Boas! No meu carro (R21 1.7cc) quando estou em manobras e viro a direcção, a rotação baixa em relação ao ralenti normal. Chamaram-me a atenção recentemente, que num carro idêntico, este compensa o uso da DA elevando sozinho um pouco a rotação. O que é que controla isto e que poderá estar avariado no meu carro?
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Aumento/Diminuiçao rotação com DA
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Não me estão a perceber. Eu percebo que é pedida uma maior carga ao carburador e, em consequência, do esforço a rotação baixa um pouco. A minha dúvida é que noutro carro, do mesmo modelo e motor, esse esforço adicional é compensado automaticamente de alguma forma, uma vez que o motor eleva um pouco a rotação sozinho. A minha pergunta é: qual o componente ou sistema responsável por esta compensação? para fazer uma ideia de onde está o problema no meu carro...
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A direcção assistida desse carro é hidraulica tal como o ar condicionado a pressão necessaria para auxiliar a movimentação da direcção é produzida por uma bomba hidraulica que esta ligada normalmente a correia do alternador, embora em muito menor escala que o AC a assistencia rouba energia ao motor, portanto é normal em manobras intensivas devido a solicitação de pressão da bomba que as rpm desçam um pouco, mas sem levar o motor a ir abaixo.
E como esse carro e a carburador duvido que tenha algum sistema que faça aumentar o ralenti.
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De certo que não é DA eléctrica. Estas são recentes.
É uma direcção hidráulica. Agora a bomba de óleo é accionada por um motor eléctrico também. E este gasta energia directamente do motor. Portanto o regime do relanti é alterado. Agora se o carro é de carburador este não tem forma de compensação, logo o relanti diminui.
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citação:Originalmente colocada por Martins79
Já agora o carro do teu amigo tens a certeza que ja nao terá injecção electrónica?
O teu tamanho de Jante e pneu não será maior que o do teu amigo?
O nivel do fluido hidraulico da direcção estão correcto?
Ora que isso é que eu não sei...
Já tinha verificado e está ok.
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citação:Originalmente colocada por Stripes
Se alguém souber se a DA é elétrica ou não, o carro em questão é um R21 1721cc de 92.
A DA não é eletrica;)
O carro vai se abaixo quando viras o volante?
Se não for, eu não mexia nisso, porque se vais mete-lo no mecanico para afinar isso, o mais certo é ficar ainda pior.
BTW: bela máquina esse R21, um primo meu teve um com todos os extra, até AC eletrónico tinha!
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citação:Originalmente colocada por C3_soul
A DA não é eletrica;)
O carro vai se abaixo quando viras o volante?
Se não for, eu não mexia nisso, porque se vais mete-lo no mecanico para afinar isso, o mais certo é ficar ainda pior.
citação:Originalmente colocada por C3_soul
BTW: bela máquina esse R21, um primo meu teve um com todos os extra, até AC eletrónico tinha!
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citação:Originalmente colocada por Stripes
citação:Originalmente colocada por C3_soul
A DA não é eletrica;)
O carro vai se abaixo quando viras o volante?
Se não for, eu não mexia nisso, porque se vais mete-lo no mecanico para afinar isso, o mais certo é ficar ainda pior.
citação:Originalmente colocada por C3_soul
BTW: bela máquina esse R21, um primo meu teve um com todos os extra, até AC eletrónico tinha!
O carro está a GPL!!
Então tens de ir á oficina que te meteu o GPL pra afinar!!
Eu não sou especialista nisso do GPL mas acho que tens de fazer algumas afinações até isso ficar no ponto!
Olha mete GPL no titulo do tópico pro pessoal do GPL te vir ajudar;)
A versão do meu primo era o 1.7 TSE andava que se fartava, smp gostei mt do carro, ele vendeu-o pq dava alguns probs eletricos no inverno
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citação:Originalmente colocada por C3_soul
Háaaaaaaaaaaaaa!!
O carro está a GPL!!
Então tens de ir á oficina que te meteu o GPL pra afinar!!
Eu não sou especialista nisso do GPL mas acho que tens de fazer algumas afinações até isso ficar no ponto!
Olha mete GPL no titulo do tópico pro pessoal do GPL te vir ajudar;)
A versão do meu primo era o 1.7 TSE andava que se fartava, smp gostei mt do carro, ele vendeu-o pq dava alguns probs eletricos no inverno
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citação:Originalmente colocada por C3_soul
O teu carro tem "ar" autmoático não tem?
Ou seja, tens manipulo do ar ou o carro quando pega a frio eleva a rotação sozinho?
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citação:Originalmente colocada por Stripes
citação:Originalmente colocada por C3_soul
O teu carro tem "ar" autmoático não tem?
Ou seja, tens manipulo do ar ou o carro quando pega a frio eleva a rotação sozinho?
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E o ralenti do teu colega está afinado para a mesma rotação que o teu ou está mais alto?
Curioso que todos os carro mais antigos que conheci (e os que tive) faziam o mesmo que o teu, com o carro parado quando se chegava com o volante ao limite de viragem notava-se o motor a entrar em maior esforço, nenhum ganhava rotação sozinho para compensar, nem diesel nem gasolina.
Já que falaram nas direcções eléctricas, porque diz no manual de um carro que comprei há uns meses para não forçar mais de 5 segundos com o volante todo virado no limite? Avisa lá que pode provocar danos mas não diz quais. Alguém sabe o porquê e quais os danos que pode provocar? Que se nota um aumentar de barulho tipo motor eléctrico nessa situação de volante todo virado e a insistir sem largar já notei, como funciona o sistema e quais os possíveis danos é que não faço ideia nenhuma.
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o dano mais óbvio é forçar o motor eléctrico que assiste a direcçao e depois estragar... isto acontece ao forçar a viragem num ponto "em que já nao vai mais". Daí eles avisarem.
E eu noto isso também no meu carro, com o volante totalmente virado noto o trabalhar do motor da direcçao e caso contrário nao.
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citação:Originalmente colocada por Duro
o dano mais óbvio é forçar o motor eléctrico que assiste a direcçao e depois estragar... isto acontece ao forçar a viragem num ponto "em que já nao vai mais". Daí eles avisarem.
E eu noto isso também no meu carro, com o volante totalmente virado noto o trabalhar do motor da direcçao e caso contrário nao.
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citação:Originalmente colocada por Martins79
citação:Originalmente colocada por Duro
o dano mais óbvio é forçar o motor eléctrico que assiste a direcçao e depois estragar... isto acontece ao forçar a viragem num ponto "em que já nao vai mais". Daí eles avisarem.
E eu noto isso também no meu carro, com o volante totalmente virado noto o trabalhar do motor da direcçao e caso contrário nao.
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