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gastar tanto dinheiro, é normal ?

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    gastar tanto dinheiro, é normal ?

    tenho um carro VW Bora de 1999, TDI 110 CV, com 13 anos e 180.000 KM

    Desde há 2 anos para cá que tem sido um esbanjar de dinheiro com ele

    - foi a bomba injectora = 1500 euros
    - foi a programação da UCI = 400 euros
    - foi a embraiagem + bimassa = 1000 euros
    - foi a suspensão toda + triangulos = 1000 euros
    - foi a correia de distribuição + bomba água + não sei o quê = 700 euros

    ao longo de 2 anos já gastei 4600 euros para substituição de peças

    e ninguém me dá 4.600 euros porque já o tive à venda, portanto desisti de o vender e meti então suspensão nova e correira de distribuição

    como não tenho dinheiro para comprar outro vejo-me com estes gastos de manutenção para ele fazer mais 200.000

    isto é normal ? ou são as peças da VW que são caríssimas ? não sei se comprarei outro VW, é um balúrdio em manutenção
    Editado pela última vez por Altar; 26 January 2012, 13:04.

    #2
    Peças e manutenção da VW caríssima.

    Tenho um e em comparação com o Mercedes e o BMW, o VW ainda sai mais caro.

    Sei do que falas, já gastei quase metade disso em manutenção/avarias. São carros bons, e o motor em si é bom, mas os componentes acessórios são caros e uma porcaria.

    Comentário


      #3
      Eu tive uma Audi A4 1.9 TDI 130Cv, e vendi-a antes de começar a dar-me despesas como a tua está a dar.
      Tive-a durante 1 ano, e portou-se muito bem, mas foi tempo suficiente para perceber se caso ficasse com ela iria ter despesas avultadas em breve, por isso vendi-a.

      Mas se já gastastes esse valor todo, acho uma verdadeira falta de bom senso pensares em vender o carro, já que deverá estar impecável.
      Agora tens que ficar pelo menos mais 2 anos para equacionares novamente a venda do carro.

      Se se o vendesses irias comprar o que? Outro quebra-cabeças? Esquece lá isso.

      Comentário


        #4
        As marcas não vendem... logo estão a refugiar-se na manutenção.

        E sim...doi!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Altar Ver Post
          tenho um carro VW Bora de 1999, TDI 110 CV, com 13 anos e 180.000 KM

          Desde há 2 anos para cá que tem sido um esbanjar de dinheiro com ele

          - foi a bomba injectora = 1500 euros
          - foi a programação da UCI = 400 euros
          - foi a embraiagem + bimassa = 1000 euros
          - foi a suspensão toda + triangulos = 1000 euros
          - foi a correia de distribuição + bomba água + não sei o quê = 700 euros

          ao longo de 2 anos já gastei 4600 euros para substituição de peças

          e ninguém me dá 4.600 euros porque já o tive à venda, portanto desisti de o vender e meti então suspensão nova e correira de distribuição

          como não tenho dinheiro para comprar outro vejo-me com estes gastos de manutenção para ele fazer mais 200.000

          isto é normal ? ou são as peças da VW que são caríssimas ? não sei se comprarei outro VW, é um balúrdio em manutenção
          Embraiagem, correia de distribuição e amortecedores é manutenção pura, bi-massa + triângulos não é lá muito normal mas relativamente comum, bomba injectora é uma avaria grave para um carro com tão poucos kms.

          Quanto aos preços, é muito caro, o maior problema é o valor da assistência, eu não sustentava esse preço, tentava encontrar alternativas.
          De resto acho que com o que já mudaste desde que cuidadoso tens carro para fazer muito kms sem problemas

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post

            bomba injectora é uma avaria grave para um carro com tão poucos kms.
            A bomba injectora mandei arranjar porque disseram-me que estava a dar leituras erradas - lá nas máquinas de diagnóstico, fui à bosh e eles confirmaram e arranjaram

            eu já não vou à marca porque a mão de obra lá é caríssima, mas o preço dos componentes põe-me os cabelos em pé sempre que peço orçamentos

            acho que nunca mais compro um VW

            A Opel terá uma manutenção assim tão cara ? se um dia mudar estava a pensar num Opel

            Comentário


              #7
              Carro com 13 anos e praticamente 200mil kms, parece-me normal que certas peças necessitem de manutenção/substituição, seja com o Bora, seja com outro carro qualquer.

              Ou há capacidade para trocar de carro de 4 em 4 anos, ou é normal que tenha que levar pneus, correias, amortecedores e por aí fora.

              Comentário


                #8
                Isso num VW é muito estranho.
                Devia durar uma vida + 15 dias sem dar despesa.



















                (Vou fugir agora)

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                  A bomba injectora mandei arranjar porque disseram-me que estava a dar leituras erradas - lá nas máquinas de diagnóstico, fui à bosh e eles confirmaram e arranjaram

                  eu já não vou à marca porque a mão de obra lá é caríssima, mas o preço dos componentes põe-me os cabelos em pé sempre que peço orçamentos

                  acho que nunca mais compro um VW

                  A Opel terá uma manutenção assim tão cara ? se um dia mudar estava a pensar num Opel
                  Leituras erradas, enfim...
                  Eu sou mais apologista do "se tá bom não mexe" ou seja se não notavas perda de performance nem aumento de consumos logo mudavas quando fosse o caso. Eu sei de histórias que nem falar disso é bom, metem-se a mudar peças sem saber qual é a avaria e afinal era uma coisa sem importância estando o resto do material ainda em boas condições (ainda que não fosse este o caso).

                  O melhor mesmo era perguntar ao pessoal com VW qual a oficina mais consensual fora da marca, deve haver bastante oferta de qualidade para os TDI.
                  Quanto à Opel, tive um Corsa B e na época achava as peças e a manutenção cara, mais que a Renault, Peugeot, Fiat e por ai fora, mas mais barata que os japoneses.

                  Comentário


                    #10
                    embraiagem + bimassa paguei o mesmo no meu Mondeo aos 230.000km. Por isso está em linha.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por L0stS0ul Ver Post
                      Isso num VW é muito estranho.
                      Devia durar uma vida + 15 dias sem dar despesa.
                      Não vamos entrar por aí. Eu com 4 marcas de carros diferentes em casa, e todos já deram os seus problemas. O VW por acaso deu mais, mas nunca problemas graves de motor ou caixa.

                      Comentário


                        #12
                        Não é SUPOSTO esse 110 CV dar tantos problemas, esse motor foi dos primeiros a equipar o Audi A4 e diga-se que anda por aí muito com rodagem de estradista sem problemas de motor, se realmente deu esses problemas todos é um caso isolado.

                        Comentário


                          #13
                          que sintomas andavas a notar para reparar a BI ou só a reparas-te porque te disseram que estava avariada

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por JBPinto Ver Post
                            que sintomas andavas a notar para reparar a BI ou só a reparas-te porque te disseram que estava avariada
                            O carro custava a ligar, e na VW disseram que podia ser várias coisas, desde a bomba injectora a motor de arranque, etc...Os valores que indicavam na máquina sobre a Bomba Injectora estavam anormais....fui à Bosh e mandei fazer o diagnóstico e eles confirmaram e depois mandei reparar;

                            depois de arranjada e 1500 euros gastos, o problema principal continuava, afinal era a UCI ou lá como se chama que teve de ser reprogramada/arranjada + 400 euros

                            devo ter-me precipitado com a Bomba Injectora, ou se calhar devia estar prestes a dar o berro por causa das leituras nos diagnósticos, não sei

                            O facto é que o carro puxa bem, tem força...mudei-lhe agora a correia de distribuição + bomba de água e amortecedores
                            Editado pela última vez por Altar; 26 January 2012, 14:42.

                            Comentário


                              #15
                              Na marca é claro que as peças e assistência é cara, agora não percebo porque é que continuas a ir á marca com o carro quando existem empresas/particulares a trabalhar bem e com preços bem inferiores aos praticados na VW.

                              Queixas-te dos problemas que o carro está a dar e do preço que já pagas-te pela manutenção e peças novas e nem por isso tentas-te encontrar uma solução bem mais em conta. Revisões e manutenção na marca só durante a garantia depois existem empresas a trabalhar bem melhor e mais barato.

                              Mas não é normal esse motor dar os problemas que referes com tão pouca KM.
                              Editado pela última vez por Scutar; 26 January 2012, 14:58.

                              Comentário


                                #16
                                O que vejo aí é desgaste!

                                Eu tenho um carro com 240.000 em casa que no espaço de um mês teve que levar um radiador de chaufagem, bomba central dos travões, discos, pastilhas e os topos dos amortecedores dianteiros.

                                Bem vistas as coisas, todos os elementos em questão têm um uso bastante intensivo da minha parte, logo é normal que as coisas acabem por ceder. Agora, se custa pagar? É óbvio que sim. Mas se estou satisfeito com o carro e o custo de aquisição de um novo é absolutamente colossal face ao destas reparações, para quê preocupar-me com isso?

                                Se ponderas comprar um usado pior ainda, é sempre um tiro no escuro e não sabes ao que vais.

                                Em resumo, deixa-te estar quietinho.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por underground Ver Post
                                  O que vejo aí é desgaste!

                                  Eu tenho um carro com 240.000 em casa que no espaço de um mês teve que levar um radiador de chaufagem, bomba central dos travões, discos, pastilhas e os topos dos amortecedores dianteiros.

                                  Bem vistas as coisas, todos os elementos em questão têm um uso bastante intensivo da minha parte, logo é normal que as coisas acabem por ceder. Agora, se custa pagar? É óbvio que sim. Mas se estou satisfeito com o carro e o custo de aquisição de um novo é absolutamente colossal face ao destas reparações, para quê preocupar-me com isso?

                                  Se ponderas comprar um usado pior ainda, é sempre um tiro no escuro e não sabes ao que vais.

                                  Em resumo, deixa-te estar quietinho.
                                  sim, tens razão

                                  O carro estava à venda e só me queriam oferecer 4.500 por ele, ou ainda menos, e a mim custava-me desfazer dele por esse preço, então desisti e foi opção minha gastar mais 1700 para o manter a circular durante mais anos

                                  mas dói, é tudo muito caro, cada componente....e digo e repito : não vou à marca

                                  Comentário


                                    #18
                                    É por isso que eu tenho um mecânico de confiança e faço questão de ser eu próprio a comprar as peças para o carro. Acredita que se poupa IMENSO dinheiro.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Ir arranjar os carros usados fora da garantia na marca é o pior que se faz.

                                      Eu na Opel já fiquei bem escaldado com reparações, que deram em outras avarias.

                                      Agora só lá vou se não souber qual é exatamente a avaria. Depois de saber o orçamento, desculpem lá mas agora não há papel!

                                      Basta dar uma vista de olhos pela ebay, para ver os preços que se praticam lá fora!
                                      Como é que cá onde ganhamos menos, os carros já são mais caros e as peças ainda são estupidamente mais caras que na Inglaterra ou na Alemanha, que ainda por cima ganham 10x mais do que nós!!!

                                      As oficina oficiais só dentro da garantia, porque de resto são autênticos LADRÕES iguais aos nosso amados Politicos!

                                      Já mandei vir peças da Alemanha, mesmo os portes custarem quase tanto como a peça e mesmo assim ficar muito mais barato do que cá!!!

                                      Comentário


                                        #20
                                        É o problema de ter carros já com alguns anos de marcas caras... ou são carros com alguma procura (tipo Leon I) ou então desvalorizam por isso mesmo, é caro manter. Agora pode ser que estejas mais uns anos sem grandes despesas, mas já sabes que o desgaste não perdoa.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu tenho um carro de marca Carissima e que tem peças bem baratas !
                                          Advinham qual é ?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Num carro é preciso sorte, muita sorte, mas há marcas mais susceptíveis de dar problemas. A VW não tem fama de má qualidade.

                                            Volto a referir que para mim, num carro, só admito problemas com peças de desgaste, o que enuncias não é muito tolerável. Na primeira avaria tinha logo vendido o carro.

                                            O meu é um SEMI Vag com 145 mil ainda não pediu nada, mas tem 4 anos.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por underground Ver Post
                                              É por isso que eu tenho um mecânico de confiança e faço questão de ser eu próprio a comprar as peças para o carro. Acredita que se poupa IMENSO dinheiro.
                                              Isso já não concordo, só se ele não arranjar a tal peça da marca que pedi.
                                              Daqui pouco vai-se cortar o cabelo e leva-se a máquina para barbeiro fazer desconto...

                                              Acho que acabas por não ganhar nada além de que o que eles não ganham na percentagem da peça levam-te depois em mão de obra e sabe-se lá mais o quê e ainda há alguns que vingam-se depois.
                                              Conheço um caso em que havia um mau cliente que lhe fazia isso e ainda era uma chatice para receber, o gajo arranjou-lhe tal avaria que nem na marca deram conta daquilo, teve de vender o carro e quem acabou por ficar com o carro advinha quem foi...

                                              Comentário


                                                #24
                                                O meu pai tem um igual a esse... De 110 cvs. Não se vêm muitos.
                                                E deixa-me que te diga que estás com sorte. O do meu pai é um cancro. Desde sempre. MAF's já foram sem conta. O motor teve de levar uma intervenção profunda porque caiu. É mesmo isto. Caiu no chão, saiu dos suportes, nem sei bem como dizer isto de outra forma. Desligava-se em marcha (eu apanhei um susto tremendo com esta brincadeira, mas foi a única situação em que VW se portou à altura pois reparou o defeito sem custos), outras avarias mais pequenas são frequentes e desconheço a natureza da maior parte delas... O meu pai só me diz que está na oficina outra vez...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  A conclusão a que já cheguei é que todas as oficinas oficiais são caras, umas mais que outras...

                                                  Deixo um exemplo meu: Qual o carro com a manutenção mais cara ( pensando em mudanças de óleo )? Um BMW 318d touring de 2008 ou um Citroen 1,6 hdi de 2010?

                                                  Já se está a ver que é o Citroen e de longe... A BM faz mudanças de 30 em 30 mil, com o preço de 177€ enquanto na Citroen vamos lá de 20 em 20 mil e o preço é de 160€... Fazendo as contas aos 60 000km o óleo do Citroen já custou mais 126€...

                                                  Mesmo no 335i cada mudança de oleo fica em 197€ ( de 30 em 30 mil )...

                                                  Mesmo dentro das marcas há diferenças... estes valores que vos apresento são do concessionário onde sou cliente regular... Uma vez precisei de mudar o óleo num sitio onde não me conheciam e o mesmo serviço ficou em 212€... não reclamei porque só lá vou quando estou à rasca e outras vezes que lá fui por coisitas menores nem me levaram dinheiro...

                                                  A conclusão que eu tiro é que as oficinas cada vez mais são uma fonte importante de rendimento para os concessionários, e com as vendas em baixo o dinheiro tem que entrar de algum lado... por isso acho que o melhor é saber sempre vários orçamentos antes de se fazer alguma coisa...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O problema é que as pessoas têm tendência a confundir qualidade aparente e de interiores com qualidade mecânica e respetiva durabilidade média.

                                                    Leem nas revistas o que dá fama de boa qualidade aos VW mas não reparam que esse destaque era feito mais propriamente aos revestimentos e rigor de encaixe (ao interior), quanto às qualidades ao longo do tempo eles nada sabem porque estão a conduzir sempre carros novos.

                                                    Também tenho conhecimento de um A3 110 TDi do ano 2000 e a resistência global mecânica não é o que a boa qualidade do interior parece indicar, come peças como muitos outros mais baratos na altura e tem o agravante dos componentes serem de preço elevado. Segundo o dono as peças têm baixado nesse modelo mas ele já andava doidinho com os custos e com o aparecimento recorrente de componentes a darem de si (normal com 200 e muitos mil).

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                                      Leituras erradas, enfim...
                                                      Eu sou mais apologista do "se tá bom não mexe" ou seja se não notavas perda de performance nem aumento de consumos logo mudavas quando fosse o caso. Eu sei de histórias que nem falar disso é bom, metem-se a mudar peças sem saber qual é a avaria e afinal era uma coisa sem importância estando o resto do material ainda em boas condições (ainda que não fosse este o caso).

                                                      O melhor mesmo era perguntar ao pessoal com VW qual a oficina mais consensual fora da marca, deve haver bastante oferta de qualidade para os TDI.
                                                      Quanto à Opel, tive um Corsa B e na época achava as peças e a manutenção cara, mais que a Renault, Peugeot, Fiat e por ai fora, mas mais barata que os japoneses.
                                                      As revisões do Astra de 1993 do meu pai ficaram sempre mais caras do que as de um amigo com um corolla da mesma altura. Há uns anos atrás paguei quase mil euros na Renault para mudar correias e filtros, na mesma altura um amigo meu no seu Astra pagou cerca de 500€ pelo mesmo serviço, acho que varia muito de concessionário para concessionário.

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                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Gugul Ver Post
                                                        Eu tenho um carro de marca Carissima e que tem peças bem baratas !
                                                        Advinham qual é ?
                                                        Mercedes

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                                                          As revisões do Astra de 1993 do meu pai ficaram sempre mais caras do que as de um amigo com um corolla da mesma altura. Há uns anos atrás paguei quase mil euros na Renault para mudar correias e filtros, na mesma altura um amigo meu no seu Astra pagou cerca de 500€ pelo mesmo serviço, acho que varia muito de concessionário para concessionário.
                                                          Mas se o teu Astra do teu pai precisasse de um parachoques nos anos 90 era a menos de metade do preço de um japonês, peças de manutenção, correias, filtros e óleos é ao preço normal. Tudo o resto é muito mais caro, pelo menos era! Depois os concessionários também acho que pode variar um pouco.

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                                                            #30
                                                            Por acaso tenho curiosidade em saber quanto gastarias com os mesmos arranjos noutra marca.

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