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Circuito de refrigeraçao

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    Circuito de refrigeraçao

    Boas a todos, queria perguntar o que devo fazer para limpar o meu circuito de refrigeraçao. pois tem vestigios de ferrugem no deposito do liquido refrigerador. (deve ter levado com muita agua em vez de anti-congelante ou agua destilada, enfim). nao tem fugas, apenas o deposito tem vestigios laranjas, ferrugem. uma vez passeime da cabeça com aqilo e com o carro frio de manha meti a mangueira no deposito e so tirei quando começou a sair agua limpinha mas passado uns tempos la veio outra vez a ferrugem pq tmb deixei la a agua da torneira . o carro nao aquece demasiado, n tem fugas. apenas nao gosto de abrir o deposito e ver aquilo e queria sber o que fazer.

    abraços

    #2
    Que carro é?

    1- Com o motor frio, abre o parafuso inferior do radiador, abre a tampa do vaso de expansão e mete lá a mangueira a deitar água. Deixa estar assim uns minutos.

    2- Para um trabalho mesmo bem feito convém tirar o vaso de expansão e limpá-lo também, deixa-o de molho com aquele líquido de limpar o calcário das casas de banho que a ferrugem sai toda.

    Se possível tirar também alguns tubos para os limpar individualmente.

    No fim colocar água, andar com essa água o dia todo e no dia a seguir tirá-la toda com o mesmo procedimento que disse no ponto 1 e aí colocar anti congelante.

    Comentário


      #3
      Seat ibiza 1.9TD de 96. Quando falas em vaso de expansao é o deposito do liquido? desculpa a ignorançia.

      o tal parafuso inferior tira-se sem qualquer problema, n precisa chave especifica? ja andei para la a espreitar mas n vi nada, pq tmb ja tinha pensado fazer isso

      mais uma coisa, ja me disseram que alguns anti congelantes sao "corrosivos" que o melhor é agua destilada. que me dizem disto? e depois de abrir o radiador e fazer isso, para tirar a agua toda(no dia a seguir como o maraki disse) é preciso ter o carro a trabalhar? é pq como sei quando a água da torneira ja saiu toda?xD
      desculpem a ignorancia, mas sou novo e tal

      abraços e obrigado pela a ajuda

      Comentário


        #4
        O meu é um carro igual ao teu, e fiz como o Maraki te disse.
        Os tubos debaixo, junto a bomba de agua tirei os todos, e todas as tubagens do radiador, e do permutador de calor. Parece que não mas fica muita agua acumulada nesses tubos.
        Acho que tirei a agua com o motor frio, pois com o motor quente, podes queimar-te. O liquido indicado para o teu carro é o G12, mas eu usei um da Kraft, que comprei na Feuvert, e ficou impecável. Tem em conta a zona onde vives e se deixas o carro ao relento durante a noite.
        Para encher o circuito, metes os tubos todos no sitio, e enches o reservatório de agua, ate a marca indicada. Depois metes o carro a trabalhar e vais acrescentando, e ligas a sofagem no quente, e vê se começa a sair ar quente pela sofagem. Se isso acontecer, é sinal que o radiador da sofagem já esta cheio. É normal quando a temperatura da água começar a subir, começar a deitar água pelo reservatório, por isso mete a tampa quando a temperatura começar a subir até perto de meio. Depois deixa o carro a trabalhar até estabilizar nos 90º, desligas o carro e deixa arrefecer durante uma hora mais ou menos. E em seguida é só rectificar o nível. Os primeiros dias convém andar atento ao nível do liquido, pois pode andar ar no circuito nos primeiros dias.

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          #5
          Se queres que te seja sincero, a partir de o momento em que a refrigeração tem ferrugem nunca vai ficar 100% limpo, vai sempre contaminar o novo líquido.

          Vaso de expansão, sim é onde está "guardada" a "água".

          É quase impossível escoar o líquido velho todo, vais é escoar o máximo possível abrindo o parafuso inferior do radiador. (há carros como os toyotas que têm uma espécie de rosca e é só rodar com a mão, outros têm uma espécie de rolha e é ir rodando, e outros têm um parafuso normalmente em plástico), é analisar o radiador.

          Coloca líquido de refrigeração, compra aqueles garrafões de 5L e compra também um garrafão de água destilada que é barato. Quando tirares o líquido velho todo e limpares, vais colocando líquido até o vaso ficar cheio. Depois dás uma volta e o líquido supostamente vai baixar o nível, portanto voltas a meter líquido no vaso de forma a ficar novamente cheio.

          Comentário


            #6
            mas fazem isso com o motor a trabalhar ou desligado?

            Comentário


              #7
              Ah a zona onde vivo é em V.N.Famalicao , Braga, e o carro nao fica ao relento, fica na garagem

              Comentário


                #8
                Deitas o líquido até encher o vaso de expansão, depois põe o motor a trabalhar e o líquido vai descendo de nível, vai acrescentando até ficar a nível e anda atento nos dias seguintes.

                Comentário


                  #9
                  sim isso percebi, o que nao percebi é se para retirar o liquido com o radiador aberto é com o motor a trabalhar ou desligado?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por fabiomarques Ver Post
                    sim isso percebi, o que nao percebi é se para retirar o liquido com o radiador aberto é com o motor a trabalhar ou desligado?
                    Para retirar o liquido é com o motor desligado. Depois enches o vaso, ligas o motor (liga a chaufagem no quente no maximo tb) e vais acrescentando anti-congelante quando ele começar a circular e a desaparecer no vaso de expansao

                    FAz como o "maraki" explicou

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ATF Ver Post
                      Para retirar o liquido é com o motor desligado. Depois enches o vaso, ligas o motor (liga a chaufagem no quente no maximo tb) e vais acrescentando anti-congelante quando ele começar a circular e a desaparecer no vaso de expansao

                      FAz como o "maraki" explicou
                      era isso mesmo q qeria saber. se era preciso tar ligado o motor para retirar. a agua circula sem o motor a trabalhar?

                      abraço e obgda a todos

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                        #12
                        O que funciona é a lei da gravidade. Ao abrires o bujon do radiador ela automaticamente sai.

                        Comentário


                          #13
                          Depois não te esqueças de atestar com G12.

                          Na norauto existe um que cumpre a norma e custa 15€ por 5l

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                            Depois não te esqueças de atestar com G12.

                            Na norauto existe um que cumpre a norma e custa 15€ por 5l
                            bem, tamos sempre a aprender. nao sabia q havia normas para liquido refrigerador, visto q mecanicos usam o mesmo em todos os carros..

                            muito obrigado a todos.

                            Comentário


                              #15
                              Pois, é a diferença entre o motor estar limpo por dentro e não estar e começar a dar problemas.

                              Changing coolants Glysantin


                              Além disso é a unica forma de parar ou retardar o processo de corrosão que já vai dentro desse motor.

                              Comentário


                                #16
                                Há um da marca IADA na Norauto que é bom!!!
                                Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                Depois não te esqueças de atestar com G12.

                                Na norauto existe um que cumpre a norma e custa 15€ por 5l

                                Comentário

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