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Líquido de refrigeração VS ar condicionado: alguma relação?

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    Líquido de refrigeração VS ar condicionado: alguma relação?

    Boas!

    Vou tentar descrever o meu problema o melhor que sei a ver se alguém tem resposta...

    Tenho um FIAT Grande Punto Multijet 90cv de 2006.
    Há umas semanas atrás (Novembro, talvez) o ar condicionado deixou de deitar ar quente e só deitava ar frio (mesmo a ventilação - chauffage? - nunca saía quente).
    Como não tinha possibilidade de ir com ele à oficina e como não o uso todos dias, fui deixando andar assim.

    Entretanto, há duas semanas, quando me deslocava com o carro apercebi-me de que o motor estava a aquecer, algo inédito até à data. De tal modo que o indicador da temperatura chegou a acender a luz vermelha, altura em que eu parei e desliguei o carro.
    Como estas coisas de mecânica são quase chinês para mim, peguei de imediato no manual para tentar descobrir o que poderia ser. Obviamente fui parar ao líquido de refrigeração. Lá abri o capot e, para meu espanto, o líquido estava praticamente no fundo do depósito, sendo extremamente difícil vê-lo. Como era de noite e estava longe de casa, a minha única opção era ir a uma bomba de gasolina e comprar uma garrafa da líquido de refrigeração.
    Foi o que fiz, mas para meu espanto, depois de despejar toda a garrafa o líquido não ficou nem de perto nem de longe aproximado do nível MIN indicado no depósito. Acabei por comprar outra garrafa e despejá-la. Aí sim ficou já muito perto do tal nível MIN, mas não o chegou a atingir.

    De lá para cá, claro, o motor deixou de aquecer e mantém-se na temperatura normal.
    Mas a história não acaba aqui: depois deste episódio passei a ter ar quente no carro! Tanto o condicionado com o da ventilação!

    Daí a minha pergunta: haverá alguma relação do líquido de refrigeração com o sistema de aquecimento do habitáculo??? Eu sei que parece parvoíce, mas é demais para ser coincidência!

    E, já agora, outra pergunta: como comprei o líquido de refrigeração numa bomba, acabou por não ser o aconselhado pela marca (Paraflu)... devo levar à oficina e substituir?

    Obrigado.

    #2
    Claro, o aquecimento do ar para dentro do carro é feito através da circulação do liquido de refrigeração num permutador de calor, água-ar (vulgo radiador) na parte de ventilação, o ar passa através do permutador que contém o liquido aquecido pelo motor saindo assim quente pelos ventiladores ... agora tens é ai outro problema, se o liquido se escapou e visto esse ser um circuito fechado, ou tens alguma fuga ou então a junta da cabeça está estragada, convém verificares isso numa oficina de confiança Bom Fim de Semana e não precisas de substituir o liquido só porque os misturaste

    Comentário


      #3
      Obrigado!

      Já pensava que estava a ficar maluco!

      Esperemos que seja "só" uma fuga (do mal o menos...).

      Bom fim-de-semana!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por maven Ver Post
        Claro, o aquecimento do ar para dentro do carro é feito através da circulação do liquido de refrigeração num permutador de calor, água-ar (vulgo radiador) na parte de ventilação, o ar passa através do permutador que contém o liquido aquecido pelo motor saindo assim quente pelos ventiladores ... agora tens é ai outro problema, se o liquido se escapou e visto esse ser um circuito fechado, ou tens alguma fuga ou então a junta da cabeça está estragada, convém verificares isso numa oficina de confiança Bom Fim de Semana e não precisas de substituir o liquido só porque os misturaste
        Exacto, tens uma coisa que vulgarmente se chama "radiador da chauffage", e se a agua não chega lá, não tens ar quente. Pelo menos a chauffage não dá ar quente, se o A/C assim também não dá ar quente é que já não sei...
        Por teres misturado os liquidos não tens que trocar o liquido, mas se meteste água normal, e não água destilada, aconselhava-te a trocar, porque a água vai-te oxidando as partes metálicas por onde passa (bloco, bomba, termostato, etc.)
        No meu carro (Corsa B) tem um sensor que se põe no reservatório do liquido e que acende uma luz no painel quando desce muito o nivel. O sensor acho que anda à volta de 75 euros, mas sei que já me poupou por várias vezes, de prejuizos bem maiores... Pensa nisso, também deve haver para o teu carro.

        EDIT: li agora melhor, meteste mesmo liquido de refrigeração, e não água. Não precisas trocar nada.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por jorgemvo Ver Post
          Exacto, tens uma coisa que vulgarmente se chama "radiador da chauffage", e se a agua não chega lá, não tens ar quente. Pelo menos a chauffage não dá ar quente, se o A/C assim também não dá ar quente é que já não sei...
          Por teres misturado os liquidos não tens que trocar o liquido, mas se meteste água normal, e não água destilada, aconselhava-te a trocar, porque a água vai-te oxidando as partes metálicas por onde passa (bloco, bomba, termostato, etc.)
          No meu carro (Corsa B) tem um sensor que se põe no reservatório do liquido e que acende uma luz no painel quando desce muito o nivel. O sensor acho que anda à volta de 75 euros, mas sei que já me poupou por várias vezes, de prejuizos bem maiores... Pensa nisso, também deve haver para o teu carro.

          EDIT: li agora melhor, meteste mesmo liquido de refrigeração, e não água. Não precisas trocar nada.
          Penso que os carros actuais já tragam todos isso.

          Comentário


            #6
            Pois, o dele é de 2006... Mas assim, como é que ficou sem água? Ou não tem, ou tá avariado, ou ele não ligou à luz.

            Comentário


              #7
              Obrigado a ambos!

              E não, o meu carro não indica quando o líquido de refrigeração desce de nível (nem para o óleo tenho isso...)
              Se tivesse eu tinha dado por isso... ;)

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                #8
                Entao investe num sensor desses, a sério. Pode ser caro, mas é melhor do que ficar sem motor... QUanto ao nivel do oleo, fazes como eu, à moda antiga: ir lá medir. Fazes isso uma vez, entre as mudas de oleo, e ficas com uma noção de quanto é que ele bebe. Se não beber, fazes de longe a longe. Se beber muito, vais medindo

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                  #9
                  Originalmente Colocado por jorgemvo Ver Post
                  Pois, o dele é de 2006... Mas assim, como é que ficou sem água? Ou não tem, ou tá avariado, ou ele não ligou à luz.
                  Suspeito que deva haver uma fuga... não estou a ver outra hipótese... ou o líquido "gasta-se"?

                  Comentário


                    #10
                    No que toca ao óleo é isso que faço...
                    Quanto ao sensor.. vou pensar nisso.
                    De qualquer modo tenho que levá-lo à oficina para garantir que não há fuga).

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por nfjd78 Ver Post
                      Suspeito que deva haver uma fuga... não estou a ver outra hipótese... ou o líquido "gasta-se"?
                      Não se gasta! Se desaparecer, há fuga na certa!

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                        #12
                        Pois, já calculava...
                        Obrigado.

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                          #13
                          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                          Não se gasta! Se desaparecer, há fuga na certa!
                          Se o motor estiver todo arruaçado pode consumir :P

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                            Se o motor estiver todo arruaçado pode consumir :P
                            Fuga! Tanto pode ser para dentro do motor, tubos, radiador do habitáculo..

                            Comentário


                              #15
                              Aí não chamaria fuga, porque não queimando de facto, o motor está a consumir a água, mas sim, entendo o teu ponto de vista

                              Comentário


                                #16
                                Não agoirem! :p

                                Comentário


                                  #17
                                  Com o que já deves ter andado sem liquido provavelmente já tens danos irreversíveis no motor.

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