Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O Google e a nossa memória

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O Google e a nossa memória

    Ainda há pouco escrevia qualquer coisa sobre PVC noutro tópico qq pensando para comigo: "vou ver ao google ou não vou?". (não fui mas fiquei inseguro)

    Isto acontece-me muitas vezes não só aqui como na vida real ( especialmente em assuntos que deveria dominar...).

    Nem a propósito apanhei este artigo numa lista de subscrição que me parece bem interessante:


    "We are becoming symbiotic with our computer tools, growing into interconnected systems that remember less by knowing information than by knowing where the information can be found." This sentence comes from the findings of a new study conducted by psychology professors at Columbia University, the University Of Wisconsin-Madison, and Harvard University.
    Essentially, the study asserts that internet search is destroying our "internal memory."
    Trata-se duma dependência que estamos a ter para com os motores de busca. Hoje em dia ng precisa de saber nada uma vez que tudo está no google.

    O que acham disso?




    #2
    Eu discordo e muito desse artigo. Se até certo ponto pode ser verdade a respeito de assuntos dos quais já possuímos conhecimento, por outro lado aprende-se imenso. Por exemplo, eu desde que existe a Wikipedia aprendi muita coisa, mas mesmo muita, que de outra forma nunca teria aprendido. É do género: surge uma dúvida entre amigos ou familiares, deixa-me ver à wikipedia... acho extremamente importante e hoje tenho um conhecimento infinitamente superior ao que tinha há cerca de 15-16 anos quando comecei nestas coisas da internet, no tempo em que o altavista era rei e o google nem sequer tinha saído do papel.

    Comentário


      #3
      tb tens mais 15 anos no corpo.

      Mas não era aí q queria chegar. Refiro-me mais à nossa dependência em relação aos motores de busca.

      Mas mais grave do que isso é a desactualização de conteudos que se verifica no google. Por via da forma de indexação, existem hoje em dia páginas com informação completamente ultrapassada nas primeiras entradas em assuntos técnicos por exemplo. Páginas do início da década de 2000 que continuam a ser "fonte" de conhecimento para jovens estudantes e que na realidade estão erradas e desactualizadas.

      Nesse aspecto a Wiki tem a vantagem de ser uma enciclopédia viva mas nem todos os assuntos se encontram na wiki.

      Comentário


        #4
        Discordo. Se eu recorrer a livros/professores/televisão/internet para enriquecer o meu conhecimento e esclarecer dúvidas e assuntos, de nenhum modo fico a saber menos do que sabia antes.

        Comentário


          #5
          Bem, se estavas a falar de assuntos técnicos, então sou obrigado a concordar. A informação que se obtém na internet é tudo menos fiável. E como diz o ditado, uma mentira repetida muitas vezes vira verdade. Veja-se por exemplo o caso de alguns meios de comunicação que publicam vídeos "fake" como se fossem verdadeiros.

          Comentário


            #6
            Ilyushin... se quero coisas realmente técnicas para a minha profissão procuro livros credenciados ou artigos que realmente possam dignificar a questão... não me deixo ficar pelo ar!

            Comentário


              #7
              Já me safei de questões técnicas um bocado chatas à conta do Google e da Wikipedia... ainda esta manhã foi uma delas.

              Um cliente que tentava dar a volta por causa de um material. Eu naquele momento não tinha argumentos, e o meu colega da Engenharia estava para fora numa reunião. Um "Só uns minutos já lhe ligo", seguidos de uma consulta de 10 minutos na Wiki e no Google salvaram o dia.

              Comentário


                #8
                Creio que é sempre melhor aprender primeiro da forma correcta. E depois disso, o google poderá servir como forma de recordar alguns pontos, pequenos pormenores que a falta de prática ou tempo fizeram esquecer. Porque se nos vamos fiar no que aparece escrito na net, bem, nem vale a pena falar...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                  Hoje em dia ng precisa de saber nada uma vez que tudo está no google.
                  se ninguém precisa de saber nada, como sabem o que é o google?

                  Comentário

                  AD fim dos posts Desktop

                  Collapse

                  Ad Fim dos Posts Mobile

                  Collapse
                  Working...
                  X