Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mecatrónica Automóvel (CEPRA vs DUAL)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Mecatrónica Automóvel (CEPRA vs DUAL)

    Boas,

    Desde muito cedo comecei a desenvolver uma paixão muito grande por automóveis em diversas áreas. Quer no desporto automóvel (f1, ralis, pericias, etc..), área comercial e principalmente pela área mecânica.
    O meu pai era um elemento activo nestas áreas que referi atrás. Fez durante muito tempo ralis (produção, autocross, velocidade... por aí) e foi sempre vendedor de automóveis.
    Eu, praticamente desde que nasci, andei com ele nestas andanças. Contam-me hoje em dia que andava eu de alcofa atrás daquela malta toda dos ralis e dos comerciais... e as histórias são muitas e bastante divertidas.
    Como seria de prever foi-se criando uma paixão enorme por tudo o que envolva carros. Digo-vos que, aos 14/15 anos, cheguei a dar alguns 'bailes' a alguns vendedores de automóveis e toda a gente ficava espantada a olhar para mim quando começava a falar do que sabia. Lia tudo o que era revista, andava atrás dos mecânicos nas oficinas para tentar saber tudo, perguntava tudo o que podia a toda a gente, escutava e observava tudo com uma atenção e paixão enorme.

    Bem, podia continuar aqui a escrever mas vamos lá directos ao assunto...

    Desde há uns anos para cá que tenho andado a patinar na escola, tentei tirar um curso de informática, via profissional, mas perdi o interesse a meio, até era bom aluno e tinha boas notas, mas acabei por desistir. Decidi ir para o ensino regular e aconteceu a mesma coisa, não tinha interesse nenhum naquilo e acabei por deixar para trás.
    A idade já é outra e cheguei à conclusão que a minha área é esta e acabou. É isto que eu amo, é isto que eu quero fazer o resto da minha vida. Não vale a pena andar a tentar enganar-me e tirar outra coisa qualquer, até porque provavelmente não vou acabar.

    Neste momento moro em Lisboa e ao fim de alguma pesquisa encontrei duas escolas da área só que estou indeciso entre elas.
    As escolas são o CEPRA (SITE) e a DUAL(SITE).
    O curso em questão é Mecatrónica Automóvel, e segundo o que percebi a componente prática é bastante forte nas duas escolas. Agora qual das duas será a que melhor me vai preparar para o mercado de trabalho ou para o ensino superior?
    Qual das duas é a que tem melhor 'nome', ou seja, a que me vai dar mais garantias para o futuro?




    Agradeço desde já a vossa ajuda e peço desculpa pelo 'wall of text'
    Cumprimentos

    #2
    Agradecia uma ajuda maltinha!

    Comentário


      #3
      Tenho uns amigos que andaram no CEPRA e dizem bem do curso. Também já li uns manuais de lá e gostei da maneira como as coisas estão explicadas. O outro não conheço. ;)

      Comentário


        #4
        Sempre ouvi falar mais do curso Cepra no que toca a auto. Agora se começa brevemente, se é bom e se chega para o que queres não sei, honestamente....

        Comentário


          #5
          Também gostava de ir para um curso desses, precisamente pelas mesmas razões que tu, no Porto é a ATEC mas fica em Perafita, muito longe para mim
          Entretanto já pensei em seguir o ensino regular no 10°ano e depois entrar na faculdade e seguir Eng.Mecânica, também já pensei em seguir um técnico de informática, mas estou mesmo indeciso...

          Comentário


            #6
            Antes de mais agradeço as respostas.

            zerenau5, por experiência própria aconselho-te a fazeres um curso do género, se é o que gostas não vale a pena andares a 'patinar' no resto. ;)

            Comentário


              #7
              O meu irmão está em Mecatrónica Automóvel no Centro de Formação Salvador Caetano e está a gostar bastante. Está no estágio de 2º ano neste momento.

              Tens aqui mais informação:
              http://195.245.197.216/CLAS/Todos/DO...%20Caetano.pdf

              Penso que existe em Gaia, Ovar e Vila Franca de Xira, pelo menos.

              Comentário


                #8
                Andei no CEPRA a tirar o curso de pintura auto.

                O curso foi porreiro mas Altura que la andei havia muitos problemas de disciplina muita malta de bairros k iam para lá só para
                terem direito a subsídios k nada mais faziam sem ser desestabilizar os que gostavam e queria aprender e muitas outras confusões a mistura.

                Tirando esta parte o curso é porreiro e os formadores são todos muito experientes e passam bem a informação.

                Mais alguma duvida pergunta.

                Comentário


                  #9
                  cepra é mais conhecido e conceituado.

                  Comentário


                    #10
                    São as 2 boas. O cepra é um complexo grande e por isso tem mais equipamentos enquanto que a Dual é mais pequena. Mas o que te vai mesmo preparar para o futuro são os estágios, por isso acho que não é importante estares com escolhas. A melhor será a que conseguires entrar primeiro porque não te esqueças que tens até aos 25 anos para entrares.

                    Esse é o maior problema (entrar nos cursos). Ainda para mais agora , em que andam a cortar fundos às escolas. No cepra demoram muito a chamar-te para a entrevista (pode chegar a 2/3 anos) e isso não te garante que fiques no curso, enquanto na Dual increves-te e de certeza que no ano seguinte fazes os psicotécnicos.

                    Espero ter ajudado

                    Comentário


                      #11
                      Obrigado pela resposta combrain.. 2/3 anos?? Porquê?
                      De qualquer maneira vou lá amanhã para me informar melhor acerca de tudo.

                      Cumps

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Veiga Ver Post
                        Obrigado pela resposta combrain.. 2/3 anos?? Porquê?
                        De qualquer maneira vou lá amanhã para me informar melhor acerca de tudo.

                        Cumps
                        Existe uma longa lista de inscritos e em cada curso só existe uma única turma ;) Tendo em conta que os cursos nunca demoram menos do que 1ano, é fácil perceber o longo tempo de espera.

                        Tirei mecatrónica automóvel no Cepra e, no geral, o curso foi bastante proveitoso. Depois disso, fui para engª mecânica.

                        As oficinas estão bem equipadas: banco de potência, vários carros, motores, quadros didácticos com sistemas eléctricos, ferramenta, máquinas de diagnóstico, etc.

                        Agora, a diferença entre um bom e um mau curso lá, só depende de ti. Visto que nenhum dos formadores vai andar a atrás de ti caso andes desmotivado. De resto, são excelentes profissionais e que têm larga experiência no ramo.

                        Comentário


                          #13
                          O cls85 adiantou-se. É mesmo essa a razão.

                          E concordo com o resto do post, os formadores nestes cursos normalmente são bastante bons e ajudam-te bastante se notarem que és empenhado. "Puxam" mais pelos formandos do que no ensino normal, tentam não deixar ninguém para trás.

                          A selecção natural assume forma e os que não estão para se esforçar, depressa saltam fora. Mas no teu caso não deves ter esse problema, motivação não te deve faltar

                          Tenta várias escolas, vai lá mesmo ao local de cada uma, não te fiques só pelos contactos telefónicos ou pela net. Acho que a Salvador Caetano tem um centro ao pé do Leroy na Abrunheira (Sintra), tenta esse também.

                          Boa sorte Veiga para seguires o que gostas

                          Comentário

                          AD fim dos posts Desktop

                          Collapse

                          Ad Fim dos Posts Mobile

                          Collapse
                          Working...
                          X