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Mercedes 190D - tampa reservatório líquido refrigeração

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    Mercedes 190D - tampa reservatório líquido refrigeração

    O meu problema é que quando o motor aquece, o líquido de refrigeração começa a borbulhar pela união do bocal do reservatório do líquido de refrigeração.

    A tampa é de origem (tem mais de 20 anos) e a minha pergunta é se as molas destas tampas se degradam com o tempo.

    Calculo que a mola esteja a não levantar o suficiente e com o aquecimento do líquido aumenta a pressão e ela alivia pelo sitio mais fraco que por enquanto é a união metálica do bocal do reservatório ao plástico do reservatório.

    Mas não devia ser ao contrário ? Com o tempo a mola ficar mais fraca e abrir com mais facilidade para deixar sair o líquido pela purga de alivio de pressão ?
    Editado pela última vez por guisas; 11 January 2012, 10:12.

    #2
    Depende da forma como a mola funciona.

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      #3
      A junta de borracha já não deve estar grande coisa, não será assim?

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        #4
        Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
        A junta de borracha já não deve estar grande coisa, não será assim?
        Refereste à junta de borracha que está na tampa logo abaixo da mola, não é ? Foi exactamente o que eu fui ver primeiro e por incrível que pareça devido aos seus mais de 20 anos, tem muito bom aspecto e flexibilidade....não está ratada nem nada...

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          #5
          Compra uma tampa.
          Eu mudei a do meu porque perdia agua. (podia ser da tampa)

          Agora comprei um novo recepiente, pois o sensor também deixou de funcionar. Tudo usado.

          Se és da zona de Lisboa na ChiquitaCar encontras de tudo para os Mercedes a bons preços.

          Comentário


            #6
            Eu não percebo grande coisa de mecânica, isto é só mandar para o ar... Mas não poderá ter nada a ver com colaça ou qualquer coisa assim? Pressão a mais no circuito de refrigeração?

            Comentário


              #7
              O circuito de refrigeração tem sempre um pouco de pressão, mas pressão exagerada não é muito bom sinal.

              Mas começa por trocar a tampa do reservatório, de facto ela é composta por uma mola e uma espécie de válvula que em caso de pressão, a mola contrai e empurra a válvula abrindo-a e deixando sair ar.

              O normal é as tampas começarem a deixar sair pressão demais, começando mesmo a perder-se líquido de refrigeração, nessa pode ter acontecido o inverso. Se não queres gastar muito dinheiro vaia uma sucata que arranjas isso barato (5€ por aí). Mas vê nesse local onde sai pressão, se a abraçadeira está bem apertada também.

              Comentário


                #8
                Nova não será cara e sempre é nova, na sucata vai comprar uma igual à que tem!

                Comentário


                  #9
                  Depende, eu para outro carro cá de casa, o tampão custava 30 e tal €, fui a um centro de abate e deram-me aquilo.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por guisas Ver Post
                    O meu problema é que quando o motor aquece, o líquido de refrigeração começa a borbulhar pela união do bocal do reservatório do líquido de refrigeração.

                    A tampa é de origem (tem mais de 20 anos) e a minha pergunta é se as molas destas tampas se degradam com o tempo.

                    Calculo que a mola esteja a não levantar o suficiente e com o aquecimento do líquido aumenta a pressão e ela alivia pelo sitio mais fraco que por enquanto é a união metálica do bocal do reservatório ao plástico do reservatório.

                    Mas não devia ser ao contrário ? Com o tempo a mola ficar mais fraca e abrir com mais facilidade para deixar sair o líquido pela purga de alivio de pressão ?
                    Isso tem um tubo para sair liquido a mais antes de chegar à tampa.. confirma o estado disso.

                    Comentário


                      #11
                      Isso é aquele tubinho em plástico mole. Não me parece que seja isso.

                      Comentário


                        #12
                        Obrigado pelas vossas respostas.

                        Eu sou dos que por mais que tente não consigo aqui meter fotografias.

                        O reservatório é em plástico. O bocal do reservatório onde trabalha a tampa é em metal. Com o motor quente, vê-se borbulhar por fora, na base onde acaba o metal (for fora), aí borbulha muito pequenininho, algum líquido. Ainda agora estive a ver a tampa e ela veda bem, a tirar vem justinha e a entrar também ....tá mesmo justinha. Além disso por dentro, o bocal tem uma base onde assenta a tal borracha da tampa que está loga a seguir à mola. DE cima para baixo temos: tampa, mola, centro de metal com orla de borracha. E pelo que pude ver esta base está acima da parte de metal onde por fora vejo borbulhar.

                        Eventualmente poderá ser que o entre o metal do reservatório e o plástico aquilo tenha "descolado".

                        Inclino-me para problema na tampa. Ou a tampa mal colocada: pois quando a coloco rodo-a até as ranhuras sairem das aberturas para baixar a tampa. E ela tranca. E depois rodo mais um pouco. Até ficar travada. Era assim que vinha.

                        O tubo de respiro do reservatório, que está no bocal dele, está acima do gargalo, portanto muito acima da base onde trabalha a borracha forçada pela mola. O tubo está desentupido, e para sair líquido por ele tem de a pressão empurrar a mola. Quando páro o carro não há líquido no chão desse lado.

                        O líquido está limpinho e o óleo negro como se quer num 190D. O motor puxa uma maravilha. Pelo que problemas na culassa não me parece. Acham que mesmo assim pode ser ?

                        Peço desculpa mas não consigo colocar fotos se não fazia já aqui um esquema do que se passa. Eventualmente poderá ser a braçadeira deste tubo, ou até o tubo de respiro rachado, tenho de ver com mais atenção este pormenor.

                        Comentário


                          #13
                          Ar no circuito de refrigeração? Termostato colado no modo 'fechado' e borbulha o liquido de refrigeração?

                          Comentário


                            #14
                            Como andam as temperaturas?

                            O normal é o tracinho estar sempre um pouco acima de onde marca 80ºC.

                            Fotos, vai ao site imageshack.com e faz lá upload das imagens. Depois colocas aqui os links que nós organizamos as imagens.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                              Como andam as temperaturas?

                              O normal é o tracinho estar sempre um pouco acima de onde marca 80ºC.

                              Fotos, vai ao site imageshack.com e faz lá upload das imagens. Depois colocas aqui os links que nós organizamos as imagens.
                              A temperatura está como dizes, um tiquinho acima dos 80º.
                              Demora a aquecer o normal, arrefece normal, tudo direitinho....é um 190 D !!!

                              O líquido de refrigeração não borbulha no reservatório. Saiem é uma borbulhinhas pequenininhas no sitio onde digo.

                              Vou tentar isso das fotos.

                              Comentário


                                #16
                                link da foto:

                                http://imageshack.us/photo/my-images...eborbulha.jpg/

                                Andei a ver e parece que nos EUA é costume estes reservatórios fissurarem....

                                Por cá já aconteceu a alguém ? Pelo menos algum defeito relacionado com o plástico do reservatório ?
                                Editado pela última vez por guisas; 11 January 2012, 15:46.

                                Comentário


                                  #17
                                  Bom, já substitui a tampa do reservatório por uma nova, novinha mesmo. 8 euros na Mercedes.

                                  Continua a sair líquido.

                                  O termostato está bom, pois o tubo que sai do termóstato e vai para o radiador está quente, pelo que passa ali líquido. Se o radiador estivesse entupido a temperatura subia e se a bomba estivesse marada a temperatura também subia. Certo ?

                                  A temperatura mantém-se normal (tiquinho acima dos 80º).

                                  Valerá a pena avançar para a substituição do reservatório ?

                                  Comentário


                                    #18
                                    O problema deverá estar no reservatório.

                                    Há coisa de 2 meses vi um reservatório de um Punto de '97 em que o bocal onde enrosca a tampa do reservatório tinha-se deformado, provavelmente com o calor, e a tampa, apesar de nova, não vedada o bocal. O resultado era que perdia líquido por ali.

                                    Não sei se será um caso semelhante...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Com a foto fica mais fácil. Troca de reservatório e não te esqueças de retirar o ar do circuito de refrigeração.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Num Astra que o meu pai teve, o plástico à volta do bocal do depósito estalou e em carga, perdia liquido por aí!

                                        Comentário

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