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A3 1.9 - 300000km problema no motor

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    A3 1.9 - 300000km problema no motor

    Boa tarde.

    Tenho um a3 1.9tdi 130 cv de 10/2000
    Está comigo á coisa de 6 anos e nunca tive nada de anormal.
    Comprei na VDR aveiro.
    Sempre que penso que haja algo errado levo ao meu mecanico e todos os anos peço que ele veja tudo, que dá pra ver...
    Hoje de um momento para o outro, começa a fazer um barulho muito estranho. Ouço um tac tac. parece as cabeças a bater ou vavulas (mecanica não é o meu forte...).
    Parei o carro e do que me lembrei, enganei-me e coloquei gasolina 95, fique na duvida. Mas já tinha feito coisa de 60km. Coloquei gasoleo, ou gasolina, fui dar uma volta de 20km +-. Almoçei e voltei a sair. Fiz mais coisa de 20km, parei pra ir comprar umas coisitas. liguei o carro, começei a andar, e pimba, barulho. Encostei logo o carro.
    Como estava na duvida, vazei o tanque e limpei a "bomba" que puxa o diesel. enchi o deposito.
    Coloquei o carro a trabalhar e esperei uns bons 5m e o barulho continua.
    Como o carro estava mal estacionado, pensei em estacionar bem. Outra supresa, é dificil colocar as mudanças. Desisti e empurrei, nao fosse piorar mais.
    No painel de controlo, não tenho qualque erro.
    amanha já vejo o mecanico mas parece-me que o motor já era...
    Alguém está a ver o que pode ser???
    agradecido

    #2
    Colocaste Gasolina num motor a Gasóleo? Pela experiência que tenho de relatos de pessoas que fizeram o mesmo, o motor foi mesmo à vida.

    Essas distracções custam caro.

    Comentário


      #3
      Partiste a transmissão?

      O barulho parece metal contra metal?

      Comentário


        #4
        Tens a certeza que meteste gasolina em vez de gasóleo? Dependendo da quantidade, e dos quilómetros que fizeste, poderá não ter danificado nada, mas isso não é muito bom para a bomba injectora e para os injectores.
        Eu acho que partiste foi uma transmissão, e ainda não deste conta. Não deste nenhuma pancada com uma roda da frente? Já agora vê como esta a correia, e o nível de óleo da correia da direcção assistida.

        Comentário


          #5
          Faz barulho apenas em andamento, ou também parado?

          Faz barulho igual com embraiagem pressionada ou não?


          Colocar gasolina em motores Diesel, até determinadas percentagens, não é problemático, sendo até prática comum em países com temperaturas baixas.

          Comentário


            #6
            fez barulho em movimento, logo de seguida encosntei. Faz sempre o mesmo barulho, com ou sem embreagem.
            Não andei com o carro em cima de nada, onde moro, as estradas são muito boas.
            O barulho parece metal com metal em vem mesmo do motor, parece-me...
            As correias estão bem e os niveis impecáveis. nada de anormal. nem água com óleo, nada mesmo de anormal...
            Quando acelero noto uma velocidade no "tac-tac".
            a ultima revisão foi em outubro, como faço faço todos os anos, antes da inspeçcão.
            agradecido

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por NunoZenite Ver Post
              fez barulho em movimento, logo de seguida encosntei. Faz sempre o mesmo barulho, com ou sem embreagem.
              Não andei com o carro em cima de nada, onde moro, as estradas são muito boas.
              O barulho parece metal com metal em vem mesmo do motor, parece-me...
              As correias estão bem e os niveis impecáveis. nada de anormal. nem água com óleo, nada mesmo de anormal...
              Quando acelero noto uma velocidade no "tac-tac".
              a ultima revisão foi em outubro, como faço faço todos os anos, antes da inspeçcão.
              agradecido
              E se acelerares com o carro desengatado?

              Comentário


                #8
                Acho que só vais descobrir quando o levares ao mecânico.
                Num carro que tive/tenho, quando ouvi um tac tac foi o apoio do veio de equilibragem que partiu e o veio ficou solto no interior do motor.

                Comentário


                  #9
                  se acelarar o tac tac fica mais rapido. ouço mais o motor pois há mais aceleração mas o barulho acompanha a acelarecao, desengatado ou engatado é igual. o mecanico ja me ligou e só passa no final da semana...

                  Comentário


                    #10
                    Manda isso de reboque para o mecânico, o mais certo foi teres partido a transmissão.

                    Não fizeste nenhum arranque antes de isso acontecer, ou alguma troca rápida de mudança?

                    Basicamente, se for o que eu penso, o barulho que ouves é metal contra metal porque a transmissão partiu e o que se passa é que aquilo fica "entrelaçado".

                    A maneira que me ocorre para explicar é quando entrelaças os teus dedos, se afastares uma mão da outra, consegues rodar cada uma independentemente e vês as pontas dos dedos a bater uns nos outros. É isso que se passa, como é metal é que faz essa barulheira.

                    Claro que pode ser outra coisa, isto de fazer diagnósticos online tem muito que se lhe diga.

                    Comentário


                      #11
                      Boa sorte com isso e conta-nos o que foi... espero que não aconteça no meu (seat toledo 1.9 tdi) que tá com 400.000km...

                      Comentário


                        #12
                        Se fosse transmissão, só fazia em andamento.

                        Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
                        Manda isso de reboque para o mecânico, o mais certo foi teres partido a transmissão.

                        Não fizeste nenhum arranque antes de isso acontecer, ou alguma troca rápida de mudança?

                        Basicamente, se for o que eu penso, o barulho que ouves é metal contra metal porque a transmissão partiu e o que se passa é que aquilo fica "entrelaçado".

                        A maneira que me ocorre para explicar é quando entrelaças os teus dedos, se afastares uma mão da outra, consegues rodar cada uma independentemente e vês as pontas dos dedos a bater uns nos outros. É isso que se passa, como é metal é que faz essa barulheira.

                        Claro que pode ser outra coisa, isto de fazer diagnósticos online tem muito que se lhe diga.

                        Comentário


                          #13
                          Esse barulho talvez seja barulho de injecção. Suounho porque o meu pai há uns anos colocou SC 95 numa Peugeot Expert 2.0HDI que tivemos (a idade não perdoa). Ouvia-se um matraquear no motor, tipo tractor, quem já ouviu uma injecção deficiente sabe que barulho é.

                          As consequências, felizmente foi só um injector, que custou os olhos da cara...
                          Editado pela última vez por AndreEmidio; 23 January 2012, 11:45.

                          Comentário


                            #14
                            Parecem-me os injectores ou bomba injectora avariadas, devido à gasolina que para lá entrou.

                            Comentário


                              #15
                              não me enganei, coloquei mesmo gasoleo.
                              já apareceu o extracto e já fiz as contas ao litros que coloquei.
                              o mecanico disse que deve ser um pistão.
                              "motor novo" disse ele- 800 a 1000€

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                                #16
                                Originalmente Colocado por NunoZenite Ver Post
                                não me enganei, coloquei mesmo gasoleo.
                                já apareceu o extracto e já fiz as contas ao litros que coloquei.
                                o mecanico disse que deve ser um pistão.
                                "motor novo" disse ele- 800 a 1000€
                                É o um bocado estranho relacionares com o facto de as mudanças custarem a entrar... É esquisito...
                                Se realmente for mesmo o motor, isso pode ser se calhar alguma biela a bater.
                                O motor, 800 a 1000 euros deve ser o preço de um usado na sucata. O meu conselho (que neste momento também estou a por um motor usado no meu) é: se a tua intenção é manter o carro, e tens algum tempo para margem de manobra, é tirares primeiro o motor do teu fora e ver o que é. Porque é assim: um motor usado, imagina que são 800 euros. Isso é só o motor! Depois tens que comprar muitas peças, juntas, correia de distribuição (até podes meter os rolamentos e tensores do teu, muda só a correia), óleos, etc etc, tudo isso vai-te aumentar o preço... Bastante. E nunca sabes em que estado está o motor, nem podes tirar a colaça fora nem nada, para afinar seja o que for, que perdes a garantia.
                                O motor que vem usado, tem garantia SE não lhe mexeres! Nem na bomba nem nada! Um amigo meu comprou um usado, mas tinha o carter rachado. Por acaso o dono da sucateira conhecia o mecanico que ia trabalhar no carro, e deixou-o trocar o carter. Mas se não, tinha que andar com ele assim até passar a garantia.
                                Se o problema do teu for só uma biela a bater, imagina por desgaste dos bronzes, vai procurar preços pra reconstruir: bronzes e segmentos vais precisar e não são caros. Pistões talvez não (no meu, tinha 3 pistões rachados = lixo), bielas não sei, cabeça se estiver boa, rectificas por 200/300 euros e fica nova (a minha tava rachada em muitos pontos)...
                                Vais ter que tirar o motor fora, e vais... E para tirar a cabeça fora, carter e cambota fora tb é mais uma ou duas horas de trabalho, e já ves o que se passa. E se der, vai a uma casa recitificadora para te darem um orçamento para rectificar cabeça e bloco, despolir camisas, meter bielas, etc. Se o motor estiver muito estragado, procuras um novo, e só gastaste, sei lá, mais uns 50 ou 100 euros em mão de obra para ver como estava o teu.

                                Um aparte: se realmente se confirmar que é alguma biela a bater (os bronzes muito desgastados e a folga é que faz o tal barulho), não tens nada a perder, e não, se lhe enfiares um ou dois frascos daqueles tipo Slick50, com teflon e não sei que. Pode ser que deixe de fazer o barulho e faça mais uns bons milhares de kms assim. Mas em relação a isso é melhor pedires várias opiniões porque tanto 100% a favor, como 100% contra, por variadissimas razoes.
                                Editado pela última vez por ; 25 January 2012, 18:22.

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                                  #17
                                  Posso-te dar o meu exemplo pra decidires o que fazer. Fiz algumas coisas mal, mas é assim que se aprende:
                                  Comprei motor (sem garantia = erro...). - 700 euros
                                  Foi uma deslocação de +/- 200 kms + portagens.
                                  Deixei numa oficina, onde tiraram o meu fora, montaram o outro, não pegou por falta de compressão (que mais tarde se viu que era a cabeça que precisava de uma limpeza). - 300 e tal euros de mão de obra.
                                  Deram-me um orçamento muito alto para tratar da coisa, tirei-o de lá e de reboque foi pra casa de um amigo mecânico. Cabeça foi pra rectificar - 200 euros certos.
                                  Já vamos em mais de 1200 euros....
                                  Material e mão de obra restante ainda não paguei nada, mas ja lá vão segmentos, juntas, óleo, frascos de limpeza de motores e de travões, mais a mão de obra que vou pagar, etc e tal, não espero menos de 500 euros... Mas já trabalha. Só falta montar o resto. Total previsto -1700 euros. Por cerca de 2000 euros (ACHO EU) reconstróis o teu.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Kit de embraiagem novo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                      Kit de embraiagem novo.
                                      Antes seja isso, mas sendo o kit de embraiagem, ele ouvia tanto com o carro engatado como desengatado, e o batimento aumentando com a rotação do motor...?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por jorgemvo Ver Post
                                        Antes seja isso, mas sendo o kit de embraiagem, ele ouvia tanto com o carro engatado como desengatado, e o batimento aumentando com a rotação do motor...?
                                        Pode ouvir. Basta que tenha a prensa danificada.

                                        Comentário


                                          #21
                                          a embreagem tem 50000km. não deve ser.
                                          vou pedir ao mecanico pra dar uma vista de olhos no motor primeiro antes de comprar outro.
                                          mas foi mesmo estranaho, não consigo para de pensar. andei bem, parei para fazer compras, coloquei a trabalhar, e puff, barulho...
                                          agradecido a todos pelos comentários

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