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Qual a melhor altura para mudança de relação?

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    Qual a melhor altura para mudança de relação?

    Boas,

    A questão pode já ter barbas, mas a dúvida está cá e aqui vai:

    Qual a melhor altura para mudar de relação?

    Possuo um Fiesta 1.3i de 93 com 60 cv, que tem uns parcos 100nm às 2500rpm e os 60 póneis mortos às 5500.

    Ora, como deve ser do conhecimento geral, este motor tem uma tendência enorme para beber óleo (algo que o meu ainda não faz! ) e costumo ter cuidados exagerados, sou franco, nas rotações a que o submeto.

    Posto isto, ando sempre a trocar de relação às 2000, se for a descer ainda menos, pelo que, no geral, ando sempre devagar (à excepção da AE em que vou a 100/120).

    Fará mal ao motor, mesmo a frio (acabado de ligar), trocar às 2500? E em termos de consumo? Com o que eu faço ando com médias de 6, por vezes menos, em percurso misto (IC19+cidade). Acelerando mais para o ter sempre na zona de binário máximo consigo poupar? Fará mais diferença ser bruto a acelerar ou ir acelerando até às 2500 suavemente?

    Quando o ligo tenho o cuidado de esperar que ele baixe das 1500rpm (mete-se lá de modo automático e fica uns 10-15segundos por lá e depois desce para as 900) e mesmo depois de quente não costumo mudar a minha conduta e ando em modo geriátrico a maior parte do tempo..

    Peço desculpa pelo testamento,

    Os meus cumprimentos!

    #2
    Eu no teu caso a frio trocava a 2500 +/-, ao fim de quente às 3000 e em subidas se ele descer abaixo das 2500 (binário máximo), mete uma abaixo

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      #3
      Quando li o titulo do tópico pensei que ias mudar de namorada, a sério...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
        Quando li o titulo do tópico pensei que ias mudar de namorada, a sério...
        Foi o que eu também pensei, depois vi que estava no Road-Book e fiquei descansado por não ser mais um desses tópicos!!

        Comentário


          #5
          Credo, não perdoam uma

          Já tenho uma vai para dois anos e ao que parece é para casar

          Comentário


            #6
            Acho que estas a fazer tudo bem, o ideal é ser sempre suave com a aceleração e aproveitar bem as descidas.

            Comentário


              #7
              Pois, no que toca à saúde do motor eu acho que faço bem, mas no que toca ao andamento que provoco na estrada é que vou a pastelar demais, pois a caixa é excessivamente longa, isto é, se trocar sempre às 2000 com vista à poupança, em 3ª às 2000 vou entre os 30 e os 40km/h (não é certo) o que acaba por ser muito pouco no trânsito citadino (não me refiro ao facto de ter que andar a abrir, mas ao arrancar dum semáforo, por exemplo, provoco um pouco de impaciência a quem vai atrás

              Comentário


                #8
                Deve-se trocar quando o binário disponível na relação seguinte for superior ao da mudança actual. Mas isso depende de muiiiiitas coisas, especialmente da posição do acelerador.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                  Pois, no que toca à saúde do motor eu acho que faço bem, mas no que toca ao andamento que provoco na estrada é que vou a pastelar demais, pois a caixa é excessivamente longa, isto é, se trocar sempre às 2000 com vista à poupança, em 3ª às 2000 vou entre os 30 e os 40km/h (não é certo) o que acaba por ser muito pouco no trânsito citadino (não me refiro ao facto de ter que andar a abrir, mas ao arrancar dum semáforo, por exemplo, provoco um pouco de impaciência a quem vai atrás
                  Longa, ou curta?

                  Comentário


                    #10
                    Esse Ford tem conta-rotações?

                    Comentário


                      #11
                      Longa, pois apesar de ir a essa velocidade não tenho motor para progredir, a menos que calque o acelerador ou reduza.

                      Eu sei que não é nesse sentido que utilizam essa expressão.

                      Sim, tem conta-rotações mas não me guio por ele e sim pelo barulho do motor (o que acaba por ser por volta das 2000) como sempre fiz no meu 1.9D do Clio

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                        Sim, tem conta-rotações mas não me guio por ele e sim pelo barulho do motor (o que acaba por ser por volta das 2000) como sempre fiz no meu 1.9D do Clio
                        Não é o facto de te guiares por ele, mas sim por outro motivo.

                        Já levaste o carro aos limites? Se sim, a que Velocidade ias e a que RPM?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                          Não é o facto de te guiares por ele, mas sim por outro motivo.

                          Já levaste o carro aos limites? Se sim, a que Velocidade ias e a que RPM?
                          O máximo a que já andei com ele foi a 180 de ponteiro e ia às 5000rpm, ligeiramente a descer.

                          Em plano não consigo, pura e simplesmente, passar dos 130 (em 5ª, a que corresponde cerca de 3500). Se apanhar uma ligeira descida e ele ganhar velocidade e voltar ao plano ele é capaz de manter o ritmo se não levantar o pé. Mas se começar a ganhar velocidade em plano simplesmente não consigo lá chegar

                          Comentário


                            #14
                            Também tenho uma dúvida parecida.

                            Qual a melhor altura para mudança de relação, de modo a fazer uma condução o mais económica possível?

                            O meu pai possui uma peugeot 307 break 1.6 hdi 110, e faz uma condução super calma e tenta fazer uma condução o mais económica possível, costuma mudar de relação antes das 1500 rpm (a 50 Km/h já vai em quinta que é a mudança mais alta). Nas subidas faz o mesmo, deixa o carro ir na mudança mais alta possível e só quando este está quase a "morrer" é que reduz.

                            Eu estou lhe sempre a "moer" a cabeça a dizer que esse tipo de condução aumenta os consumos. Digo que nesse faixa de rpm o motor não é tão eficiente porque o turbo nem sequer está a funcionar, se é que me faço entender.

                            Ao que ele responde, quanto mais baixa for rotação menos combustível gasta.

                            PS: O consumo da carrinha está nos 6/6,5, médias feitas à mão, no cb marca quase 1 litro a menos

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                              O máximo a que já andei com ele foi a 180 de ponteiro e ia às 5000rpm, ligeiramente a descer.

                              Em plano não consigo, pura e simplesmente, passar dos 130 (em 5ª, a que corresponde cerca de 3500). Se apanhar uma ligeira descida e ele ganhar velocidade e voltar ao plano ele é capaz de manter o ritmo se não levantar o pé. Mas se começar a ganhar velocidade em plano simplesmente não consigo lá chegar
                              Era precisamente isso que queria saber, pelo facto do teu Fiesta ser um 1.3.

                              O meu Lancia é um 1.2, mas devido à configuração de caixa que tem, em 5ª a 4000 RPM vai a 120 Km/h, tal como o Corsa C que já conduzi por muito tempo.

                              Ou seja a caixa desse Fiesta é longa, o que te permite trocar as rotações a RPM mais elevadas que 2500 sem desgaste significativo.

                              Eu pelo menos penso assim...
                              Editado pela última vez por Fahrenheit; 01 February 2012, 18:34.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Vabm Ver Post
                                Também tenho uma dúvida parecida.

                                Qual a melhor altura para mudança de relação, de modo a fazer uma condução o mais económica possível?

                                O meu pai possui uma peugeot 307 break 1.6 hdi 110, e faz uma condução super calma e tenta fazer uma condução o mais económica possível, costuma mudar de relação antes das 1500 rpm (a 50 Km/h já vai em quinta que é a mudança mais alta). Nas subidas faz o mesmo, deixa o carro ir na mudança mais alta possível e só quando este está quase a "morrer" é que reduz.

                                Eu estou lhe sempre a "moer" a cabeça a dizer que esse tipo de condução aumenta os consumos. Digo que nesse faixa de rpm o motor não é tão eficiente porque o turbo nem sequer está a funcionar, se é que me faço entender.

                                Ao que ele responde, quanto mais baixa for rotação menos combustível gasta.

                                PS: O consumo da carrinha está nos 6/6,5, médias feitas à mão, no cb marca quase 1 litro a menos

                                Basicamente e sem muita explicação técnica, que isso deixo para os entendidos, isso faz mal ao motor, ele assim não"respira", logo vai aumentar o consumo, e no teu caso sendo um carro com turbo, a 50km/h em 5ª, o carro "morrer", não sei se lhe fará muito bem

                                No meu caso, há cá por casa um Fiat Stilo 1.2, eu, de 2ª para 3ª, eu troco aos 30 km/h, o meu pai às vezes a 20-25km/h, apanho-o em 4ª O carro treme, ele continua e eu noto no consumo, eu gasto menos que ele, contas de cabeça, praticamente 1L a menos que ele.

                                Comentário


                                  #17
                                  E como é que isso se traduz em termos de consumos?

                                  Ele quando é apertado abre e bem a goela, daí que se trocar sempre às 2500/3000 não vou conseguir viver para a gasolina, apesar de ter um desempenho mais despachado. Além do barulho É muito silencioso até às 1500/2000, mais que isso já se faz ouvir e bem..

                                  Tendo uma caixa longa (é a de origem) significa que vem preparado de fábrica (o motor) para estar constantemente a levar rotações mais upa upa?

                                  Eu sei que para o comum condutor isso é o pão nosso de cada dia, mas é graças a esta minha prática que com quase 140k km ainda não bebe óleo, algo muito comum nestes blocos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post

                                    Em plano não consigo, pura e simplesmente, passar dos 130 (em 5ª, a que corresponde cerca de 3500).
                                    Isso é uma caixa longa. Num Clio 1.2 a 130 vai às 4000. Quanto a não desenvolver, pode ser das velas, do filtro do ar, dos cabos das velas... Era suposto chegar aos 160 sem dificuldade. Será que antes andava melhor?

                                    O meu Accent 1.3 passa dos 180 sem ser a descer.

                                    No meu carro ponho a 2.ª imediatamente (ando uns 5 ou 10 metros em 1.ª), 2.ª para 3.ª aos 30, 3.ª para 4.ª aos 40 e 4.ª para 5.ª aos 50. Acelero de forma relativamente rápida (sem demorar muito tempo em cada mudança) mas de forma progressiva. A partir dos 65 faço mesmo as subidas em 5.ª sem grande esforço.


                                    Eu acho que o Pauliteiro faz tudo bem.

                                    Ter uma caixa longa, faz é com que ande a rotações mais baixas à custa de não ser tão rápido em cada mudança.
                                    O Lancia tem uma caixa curta, o que faz com que ande em rotações mais altas e seja um carro nervoso. Em compensação pode-se por as mudanças a velocidades mais baixas tipo andar a 45 em 5.ª.

                                    No caso do Diesel é inútil andar em rotações muito baixas, porque causa mais esforço no motor. Experimentem subir uma rampa com um grande declive numa bicicleta na mudança mais alta.

                                    http://autospeed.com/cms/A_110216/article.html
                                    http://en.wikipedia.org/wiki/Fuel_ec...zing_behaviors

                                    Duas leituras interessantes sobre o assunto..
                                    Editado pela última vez por jcramalho; 01 February 2012, 19:45.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por NelioSilva Ver Post
                                      Basicamente e sem muita explicação técnica, que isso deixo para os entendidos, isso faz mal ao motor, ele assim não"respira", logo vai aumentar o consumo, e no teu caso sendo um carro com turbo, a 50km/h em 5ª, o carro "morrer", não sei se lhe fará muito bem

                                      No meu caso, há cá por casa um Fiat Stilo 1.2, eu, de 2ª para 3ª, eu troco aos 30 km/h, o meu pai às vezes a 20-25km/h, apanho-o em 4ª O carro treme, ele continua e eu noto no consumo, eu gasto menos que ele, contas de cabeça, praticamente 1L a menos que ele.

                                      Pois, eu também penso da mesma forma, mas o meu pai já é um condutor experiente e até agora este tipo de condução (aparentemente) não tem feito mal ao motor.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Vabm Ver Post
                                        Pois, eu também penso da mesma forma, mas o meu pai já é um condutor experiente e até agora este tipo de condução (aparentemente) não tem feito mal ao motor.
                                        Não faz no imediato, mas forçá-lo com tão baixas rpm's e mudanças altas, não deverá fazer muito bem, digo eu, alguém conhecedor disso que diga.

                                        O meu pai também é experiente e não é por isso que sabe usar a caixa tendo em conta o motor(é mais a falta dele) que tem para um carro grande e pesado. Não que seja o caso do teu, estou a falar do meu

                                        Comentário


                                          #21
                                          Segundo o Quim Barreiros, a melhor altura para uma nova relação é começar no dia 31 de Julho.

                                          Porquê ?

                                          Porque depois entra A gosto

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por NelioSilva Ver Post
                                            Basicamente e sem muita explicação técnica, que isso deixo para os entendidos, isso faz mal ao motor, ele assim não"respira", logo vai aumentar o consumo, e no teu caso sendo um carro com turbo, a 50km/h em 5ª, o carro "morrer", não sei se lhe fará muito bem

                                            No meu caso, há cá por casa um Fiat Stilo 1.2, eu, de 2ª para 3ª, eu troco aos 30 km/h, o meu pai às vezes a 20-25km/h, apanho-o em 4ª O carro treme, ele continua e eu noto no consumo, eu gasto menos que ele, contas de cabeça, praticamente 1L a menos que ele.
                                            O meu pai é tal e qual. Não compensa fazer como os nossos pais fazem, porque o motor tem de se esforçar na mesma para "recuperar" a rotação, para uma mais intermédia.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                                              E como é que isso se traduz em termos de consumos?

                                              Ele quando é apertado abre e bem a goela, daí que se trocar sempre às 2500/3000 não vou conseguir viver para a gasolina, apesar de ter um desempenho mais despachado. Além do barulho É muito silencioso até às 1500/2000, mais que isso já se faz ouvir e bem..

                                              Tendo uma caixa longa (é a de origem) significa que vem preparado de fábrica (o motor) para estar constantemente a levar rotações mais upa upa?

                                              Eu sei que para o comum condutor isso é o pão nosso de cada dia, mas é graças a esta minha prática que com quase 140k km ainda não bebe óleo, algo muito comum nestes blocos.
                                              Não é que esteja preparado por fábrica para RPM mais altas, mas a vitalidade do motor é outra...

                                              O meu Civic também tem a caixa longa, aliás longa demais, e já não me lembro de trocar uma mudança antes das 2500 e não é por isso que ele bebe muito mais, ou esteja mal-tratado, está até muito bom com os seus quase 225.000 Km...

                                              Mas são dois motores completamente diferentes.

                                              Experimenta andar uns tempos em ritmos mais altos a ver o resultado...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Tenho andado em experiências com o motor do bicho e quando me passo no trânsito/erros grosseiros de outros é que tenho tendência a carregar mais no pé direito, pois fora isso sou calmo na estrada.

                                                À parte disso, e pelo que já pude concluir, apesar de ter o binário máximo às 2500, não posso subir de relação aí, pois a rotação cai abaixo das 2000, onde não tenho motor para continuar.

                                                Se o fizer às 3000, um valor dito normal, volta a ir abaixo das 2500, quase nas 2000, e volto a não ter motor para progredir com "empenho".

                                                Para ter margem de progressão preciso de trocar sempre às 3500, o que é manifestamente muito e é um preço que não estou disposto a pagar, pois o consumo aumentou cerca de 1,5L aos 100.

                                                No que toca ao "desgaste" do motor, ainda não pude aferir o nível do óleo pois raramente o tenho em plano, mas de qualquer forma o aquecimento dele acontece ao seu ritmo e não "apresso" o processo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Fica aqui o meu Civic, sempre em quinta, desliga o som do Youtube primeiro porque ia com o rádio ligado

                                                  Isto para teres uma ideia das RPM...

                                                  Editado pela última vez por Fahrenheit; 09 February 2012, 14:15.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    A minha caixa ainda consegue ser mais longa que a tua, o que associado a pouca potência e binário dá o resultado que tenho à vista.

                                                    Eu sempre soube que não tinha um carro possante, mas acho que foi mal jogado ter uma caixa longa para um motor fraco. Às 4000 no meu vou já nos 160 de ponteiro, 155 reais, mas para lá chegar tenho que ser paciente, algo que não acontece no teu.

                                                    Ainda meto no gajo a caixa dum Fiesta a Diesel São motores menos rotativos, pelo que a caixa é necessariamente mais curta.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Isso é realmente muito longa... Fogo

                                                      Isso para transito citadino deve ser um inferno...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        eu troco no verão, quando o modelo novo ja tem as idas ao ginasio em dia, e o bronze bem polido.
                                                        mas tambem há quem aproveite o natal. a porca está gorda e com a auto estima em baixo, e o novo modelo é mais facil de engatar porque partilha a mesma auto estima.

                                                        quando tinha o corsa b, trocava sempre as 3000rpm em plano e as 3500rpm em subida. o binario maximo era as 2000rpm, por isso sabia que ao meter a mudança acima, as rotaçoes iam descer para perto desse valor.
                                                        agora tenho um diesel, mas é quase a mesma coisa. troco as 3000rpm, 3500rpm, pois sei que o binario maximo e o turbo começam as 2000rpm.
                                                        mais cedo que isso, só nos parques de estacionamento, ai sou capaz de andar abaixo das 2000rpm, perto das 1300, ou nas 1800 quando o motor tem um trabalhar suave. por alguma razao,entre esses valores vibra muito e vai aos safanoes, como se estivesse entre 2 pontos de carga do acelerador

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Turbo começa às 2000 rpm? Que carro/motor é esse?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Na minha opinião, a melhor altura para a Mudança de relação é quando vires que tens uma melhor e que deves por a que tens ou seja a actual para trás.
                                                            Ou então quando vires que está mesmo tudo acabado e já tens a outra mesmo quase no papo, e aí sim, é talvez a melhor mudança de relação.
                                                            Pois se não estás bem na tua relação, tens que achar a altura certa para que seja feita a alteração ou a tal mudança de Relação.



                                                            Os meus cumps

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