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jimny 1.5ddis/dci 65 funcionamento irregular.

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    jimny 1.5ddis/dci 65 funcionamento irregular.

    saudaçoes.
    caros camaradas, estou com um pequeno problema no meu carro, e gostava de saber se alguem tem alguma ideia do que possa ser antes de o meter na oficina para me inventarem problemas.

    aqui ha uns tempos, levei o jipe para o mato. andou coisa de 30kms, sempre em baixas (nao liguei redutoras, foi um erro,passei a manha a dar uso á embraiagem). o motor nao foi esforçado, muito raramente passou das 2500. como é muito saltitao, nao me apeteceu andar depressa nos buracos, foi sempre primeira, segunda. tambem nao levou pancadas por baixo.

    ao final desses quilometros começou o filme.
    1º- reparei num sopro..como o assobiar do turbo,ou ar a sair duma mangueira. sai do carro e fui ver os tubos das bombas de vacuo da frente, pensei que pudessem ter-se solto nuns ramos ou assim, mas estava tudo bem. desliguei o carro e parou de soprar, liguei e voltou a soprar. desliguei a tracçao as 4 e continuava a mesma coisa. voltei a ligar a tracçao e continuava. o sistema de tracçao estava a funcionar ok.
    como nao me apetecia ficar empanado no mato, decidi vir embora.
    2º- no caminho de volta para a estrada, acende a luz da bateria. rezei para que nao parasse e continuei caminho. ao chegar á estrada, encostei, deixei o carro em ponto morto e fui ao manual ver o que queria dizer a luz da bateria. "pode nao estar a receber carga do alternador" era o que la constava.
    o carro esteve parado em ponto morto 10 minutos, sempre com o tal soprar, e ao final de dez minutos, o carro começa a sacudir de um lado para o outro, a rotaçao começou a subir, as 2000rpm acendeu a luz da resistencia, e eu nao quis ver até onde aquilo ia. desliguei o carro.
    passados 5 minutos volto a ligar, e está tudo bem, o soprar desapareceu, e o motor está a funcionar ok.
    volto para lisboa e tudo está ok, nao sai fumo do escape, nem tenho perdas de rendimento.
    isto foi ha coisa de mes e meio, e desde entao, nunca mais aconteceu (mas tambem nunca mais foi ao mato)
    no entanto, reparo que ao andar pela cidade, ao final de algum tempo a andar, quando paro nos sinais, ou por outra razao qualquer e o carro fica em ponto morto por um bocadinho, ele abana. nao é constante nem regular, tipo, da uma sacudidela ou duas, e passado uns segundos sacode novamente, e acontece sempre que paro depois de ja ter andado um bocado com ele. quando isto acontece, nao acende luzes nem sobe a rotaçao.
    3º- tenho reparado que quando o ligo a frio, o cheiro que vem do escape é muito amargo, tipo petroleo. fumo, só o matinal em dias frios quando pega e até aquecer.

    o meu mecanico disse-me que pode ter sido uma ficha da centralina ou da bomba injectora, que com as vibraçoes no mato causou um mau contacto, ou entao a egr suja.
    gostava de saber o que devo fazer. nao sei se mande limpar os injectores, ou levar á marcA para me verem o que se passa, mas nao queria andar a gastar dinheiro á toa.
    ja agora, o carro é de 2005 e tem 56mkms
    se alguem me puder dar umas luzes, fico muito grato, é o meu bichinho de estimaçao, o meu bebé, e gostava de lhe dar cuidados assim que as coisas aparecem para o estragar o menos possivel

    #2
    algum pedacito de madeira pode ter-se alojado nas correias e (ou alternador), deve também verificar se o tubo da admissão de ar está intacto, sem fissuras. A não ser nada disto, a opinião do mecánico não é de todo descabida!

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
      algum pedacito de madeira pode ter-se alojado nas correias e (ou alternador), deve também verificar se o tubo da admissão de ar está intacto, sem fissuras. A não ser nada disto, a opinião do mecánico não é de todo descabida!

      já que fala na admissao...ao pesquisar no forum da renault, encontrei um post que relacionava o tal cheiro amargo a petroleo,ou a oleo queimado, com oleo na admissao.
      o que é que pode causar a entrada de oleo na admissao?é possivel que aquando de uma mudança de oleo, se for posto oleo a mais, ele acabe por ir parar á admissao?
      é que isto sucedeu 2 dias depois de lhe ter sido mudado o oleo, e as outras causas possiveis sao algo a$$u$tadora$

      Comentário


        #4
        Esse óleo que refere penso que acontece quando o próprio turbo "aspira" o óleo, problema muito frequente nos lagunas 1.9 dci. No seu não me parece que seja o caso, pode-se também dar o caso de haver algum entupimento no circuito de alimentação, talvez por uma inclinação mais pronunciada pode ter sido aspirado lixo do depósito e ter causado algum estrago no circuito, mas isto são só conjecturas, o melhor mesmo é levá-lo a um mecánico e verificar bem todas as ligações, sensores e circuito de alimentação, pode também tirar o filtro de gasóleo e ver como está!

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          #5
          Originalmente Colocado por BlueJimny Ver Post
          já que fala na admissao...ao pesquisar no forum da renault, encontrei um post que relacionava o tal cheiro amargo a petroleo,ou a oleo queimado, com oleo na admissao.
          o que é que pode causar a entrada de oleo na admissao?é possivel que aquando de uma mudança de oleo, se for posto oleo a mais, ele acabe por ir parar á admissao?
          é que isto sucedeu 2 dias depois de lhe ter sido mudado o oleo, e as outras causas possiveis sao algo a$$u$tadora$
          Pelo sintoma de ter começado a acelerar sozinho também me parece que puseste óleo a mais! Tiveste sorte, porque as consequências costumam ser mais graves!

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            #6
            Originalmente Colocado por xsaraman Ver Post
            Pelo sintoma de ter começado a acelerar sozinho também me parece que puseste óleo a mais! Tiveste sorte, porque as consequências costumam ser mais graves!
            nao fui eu que o pus lol. seja como for, de facto, uns dias depois de isto ter acontecido, verifiquei o nivel do oleo por curiosidade, e estava ligeiramente acima da marca. mas isto foi feito pouco depois de ter parado o carro,nao tendo dado muito tempo para a coisa assentar.
            passei a noite a pensar nisto e fui hoje de manha ver isso e o filtro do ar e os tubos da admissao, e o oleo estava na marca, os filtros limpos, mas os tubos tinham um bocadinho de "sarro", aqueles restos de oleo, meio resequidos, como a massa da corrente de bicicleta, nas junçoes. mas nao tinha nada pingado e parecia muito antigo.
            vou-lhe dar mais uns quilometros para ver se o cheiro a oleo queimado passa (deixar consumir aquele bocadinho de oleo a mais), e se depois disso as vibraçoes em ponto morto continuarem, siga para a marca para ver a egr,limpar os injectores e ver o que se passa com o oleo

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              #7
              Originalmente Colocado por BlueJimny Ver Post
              nao fui eu que o pus lol. seja como for, de facto, uns dias depois de isto ter acontecido, verifiquei o nivel do oleo por curiosidade, e estava ligeiramente acima da marca. mas isto foi feito pouco depois de ter parado o carro,nao tendo dado muito tempo para a coisa assentar.
              passei a noite a pensar nisto e fui hoje de manha ver isso e o filtro do ar e os tubos da admissao, e o oleo estava na marca, os filtros limpos, mas os tubos tinham um bocadinho de "sarro", aqueles restos de oleo, meio resequidos, como a massa da corrente de bicicleta, nas junçoes. mas nao tinha nada pingado e parecia muito antigo.
              vou-lhe dar mais uns quilometros para ver se o cheiro a oleo queimado passa (deixar consumir aquele bocadinho de oleo a mais), e se depois disso as vibraçoes em ponto morto continuarem, siga para a marca para ver a egr,limpar os injectores e ver o que se passa com o oleo
              Antes disso experimenta pôr um aditivo no gasóleo para limpar os injectores.

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