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Anti-congelante congelado

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    Anti-congelante congelado

    Boas pessoal, qual é a gravidade da situação se por acaso um anticongelante congelar?
    O que se deve fazer?
    cumpts

    #2
    Rachar te o bloco, tubos etc... Mas o anticongelante não congela... tal como o nome diz

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por skynet Ver Post
      Rachar te o bloco, tubos etc... Mas o anticongelante não congela... tal como o nome diz
      E se for tipo -10 graus? Há anticongelantes que só vão até aos -5ºC,
      O motor trabalha e acaba por rachar depois?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por tiagomp Ver Post
        E se for tipo -10 graus? Há anticongelantes que só vão até aos -5ºC,
        O motor trabalha e acaba por rachar depois?
        Não, o liquido quando congela aumenta o seu volune e se isso acontece dentro de um espaço, acaba por ceder

        Mete uma garrafa agua no congelador e ve o que acontece

        A mistura de agua destilada e anti congelante Deve ser 50/50 , aguenta bem -10º.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por skynet Ver Post
          Não, o liquido quando congela aumenta o seu volune e se isso acontece dentro de um espaço, acaba por ceder

          Mete uma garrafa agua no congelador e ve o que acontece

          A mistura de agua destilada e anti congelante Deve ser 50/50 , aguenta bem -10º.
          Ah, então deve ser tranquilo, tenho o carro tapado de neve, ainda agora o pus a trabalhar, mas tava com um pouco de medo pois não sei o liquido que ele tem la dentro...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por tiagomp Ver Post
            Ah, então deve ser tranquilo, tenho o carro tapado de neve, ainda agora o pus a trabalhar, mas tava com um pouco de medo pois não sei o liquido que ele tem la dentro...
            Ao peugeot ja de casa rebentou o radiador. Acho que o melhor que tens a fazer, antes de ficares tranquilo, é abrires o vaso de expansão e ver se o liquido esta congelado ou não.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
              Ao peugeot ja de casa rebentou o radiador. Acho que o melhor que tens a fazer, antes de ficares tranquilo, é abrires o vaso de expansão e ver se o liquido esta congelado ou não.
              E se por acaso estiver congelado, o que faço?
              Pode haver a possibilidade de congelar e não partir, penso eu, mas amanha vou tirar duvidas e confirmo como está...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por skynet Ver Post
                Não, o liquido quando congela aumenta o seu volune e se isso acontece dentro de um espaço, acaba por ceder

                Mete uma garrafa agua no congelador e ve o que acontece

                A mistura de agua destilada e anti congelante Deve ser 50/50 , aguenta bem -10º.
                Nem sempre é 50/50, depende do carro.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por tiagomp Ver Post
                  E se por acaso estiver congelado, o que faço?
                  Pode haver a possibilidade de congelar e não partir, penso eu, mas amanha vou tirar duvidas e confirmo como está...
                  Pode não partir, mas se moras numa zona assim de tanto frio, não brinques muito com isso, e investe num bom glicol, pois, se o que lá tens for até 5 graus negativos, mais dia menos dia vais ter despesas maiores.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por tiagomp Ver Post
                    E se por acaso estiver congelado, o que faço?
                    Pode haver a possibilidade de congelar e não partir, penso eu, mas amanha vou tirar duvidas e confirmo como está...
                    Há líquidos com uma maior amplitude térmica, se tás com dúvidas muda o líquido por um de melhor qualidade, aconselho-te a ir à marca ou fóruns de países nórdicos para saber o que aconselham para climas mais frios.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por After Ver Post
                      Há líquidos com uma maior amplitude térmica, se tás com dúvidas muda o líquido por um de melhor qualidade, aconselho-te a ir à marca ou fóruns de países nórdicos para saber o que aconselham para climas mais frios.
                      Não nada disso, foi uma situação ocasional, estou num pais com muita neve, Andorra, na zona onde moro (Algarve) não caiu nem um bocadinho de neve, mas só agora me lembrei do anti-congelante que é a única coisa que poderá congelar, penso eu... (o carro é a gasolina)

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por tiagomp Ver Post
                        Não nada disso, foi uma situação ocasional, estou num pais com muita neve, Andorra, na zona onde moro (Algarve) não caiu nem um bocadinho de neve, mas só agora me lembrei do anti-congelante que é a única coisa que poderá congelar, penso eu... (o carro é a gasolina)
                        Nesse caso tem cuidado, se algumas vez te mudaram o líquido muitas vezes o mecânico gosta de meter só um litro de líquido concentrado só para dar cor e meter o resto de água para poupar.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por After Ver Post
                          Nem sempre é 50/50, depende do carro.
                          Pelo menos mais do que 50% gilcol não covem

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por tiagomp Ver Post
                            Não nada disso, foi uma situação ocasional, estou num pais com muita neve, Andorra, na zona onde moro (Algarve) não caiu nem um bocadinho de neve, mas só agora me lembrei do anti-congelante que é a única coisa que poderá congelar, penso eu... (o carro é a gasolina)

                            Eu no tópico da viagem disse para colocar um bom anticongelante. Há para aplicar directamente no depósito até -20ºC.

                            E já agora dou de conselho atestar o carro com gasolina de Andorra. Possui nesses locais mais frios um aditivo com um ponto de congelação mais alto, permitindo resistir a temp. mais baixas. E o próprio depósito cheiro também ajuda.

                            Boas esquiadelas.... como gostava de estar ai....

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                              Eu no tópico da viagem disse para colocar um bom anticongelante. Há para aplicar directamente no depósito até -20ºC.

                              E já agora dou de conselho atestar o carro com gasolina de Andorra. Possui nesses locais mais frios um aditivo com um ponto de congelação mais alto, permitindo resistir a temp. mais baixas. E o próprio depósito cheiro também ajuda.

                              Boas esquiadelas.... como gostava de estar ai....
                              Eu antes de seguir viagem fui ao mecanico, ele viu o anticongelante e disse que estava bom, não insisti muito pois nunca pensei que o tempo estivesse assim, mas isto é tudo uma suposição pois não sei mesmo como esta, daqui a pouco já lá vou espreitar, em principio deve tar tudo bem.

                              Comentário


                                #16
                                Bem felizmente penso não haver problema pois fui dar lá uma espreitadela e estava tudo bem, completamente liquido, mas era uma questão que me deixava um pouco confuso dos problemas que poderia causar. cumpts

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por tiagomp Ver Post
                                  Bem felizmente penso não haver problema pois fui dar lá uma espreitadela e estava tudo bem, completamente liquido, mas era uma questão que me deixava um pouco confuso dos problemas que poderia causar. cumpts
                                  Muda o quanto antes para um liquido decente. Na dúvida, vai à marca do carro e escolhe um que aguente -40ºC.

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                                    #18
                                    Originalmente Colocado por skynet Ver Post
                                    Pelo menos mais do que 50% gilcol não covem
                                    Não é bem assim. Concentração de 70% de glicol é a que tem a melhor protecção contra a congelação (dá até 51 celsius negativos). A partir daí é que a protecção começa a descer: Com 80% de glicol, protege até -45º, e aos 90% de concentração a protecção desce só até aos -29.

                                    É comum, em alguns estados Americanos mais frios, e também em países muito frios, usarem concentrações de 70% de glicol para 30% de água. Quanto mais glicol na concentação, maior é também o ponto de ebulição do líquido. 50% de glicol tem o ponto de ebulição aos 107 graus. 70% só aos 116º, e 100 % de glicol só aos 197º celsius!

                                    Resumindo, 50% é mais do que suficiente para qualquer pessoa que viva em zonas onde a temperatura não desça dos 20 ou 25 negativos. Se descer, já convém estudar a hipótese dos 60% ou 70%.
                                    Editado pela última vez por pedro19; 19 December 2011, 21:03.

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                                      #19
                                      Quanto ao autor do tópico:

                                      Segundo este site, a temperatura mínima em Andorra (capital) não desce dos -12, por isso uma concentração de 50% (que proteja até menos 34º) é mais do que suficiente para proteger o teu carro.

                                      Climate History for Andorra la vella | Holiday | Andorra

                                      Comentário

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