Boas!
Vou tentar descrever o meu problema o melhor que sei a ver se alguém tem resposta...
Tenho um FIAT Grande Punto Multijet 90cv de 2006.
Há umas semanas atrás (Novembro, talvez) o ar condicionado deixou de deitar ar quente e só deitava ar frio (mesmo a ventilação - chauffage? - nunca saía quente).
Como não tinha possibilidade de ir com ele à oficina e como não o uso todos dias, fui deixando andar assim.
Entretanto, há duas semanas, quando me deslocava com o carro apercebi-me de que o motor estava a aquecer, algo inédito até à data. De tal modo que o indicador da temperatura chegou a acender a luz vermelha, altura em que eu parei e desliguei o carro.
Como estas coisas de mecânica são quase chinês para mim, peguei de imediato no manual para tentar descobrir o que poderia ser. Obviamente fui parar ao líquido de refrigeração. Lá abri o capot e, para meu espanto, o líquido estava praticamente no fundo do depósito, sendo extremamente difícil vê-lo. Como era de noite e estava longe de casa, a minha única opção era ir a uma bomba de gasolina e comprar uma garrafa da líquido de refrigeração.
Foi o que fiz, mas para meu espanto, depois de despejar toda a garrafa o líquido não ficou nem de perto nem de longe aproximado do nível MIN indicado no depósito. Acabei por comprar outra garrafa e despejá-la. Aí sim ficou já muito perto do tal nível MIN, mas não o chegou a atingir.
De lá para cá, claro, o motor deixou de aquecer e mantém-se na temperatura normal.
Mas a história não acaba aqui: depois deste episódio passei a ter ar quente no carro! Tanto o condicionado com o da ventilação!
Daí a minha pergunta: haverá alguma relação do líquido de refrigeração com o sistema de aquecimento do habitáculo??? Eu sei que parece parvoíce, mas é demais para ser coincidência!
E, já agora, outra pergunta: como comprei o líquido de refrigeração numa bomba, acabou por não ser o aconselhado pela marca (Paraflu)... devo levar à oficina e substituir?
Obrigado.
Vou tentar descrever o meu problema o melhor que sei a ver se alguém tem resposta...
Tenho um FIAT Grande Punto Multijet 90cv de 2006.
Há umas semanas atrás (Novembro, talvez) o ar condicionado deixou de deitar ar quente e só deitava ar frio (mesmo a ventilação - chauffage? - nunca saía quente).
Como não tinha possibilidade de ir com ele à oficina e como não o uso todos dias, fui deixando andar assim.
Entretanto, há duas semanas, quando me deslocava com o carro apercebi-me de que o motor estava a aquecer, algo inédito até à data. De tal modo que o indicador da temperatura chegou a acender a luz vermelha, altura em que eu parei e desliguei o carro.
Como estas coisas de mecânica são quase chinês para mim, peguei de imediato no manual para tentar descobrir o que poderia ser. Obviamente fui parar ao líquido de refrigeração. Lá abri o capot e, para meu espanto, o líquido estava praticamente no fundo do depósito, sendo extremamente difícil vê-lo. Como era de noite e estava longe de casa, a minha única opção era ir a uma bomba de gasolina e comprar uma garrafa da líquido de refrigeração.
Foi o que fiz, mas para meu espanto, depois de despejar toda a garrafa o líquido não ficou nem de perto nem de longe aproximado do nível MIN indicado no depósito. Acabei por comprar outra garrafa e despejá-la. Aí sim ficou já muito perto do tal nível MIN, mas não o chegou a atingir.
De lá para cá, claro, o motor deixou de aquecer e mantém-se na temperatura normal.
Mas a história não acaba aqui: depois deste episódio passei a ter ar quente no carro! Tanto o condicionado com o da ventilação!
Daí a minha pergunta: haverá alguma relação do líquido de refrigeração com o sistema de aquecimento do habitáculo??? Eu sei que parece parvoíce, mas é demais para ser coincidência!
E, já agora, outra pergunta: como comprei o líquido de refrigeração numa bomba, acabou por não ser o aconselhado pela marca (Paraflu)... devo levar à oficina e substituir?
Obrigado.
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