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Acidente no Forno - Rua D.Afonso Henriques

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    Acidente no Forno - Rua D.Afonso Henriques

    Boas! Alguém sabe deste acidente? Um familiar meu presenciou e tirou umas fotos, segue-se o link para o álbum. Envolveu um Taxi Mercedes Classe C W202, e um Toyota Corolla cuja geração não consigo encontrar. Ao que parece, apesar de não terem havido mortes, os condutores (quer um quer outro iam sozinhos) foram transportados de emergência para o Hospital.

    ImageShack Album - 20 images

    #2
    se por cada acidente que se presencia, se abre um topico... jazus...

    Comentário


      #3
      e onde é a rua d. afonso henriques? até pensei que fosse em guimarães. nem todos conhecem as ruas todas.

      espero que tudo não tenha passado de um grande susto e de umas mazelas maiores.

      Comentário


        #4
        O Corolla é um liftback da 7ª geração (1991-1998).

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
          O Corolla é um liftback da 7ª geração (1991-1998).

          Exacto um E11

          Comentário


            #6
            A rua que te referes é aquela entre a Maia e Porto?

            Se sim, tem vários semáforos, passadeiras, cruzamentos... como é que arranjaram tal estoiro?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Dan Ver Post
              se por cada acidente que se presencia, se abre um topico... jazus...
              Sim, mas é um acidente grave.

              Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
              e onde é a rua d. afonso henriques? até pensei que fosse em guimarães. nem todos conhecem as ruas todas.

              espero que tudo não tenha passado de um grande susto e de umas mazelas maiores.
              R. Dom Afonso Henriques, 1334 Maia, Porto - Google Maps - Aqui mas em frente àquela curva, onde tem o stand de carros.

              Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
              A rua que te referes é aquela entre a Maia e Porto?

              Se sim, tem vários semáforos, passadeiras, cruzamentos... como é que arranjaram tal estoiro?
              Sim, é essa. Ao que parece, o condutor do Corolla vinha em contra mão, mas sem certezas.
              Editado pela última vez por zerenau5; 17 December 2011, 23:15.

              Comentário


                #8
                não é em valongo?

                Comentário


                  #9
                  conheço perfeitamente o sitio, passo nessa rua quase todos os dias.
                  esta rua d.afonso henriques é a rua que liga a areosa(porto) ate ermesinde, travagem, aguas santas e que separa a cidade da maia e gondomar.
                  quanto ao acidente certamente algum dos carros vinha da rua do stand fiel motor e não respeitou a sinalização vertical e colidiu com o veiculo que circulava na rua d. afonso henriques.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                    não é em valongo?
                    Não, é precisamente onde disse o Marco99.

                    Originalmente Colocado por Marco99 Ver Post
                    conheço perfeitamente o sitio, passo nessa rua quase todos os dias.
                    esta rua d.afonso henriques é a rua que liga a areosa(porto) ate ermesinde, travagem, aguas santas e que separa a cidade da maia e gondomar.
                    quanto ao acidente certamente algum dos carros vinha da rua do stand fiel motor e não respeitou a sinalização vertical e colidiu com o veiculo que circulava na rua d. afonso henriques.
                    Sim, é essa rua precisamente. Não, quer um quer outro vinham na Afonso Henriques, o taxi vinha do lado de Ermesinde, e o Corolla do lado da Areosa. Ao que parece o Corolla terá vindo em contra-mão, mas o meu familiar não presenciou o acidente.

                    Comentário


                      #11
                      Fonix é assim essa rua é muito propensa a acidentes dada a quantidade de cruzamentos, semáforos, pasadeiras... mas caramba... um frente a frente desses!!!

                      Comentário


                        #12
                        O taxista bateu com a cabeça no para brisas, o airbag por si nao o safou, sempre fez confusao como podem andar sem cinto

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por armandosilva Ver Post
                          O taxista bateu com a cabeça no para brisas, o airbag por si nao o safou, sempre fez confusao como podem andar sem cinto

                          Embora não concorde com a medida eles e outros profissionais estão dispensados do uso.

                          Despacho n.º 10/97,
                          de 30 de Abril


                          Dispensa do uso obrigatório de cinto de segurança

                          (Publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 100, de 30 de Abril)


                          O n.º 10.º da Portaria n.º 849/94, de 22 de Setembro, permite à Direcção-Geral de Viação dispensar do uso de cinto de segurança as pessoas em relação às quais o mesmo se revele inconveniente para o adequado exercício da actividade profissional ou para assegurar o bom funcionamento das actividades relacionadas com serviços de ordem pública de segurança ou de emergência.
                          Assim, considerando o elevado número de condutores de automóveis ligeiros de aluguer, letra A, letra T ou taxímetro, e por razões de segurança pessoal destes;
                          Considerando ainda o elevado número de condutores de veículos automóveis de polícia e de bombeiros e a reconhecida inconveniência do uso sistemático do cinto de segurança por esses condutores, determina-se, ao abrigo do disposto no n.º 10.º da Portaria n.º 849/94, de 22 de Setembro, o seguinte:
                          1 - Os condutores de automóvel ligeiro de aluguer, letra A, letra T ou taxímetro, ficam dispensados do uso obrigatório de cinto de segurança, dentro das localidades.
                          2 - Os condutores de veículos de polícia e de bombeiros, bem como os bombeiros e agentes da autoridade transportados nesses veículos, ficam igualmente dispensados do uso obrigatório de cinto de segurança, dentro das localidades.
                          3 - Ficam revogados os despachos DGV n.os 15/93, de 5 de Maio, e 19/93, de 4 de Junho.

                          31 de Março de 1997. - O Director-Geral, Amadeu Pires.


                          Comentário


                            #14
                            Não se consegue perceber pelas fotos onde se situa o eixo da via.

                            No entanto, numa das fotos, vê-se o veículo de desencarceramento dos bombeiros mais atrás e ao lado direito do Toyota, dando a entender que este terá transposto o referido eixo.

                            Comentário


                              #15
                              O Corolla e este



                              O mais interessante e que o Toyota, um tres estrelas Euroncap, teve que ser cortado para tirar de la o condutor


                              enquanto que o Classe C com apenas duas estrelas no Euroncap, aguentou muito melhor o embate






                              http://www.euroncap.com/tests/merced...s_1997/18.aspx

                              http://www.euroncap.com/tests/toyota...a_1998/43.aspx
                              Editado pela última vez por GTTDI; 18 December 2011, 17:29.

                              Comentário


                                #16
                                As estrelas da Euroncap não dizem respeito só a quantidade de energia absorvida por um chassis, por isso é que eu sempre disse que as muitas estrelas dos Renault são treta, mas claro que fui logo crucificado pois neste Forum não se pode dizer algumas verdades!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por GTTDI Ver Post
                                  O mais interessante e que o Toyota, um tres estrelas Euroncap, teve que ser cortado para tirar de la o condutor
                                  enquanto que o Classe C com apenas duas estrelas no Euroncap, aguentou muito melhor o embate
                                  Pois, mas o carro pode ter sido cortado apenas e só pela necessidade de, por exemplo, retirar o condutor para uma maca rigida, ou seja, apenas pelo protocolo para esta situação.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                    Pois, mas o carro pode ter sido cortado apenas e só pela necessidade de, por exemplo, retirar o condutor para uma maca rigida, ou seja, apenas pelo protocolo para esta situação.
                                    Repara como a porta do Mercedes abriu e a do Toyota não...pode ser a diferença entre viver ou morrer

                                    Neste caso, como o acidente não foi normalizado, pode-se argumentar que as condições não eram perfeitas e que o Toyota estava na pior situação mas...para mim foi uma questão de pesos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                      Repara como a porta do Mercedes abriu e a do Toyota não...pode ser a diferença entre viver ou morrer

                                      Neste caso, como o acidente não foi normalizado, pode-se argumentar que as condições não eram perfeitas e que o Toyota estava na pior situação mas...para mim foi uma questão de pesos.
                                      Ninguém pode garantir isso Movyk. Para se abrir uma porta não é necessário cortar o pilar B, tal como aqui ocorreu.

                                      Admito que o Mercedes se tenha portado melhor, mas penso que as imagens só por si não são completamente esclarecedoras.

                                      Uma coisa é certa, com carros dos anos 70/80 os condutores tinham ficado muito provavelmente com o volante debaixo do queixo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                                        Fonix é assim essa rua é muito propensa a acidentes dada a quantidade de cruzamentos, semáforos, pasadeiras... mas caramba... um frente a frente desses!!!
                                        Pois, acidentes desta gravidade não é costume.

                                        Originalmente Colocado por armandosilva Ver Post
                                        O taxista bateu com a cabeça no para brisas, o airbag por si nao o safou, sempre fez confusao como podem andar sem cinto
                                        É verdade, mas o facto é que quem se lixa são eles.

                                        Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                        Não se consegue perceber pelas fotos onde se situa o eixo da via.

                                        No entanto, numa das fotos, vê-se o veículo de desencarceramento dos bombeiros mais atrás e ao lado direito do Toyota, dando a entender que este terá transposto o referido eixo.
                                        Pelo que o meu familiar disse, o Corolla de facto vinha em contra-mão.

                                        Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                        Pois, mas o carro pode ter sido cortado apenas e só pela necessidade de, por exemplo, retirar o condutor para uma maca rigida, ou seja, apenas pelo protocolo para esta situação.
                                        Ao que parece, a porta estava direitinha, mas tiveram que cortá-la porque não abria para tirar o condutor. Pelo que me disseram, um bombeiro colocou o condutor do Corolla com aquela espécie de colarinho no pescoço, a soro, e enquanto cortaram a porta o bombeiro ficou a segurá-lo através do banco de trás, porque não sabiam se ele tinha as pernas presas ou não.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                          Repara como a porta do Mercedes abriu e a do Toyota não...pode ser a diferença entre viver ou morrer

                                          Neste caso, como o acidente não foi normalizado, pode-se argumentar que as condições não eram perfeitas e que o Toyota estava na pior situação mas...para mim foi uma questão de pesos.
                                          Esclarecido no meu post anterior ;)

                                          Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                          Ninguém pode garantir isso Movyk. Para se abrir uma porta não é necessário cortar o pilar B, tal como aqui ocorreu.

                                          Admito que o Mercedes se tenha portado melhor, mas penso que as imagens só por si não são completamente esclarecedoras.

                                          Uma coisa é certa, com carros dos anos 70/80 os condutores tinham ficado muito provavelmente com o volante debaixo do queixo.
                                          Mas foi para isso, e ao que parece tentaram com diversos tipos de aparelhos cortar a porta, só conseguiram após diversas tentativas com diversos aparelhos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            A meu ver isso da porta abrir ou fechar é tudo treta.
                                            O meu primo na semana passada espetou-se numa nacional com uma megane das novas por culpa de uma senhora que fez mal uma ultrapassagem.
                                            O seat ibiza dela (de 94) ficou +- inteiro mas a senhora faleceu, eles tiveram de ser desencarcerados mas ficaram todos bem (ficaram com as marcas dos cintos e airbags, além do óbvio trauma psicológico). A carrinha foi para a sucata.
                                            Antigamente é que os carros ficavam melhor que as pessoas, pois era só chapa e aço a bater. Actualmente os carros estão feitos para abater e absorver a força do impacto garantindo apenas a rigidez das células de segurança. O que importa é o que vai lá dentro ficar bem, se a casca vai para o lixo não interessa.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                                              A meu ver isso da porta abrir ou fechar é tudo treta.
                                              O meu primo na semana passada espetou-se numa nacional com uma megane das novas por culpa de uma senhora que fez mal uma ultrapassagem.
                                              O seat ibiza dela (de 94) ficou +- inteiro mas a senhora faleceu, eles tiveram de ser desencarcerados mas ficaram todos bem (ficaram com as marcas dos cintos e airbags, além do óbvio trauma psicológico). A carrinha foi para a sucata.
                                              Antigamente é que os carros ficavam melhor que as pessoas, pois era só chapa e aço a bater. Actualmente os carros estão feitos para abater e absorver a força do impacto garantindo apenas a rigidez das células de segurança. O que importa é o que vai lá dentro ficar bem, se a casca vai para o lixo não interessa.
                                              O que interessa é a celula de sobrevivencia (habitaculo) ficar intacta

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                                                A meu ver isso da porta abrir ou fechar é tudo treta.
                                                O meu primo na semana passada espetou-se numa nacional com uma megane das novas por culpa de uma senhora que fez mal uma ultrapassagem.
                                                O seat ibiza dela (de 94) ficou +- inteiro mas a senhora faleceu, eles tiveram de ser desencarcerados mas ficaram todos bem (ficaram com as marcas dos cintos e airbags, além do óbvio trauma psicológico). A carrinha foi para a sucata.
                                                Antigamente é que os carros ficavam melhor que as pessoas, pois era só chapa e aço a bater. Actualmente os carros estão feitos para abater e absorver a força do impacto garantindo apenas a rigidez das células de segurança. O que importa é o que vai lá dentro ficar bem, se a casca vai para o lixo não interessa.
                                                Tudo o que tu disseste é certo, menos a questão da porta. É aliás, uma questão muito relevante, como se pode ver neste mesmo tópico.

                                                Repare-se que em algumas fotos vemos ainda os bombeiros a cortar a porta do Toyota. O homem que ia dentro do mercedes já estava cá fora há muito tempo.

                                                É um dos pontos que se verificam em crash-tests, como os da ADAC ou do fifth gear.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por armandosilva Ver Post
                                                  O taxista bateu com a cabeça no para brisas, o airbag por si nao o safou, sempre fez confusao como podem andar sem cinto
                                                  Acredita que este é mais um dos que vai passar a usar!

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por zerenau5 Ver Post
                                                    Sim, mas é um acidente grave.
                                                    tudo bem, mas há varios acidentes graves diarios, presenciados... e nao se coloca aqui, por nao ver necessidade disso... mas cada qual com a sua teoria...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                      Tudo o que tu disseste é certo, menos a questão da porta. É aliás, uma questão muito relevante, como se pode ver neste mesmo tópico.

                                                      Repare-se que em algumas fotos vemos ainda os bombeiros a cortar a porta do Toyota. O homem que ia dentro do mercedes já estava cá fora há muito tempo.

                                                      É um dos pontos que se verificam em crash-tests, como os da ADAC ou do fifth gear.
                                                      Perfeitamente! E o ADAC foi um dos grandes responsáveis por os carros hoje apresentarem (quase) todos puxadores de portas à la Mercedes! Já alguém reparou nisso? É essa a razão!

                                                      Eles fartavam-se de dar na cabeça aos construtores por causa disso!

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                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                        Perfeitamente! E o ADAC foi um dos grandes responsáveis por os carros hoje apresentarem (quase) todos puxadores de portas à la Mercedes! Já alguém reparou nisso? É essa a razão!

                                                        Eles fartavam-se de dar na cabeça aos construtores por causa disso!
                                                        Nunca tinha pensado nisso, mas até pode fazer sentido! Qual é a vantagem prática em relação aos outros puxadores, estes (tipo mercedes) partem-se mais dificilmente?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                                                          Nunca tinha pensado nisso, mas até pode fazer sentido! Qual é a vantagem prática em relação aos outros puxadores, estes (tipo mercedes) partem-se mais dificilmente?
                                                          É exactamente isso. Ou, por outra: os outros partem-se facilmente, para além de que só permitem exercer uma fracção da força manual para abrir a porta permitida pelos puxadores tipo Mercedes. Ou seja, tu com a mão consegues mais facilmente abrir a porta, ainda que ligeiramente encravada, permitindo um acesso muito mais rápido às vítimas para se poder socorrê-las.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por zerenau5 Ver Post
                                                            Esclarecido no meu post anterior ;)


                                                            Mas foi para isso, e ao que parece tentaram com diversos tipos de aparelhos cortar a porta, só conseguiram após diversas tentativas com diversos aparelhos.
                                                            Apesar de não ter visto as fotos, logo o tipo de abertura que foi feita. Chamo à atenção de que a abertura é feita com recurso a 2 ferramentas (pelo menos).

                                                            També se pode dar o caso de o material não ser de topo, mas esses carros não são propriamente dificeis de cortar...

                                                            Comentário

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