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    Turbos

    Boas a todos, pesquisei aqui pelo fórum e também pelo google para ver se havia algum tópico sobre o assunto, mas além de turbos em motores específicos não encontrei mais nada.

    Abri o tópico para que se possam colocar experiências vividas com este componente dos nossos bólides e para que se possam colocar dúvidas como a que tenho.

    Bom, eu tenho um 1400 turbo a gasolina, li que se deve ter cuidado com os turbos, nomeadamente ao ligar o carro deixar a trabalhar durante cerca de 1 minuto antes de se iniciar a marcha, e o mesmo quando o queremos desligar. Ora é aqui que reside a minha dúvida, isto aplica-se para todos os turbos ou o tratamento difere consoante o combustível? Como o motor a gasolina atinge os 90ºC mais rapidamente que um diesel surgiu-me esta dúvida.

    Obrigado.

    Edit: Se a moderação entender que este tópico não pertence aqui, estejam à vontade para o mudar.

    #2
    Ter cuidado com um turbo para mim é isto:

    Depois de uma bela esfrega convém deixa-lo voltar à sua temperatura normal.

    Em frio, ter um andamento suave mas normal.
    Editado pela última vez por MonteiroRibas; 16 January 2012, 05:17.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por fcorreia Ver Post
      Boas a todos, pesquisei aqui pelo fórum e também pelo google para ver se havia algum tópico sobre o assunto, mas além de turbos em motores específicos não encontrei mais nada.

      Abri o tópico para que se possam colocar experiências vividas com este componente dos nossos bólides e para que se possam colocar dúvidas como a que tenho.

      Bom, eu tenho um 1400 turbo a gasolina, li que se deve ter cuidado com os turbos, nomeadamente ao ligar o carro deixar a trabalhar durante cerca de 1 minuto antes de se iniciar a marcha, e o mesmo quando o queremos desligar. Ora é aqui que reside a minha dúvida, isto aplica-se para todos os turbos ou o tratamento difere consoante o combustível? Como o motor a gasolina atinge os 90ºC mais rapidamente que um diesel surgiu-me esta dúvida.

      Obrigado.

      Edit: Se a moderação entender que este tópico não pertence aqui, estejam à vontade para o mudar.
      O que atinge os 90º de temperatura é o líquido de refrigeração e não o motor, como é óbvio.

      Em relação aos cuidados dos turbos diesel vs gasolina, antes de mais depende da utilização.

      Se a utilização for muito intensa devem-se redobrar os cuidados, quer seja diesel ou gasolina.

      Em utilização normal aponto mais para os motores a gasolina. Isto porque as EGT (temperaturas dos gases de escape) são bastante superiores num motor a gasolina, pelo que as temperaturas nos turbos dos carros a gasolina serão superiores (isto para andamentos idênticos).

      Comentário


        #4
        Mas os turbos dos diesel estão sujeitos a uma rotação bem superior que é pior que a temperatura.

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          #5
          Creio que é muito importante após uma utilização mais intensiva deixar um minuto ou dois a trabalhar antes de desligar. A frio mal nao fara mas se não se puxar por ele não será tão necessário pelo que tenho lido pelos foruns e manuais

          Comentário


            #6
            Pelo (pouco) que sei dos turbos, um bom exemplo sobre "como dar cabo de um turbo" é ir a abrir na autoestrada, virar para uma estação de serviço para meter combustível e desligar logo o carro mal se pára.
            Isto porque, pelo que percebi, o turbo bem a ferver, e convém manter o motor a trabalhar para o óleo o arrefecer gradualmente. Se se desligar logo há uma grande diferença de temperatura (exterior) que pode fazer com que as palhetas do turbo fiquem "empenadas", destemperam. E é por isso que de vez em quando se ouvem uns aceleras a puxar, e quando trocam de mudança se ouve um assobio/raspar metálico. São as palhetas.

            Comentário


              #7
              Se for só assobio, de ar, é normal. É a despressurizar. Se parecer que se está a raspar com uma chave na pintura , são as palhetas a raspar no caracol.

              Comentário


                #8
                Hoje em dia a frio não há qualquer problema , pois enquanto o motor não aquece o turbo nem se nota, digo isto porque numa opel insignia, que conduzi acontece isso e nos motores tsi e tdi 1.6 , tb acontece.

                Comentário


                  #9
                  É simples:

                  É ter os cuidados normais que se deve ter com QUALQUER carro, com a diferença que , se se tiver andado em ritmos elevados e/ou puxar pelo carro, deve-se esperar algo desde os 30 segundos aos 2 minutos para o Turbo "arrefecer" via lubrificação.

                  Agora, não é SEMPRE necessário esperar 2 minutos (só em casos de velocidades elevadas durante períodos prolongados) e ter um pouco mais de cuidado com "puxanços" a frio, pois o Turbo ainda está frio e/ou a lubrificação ainda não é a ideal pois o oleo ainda não está na sua temperatura de serviço (algo entre os 86-92 Cº).

                  Uma boa maneira (se tiverem), é andar de olho á temperatura de oleo do CB

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ednw Ver Post
                    Mas os turbos dos diesel estão sujeitos a uma rotação bem superior que é pior que a temperatura.
                    Não é, na generalidade, verdade...

                    Quer a parte da rotação ser superior nos diesel, quer a parte de a velocidade ser pior que as variações térmicas.

                    A fluência é um processo de desgaste incrivelmente rápido, muito mais rápido que a fadiga mecânica.

                    Comentário

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