Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Menina autista revela inteligência fora do comum

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Saúde Menina autista revela inteligência fora do comum

    Brutal... Grande lição a desta menina, deste pais que nunca desistiram, e talvez muitas pessoas fiquem admiradas com o que julgam saber sobre o que é um/a menino/a autista.



    Sempre a aprender...

    #2
    O cérebro humano é um universo imenso por descobrir...

    Obrigado pela partilha e só espero que outros users apreciem, pois vale a pena, sobretudo pela perspectiva humana!

    Comentário


      #3
      Eu não vi nenhuma inteligência fora do comum nesta rapariga e há autistas mesmo MUITO inteligentes, verdadeiramente foras de série em certos assuntos.

      A única coisa que vi é que o corpo dela não corresponde à "inteligência" (inteligência essa vulgar em qualquer pessoa) dos seu pensamentos e sentimentos.

      Mas sem dúvida que é curioso perceber que nem sempre o que vemos corresponde à realidade. Ela age daquela forma incontrolada mas pensa tal como qualquer outra pessoa.

      Comentário


        #4
        Penso exactamente como o "Não Interessa".

        Muito bom post!

        Comentário


          #5
          Sempre tive a ideia que o autismo não era, por si, limitador da inteligência da pessoa, mas sim na sua relação com o mundo, no plano do comportamento, linguagem, socialização, desenvolvimento motor...

          Comentário


            #6
            Como já foi dito, não há relação entre inteligência e autismo. Ou melhor...pode haver, no sentido em que determinadas formas de autismo levam a que partes do cérebro que estariam ocupadas com funções da linguagem e relacionamento inter-pessoal, se ocupem exclusivamente de certas áreas que , às vezes, coincidem com aquelas que ligamos ao conhecimento e à genialidade. Supõe-se que grandes génios da história, profundamente anti sociais, sofressem do síndroma de Asperger, uma forma de autismo muito mais mitigada na interacção com o mundo e que se traduz, em muitos casos, em capacidades extraordinárias para as ciências, nomeadamente matemáticas, e artes.

            Sugiro a leitura de um romance escrito na perspectiva de um miúdo autista. Simplesmente belo. Bem humorado e intrigante.

            O Estranho Caso do Cão Morto - Às 23h

            Comentário


              #7
              Uns pais que não desistiram da filha apesar das gigantescas dificuldades tornou possivel que o seu cérebro se fosse desenvolvendo, e claramente deu a motivação e enorme força que ela precisou para tentar vencer as adversidades do seu corpo e "sair cá para fora".


              Um autista que comunica fluentemente como ela, e que consegue expressar tão bem como ela o que sente passar-se dentro do seu corpo, tem de ser uma ajuda extraordinária para a medicina!

              Comentário


                #8
                Tenho um caso de autismo na familia, só contactei directamente com a criança uma vez e ainda não se encontrava diagnosticado, mas contacto esporádicamente com o pai.

                Essa criança frequentava o ensino normal, mas com o acompanhamento permanente da mãe (educadora de infância) na sala de aula, que deixou de exercer para se dedicar ao filho a tempo inteiro. apesar os problemas de isolamento característicos, o miúdo conseguiu sempre andar ao nível dos outros, sem contar com reprovações até ao dia de hoje (tem cerca de 15 anos).
                O ano lectivo passado deixou de ser permitida a presença da mãe na sala de aula (por pressão dos outros pais ), como a escola não apresentou uma alternativa ao mesmo nível os pais decidiram retirar o miudo da escola ( sem o retirarem de outras actividades ), propondo-o a exames como externo, curiosamente o miúdo continua com um aproveitamento igual ao dos antigos colegas.

                Comentário


                  #9
                  Estes casos fazem-me lembrar o caso de Daniel Tammet, uma pessoa com alguns sintomas de autismo e com uma inteligência muito peculiar.

                  Consegue resolver multiplicações, divisões complexas ou raízes cúbicas de forma imediata de cabeça, ou dizer a que dia da semana corresponde determinado dia de qualquer ano ou aprender Islandês, uma das línguas mais difíceis de falar em menos de uma semana ou decorar o número PI até à 22.000 casa decimal....

                  O que torna o caso do Daniel Tammet muito interessante é que é a única pessoa com este tipo de inteligência e características (Sinestesia, Sindrome de Savant, Epilepsia) que não é profundamente autista, possuindo uma elevada auto consciência, conseguindo descrever e transmitir para outros as sensações e como consegue fazer tais proezas. (algo que normalmente não é possivel pois são pessoas com grandes limitações na parte da comunicação, sociabilização e interpretação)

                  Recentemete foi ao TED. Recomendo para quem se interessa por esta temática o livro "Nascido num dia azul" escrito por ele.
                  Editado pela última vez por Jacare; 17 January 2012, 10:46.

                  Comentário


                    #10
                    O melhor pianista do Mundo (para mim) é cego desde nascença e é autista:

                    The Musical Genius: Derek Paravicini - Trailer - YouTube

                    Comentário


                      #11
                      Atenção que eu jamais quis insinuar que autismo=burrice, nada disso, mas parece-me que nunca um autista com este "grau" de autismo, e aqui avalio pelas atitudes (físicas) da menina, conseguiu exprimir-se deste modo e falar do seu "eu", falar do que sente, explicar ao mundo que aquelas atitudes físicas são uma luta constante que o seu cérebro trava com o corpo.

                      Comentário


                        #12
                        É verdade que muitos autistas têm dificuldades de aprendizagem e necessitam do chamado ensino especial?

                        Comentário


                          #13
                          Vi recentemente o filme biográfico sobre a Temple Grandin (ganhou o Emmy de Melhor Filme em 2010) e recomendo vivamente para quem queira conhecer um pouco como os autistas vêem o mundo e como as limitações estão mais nos outros do que propriamente nos autistas.

                          Um texto sobre a Temple Grandin: [Setbal na Rede] - Temple Grandin o mundo precisa de todos os tipos de mente

                          E uma intervenção da Temple Grandin na 1ª pessoa sobre o autismo.



                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Joana1984 Ver Post
                            É verdade que muitos autistas têm dificuldades de aprendizagem e necessitam do chamado ensino especial?
                            Os autistas têm um ritmo de aprendizagem diferente, mas espero que venha alguém cá BEM MAIS esclarecido que eu.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                              Os autistas têm um ritmo de aprendizagem diferente, mas espero que venha alguém cá BEM MAIS esclarecido que eu.
                              Perguntei isso, porque conheço uma escola do 1º ciclo que tem um programa especial para alunos autistas. Aqui está aquilo a que me refiro - Anjos do Autismo: Inauguração da EB 1 Dr. Sousa Martins

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Joana1984 Ver Post
                                Perguntei isso, porque conheço uma escola do 1º ciclo que tem um programa especial para alunos autistas. Aqui está aquilo a que me refiro - Anjos do Autismo: Inauguração da EB 1 Dr. Sousa Martins
                                Há diversos "tipos" de autismo, que se podem manifestar em diversas vertentes (social, mental e relacional). Um autista não é, obrigatoriamente, alguém com dificuldades de aprendizagem. Pode até ser alguém com um nível intelectual bem acima da média, mas com dificuldades na interacção com outros, por exemplo.

                                Comentário

                                AD fim dos posts Desktop

                                Collapse

                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                Collapse
                                Working...
                                X