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Cruise Control Provoca Aqua-Planagem?

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    Cruise Control Provoca Aqua-Planagem?

    Acabei de receber um e-mail, que mais não sendo um daqueles de SPAM me deixou a pensar se isto poderá ter alguma ponta de verdade:

    A divulgar massivamente por todos os que utilizam a estrada


    Pergunto-me quantas pessoas serão conhecedoras do seguinte:



    Uma senhora de 36 anos teve um acidente há algumas semanas, com total
    destruição do seu automóvel.

    Chovia pouco quando a sua viatura, inesperadamente, levantou voo - voo
    planado. A senhora, felizmente, não sofreu ferimentos graves, mas ficou
    siderada pelo que aconteceu.

    Quando a senhora informou o agente da autoridade do que lhe tinha
    acontecido, o agente explicou-lhe o que todos os condutores deveriam saber.

    NUNCA ACTIVAR O REGULADOR DE VELOCIDADE (CRUISE CONTROL) QUANDO CHOVE.

    A senhora estava convencida de que seria prudente e mais seguro ligar o
    "cruise control" para manter uma velocidade constante enquanto chovesse. Mas
    o guarda explicou-lhe que sempre que o regulador de velocidade está ligado e
    o carro entra em "aqua planing" os pneus perdem o contacto com o pavimento,
    a aceleração aumenta consideravelmente e o carro eleva-se como um avião.

    A senhora confirmou ao guarda que tinha sido exactamente o que tinha
    acontecido.

    Em conversa, o guarda ainda disse que deveria ser afixado no pára-brisas e
    sobre o air-bag um aviso para, em caso de piso molhado ou gelado, nunca se
    activar o regulador de velocidade (cruise Control).

    Advertimos os adolescentes de que, para uma condução com maior segurança,
    deverão activar o regulador de velocidade, mas esquecemo-nos de lhes dizer
    que o não façam quando o piso está molhado ou gelado.



    Façam circular esta informação e estaremos a contribuir para a possível
    diminuição da sinistralidade.

    NOTA: Alguns veículos, como por exemplo o Toyota Sienna Limited XLE, não
    permitem a activação do regulador de velocidade sempre que o limpa
    pára-brisas esteja a funcionar.
    Ora, Cruise Control's adaptativos à parte (pois esses aceleram e reduzem consoante o carro da frente), eu penso que a única ocasião do carro entrar em aquaplanagem seria pela falta de sensibilidade do condutor em relação ao "atrito" enquanto o CC está ligado. Ou então pela falta de responsabilidade do condutor em aumentar a velocidade através do manípulo do CC.

    #2
    Por acaso foi coisa em que nunca pensei, mas é bem capaz de ser verdade, tem a sua lógica...

    Comentário


      #3
      O Cruise Control é para definir velocidades ou limite da mesma, um toque no travão e fica OFF, como pode criar aquaplanagem?

      Confesso que não sou conhecedor destes sistemas mas não me parece que crie acidentes...

      Comentário


        #4
        snopes.com: Cruise Control on Wet Roads Hazard
        Cruise Control Hydroplane Warning
        Cruise Control and Hydroplaning (Safety Warning) - Netlore Archive

        Comentário


          #5
          Um avião?

          sempre que o regulador de velocidade está ligado e
          o carro entra em "aqua planing" os pneus perdem o contacto com o pavimento,
          a aceleração aumenta consideravelmente e o carro eleva-se como um avião

          Comentário


            #6
            Tem o seu sentido mas também não é o exagero que relatam.

            O carro ao perder aderência e consequentemente ao perder velocidade vai acelerar mais para manter a velocidade a que circulava, o que vai causar a perda de controlo do carro.

            Faz todo o sentido e por acaso nunca pensei nisso, mas também gosto pouco de o activar, é uma monotonia conduzir assim.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
              Um avião?
              Hidroavião pois é só quando chove!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                Tem o seu sentido mas também não é o exagero que relatam.

                O carro ao perder aderência e consequentemente ao perder velocidade vai acelerar mais para manter a velocidade a que circulava, o que vai causar a perda de controlo do carro.
                A maioria dos cruise control's desactivam-se automaticamente se o carro estiver equipado com controlo electrónico de estabilidade e for detectada a mínima perda de aderência...
                Acaba por ser bem mais perigosa uma condução "manual", se o condutor não tiver sensibilidade para carregar no acelerador em pisos escorregadios, principalmente em carros com tracção traseira e sem controlos de tracção/ESP...

                Acho absolutamente ridículas algumas frases do texto inicial, nomeadamente a parte "o carro eleva-se como um avião"
                Editado pela última vez por PRAP; 23 January 2012, 23:04.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por PRAP Ver Post
                  A maioria dos cruise control's desactivam-se automaticamente se o carro estiver equipado com controlo electrónico de estabilidade e for detectada a mínima perda de aderência...
                  Felizmente nunca estive numa situação dessas portanto não sei se ele se desactiva. Sei que ao mínimo toque de travão, acelerador ou desligando o botão ele se desliga imediatamente, actuando o ESP não sei se uma das consequências é desligar o CC.

                  Comentário


                    #10
                    Com as duas mãos no volante já não ficava siderada

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por PRAP Ver Post
                      A maioria dos cruise control's desactivam-se automaticamente se o carro estiver equipado com controlo electrónico de estabilidade e for detectada a mínima perda de aderência...
                      Acaba por ser bem mais perigosa uma condução "manual", se o condutor não tiver sensibilidade para carregar no acelerador em pisos escorregadios, principalmente em carros com tracção traseira e sem controlos de tracção/ESP...

                      Acho absolutamente ridículas algumas frases do texto inicial, nomeadamente a parte "o carro eleva-se como um avião"
                      Estava a ver que ninguém se lembrava disto...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                        Felizmente nunca estive numa situação dessas portanto não sei se ele se desactiva. Sei que ao mínimo toque de travão, acelerador ou desligando o botão ele se desliga imediatamente, actuando o ESP não sei se uma das consequências é desligar o CC.
                        É, testado, e confirmado! ;) Check (pelo menos no meu...)

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                          Felizmente nunca estive numa situação dessas portanto não sei se ele se desactiva. Sei que ao mínimo toque de travão, acelerador ou desligando o botão ele se desliga imediatamente, actuando o ESP não sei se uma das consequências é desligar o CC.
                          Isso não funciona assim em todos os carros.
                          O acelerador então nunca desligava o CC em nenhum dos carros que possui até hoje (Franceses, Alemães e Pseudo-Alemães).
                          No Ibiza se tocasse na embraiagem ele desligava, no A1 isso não acontece, posso trocar de relação que ele continua a manter. Só pressionando a manete ou indo com o pé ao travão é que ele desliga a função.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por PRAP Ver Post
                            A maioria dos cruise control's desactivam-se automaticamente se o carro estiver equipado com controlo electrónico de estabilidade e for detectada a mínima perda de aderência...
                            Acaba por ser bem mais perigosa uma condução "manual", se o condutor não tiver sensibilidade para carregar no acelerador em pisos escorregadios, principalmente em carros com tracção traseira e sem controlos de tracção/ESP...

                            Acho absolutamente ridículas algumas frases do texto inicial, nomeadamente a parte "o carro eleva-se como um avião"
                            Faz sentido, e mesmo eu não percebendo destes sistemas, apenas sei usa-los (), acho que culpar o CC por um acidentes deste género é hipocrisia, não faz sentido.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                              Um avião?
                              É. A malta que tem carros com CC quando quer viajar primeiro vê a previsão de tempo para o dia da viagem. Se for de chuva já não compram a passagem!

                              Comentário


                                #16
                                O meu carro se levar o CC ligado e apanhar oleo ou chuva ... ele desliga logo.

                                Já me aconteceu à chuva ...e eu feito parvo a cismar que era uma avaria do CC .

                                Comentário


                                  #17
                                  Essa tal senhora ficou com o carro feito num oito por negligência sua, e agora está-se a esquivar pq leu por aí mais uns mitos...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Já fiz muitas viagens à velocidade Warp quando o meu carro começa a voar (pena que acontece apenas em dias de Chuva).

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                                      A senhora estava convencida de que seria prudente e mais seguro ligar o
                                      "cruise control" para manter uma velocidade constante enquanto chovesse
                                      . Mas
                                      o guarda explicou-lhe que sempre que o regulador de velocidade está ligado e
                                      o carro entra em "aqua planing" os pneus perdem o contacto com o pavimento,
                                      a aceleração aumenta consideravelmente e o carro eleva-se como um avião.
                                      Raio dos Toyotas que adoram desafiar as leis da física... Primeiro são os Prius que vão dos 0 aos 100 numa garagem, agora são as Siennas que conseguem aumentar a aceleração mantendo uma velocidade constante. WTF?


                                      Já agora, a Sienna só é vendida nos Estados Unidos...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Por um lado faz-me sentido, mas por outro, e se o carro perdeu aderência com a estrada (adesão refere-se a pessoas ) quer dizer que na prática o carro está a desacelerar, pois como não vai em contacto com a estrada, o pneu vai ter menos atrito e portanto o motor vai ter de acelerar menos para ir à mesma velocidade (o pneu roda à mesma velocidade, mas o conjunto não), acabando por abrandar o carro..

                                        Foi confuso mas acho que consegui passar o meu ponto de vista

                                        Seguindo a minha linha de pensamento, que nem sei se é a correcta, até acaba por ser mais dificil sair de aquaplanagem com o CC ligado do que com ele desligado, pois não se vai a acelerar nem a contar que seja preciso fazê-lo.

                                        No meu caso em concreto, das vezes que entrei em aquaplanagem, acelerar nunca me passou pela cabeça de forma a ganhar tracção - acho-o um bocado anti-natura e no fundo eu quero é parar, por muito errado que esteja, pois nessas alturas o que conta é o instinto.
                                        Editado pela última vez por Pauliteiro; 24 January 2012, 06:23.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                                          Isso não funciona assim em todos os carros.
                                          O acelerador então nunca desligava o CC em nenhum dos carros que possui até hoje (Franceses, Alemães e Pseudo-Alemães).
                                          No Ibiza se tocasse na embraiagem ele desligava, no A1 isso não acontece, posso trocar de relação que ele continua a manter. Só pressionando a manete ou indo com o pé ao travão é que ele desliga a função.
                                          No GP qualquer toque em qualquer pedal e o CC fica em ligado mas sem funcionar.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                            Faz sentido, e mesmo eu não percebendo destes sistemas, apenas sei usa-los (), acho que culpar o CC por um acidentes deste género é hipocrisia, não faz sentido.
                                            O CC deve ser usado com algum cuidado. Usar o CC para ir a 200 não é de todo a melhor opção até porque geralmente as pessoas recolhem os pés e depois qualquer coisa que aconteça adeus. Isso e situações com muito transito na AE.

                                            Eu gosto de usar o CC, mas apenas quando as condições são favoraveis e depois é ir com atenção já que a tendencia é para ficar mais descontraido.

                                            Outra coisa que acontece é que quando se volta ao modo "manual" é uma sensação estranha.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Uso o CC frequentemente, mesmo a 170 em seco. Ou 120 em molhado e nada aconteçeu...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                Um avião?
                                                sim, voo planado

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  era uma daquelas que conduz sempre da mesma forma quer faça chuva quer faça sol e depois ficou surpreendida pelo carro não ter a mesma aderência. Quanto a mim nunca ligo CC com chuva ou muito trânsito, gosto de estar em pleno comando das operações.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Estranho! Há algum carro no mercado com Cruise Control e sem ESP/controlo de tracção?

                                                    De qualquer forma, não há carros perigosos... só condutores!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O autocolante com o aviso não deveria ser para activar ou desactivar o cruise-control...devia é haver um alerta para activar o cérebro!!!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                                                        Isso não funciona assim em todos os carros.
                                                        O acelerador então nunca desligava o CC em nenhum dos carros que possui até hoje (Franceses, Alemães e Pseudo-Alemães).
                                                        No Ibiza se tocasse na embraiagem ele desligava, no A1 isso não acontece, posso trocar de relação que ele continua a manter. Só pressionando a manete ou indo com o pé ao travão é que ele desliga a função.
                                                        Mas tens caixa manual?
                                                        Curioso porque todos os VAG que já conduzi desactivam o CC carregando na embraiagem, travão ou no comando.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                                          O autocolante com o aviso não deveria ser para activar ou desactivar o cruise-control...devia é haver um alerta para activar o cérebro!!!
                                                          Se calhar falta na história que activar o CC para 200 quando está a chover não é boa ideia.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Primeiro é preciso perceber o que é aquaplaning, depois é preciso perceber que este fenomeno apenas acontece quando os pneus estão nas lonas, isto é, sem rasto algum.

                                                            Eventualmente se a agua for mesmo muita nem os pneus evitaram este fenomeno.

                                                            Nunca tive essa experiencia.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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