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Óleo baixa e fumo azul

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    Óleo baixa e fumo azul

    Boas,

    Desde que mudei o óleo ao meu Fiesta mk3 (há 1500kms) que no primeiro arranque da manhã ele faz uma fumarada digna de um diesel, fumo acizentado com tons de azul, mas como me cheirava a gasolina e o óleo não descia deixei andar.

    Hoje fui ver o óleo e tá pouco acima de meio e não vejo óleo em mais lado nenhum, pelo que ele o está mesmo a queimar, algo que nunca fez até agora.

    Mas só faz isto no primeiro arranque (cerca de 5 segundos se tanto) e não volta mais a fazer, além de não deitar fumo algum mesmo com o "prego na tábua".

    Se o usar de manhã bem cedo deita o dito fumo e se o desligar e só voltar a ligar à noite pela hora do jantar (quem diz à hora do jantar diz mais tarde) já não deita.

    O que pode estar a provocar isto? Sei que o primeiro passo é ver o estado das velas, mas tenho que comprar uma chave para as ver primeiro, pois até já está na altura de as trocar, pois já têm cerca de 15k km.

    Terei algum problema grave no motor?

    Agradecia alguma ajuda!

    Cumprimentos e boas festas

    EDIT: a pouca potência que ele tem de origem (60 póneis) está lá à mesma (pelo que estranho um pouco que tenha as velas ensopadas) e se lhe der uma sapatada ele desenvolve bem, a par dos consumos que continuam abaixo dos 7 como sempre.

    #2
    Eu resolvi esse mesmo problema no meu Fiesta mk3, no verão passado: segmentos novos e juntas novas.
    Ficou 5*!
    Foram os 650€ mais bem gastos da minha vida (peças e MO a preço de amigo claro...)

    Agora (já la vão 5kkm) o óleo nem mexeu na vareta...

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      #3
      A questão é que ele nunca consumiu óleo e isto só começou a acontecer depois de ter mudado de óleo. É certo que tem levado uma esfrega pouco habitual e ando a ritmos mais acelerados que o costume, mas enquanto frio não há brincadeira para ninguém.

      5 mil km desde o verão passado é pouco.. Eu fiz-lhe 35 mil :P

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        #4
        Mete o dedo no escape! Está gorduroso?

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          #5
          Já está parado há umas horas, faz diferença ou pode ser mesmo assim?

          Comentário


            #6
            Dá de qualquer maneira, mas recomendo ser quando estiver parado e com o escape frio

            Comentário


              #7
              Então amanhã pela manhã vou sair e vou ver o festival que vai sair por aquele escape, mas antes vejo isso.

              Vou ver novamente o nível do óleo e atestar se necessário. Do máximo ao mínimo da vareta e segundo o manual corresponde a meio litro, pelo que estando acima do meio terá perdido cerca de 100-150 ml em 1500km, o que ainda assim não será significativo e há quem diga mesmo que é normal.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                Boas,

                Desde que mudei o óleo ao meu Fiesta mk3 (há 1500kms) que no primeiro arranque da manhã ele faz uma fumarada digna de um diesel, fumo acizentado com tons de azul, mas como me cheirava a gasolina e o óleo não descia deixei andar.

                Hoje fui ver o óleo e tá pouco acima de meio e não vejo óleo em mais lado nenhum, pelo que ele o está mesmo a queimar, algo que nunca fez até agora.

                Mas só faz isto no primeiro arranque (cerca de 5 segundos se tanto) e não volta mais a fazer, além de não deitar fumo algum mesmo com o "prego na tábua".

                Se o usar de manhã bem cedo deita o dito fumo e se o desligar e só voltar a ligar à noite pela hora do jantar (quem diz à hora do jantar diz mais tarde) já não deita.

                O que pode estar a provocar isto? Sei que o primeiro passo é ver o estado das velas, mas tenho que comprar uma chave para as ver primeiro, pois até já está na altura de as trocar, pois já têm cerca de 15k km.

                Terei algum problema grave no motor?

                Agradecia alguma ajuda!

                Cumprimentos e boas festas

                EDIT: a pouca potência que ele tem de origem (60 póneis) está lá à mesma (pelo que estranho um pouco que tenha as velas ensopadas) e se lhe der uma sapatada ele desenvolve bem, a par dos consumos que continuam abaixo dos 7 como sempre.
                Antes de mais, só um "pormenor": o carro é de carburador ou injecção?

                É que os carburadores por vezes tinham coisas dessas, mas adiante.


                Tu não podes ter um problema grave no motor, se o som dele continua na mesma, se continua a puxar o normal, consome o habitual, e sobretudo se não deita fumo nenhum mesmo com o pé a fundo.


                Convém não esquecer que os motores a gasolina deitam sempre muito vapor quando estão frios, e os mais antigos ainda pior (por concepção).

                Como disseste, podes tirar as velas e ver se alguma apresenta sintomas de andar a queimar óleo, embora duvide um bocado mediante dizeres que a fundo ele não manda fumo nenhum.

                Nos carros de carburador, acontecia bastante (leia-se com o passar dos anos e uso) que os carros ficassem a fumar um bocado ao colocar a trabalhar, eventualmente por pequenas fugas internas que alteravam por um bocado o rácio de combustível/ar.

                Nos de injecção, não é de descurar a possibilidade de alguma sujidade a causar isso.

                Também podes ter qualquer coisa eléctrica que faça isolar uns dos cilindros a frio (tipo cabo de velas ou vela), se bem que isso seria algo que ouvirias também.


                O consumo de óleo é difícil de avaliar, mas esses valores não são nada demais.

                Conheço quem tenha alterações drásticas de consumo de óleo mudando a marca do óleo, e também aqui importa saber qual a viscosidade do óleo que agora colocaste.

                Esses motores não pedem (e eventualmente nem gostam) de óleos com viscosidades muito baixas.

                Comentário


                  #9
                  Bom dia!

                  Este é a injecção monoponto. Eu não noto qualquer alteração no som do motor enquanto está a mandar aquela fumarada, pois é igual a tantos outros dias, estando com o relantim às 1500 rpm como sempre fez e acaba de fumar antes de regularizar o relantim nas 900~.

                  O óleo que estou a usar tem a mesma graduação de sempre, 10w40, mas mudei para o BP Visco 3000, o que poderá ter a sua influência.

                  Como vou sair vou gravar o primeiro arranque para verem

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post

                    É certo que tem levado uma esfrega pouco habitual e ando a ritmos mais acelerados que o costume
                    Julgo que a resposta está aqui.

                    Os carros consomem mais óleo quando estão a levar coça, julgo eu... mas os experts que se pronunciem

                    Comentário


                      #11
                      Ora bem, fui ao escape, ainda antes de o ligar e não está gorduroso. Apenas tem fuligem, aquele "pó" preto, estando áspero até.

                      Gravei o carro a fumar no primeiro arranque: a qualidade não é a melhor mas dá para ter ideia da dimensão da fumarada. O chão é claro e por vezes não se percebe bem, por isso amanhã (isto porque só voltará a fazer amanhã! Porquê é que eu gostava de saber...) vou tentar arrumar o carro num sitio com o chão escuro.

                      EDIT: esqueci-me do link: http://youtu.be/C8hLXqpBbyo
                      Editado pela última vez por Pauliteiro; 26 December 2011, 11:44.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                        Ora bem, fui ao escape, ainda antes de o ligar e não está gorduroso. Apenas tem fuligem, aquele "pó" preto, estando áspero até.

                        Gravei o carro a fumar no primeiro arranque: a qualidade não é a melhor mas dá para ter ideia da dimensão da fumarada. O chão é claro e por vezes não se percebe bem, por isso amanhã (isto porque só voltará a fazer amanhã! Porquê é que eu gostava de saber...) vou tentar arrumar o carro num sitio com o chão escuro.

                        EDIT: esqueci-me do link: Fiesta a fumar - YouTube
                        Acho perfeitamente normal , condensação da humidade noturna e faz esse fuminho
                        Na minha opinião podes dormir descansado

                        Comentário


                          #13
                          Se não tem oleo no escape (em principio) não está a queimar um exagero de oleo

                          Comentário


                            #14
                            Já viste se fuma pela vareta?
                            Fumo azul custuma ser segmentos na sucata, falta de compressão, mas se dizes que o carro puxa normalmente, pudera ser outra coisa.
                            Fumo a frio todos os carros com motor de explosão deitam e até alguns de combustão interna em condições climáticas mesmo muito frias, o fumo que deita a frio é condensação.

                            Comentário


                              #15
                              Outra coisa que me esqueçi de referir.
                              O carro levou algum aquecimento recentemente ?
                              Experimenta ver se está a misturar água com o óleo e aperta o tubo de borracha que liga ao radiador para ver se está duro ou mole, aperta o tubo apenas quando o carro estiver quente.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por edgarmarques Ver Post
                                Já viste se fuma pela vareta?
                                Fumo azul custuma ser segmentos na sucata, falta de compressão, mas se dizes que o carro puxa normalmente, pudera ser outra coisa.
                                Fumo a frio todos os carros com motor de explosão deitam e até alguns de combustão interna em condições climáticas mesmo muito frias, o fumo que deita a frio é condensação.
                                Ainda não verifiquei esse ponto porque sempre pensei que fosse apenas nos petroleiros devido à maior compressão, mas posso verificar isso.

                                O fumo é de facto azulado e é só no primeiro arranque. Depois pode ir às 6500 que não deita nenhum.

                                Escaldões nunca levou e nada se mistura e água nem sequer perde

                                Comentário


                                  #17
                                  Hoje só peguei nele por volta do meio dia, com sol a bater-lhe e de facto já não fez fumo nenhum, o que apoia a vossa teoria de ser apenas a humidade, mas, nesse caso, não deveriam todos os carros fazer o mesmo?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                                    Hoje só peguei nele por volta do meio dia, com sol a bater-lhe e de facto já não fez fumo nenhum, o que apoia a vossa teoria de ser apenas a humidade, mas, nesse caso, não deveriam todos os carros fazer o mesmo?
                                    E fazem. De manhã todos deitam esse fumo que é a condensação da humidade do sistema de escape.

                                    Até os diesel fazem esse fumo, é perfeitamente normal. Mas pelo que vejo os carros com motores a gasolina fazem mais esse fuminho incolor quando estão frios.

                                    Nos diesel noto esse fumo em dias de muito frio e se o AC estiver ligado.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Esses motores sao muito fiaveis , porem os segmentos sao muito fracos e quase todos estes fiestas 1.1 e 1.3 bebem oleo .

                                      Mas parece que esse nao bebe quase nada , por isso nao te preocupes .

                                      O meu 1.3 já levava 15w40

                                      Comentário

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