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Lancia Y vs Hyundai Getz

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    Lancia Y vs Hyundai Getz

    Boa noite,

    Eu não percebo grande coisa de carros então queria ver se vocês podiam dar-me uma ajuda.
    Eu vou agora comprar um carro, vai ser o meu primeiro carro e estou indecisa entre:

    Lancia Y 2001 1.1 16v 67mil km em bom estado e um Hyundai Getz 2002 1.0 16v 108mil km tb em bom estado.
    Qual destes acham que é uma boa compra? Ambos são pelo mesmo valor, 2.750e, O lancia vem com garantia o hyundai sem.
    Eu queria um carro que não consumi-se muito e fosse prático.
    Desde já agradeço a vossa atenção.
    Cumprimentos.

    #2
    Eu iria para o Lancia Y, acho um carro que ainda está bastante actual, adoro as linhas desse carro bem como o interior.
    Em comparação com o Getz tem melhor motor, menos kms (sempre relativo) e o facto de ter garantia pode ser importante. Só vantagens.

    Comentário


      #3
      entre um punto disfarçado e um getz iria para o getz. Mas veria o estado dos carros com atenção antes de fazer a decisão final.

      Comentário


        #4
        entre os dois venha o diabo e escolha.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por WM Ver Post
          entre os dois venha o diabo e escolha.

          Mil vezes o Getz. O Y é um caixão com rodas

          Lancia Ypsilon | Euro NCAP - For safer cars crash test safety rating














          Hyundai Getz
          http://www.euroncap.com/tests/hyunda..._2004/199.aspx



          Editado pela última vez por GTTDI; 06 December 2011, 08:25.

          Comentário


            #6
            Eu tenho um Y, entre esses 2 preferia talvez o Getz pois é um projecto mais recente, e por 2750€ preferia um Opel Corsa C.

            Nenhum Lancia 1.1 60 CV ou Getz 1.0 vale isso.

            Comentário


              #7
              Getz. E não há Getz a 1.0, só havia 1.1 e 1.3. Esclarece lá isso melhor.

              Comentário


                #8
                Obrigada a todos pelas vossas opiniões =) cumprimentos

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por scion Ver Post
                  Getz. E não há Getz a 1.0, só havia 1.1 e 1.3. Esclarece lá isso melhor.
                  É isto, é um 1.1 e mora lá um em casa.

                  O motor é muito fraquinho, anda pouco em todas as situações. Não tem força a baixas, médias nem altas lol. É que há motores pequenos bons, redondos que até têm alguma genica mas este não. O 1.2 do Corsa, GP e Polo 3 cil. são mais rápidos e sobretudo o 1.2 70cv manco é mais energetico em cidade.
                  Só me lembro do 1.0 3 cil do corsa ser pior, até o 1.0 do Polo de 1998 é melhorzinho(a caixa curta ajuda(Isto apenas para comparar caso tenhas conduzido algum))
                  Em AE é limitado, nacional é limitado(a ultrapassar cuidado, então a subir..) e em cidade é limitado. A andares com calma consegues bons consumos.

                  É silencioso no entanto e o Getz é um carro globalmente fiavel, com um interior feio e pobre, com materiais pobres mas no entanto bem construido e resiste bem a ruidos parasita, depois depende do tratamento que levou claro.

                  No comportamento volta a ser mau, os pneus são pequeninos com jante 14 muitas vezes, o que até é bom para o motor e preço dos pneus mas qualquer curva mais apertada ele queixa-se. Até porque a suspensão está mais pensada para o conforto onde até se safa bem.(Mais uma vez as rodas pequenas ajudam)

                  O equipamento pode ser muito fraquinho, onde apenas tem 2 airbags, vidros eletricos, DA, ABS.

                  Se for só para as voltinhas no fundo acaba por não ser um mau carro, o espaço até é bom. A visibilidade boa, a posição de condução é alta e boa para a cidade.

                  Tenta um preço mais baixo, algo abaixo dos 2.500€.

                  Boa sorte!


                  PS:Mesmo assim sobe melhor a rampa da minha garagem que o meu GP
                  Editado pela última vez por JoelM; 07 December 2011, 08:10.

                  Comentário


                    #10
                    Bom post JoelM


                    Por isso referi anteriormente que escolheria nenhum dos dois.

                    Preferia investir um bocado mais num carro segmento B como corsa, clio, etc.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por WM Ver Post
                      Bom post JoelM


                      Por isso referi anteriormente que escolheria nenhum dos dois.

                      Preferia investir um bocado mais num carro segmento B como corsa, clio, etc.
                      Obrigado.

                      Não falei do Y porque não conheço bem.

                      Lembrei-me do 1.25 da Ford, tambem anda mais que este 1.1 do Getz.

                      Se pudesse, como tu dizes optava por um Clio, Fiesta, Corsa etc. O Getz poderá ter a vantagem do preço, só assim é que acho que compensa.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                        É isto, é um 1.1 e mora lá um em casa.

                        O motor é muito fraquinho, anda pouco em todas as situações. Não tem força a baixas, médias nem altas lol. É que há motores pequenos bons, redondos que até têm alguma genica mas este não. O 1.2 do Corsa, GP e Polo 3 cil. são mais rápidos e sobretudo o 1.2 70cv manco é mais energetico em cidade.
                        Só me lembro do 1.0 3 cil do corsa ser pior, até o 1.0 do Polo de 1998 é melhorzinho(a caixa curta ajuda(Isto apenas para comparar caso tenhas conduzido algum))
                        Em AE é limitado, nacional é limitado(a ultrapassar cuidado, então a subir..) e em cidade é limitado. A andares com calma consegues bons consumos.

                        É silencioso no entanto e o Getz é um carro globalmente fiavel, com um interior feio e pobre, com materiais pobres mas no entanto bem construido e resiste bem a ruidos parasita, depois depende do tratamento que levou claro.

                        No comportamento volta a ser mau, os pneus são pequeninos com jante 14 muitas vezes, o que até é bom para o motor e preço dos pneus mas qualquer curva mais apertada ele queixa-se. Até porque a suspensão está mais pensada para o conforto onde até se safa bem.(Mais uma vez as rodas pequenas ajudam)

                        O equipamento pode ser muito fraquinho, onde apenas tem 2 airbags, vidros eletricos, DA, ABS.

                        Se for só para as voltinhas no fundo acaba por não ser um mau carro, o espaço até é bom. A visibilidade boa, a posição de condução é alta e boa para a cidade.

                        Tenta um preço mais baixo, algo abaixo dos 2.500€.

                        Boa sorte!


                        PS:Mesmo assim sobe melhor a rampa da minha garagem que o meu GP
                        Cá em casa anda um Getz mas o CRDI.
                        A Hyundai é uma marca que não me diz nadinha portanto antes de o ter comprado ouviu-se bastante o que os mecânicos tinham para dizer a opinião era unânime, a fiabilidade é um dos pontos fortes deste modelo.
                        São carros bastante honestos e sólidos, ao conduzi-los não me transmite aquele feeling de fragilidade por ser low cost, anda-se bem em velocidades de AE sem transmitir sensação de insegurança típica dos carros pequenos do passado.
                        Ao contrário do teu a minha versão veio com jantes 15 e pneu 185 ( ou será 95? já nao me lembro exactamente) e acho-o duro demais para um citadino, mas curva bem sem se queixar nem pregando grandes sustos. De qualquer forma nunca consegue ser um carro entusiasta pois o centro de gravidade alto e a direcção adaptada à cidade não transmite o que se passa.

                        Os interiores costuma reunir criticas pela qualidade dos materiais mas acho essas criticas um pouco injustas, é das melhores coisas que tem este carro. Se é verdade que o desenho não agrada aos europeus também é verdade que estão bastante bem montados e resistem incrivelmente bem ao uso e ao passar dos anos. Já vi unidades com quase 300 mil que não parecia nada ter metade desses kms.

                        De resto são carros bastante práticos em cidade, com bastante espaço interior, fácil de entrar e sair, direcção leve, embraiagem e caixa bastante fáceis e rápidas de usar. A posição de condução permite uma boa visibilidade.

                        Para mim como defeitos elejo o desenho dos bancos que não tem suporte nenhum nas pernas, em cidade não se nota nada mas em viagens maiores como que me sinto a deslizar para baixo (ainda que outros condutores do mesmo carro não se queixem disto...) e o conforto da suspensão, é bastante rija, em mau piso é desconfortável.


                        Não conheço o Y mas o Getz é um carro com uma concepção bastante mais recente e isso fará a diferença.
                        Editado pela última vez por FernandoAc; 07 December 2011, 10:11.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                          Cá em casa anda um Getz mas o CRDI.
                          A Hyundai é uma marca que não me diz nadinha portanto antes de o ter comprado ouviu-se bastante o que os mecânicos tinham para dizer a opinião era unânime, a fiabilidade é um dos pontos fortes deste modelo.
                          São carros bastante honestos e sólidos, ao conduzi-los não me transmite aquele feeling de fragilidade por ser low cost, anda-se bem em velocidades de AE sem transmitir sensação de insegurança típica dos carros pequenos do passado.
                          Ao contrário do teu a minha versão veio com jantes 15 e pneu 185 ( ou será 95? já nao me lembro exactamente) e acho-o duro demais para um citadino, mas curva bem sem se queixar nem pregando grandes sustos. De qualquer forma nunca consegue ser um carro entusiasta pois o centro de gravidade alto e a direcção adaptada à cidade não transmite o que se passa.

                          Os interiores costuma reunir criticas pela qualidade dos materiais mas acho essas criticas um pouco injustas, é das melhores coisas que tem este carro. Se é verdade que o desenho não agrada aos europeus também é verdade que estão bastante bem montados e resistem incrivelmente bem ao uso e ao passar dos anos. Já vi unidades com quase 300 mil que não parecia nada ter metade desses kms.

                          De resto são carros bastante práticos em cidade, com bastante espaço interior, fácil de entrar e sair, direcção leve, embraiagem e caixa bastante fáceis e rápidas de usar. A posição de condução permite uma boa visibilidade.

                          Para mim como defeitos elejo o desenho dos bancos que não tem suporte nenhum nas pernas, em cidade não se nota nada mas em viagens maiores como que me sinto a deslizar para baixo (ainda que outros condutores do mesmo carro não se queixem disto...) e o conforto da suspensão, é bastante rija, em mau piso é desconfortável.


                          Não conheço o Y mas o Getz é um carro com uma concepção bastante mais recente e isso fará a diferença.
                          Concordo, o 1.5Crdi dá outra alma ao carro já que é um motor bastante agradavel em cidade.

                          Só não o acho muito desconfortavel, de resto vai de encontro ao que disse.

                          Li agora que o teu tem outros pneus e jantes, o que então ajuda a ser melhor em dinamica e inferior em conforto.

                          E é como dizes, a fiabilidade e a qualidade de construção estão em bom plano. A qualidade dos materiais é como dizes, rijos mas duram muito, não tenho nada a descascar, partido, com mau aspecto e os ruidos são muito poucos, do tablier nada.

                          PS: Qual é o teu 1.5crdi? Havia o mais antigo 3 cil., e o 4 cilindros com mais potencia. Havia uma versão de 110cv por exemplo.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                            Concordo, o 1.5Crdi dá outra alma ao carro já que é um motor bastante agradavel em cidade.

                            Só não o acho muito desconfortavel, de resto vai de encontro ao que disse.

                            Li agora que o teu tem outros pneus e jantes, o que então ajuda a ser melhor em dinamica e inferior em conforto.

                            E é como dizes, a fiabilidade e a qualidade de construção estão em bom plano. A qualidade dos materiais é como dizes, rijos mas duram muito, não tenho nada a descascar, partido, com mau aspecto e os ruidos são muito poucos, do tablier nada.

                            PS: Qual é o teu 1.5crdi? Havia o mais antigo 3 cil., e o 4 cilindros com mais potencia. Havia uma versão de 110cv por exemplo.
                            O 1.5 Crdi agradável... bom depende!
                            O "meu" é o manquinho de 82 burros e vibra muito!

                            Eu estou habituado a carros a gasolina quando passo para aquele diesel ainda por cima de 3 cilindros estranho muito.
                            Na verdade para um carro de cidade o motor proporciona uma condução bastante despachada, vibra mas é nervoso, sente-se sempre lá e tem muita força no arranque, muitas vezes não é necessário acelerar para arrancar ou estacionar, vai só de embraiagem. Se o teu estilo de condução se adapta com o carro o motor pode até ser bastante agradável, mas se por outro lado preferes tudo muito suave e preciso o motor torna-se incomodativo.
                            Em AE a 5ª é longuíssima, é overdrive e aí por vezes falta-lhe potência para vencer as subidas.

                            O 4 cilindros com turbo de geometria variável deve ser interessante, mas se este Getz fosse mesmo meu já tinha uma repro no lombo, para tornar as coisas mais agradáveis em AE.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                              O 1.5 Crdi agradável... bom depende!
                              O "meu" é o manquinho de 82 burros e vibra muito!

                              Eu estou habituado a carros a gasolina quando passo para aquele diesel ainda por cima de 3 cilindros estranho muito.
                              Na verdade para um carro de cidade o motor proporciona uma condução bastante despachada, vibra mas é nervoso, sente-se sempre lá e tem muita força no arranque, muitas vezes não é necessário acelerar para arrancar ou estacionar, vai só de embraiagem. Se o teu estilo de condução se adapta com o carro o motor pode até ser bastante agradável, mas se por outro lado preferes tudo muito suave e preciso o motor torna-se incomodativo.
                              Em AE a 5ª é longuíssima, é overdrive e aí por vezes falta-lhe potência para vencer as subidas.

                              O 4 cilindros com turbo de geometria variável deve ser interessante, mas se este Getz fosse mesmo meu já tinha uma repro no lombo, para tornar as coisas mais agradáveis em AE.
                              Realmente depende do que estamos habituados.

                              Esse motor é brusco e barulhento, mas tendo em conta os novos diesel é muito agradavel em cidade como tu dizes, pela disponibilidade. Aquilo quase não tem lag.

                              Os que conduzi foi o Accent e matrix e a 5ª é muito...curta. No Getz pode ser diferente não sei.

                              Por exemplo uma vez que vinha da Matrix depois de fazer uns quantos km's passei para o meu 1.3Mjet 90cv e no arranque.. foi abaixo.

                              Comentário


                                #16
                                Agradeço muito a vossa disponibilidade.
                                Eu basicamente já tirei a ideia do Lancia, pelo que vocês afirmam e por outras pesquisas já percebi que não é uma grande compra! O getz ainda não sei o que fazer. No entanto tenho andado a ver agora se encontro corsas ou clios que n tenham muitos kms...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Whisper1234 Ver Post
                                  Agradeço muito a vossa disponibilidade.
                                  Eu basicamente já tirei a ideia do Lancia, pelo que vocês afirmam e por outras pesquisas já percebi que não é uma grande compra! O getz ainda não sei o que fazer. No entanto tenho andado a ver agora se encontro corsas ou clios que n tenham muitos kms...
                                  Em usados as coisas são muito relativas e depende do negocio.

                                  O Getz vale pelo bom preço e motores fiaveis, tanto diesel como gasolina. O 1.5CRDi é VM Motori se não estou em erro, o 1.1 é mesmo Hyundai.

                                  500€ em valores como os que apresentas já é bastante dinheiro, se não tens disponibilidade para mais ou simplesmente não queres gastar mais, e apenas queres o carro para as voltas um Getz por menos 500€ que um clio por exemplo já é uma boa compra. Depois tudo depende do que encontrares.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu agora ainda n encontrei nada de jeito, os clios que encontro tem todos kms a mais para mim. Os corsas ainda não vi nenhum mas irei em breve.
                                    O problema é que no máximo dos máximos só posso gastar 3mil euros e mesmo assim já é puxado...
                                    Mas no fundo eu preferia muito mais um corsa do que um getz, e suponho que até melhor n é?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Whisper1234 Ver Post
                                      Eu agora ainda n encontrei nada de jeito, os clios que encontro tem todos kms a mais para mim. Os corsas ainda não vi nenhum mas irei em breve.
                                      O problema é que no máximo dos máximos só posso gastar 3mil euros e mesmo assim já é puxado...
                                      Mas no fundo eu preferia muito mais um corsa do que um getz, e suponho que até melhor n é?
                                      Se o orçamento não é grande o Getz deve ser mais barato. Fiz muitos km's num Corsa c 1.2 de 2001 tambem sem equipamento nenhum e não é muito superior ao Getz, é melhor realmente e tambem é muito fiavel, mas não dava mais 500 € por um por exemplo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Conheço razoavelmente o Corsa C e tirando o motor (que não conheço o 1.1) em comparação com o Getz venha o diabo e escolha, como produto não o acho nada inferior ao Corsa e é mais espaçoso mas esteticamente (interior e exterior) prefiro o Opel.
                                        Conduz o Getz para teres uma noção do motor.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                          Em usados as coisas são muito relativas e depende do negocio.

                                          O Getz vale pelo bom preço e motores fiaveis, tanto diesel como gasolina. O 1.5CRDi é VM Motori se não estou em erro, o 1.1 é mesmo Hyundai.

                                          500€ em valores como os que apresentas já é bastante dinheiro, se não tens disponibilidade para mais ou simplesmente não queres gastar mais, e apenas queres o carro para as voltas um Getz por menos 500€ que um clio por exemplo já é uma boa compra. Depois tudo depende do que encontrares.
                                          O 1.1 não sei, penso que os antigos eram baseados em motores mitsubishi mas sem certezas.
                                          O 1.5 CRDI 3 cilindros (D3EA) foi concebido em cooperação com a VM Motori, não sendo integralmente um motor VM. Já o 1.5 CRDI de 4 cilindros (D4) é mesmo Hyundai.

                                          Comentário

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