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Aumento/Diminuiçao rotação com DA

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    Aumento/Diminuiçao rotação com DA

    Boas! No meu carro (R21 1.7cc) quando estou em manobras e viro a direcção, a rotação baixa em relação ao ralenti normal. Chamaram-me a atenção recentemente, que num carro idêntico, este compensa o uso da DA elevando sozinho um pouco a rotação. O que é que controla isto e que poderá estar avariado no meu carro?


    #2
    a direcçao assistida se for electrica é alimentada pelo alternador. em manobras normalmente nota-se essa perda de rotaçao porque o motor está ao ralenti e é pedida mais carga ao motor, mas de certeza que a gestao da injecçao deve compensar. Pode é haver um desfasamento....

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      #3
      O motor é a carburador.

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        #4
        entao é aí que a minha teoria falha!!!!

        LOL

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por Duro

          entao é aí que a minha teoria falha!!!!

          LOL
          :D:D

          Pois... mas valeu na mesma o esforço. Obrigado [^]

          Comentário


            #6
            entao..já responderam...é pedida mais carga ao motor, ele é a carburador ptt n deve haver assim um controlo tao bom e rotação cai um pouco.

            Comentário


              #7
              Não me estão a perceber. Eu percebo que é pedida uma maior carga ao carburador e, em consequência, do esforço a rotação baixa um pouco. A minha dúvida é que noutro carro, do mesmo modelo e motor, esse esforço adicional é compensado automaticamente de alguma forma, uma vez que o motor eleva um pouco a rotação sozinho. A minha pergunta é: qual o componente ou sistema responsável por esta compensação? para fazer uma ideia de onde está o problema no meu carro...

              Comentário


                #8
                Primeiro tens de ver como funciona a DA, pode nem ser electrica...

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por Duro

                  Primeiro tens de ver como funciona a DA, pode nem ser electrica...
                  Pois, tens razão... o problema é que eu a olhar para um motor é com um boi a olhar para um palácio... [xx(]

                  Comentário


                    #10
                    Se alguém souber se a DA é elétrica ou não, o carro em questão é um R21 1721cc de 92.

                    Comentário


                      #11
                      A direcção assistida desse carro é hidraulica tal como o ar condicionado a pressão necessaria para auxiliar a movimentação da direcção é produzida por uma bomba hidraulica que esta ligada normalmente a correia do alternador, embora em muito menor escala que o AC a assistencia rouba energia ao motor, portanto é normal em manobras intensivas devido a solicitação de pressão da bomba que as rpm desçam um pouco, mas sem levar o motor a ir abaixo.

                      E como esse carro e a carburador duvido que tenha algum sistema que faça aumentar o ralenti.

                      Comentário


                        #12
                        Já agora o carro do teu amigo tens a certeza que ja nao terá injecção electrónica?
                        O teu tamanho de Jante e pneu não será maior que o do teu amigo?
                        O nivel do fluido hidraulico da direcção estão correcto?

                        Comentário


                          #13
                          De certo que não é DA eléctrica. Estas são recentes.
                          É uma direcção hidráulica. Agora a bomba de óleo é accionada por um motor eléctrico também. E este gasta energia directamente do motor. Portanto o regime do relanti é alterado. Agora se o carro é de carburador este não tem forma de compensação, logo o relanti diminui.

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por Martins79

                            Já agora o carro do teu amigo tens a certeza que ja nao terá injecção electrónica?
                            O teu tamanho de Jante e pneu não será maior que o do teu amigo?
                            O nivel do fluido hidraulico da direcção estão correcto?
                            Tenho a certeza que não é de injecção (até é mais antigo 2 anos).

                            Ora que isso é que eu não sei...

                            Já tinha verificado e está ok.

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por Stripes

                              Se alguém souber se a DA é elétrica ou não, o carro em questão é um R21 1721cc de 92.

                              A DA não é eletrica;)

                              O carro vai se abaixo quando viras o volante?

                              Se não for, eu não mexia nisso, porque se vais mete-lo no mecanico para afinar isso, o mais certo é ficar ainda pior.

                              BTW: bela máquina esse R21, um primo meu teve um com todos os extra, até AC eletrónico tinha!

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por C3_soul
                                A DA não é eletrica;)

                                O carro vai se abaixo quando viras o volante?

                                Se não for, eu não mexia nisso, porque se vais mete-lo no mecanico para afinar isso, o mais certo é ficar ainda pior.
                                Muito recentemente converti o carro para GPL e este é o único problema que se está a notar. Por vezes, quando está mais "morno" e ainda não está na temperatura de serviço, vai abaixo nas manobras. Eu sei que provavelmente o problema pode ser resolvido na primeira afinação do GPL mas é que mesmo a gasolina ele fica ali no treme-treme, nas 400-600 rpm.

                                citação:Originalmente colocada por C3_soul
                                BTW: bela máquina esse R21, um primo meu teve um com todos os extra, até AC eletrónico tinha!
                                Outras pessoas poderão não concordar, mas eu concordo ctg ;)

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por Stripes

                                  citação:Originalmente colocada por C3_soul
                                  A DA não é eletrica;)

                                  O carro vai se abaixo quando viras o volante?

                                  Se não for, eu não mexia nisso, porque se vais mete-lo no mecanico para afinar isso, o mais certo é ficar ainda pior.
                                  Muito recentemente converti o carro para GPL e este é o único problema que se está a notar. Por vezes, quando está mais "morno" e ainda não está na temperatura de serviço, vai abaixo nas manobras. Eu sei que provavelmente o problema pode ser resolvido na primeira afinação do GPL mas é que mesmo a gasolina ele fica ali no treme-treme, nas 400-600 rpm.

                                  citação:Originalmente colocada por C3_soul
                                  BTW: bela máquina esse R21, um primo meu teve um com todos os extra, até AC eletrónico tinha!
                                  Outras pessoas poderão não concordar, mas eu concordo ctg ;)
                                  Háaaaaaaaaaaaaa!!
                                  O carro está a GPL!!
                                  Então tens de ir á oficina que te meteu o GPL pra afinar!!

                                  Eu não sou especialista nisso do GPL mas acho que tens de fazer algumas afinações até isso ficar no ponto!

                                  Olha mete GPL no titulo do tópico pro pessoal do GPL te vir ajudar;)

                                  A versão do meu primo era o 1.7 TSE andava que se fartava, smp gostei mt do carro, ele vendeu-o pq dava alguns probs eletricos no inverno

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por C3_soul
                                    Háaaaaaaaaaaaaa!!
                                    O carro está a GPL!!
                                    Então tens de ir á oficina que te meteu o GPL pra afinar!!

                                    Eu não sou especialista nisso do GPL mas acho que tens de fazer algumas afinações até isso ficar no ponto!

                                    Olha mete GPL no titulo do tópico pro pessoal do GPL te vir ajudar;)

                                    A versão do meu primo era o 1.7 TSE andava que se fartava, smp gostei mt do carro, ele vendeu-o pq dava alguns probs eletricos no inverno
                                    Sim, está a GPL. Mas o GPL só agudizou o problema. Eu sei que a resolução das "idas abaixo" do motor passará por uma afinação mas a minha dúvida inicial prende-se com a compensação da rotação. Não querendo duvidar de quem me disse (eu não vi) que o carro dele aumentava sozinho as rotações em manobras, o facto é que o meu não faz, independentemente de estar a GPL ou gasolina (a gasolina ele apenas se consegue aguentar sem ir abaixo). Daí a minha pergunta de qual seria o sistema/mecanismo/peça responsável por esse aumento de rotação.

                                    Comentário


                                      #19
                                      O teu carro tem "ar" autmoático não tem?
                                      Ou seja, tens manipulo do ar ou o carro quando pega a frio eleva a rotação sozinho?

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por C3_soul

                                        O teu carro tem "ar" autmoático não tem?
                                        Ou seja, tens manipulo do ar ou o carro quando pega a frio eleva a rotação sozinho?
                                        Tem manípulo do ar (que eu uso para remediar o problema). Realmente vocês devem ter razão e não há nenhum mecanismo automático... já estou convencido disso ;)

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por Stripes

                                          citação:Originalmente colocada por C3_soul

                                          O teu carro tem "ar" autmoático não tem?
                                          Ou seja, tens manipulo do ar ou o carro quando pega a frio eleva a rotação sozinho?
                                          Tem manípulo do ar (que eu uso para remediar o problema). Realmente vocês devem ter razão e não há nenhum mecanismo automático... já estou convencido disso ;)
                                          O carro tem AC? Quando ligas o AC a rotação sobe?

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                                            #22
                                            E o ralenti do teu colega está afinado para a mesma rotação que o teu ou está mais alto?

                                            Curioso que todos os carro mais antigos que conheci (e os que tive) faziam o mesmo que o teu, com o carro parado quando se chegava com o volante ao limite de viragem notava-se o motor a entrar em maior esforço, nenhum ganhava rotação sozinho para compensar, nem diesel nem gasolina.

                                            Já que falaram nas direcções eléctricas, porque diz no manual de um carro que comprei há uns meses para não forçar mais de 5 segundos com o volante todo virado no limite? Avisa lá que pode provocar danos mas não diz quais. Alguém sabe o porquê e quais os danos que pode provocar? Que se nota um aumentar de barulho tipo motor eléctrico nessa situação de volante todo virado e a insistir sem largar já notei, como funciona o sistema e quais os possíveis danos é que não faço ideia nenhuma.

                                            Comentário


                                              #23
                                              o dano mais óbvio é forçar o motor eléctrico que assiste a direcçao e depois estragar... isto acontece ao forçar a viragem num ponto "em que já nao vai mais". Daí eles avisarem.

                                              E eu noto isso também no meu carro, com o volante totalmente virado noto o trabalhar do motor da direcçao e caso contrário nao.

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por Duro

                                                o dano mais óbvio é forçar o motor eléctrico que assiste a direcçao e depois estragar... isto acontece ao forçar a viragem num ponto "em que já nao vai mais". Daí eles avisarem.

                                                E eu noto isso também no meu carro, com o volante totalmente virado noto o trabalhar do motor da direcçao e caso contrário nao.
                                                Atenção nao existe nenhum motor electrico num carro com direcção assistida 100% hidraulica, a não ser numa solução hibrida muito mais recente, a bomba simplesmente vai buscar a energia mecanica que necessita a correia de acessorios aonde liga o alternador, bomba de agua, AC...[/b]

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por Martins79

                                                  citação:Originalmente colocada por Duro

                                                  o dano mais óbvio é forçar o motor eléctrico que assiste a direcçao e depois estragar... isto acontece ao forçar a viragem num ponto "em que já nao vai mais". Daí eles avisarem.

                                                  E eu noto isso também no meu carro, com o volante totalmente virado noto o trabalhar do motor da direcçao e caso contrário nao.
                                                  Atenção nao existe nenhum motor electrico num carro com direcção assistida 100% hidraulica, a não ser numa solução hibrida muito mais recente, a bomba simplesmente vai buscar a energia mecanica que necessita a correia de acessorios aonde liga o alternador, bomba de agua, AC...[/b]
                                                  tá bem, mas o user anterior já se referia especificamente às puramente eléctricas.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Em relação ao ir abaixo com o GPL infelizmente é um problema comun nos carros a GPL que com o tempo o ralenti desafina e nota-se mais quando o motor não atingiu a temperatura de funcionamento, outros factores são o facto de ser a carburador e o nivel de sofisticação do kit de GPL.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por Duro
                                                      tá bem, mas o user anterior já se referia especificamente às puramente eléctricas.
                                                      Até digo de que carro é, é de um Mazda 3 CS 1.6 diesel e é no manual deste carro que vem a advertência.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Conheço um 21 1.7 a carburador e também compensa com aceleração quando se vira mais a direcção. Acho que é o carburador semi-automático que faz essa compensação (Solex Z13)

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O meu também acelerava, mas prefiro nem pensar nesse carburador bêbado

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                                                            #30
                                                            no mercedes 200D do meu pai, em relenti ao rodar o volante, o motor faz um barulho diferente, mas tambem aquele carro é um pouco marado, até ao ligar as luzes o motor altera o barulho [:0]

                                                            O efeito nas rotações não sei porque o carro não tem conta rotações.

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