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Barulho de Martelar ao Ralenti a frio

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    Barulho de Martelar ao Ralenti a frio

    Boas

    Troquei recentemente o óleo e filtros no meu carro(307 1.4HDI), até a data (140000km) tinha usado um óleo 10w-40 que mudava de 10 em 10km, recomendaram-me usar um 5w-40 dado que disseram-me que o orifício que lubrifica o turbo tem tendência a entupir quando usados óleos mais grossos, dada a reduzida diferença de preço optei então pelo 5w-40 até porque permite trocas mais espaçadas, o problema é que tenho notado um "martelar" na cabeça do motor especialmente a frio que rapidamente desaparece conforme o motor aquece, as tantas a troca de óleo por um mais fino não foi uma boa opção, esta situação é normal em utilização de oleos mais finos, terei que verificar se tenho algum problema na cabeça do motor?

    #2
    presumo que seja afinação hidráulica de válvulas e o barulho se nota enquanto não estão bem lubrificadas as touches, mas aguarda por mais opiniões. em princípio, não deves ter de te preocupar.
    esse óleo que meteste agora, pensas fazer mais de 10000 km com ele?

    Comentário


      #3
      Boas sim estava a pensar em fazer pelo menos 15000 que acho que é o recomendado para um óleo 5w-40, embora se vir que não e recomendado troca-se.

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        #4
        O meu carro faz o mesmo (apenas uma touche) - martela um pouco a frio, a quente desaparece. Isso deveu-se a má lubrificação durante alguns kms (a junta queimou e o óleo ficou contaminado com água).

        Pessoalmente vou trocar as 16 touches, visto que as consegui a bom preço, mas há um aditivo (bardhal) que se pode colocar no óleo para minimizar o problema (problema como quem diz, é só a questão do barulho).

        No entanto, o teu caso pode ser outro - só ouvindo.

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          #5
          É estranho realmente, mas sugiro que voltes ao 10W40. O meu carro (Auris) sempre levou 10W40 e na última revisão a Toyota meteu 5W30, dizem que é o que usam agora... não gostei de o terem feito, e também noto mais ruído a frio apesar de não notar matraquear/martelar. Na próxima vai 10W40 novamente

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            #6
            Respeito a tua opinião mas tens de admitir que o uso de óleo sintéctico é melhor para o motor. Reduz consumos, chega mais depressa onde deve, manutenção mais espaçada, mais limpo..

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              #7
              Sim, é verdade que, comparado ao 10w40, o 5w40 (pelo menos nos K-series como o meu) faz com que se ouçam mais as touches. Até acredito que no meu ela quase se calasse com mineral 15w40 - no entanto, é um óleo que protege menos, piora o rendimento geral do motor e aguenta menos tempo.

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                #8
                se andas-te com 10-40 nisso, acomselho a que facas uma limpeza ao tubo de alimentacao de oleo do turbo ,limpa o filtro que esta dentro do parafuso que aperta o tubo , e que esta por detras do catalizador , retira o carter e troca a pesca do oleo.

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                  #9
                  Tás a dizer isso porque sabes quais as normas (não falo de viscosidades) que a marvca estabelece para o óleo a por nesse carro, certo? É que, para VW's, só por exemplo, existe a norma 505.00. Dentro dessa norma tens 5w40, 10w40, 5w30, etc.... Desde que o óleo cumpra AS NORMAS especificadas pelo fabricante do motor, não haverá qualquer problema. É de evitar é misturar viscosidades diferentes....

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Martins79 Ver Post
                    Boas

                    Troquei recentemente o óleo e filtros no meu carro(307 1.4HDI), até a data (140000km) tinha usado um óleo 10w-40 que mudava de 10 em 10km, recomendaram-me usar um 5w-40 dado que disseram-me que o orifício que lubrifica o turbo tem tendência a entupir quando usados óleos mais grossos, dada a reduzida diferença de preço optei então pelo 5w-40 até porque permite trocas mais espaçadas, o problema é que tenho notado um "martelar" na cabeça do motor especialmente a frio que rapidamente desaparece conforme o motor aquece, as tantas a troca de óleo por um mais fino não foi uma boa opção, esta situação é normal em utilização de oleos mais finos, terei que verificar se tenho algum problema na cabeça do motor?



                    Isso é um problema crónico dos 1.4HDI, já aconteceu 2x na Nemo da frota, é de 2008, tem 100kms, e o problema, se for o que estou a pensar, são os injectores, parece mesmo válvulas a bater.

                    Comentário


                      #11
                      O meu HDI tem 180kk e até agora o martelar que ouço quando pego no carro pela primeira vez durante o dia é apenas o facto de estar frio e passa logo após uns minutos...

                      Certifica-te se é mesmo um barulho tipo "martelo" como dizes ou se é um tssss...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                        É estranho realmente, mas sugiro que voltes ao 10W40. O meu carro (Auris) sempre levou 10W40 e na última revisão a Toyota meteu 5W30, dizem que é o que usam agora... não gostei de o terem feito, e também noto mais ruído a frio apesar de não notar matraquear/martelar. Na próxima vai 10W40 novamente
                        Fazes mal o 5W30 é o adquado.

                        Comentário


                          #13
                          esse e um probllema conhecido ,tenho 6 motores desses na frota ,todos eles com o mesmo problema.

                          Comentário


                            #14
                            Boas , obrigado a todos pelas respostas, o barulho apenas se nota mais quando o carro esta parado bastantes horas e a frio, se o óleo 5w-40 é melhor em termos de protecção com a consequência de um maior barulho a frio, não há crise, a minha dúvida é como posso saber se são os injectores (fazia barulho sempre?) e não as touches. Uma nota ontem fui andar com ele na auto-estrada e não notei diferenças em termos de rendimento.

                            Comentário


                              #15
                              o mal e que quando notares, ja tems 600 € para gastar num turbo, que a ser da turbo tec ja traz, tubo de alimentacao de oleo, parafusos de fixacao do tubo, pesca de oleo do motor e orings

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por vitorbarbosa Ver Post
                                o mal e que quando notares, ja tems 600 € para gastar num turbo, que a ser da turbo tec ja traz, tubo de alimentacao de oleo, parafusos de fixacao do tubo, pesca de oleo do motor e orings
                                e não há nada que se possa fazer para evitar que aconteça?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por vitorbarbosa Ver Post
                                  o mal e que quando notares, ja tems 600 € para gastar num turbo, que a ser da turbo tec ja traz, tubo de alimentacao de oleo, parafusos de fixacao do tubo, pesca de oleo do motor e orings
                                  Olá Vitor

                                  E achas que poderá danificar o turbo, afinal nunca notei nada no turbo o barulho é da cabeça do motor e só se notou quando mudei para o oleo 5w-40, ou achas que o tempo que o carro usou 10w-40 poderá ter danificado alguma coisa?

                                  Cumps.

                                  Comentário


                                    #18
                                    sim danifica o turbo , isso e certo ,para evitares isso limpas o tubo de alimentacao de oleo do tûrbo e respectivo filtro ,verifica o estado da pesca de oleo e troca-a ou limpa ,em como ja disse tenho 6 motores desses na frota e 4 ja deram problemas ,os outros dois limpei as pecas ,e em 9 1.6 o procedimento e exactamente o mesmo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Boas este é o barulho que faz a frio se alguem poder comentar agradecia:

                                      http://cir.pt/307.mp3

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Martins79 Ver Post
                                        Boas este é o barulho que faz a frio se alguem poder comentar agradecia:

                                        http://cir.pt/307.mp3
                                        Ainda não chegou óleo suficiente e quente à parte de cima do motor..

                                        Comentário

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