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Freelander com barulho de pipocas - Help

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    Freelander com barulho de pipocas - Help

    Olá,
    Estreio-me nestas andanças do Fórum por força de um Freelander TD4 3p de 2000 que me fez passar a gostar de automóveis. E o motivo é simples, é um conceito que faz sentido, mas que se apresenta cheio de maleitas! É engraçado analisar a quantidade de problemas que existem relatadas na internet com este modelo e mesmo assim há quem se apaixone por este modelo.

    Um contexto pessoal: sendo um modelo adquirido usado com muito Km, não estranhei quando passado um ano tive que mudar elevador de 1 dos vidros, substituir as duas bombas de gasóleo, e uma cinta e polia do motor. Quando tive que soldar o chassis que estava quebrado comecei a compreender a fragilidade deste carro.

    Bem, agora que ele está há mais de 3 meses sem problemas , começa-me a surgir um novo mal que não sei identificar a causa. Preciso da ajuda de quem melhor entende disto.

    Problema:

    Quando circulo em rotundas a baixa rotação (1500-2500 rpm), ou quando estou em aceleração baixa a virar para a esquerda, ouve-se um ruído de rotação a bater de forma suave de baixo do carro (frente-centro) perto da caixa de velocidade. O ruído parece o de “pipocas a saltar”. Quando surge, basta aliviar a aceleração, passar de caixa para uma mudança superior ou endireitar a curva e a coisa desaparece.

    Será que me podem ajudar a identificar este problema? E já agora, existe processo caseiro/barato para corrigir?

    Obrigado pela ajuda e comentários.

    #2
    Pode ser algum componente do eixo diferencial. Quando o jipe rola a direito as rodas giram à mesma velocidade, como nas curvas as rodas já não giram à mesma velocidade vai obrigar a trabalho dos componentes do eixo diferencial.
    Vê o semi-eixo, engrenagens das planetárias, etc
    Editado pela última vez por ABS; 13 December 2011, 11:28.

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      #3
      Parece-me o barulho de uma transmissão. Não será mais um "toc-toc-toc-toc" contínuo?

      Se virares menos o volante ele desaparece ou nem chega a aparecer?

      Era um dos defeitos desse carro.

      Cumprimentos.

      Comentário


        #4
        Tens muitos forums sobre esse carro uns nacionais e outros estrangeiros.

        Land Rover
        Land Rover Freelander - Land Rover Zone
        LandMania Clube de Portugal • Índice
        www.ForumLandRover.ORG :: O Portal Tcnico sobre Land Rover em Portugus

        Procura por aqui.

        Comentário


          #5
          Isso é o típico barulho da transmissão, mas não diria parecido a pipocas a saltar. Começam por um grilar estranho, devido ao "saltar" dos dados, e depois de bem raspado começam a fazer o toc-toc característico quando está mesmo nas lonas (situação que acaba por ocorrer em qualquer posição da direcção).

          O meu para já só faz em curvas à esquerda, mas há pelo menos 30000km. Mudei-lhe o fole que estava roto e meteu-se doses industriais de massa e lá anda ele, com o mesmo barulho de sempre.

          Comentário


            #6
            É o Anti Lag System

            Agora a sério, boa sorte na resolução do problema

            Comentário


              #7
              Obrigado pela ajuda... penso mesmo que terei que ir à oficina com o carro para ver o que se trata. Tenho algum receio que venha a ser uma despesa grande, se for o dito Viscoso ou já com consequencias no IRD.
              Quanto à experiencia de troca do fole, confesso que foi a experiencia que mais me agradaria pois deve ser barata.
              Vamos lá ver afinal qual é o problema...

              Obrigado.

              Comentário


                #8
                Por acaso não é 1 Freelander 3p preto?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por setyoureyestozion Ver Post
                  Por acaso não é 1 Freelander 3p preto?
                  Olá,

                  Não, não é preto. É lindo laranja torrado ! A pergunta era por algum motivo?...

                  Comentário


                    #10
                    Tive um desses...com alguns dos sintomas iguais aos que descreveste.

                    Foi uma paixão o carro, mas tendo em conta que avariou quase todas as peças (excepto motor), acabou por se dar 1 divorcio precoce!

                    Comentário


                      #11
                      Symptoms - Bell Engineering

                      Espero que ajude.

                      Comentário


                        #12
                        ..um conselho de amigo e de alguém que teve 4 carros desses na família e conhece mais uns 3, vende já isso, sério, nem uma mina consegue alimentar esse rapaz em avarias. Isso que dizes é a famosa caixa que penso que é feita de plástico da maneira que já vi algumas como ficaram.... nao leves a mal, mas acredita esse carro come dinheiro...

                        Comentário


                          #13
                          Vende o carro e compra algo fiável.
                          Um colega tem um desses,e passa a maior parte do tempo na oficina...e leva-lhe uma parte importante do ordenado todos os meses...
                          Outro tem um mais moderno, comprado novo, e também já teve umas despesas avultadas...anda a ver se o vende....há mais de um ano...

                          Comentário


                            #14
                            tenho um amigo que tem um com 400 mil.

                            sempre a bombar

                            faz todos os dias quase 100 kms

                            ja teve que mudar algumas peças, mas para os kms assume que é o normal.

                            Comentário


                              #15
                              Pronto, pronto, eu sei que Freelander é muitas vezes sinónimo de problemas, mas confesso que muitas vezes é só uma gestão de expectativas. Quanto a este meu problema, queria apenas fechar o tópico partilhando o veredicto final, após intervenção de uma garagem de confiança. Um dos parafusos que fixam o apoio da transmissão estava desapertado, e sempre que o viscoso começava a funcionar, vibrava por todos os lados.
                              Por isso, contrariamente à expectativa que já ia formando, a coisa foi simples e sem custo. Falta mencionar que muito possivelmente este parafuso terá sido mal fixado na ultima intervenção que fiz e que terá levado à desmontagem de várias peças (a quando da soldadura do chassis).

                              Dito isto, e de forma a não contribuir mais para a desvalorização deste SUV, aparentemente os TD4 não são tão expostos a estes problemas de transmissão.

                              Um abraço a todos e obrigado pelos conselhos.

                              Comentário


                                #16
                                Melhor assim!

                                Às vezes pequenas coisas parecem grandes problemas e outras vezes é ao contrário. Ainda bem que neste caso foi a primeira hipótese a verificar-se!

                                Comentário

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