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Força de aperto

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    Força de aperto

    Boas. No meio destes, alguém me sabe dizer qual é o do aperto das bielas? Aperta-las na cambota?

    Aperto.JPG

    Obrigado

    #2
    Olha aí em português

    http://img197.imageshack.us/img197/2336/38532698.jpg

    Comentário


      #3
      FIXE! Obrigado.

      Estranho, aqui diz que o oleo deve ser 15W40 semi-sintetico. Ou 5W30 sintetico.
      Eu uso 10W40, e sempre usei, e toda a gente usa nestes motores...

      Comentário


        #4
        É um erro, no meu diz o mesmo.

        O correcto é o 10W40, até porque o 15W40 é mineral e não semi-sintético.

        Comentário


          #5
          Tb acho que há 15W40 sintetico, mas é carissimo, so para competição ou qq coisa assim do genero.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por jorgemvo Ver Post
            Boas. No meio destes, alguém me sabe dizer qual é o do aperto das bielas? Aperta-las na cambota?

            [ATTACH]104862[/ATTACH]

            Obrigado
            Na minha opinião o binário certo para apertar parafusos é um assunto de muita responsabilidade assim sendo procura saber na marca do carro.

            Comentário


              #7
              Nos melhores tascos é até mesmo antes de partir...

              Comentário


                #8
                Olá pessoal.

                Comprei uma chave dinamométrica (esta) para apertar as rodas dos meus dois carros, pois como tenho de usar pneus de inverno, acabo por trocar as rodas de 2 carros duas vezes por ano - e fico sempre preocupado se apertei de menos, ou demais.

                A minha questão agora é: onde posso ver a força correcta para os meus carros/jantes? Se ajuda, ambos os carros são Renault (um Twingo e uma carirnha Mégane).

                Obrigado desde já.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Kijk Ver Post
                  Olá pessoal.

                  Comprei uma chave dinamométrica (esta) para apertar as rodas dos meus dois carros, pois como tenho de usar pneus de inverno, acabo por trocar as rodas de 2 carros duas vezes por ano - e fico sempre preocupado se apertei de menos, ou demais.

                  A minha questão agora é: onde posso ver a força correcta para os meus carros/jantes? Se ajuda, ambos os carros são Renault (um Twingo e uma carirnha Mégane).

                  Obrigado desde já.
                  90Nm - 4 furos
                  110Nm - 5 Furos

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Kijk Ver Post
                    Olá pessoal.

                    Comprei uma chave dinamométrica (esta) para apertar as rodas dos meus dois carros, pois como tenho de usar pneus de inverno, acabo por trocar as rodas de 2 carros duas vezes por ano - e fico sempre preocupado se apertei de menos, ou demais.

                    A minha questão agora é: onde posso ver a força correcta para os meus carros/jantes? Se ajuda, ambos os carros são Renault (um Twingo e uma carirnha Mégane).

                    Obrigado desde já.
                    Nas minhas mãos todos os carros são apertados com 120nm.

                    Cuidado com as chave dinamometricas, uma boa chave fica acima de 80/90€.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                      90Nm - 4 furos
                      110Nm - 5 Furos
                      Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                      Nas minhas mãos todos os carros são apertados com 120nm.

                      Cuidado com as chave dinamometricas, uma boa chave fica acima de 80/90€.
                      Entretanto encontrei uma tabela na net com os valores para todos os Renaults, e lá tem:

                      Twingo II: 105 Nm (4 furos)
                      Mégane III: 110 Nm (5 furos)

                      Vou-me guiar por estes valores.

                      Quanto a uma chave dinamométrica melhor, é claro que é preferível mas para a quantidade de uso que vou dar, não se justifica. Esta ajuda-me a chegar a valores de aperto aceitáveis e até é mais fácil de apertar, pois tem o braço maior, mas não posso esquecer que isto é para trocar os pneus duas vezes por ano, em 2 carros - nada mais.

                      Comentário

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