ideia que todos os condutores querem um comprotamento de excepção. Fazem-nos crer que todos os dias fazemos estradas de montanha desertas cm bom piso a velocidades alucinantes. E assim sendo, precisamos de carros rijos e que curvem muito bem com o minimo de oscilação sobre o eixo longitudinal do carro!
                        Resumindo e baralhando, até os mercedes e carros franceses são hoje menos confortaveis que há 10 anos. A meio dos anos 80, se queríamos um carro confortavel no que à suspens~~ao diz respeito comprávamos um carro francês e se quissésemos um duro comprávamos um alemão (mercedes à parte). E apenas as versões desportivas tinham pneus enormes e suspensoes duras. Agora parece que todos os segmentos D são desportivos e têm que ter um óptio feeling de condução. Muitas das pessoas que conheço e têm veículos deste segmento queixam-se da falat de conforto e espaço dos actuais, mas pelos vistos devem ser a excep+ção. Todos os outros clientes querem mesmo dar 40000 por um veículo que curva excepcionalemnte e não precisam de espaço para a familia por isso toda a praticabilidade pode ser sacrificada pelo design.
                        É claro que é muito redutor dizermos que uma express é mais confortavel que uma S-max, mas a verdade é que neste capitulo em particular, o da suspensão, basta que já tenham andado em veículos dos anos 80 ou inicio dos 90 para perceber que muitos segmentos B de facto o são. A minha pergunta é, será que os clientes querem mesmo carros com capacidades em curva tão excepcionais?
                        Curisosamente a Audi no ultimo A4 colocou um setup mais confortavel q no antecessor!

                        Comentário


                          #13
                          Mas será que a suspensão da C-Max esteja assim tão má? O carro não adorna em curva, o comportamento é bom, simplesmente em termos de oscilação e ressalto é maior que na renault.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                            A minha pergunta é, será que os clientes querem mesmo carros com capacidades em curva tão excepcionais?
                            Muitas vezes me faço essa pergunta. O que terá acontecido para as marcas ligarem cada vez menos ao conforto das suspensões?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                              Que belo tópico.
                              Essa é uma questão que muitas pessoas colocam.
                              A partir do final dos anos 90, se não foi mais cedo, parece que a industria automovel europeia em particular ficou com a ideia que todos os condutores querem um comprotamento de excepção. Fazem-nos crer que todos os dias fazemos estradas de montanha desertas cm bom piso a velocidades alucinantes. E assim sendo, precisamos de carros rijos e que curvem muito bem com o minimo de oscilação sobre o eixo longitudinal do carro!
                              Resumindo e baralhando, até os mercedes e carros franceses são hoje menos confortaveis que há 10 anos. A meio dos anos 80, se queríamos um carro confortavel no que à suspens~~ao diz respeito comprávamos um carro francês e se quissésemos um duro comprávamos um alemão (mercedes à parte). E apenas as versões desportivas tinham pneus enormes e suspensoes duras. Agora parece que todos os segmentos D são desportivos e têm que ter um óptio feeling de condução. Muitas das pessoas que conheço e têm veículos deste segmento queixam-se da falat de conforto e espaço dos actuais, mas pelos vistos devem ser a excep+ção. Todos os outros clientes querem mesmo dar 40000 por um veículo que curva excepcionalemnte e não precisam de espaço para a familia por isso toda a praticabilidade pode ser sacrificada pelo design.
                              É claro que é muito redutor dizermos que uma express é mais confortavel que uma S-max, mas a verdade é que neste capitulo em particular, o da suspensão, basta que já tenham andado em veículos dos anos 80 ou inicio dos 90 para perceber que muitos segmentos B de facto o são. A minha pergunta é, será que os clientes querem mesmo carros com capacidades em curva tão excepcionais?
                              Curisosamente a Audi no ultimo A4 colocou um setup mais confortavel q no antecessor!

                              E só fizeram eles muito bem. Assim pode ter jante de 17' com perfil 50 (para ficar esteticamente aceitável), suspensão o mais dinâmica (confortável, versão base da suspensão) possível e não ficar a dever muito ao conforto. Seria assim que compraria se estivesse comprador de um sedan desses.

                              Comentário


                                #16
                                O conforto a nível de suspensão e bancos de um segmento B francês dos anos 90 é bem capaz de ser superior a muito carro recente de segmento superior.

                                Eu próprio tenho um Renault Clio I ph2 de 1994. Comparando com os carros da época do mesmo segmento, é talvez o mais confortável que já andei. Já fiz várias viagens grandes e a grande limitação é mesmo o motor, a nível de conforto e condução é bem agradável.

                                Actualmente o conforto é superior a nível de sensação de segurança, insonorização e equipamento básico num carro actual. A nível de suspensão e bancos, é perfeitamente possível comparar um Polo, A3 ou Astra com um Clio com menos uma década.

                                Conduzi durante algum tempo uma Renault Kangoo de 2009 e, comparando com o meu carro, a carrinha era menos confortável (bancos mais rijos e suspensão mais 'comunicativa'), no entanto, curvava muito melhor! Este é um exemplo que se compreende, sendo uma carrinha de trabalho. Em segmentos C e superiores supostamente familiares não. Isto sem falar nos modelos "desportivos".

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                                  #17
                                  Tá visto que em termos de suspensão é muito difícil e engenhoso conjugar conforto e desempenho dinâmico.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                    Que belo tópico.
                                    Essa é uma questão que muitas pessoas colocam.
                                    A partir do final dos anos 90, se não foi mais cedo, parece que a industria automovel europeia em particular ficou com a ideia que todos os condutores querem um comprotamento de excepção. Fazem-nos crer que todos os dias fazemos estradas de montanha desertas cm bom piso a velocidades alucinantes. E assim sendo, precisamos de carros rijos e que curvem muito bem com o minimo de oscilação sobre o eixo longitudinal do carro!
                                    Resumindo e baralhando, até os mercedes e carros franceses são hoje menos confortaveis que há 10 anos. A meio dos anos 80, se queríamos um carro confortavel no que à suspens~~ao diz respeito comprávamos um carro francês e se quissésemos um duro comprávamos um alemão (mercedes à parte). E apenas as versões desportivas tinham pneus enormes e suspensoes duras. Agora parece que todos os segmentos D são desportivos e têm que ter um óptio feeling de condução. Muitas das pessoas que conheço e têm veículos deste segmento queixam-se da falat de conforto e espaço dos actuais, mas pelos vistos devem ser a excep+ção. Todos os outros clientes querem mesmo dar 40000 por um veículo que curva excepcionalemnte e não precisam de espaço para a familia por isso toda a praticabilidade pode ser sacrificada pelo design.
                                    É claro que é muito redutor dizermos que uma express é mais confortavel que uma S-max, mas a verdade é que neste capitulo em particular, o da suspensão, basta que já tenham andado em veículos dos anos 80 ou inicio dos 90 para perceber que muitos segmentos B de facto o são. A minha pergunta é, será que os clientes querem mesmo carros com capacidades em curva tão excepcionais?
                                    Curisosamente a Audi no ultimo A4 colocou um setup mais confortavel q no antecessor!
                                    Ainda no outro dia estava a pensar nisso, isto porque li numa revista que o novo Golf estava mais desportivo. Mas não é só o Golf, actualmente os carros, mesmo familiares, têm de ter um look desportivo e serem todos "sport"..


                                    Contra mim falo..

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por dfacd93 Ver Post
                                      Tá visto que em termos de suspensão é muito difícil e engenhoso conjugar conforto e desempenho dinâmico.
                                      E caro

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                                        #20
                                        Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                                        E só fizeram eles muito bem. Assim pode ter jante de 17' com perfil 50 (para ficar esteticamente aceitável), suspensão o mais dinâmica (confortável, versão base da suspensão) possível e não ficar a dever muito ao conforto. Seria assim que compraria se estivesse comprador de um sedan desses.
                                        Na tua opinião, que é tão válida como a de qualquer um de nós, e pelos visto é para estes clientes que as marcas andam a trabalhar. Não deixes é a ideia de que basta escolher as jantes menores e suspensão normal que passa a ser confortável, o anterior A4 é o espelho disso.
                                        Eu e alguns dos meus colegas achamos que começa a ser dificil comprar um segmento D confortável. Daqueles que nos deixam impecáves mesmo ao fim de 5h de viagem. A maioria dos compradores nem sabe as polegadas das jantes.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                          Na tua opinião, que é tão válida como a de qualquer um de nós, e pelos visto é para estes clientes que as marcas andam a trabalhar. Não deixes é a ideia de que basta escolher as jantes menores e suspensão normal que passa a ser confortável, o anterior A4 é o espelho disso.
                                          Eu e alguns dos meus colegas achamos que começa a ser dificil comprar um segmento D confortável. Daqueles que nos deixam impecáves mesmo ao fim de 5h de viagem. A maioria dos compradores nem sabe as polegadas das jantes.
                                          Há sempre o C5 com suspensão activa...

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Kijk Ver Post
                                            Há sempre o C5 com suspensão activa...
                                            Pois e o resto?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por dfacd93 Ver Post
                                              Pois e o resto?
                                              Há mais uns poucos. O A4 actual, o Accord e que estejam actualmente à venda não sei mais (os franceses são confortaveis, já não são é tanto como eram).

                                              Comentário

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