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Carro usado - "O que ter em atenção"

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    Carro usado - "O que ter em atenção"

    Boa noite,

    Surgiu uma oportunidade para eu comprar o meu primeiro veiculo. Trata-se de um carro usado mas que é de uma pessoa amiga da familia que vai deixar o pais e me vende por muito barato. Eu já dei uma olhadela e lá tem as suas mazelas, mas por 300 e picos euros não podia esperar muito.

    A minha dúvida é, eu não sei bem como analisar um carro...e levar um mecânico está fora de questão, por isso eu procurava alguma ajuda caso me pudessem dar umas indicações. O meu medo é que (apesar de à partida ser uma pessoa de confiança) o carro tenha "segredos" ou problemas que não se notem à primeira (por mim) mas que mais tarde me deixem ficar mal ou me levem a ter imensos custos que não compensem a compra barata agora.

    No fundo gostaria apenas que me dessem algumas dicas sobre o que posso analisar bem no carro quando for dar uma volta de experiência nele, seja a nivel electrico, no capô ou qualquer outra coisa, que seja importante ver antes de fechar o negócio.

    Desde já obrigado e boa noite.

    #2
    Dizeres o carro sempre pode ajudar a dizer alguns problemas "normais" do mesmo. Se não é um bocado vago

    Comentário


      #3
      Por 300 e picos euros?

      Desde que esteja inspeccionado e a circular, compra...

      Comentário


        #4
        Obrigado pelas respostas até agora.

        O carro é um Skoda (não tenho a certeza se é Fabia ou Felicia... posso confirmar amanhã), sei que é 1900, do ano 200, 170.000Km, Gasóleo, 5 portas (mas o dono meteu grade e converteu em comercial 2 lugares), sei que tem um defeito no fecho central mas isso já me foi explicado (se necessitarem de mais informações em concreto é só dizerem).

        Infelizmente também posso dizer que entretanto o prazo da inspecção e do seguro passaram, e isso terei de fazer.

        Comentário


          #5
          Mesmo assim, esse motor é de guerra e por 300€ não compras nem uma bicicleta boa.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por srd Ver Post
            Obrigado pelas respostas até agora.

            O carro é um Skoda (não tenho a certeza se é Fabia ou Felicia... posso confirmar amanhã), sei que é 1900, do ano 200, 170.000Km, Gasóleo, 5 portas (mas o dono meteu grade e converteu em comercial 2 lugares), sei que tem um defeito no fecho central mas isso já me foi explicado (se necessitarem de mais informações em concreto é só dizerem).

            Infelizmente também posso dizer que entretanto o prazo da inspecção e do seguro passaram, e isso terei de fazer.
            Um carro com mais de 1800 anos??? Não sei se arriscava

            Agora a sério, se andar, compra!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por srd Ver Post
              Obrigado pelas respostas até agora.

              O carro é um Skoda (não tenho a certeza se é Fabia ou Felicia... posso confirmar amanhã), sei que é 1900, do ano 200, 170.000Km, Gasóleo, 5 portas (mas o dono meteu grade e converteu em comercial 2 lugares), sei que tem um defeito no fecho central mas isso já me foi explicado (se necessitarem de mais informações em concreto é só dizerem).

              Infelizmente também posso dizer que entretanto o prazo da inspecção e do seguro passaram, e isso terei de fazer.
              Deverá ser um Felicia, a versão comercial tem 5 portas e dois lugares, dando as de trás acesso à zona de carga.

              É motor de guerra, desde que minimamente bem tratado, e por esse preço não estou a ver mais nada, principalmente a diesel

              Podem é aparecer algumas despesas "normais" num carro já com algum uso, embraiagem a dar as ultimas, pneus nas lonas, discos, suspensão, correia de distribuição, etc
              Editado pela última vez por filipeGtturbo; 31 January 2012, 23:32.

              Comentário


                #8
                Obrigado pelas opiniões. Parece-me então que será mesmo uma boa aquisição. O carro não propriamente bonito, la tem uma mazela de cada lado, enfim é um carro usado Mas julgo que pelo preço valerá a pena, sobretudo quando me dizem vocês que é um motor de guerra. Só pode ser um bom sinal!

                Ainda assim, não me chegaram a dar nenhuma dica do que eu possa procurar mais atentamente quando for dar uma volta nele. Não queria ter surpresas desnecessárias...

                Comentário


                  #9
                  Bump.

                  Amanhã vou experimentar, continuo à espera das dicas
                  Obrigado.

                  Comentário


                    #10
                    Não sei se passará assim na inspecção sendo ele de livrete 5 lugares e estar convertido a comercial, pois tenho um amigo que chumbaram a sharan dele por ela ser de 7 lugares e ele so ter levado 5.

                    Procura ao pé do motor se tem barras (longarinas) tortas, ferrugem, folgas etc. o motor está lavado ou sujo?

                    Tenta saber quando foi mudada a correia de distribuição, se tem chave mestra (se não tivesse muito sinceramente não comprava), experimenta todos os botões desde os vidros electricos até ao dos quatro piscas.

                    Depois coisas básicas quando o experimentares faz uma travagem mais brusca e vê se sentes alguma vibração (se sentires podem ser os discos empenados), com o carro a trabalhar tapa o tubo de escape e se ele fizer pressão na tua mão e tu tiveres que a tirar esta tudo bem se ele não fizer pressão tens o tubo de escape roto)

                    Nas cavas da roda da frente procura manchas de oleo podem ser os foles da transmissão rotos, folgas na caixa de velocidades.

                    Comentário


                      #11
                      O que ter em conta? TUDO! (Atenção, que não estou a trollar, estou a falar muito a sério)

                      Comentário


                        #12
                        Eu tenho ideia que ele foi convertido em comercial, mas já um utilizador disse neste tópico que há Felicias de 5 portas já em estilo comercial. (Já agora, nestes casos, como o do teu conhecido, como é que volta a usar? Tem que arranjar maneira de meter os lugares para passar na inspecção?).

                        Desde já obrigado pelas dicas FredMarques.
                        Vou ser sincero e dizer que não sei identificar as barras(longarinas) e também não faço ideia do que seja a chave mestra num carro. De que se tratam?

                        Ainda não vi o capô, não sei se estará limpo ou sujo. Mas diria que sujo (o dono não mantinha o carro muito limpo por dentro, imagino no capo...).

                        Apesar de o preço ser muito baixo, e eu o compra quase de certeza mesmo que encontre alguns defeitos (até porque depois o devo conseguir vender de novo pelo mesmo preço, caso queira) estou a pensar colocar uma imposição: a de só comprar depois de fazer a inspecção. Nem que a faça eu mesmo. Mas calha de ele não passar com meia duzia de falhas, depois sou eu que as pago para arranjar...
                        Que vos parece?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por srd Ver Post
                          Eu tenho ideia que ele foi convertido em comercial, mas já um utilizador disse neste tópico que há Felicias de 5 portas já em estilo comercial. (Já agora, nestes casos, como o do teu conhecido, como é que volta a usar? Tem que arranjar maneira de meter os lugares para passar na inspecção?).

                          Desde já obrigado pelas dicas FredMarques.
                          Vou ser sincero e dizer que não sei identificar as barras(longarinas) e também não faço ideia do que seja a chave mestra num carro. De que se tratam?

                          Ainda não vi o capô, não sei se estará limpo ou sujo. Mas diria que sujo (o dono não mantinha o carro muito limpo por dentro, imagino no capo...).

                          Apesar de o preço ser muito baixo, e eu o compra quase de certeza mesmo que encontre alguns defeitos (até porque depois o devo conseguir vender de novo pelo mesmo preço, caso queira) estou a pensar colocar uma imposição: a de só comprar depois de fazer a inspecção. Nem que a faça eu mesmo. Mas calha de ele não passar com meia duzia de falhas, depois sou eu que as pago para arranjar...
                          Que vos parece?

                          cuidado que por vezes o barato sai caro, tudo bem que o motor é de guerra mas um carro não é so motor e lembra-te que tens seguro e outras coisas para pagar...

                          bem eu aprendi uma coisa ou outra à minha custa infelizmente -.-' daquilo que sei so tenho a dizer-te que tens mesmo de ter cuidado com tudo mas mais especificamente podes ver se pinga oleo seja de onde for (ve se consegues levantar o carro para ver por baixo e analisar melhor, ou entao abre o capo e repara se ta muito "babado" de oleo), pergunta se teve acidentes (muito importante) mas mesmo que te digam que nao confirma sempre, por vezes até se nota na pintura do proprio carro (nota se que esta "escorrida" se é que me faço entender), vê as opticas (se tiver uma mais nova que outra pergunta qual é a razão, no meu caso o ex-dono teve um acidente do lado direito...), repara nos cintos de segurança, ou melhor, onde encaixam, o meu carro foi chumbado na inspecçao por ter os pré tensores dos cintos de segurança disparados (são caros...), repara se as jantes tao muito massacradas... de resto podes testar travoes fazendo uma travagem mais bruscas (repara se faz "piao" so com uma roda ou se faz primeiro com uma e so alguns metros depois é que faz com a outra), testa travao de mão e vê se a embraiagem ainda esta em condiçoes... pa eu sei que é tudo muito geral mas há mesmo muito a ver tens de ver com olhos de ver () e tentar notar imperfeiçoes manhosas

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por JPedroCorreia Ver Post
                            cuidado que por vezes o barato sai caro, tudo bem que o motor é de guerra mas um carro não é so motor e lembra-te que tens seguro e outras coisas para pagar...
                            Sabes o que são 300 euros? Numa escapadinha de Fsm gastas isso.

                            Esses cuidados que referes são para um carro com outro valor. Estou como alguém disse, se andar...aproveita

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por MonteiroRibas Ver Post
                              Sabes o que são 300 euros? Numa escapadinha de Fsm gastas isso.

                              Esses cuidados que referes são para um carro com outro valor. Estou como alguém disse, se andar...aproveita

                              epah sim tens razão, o valor é mesmo de rir 300€ até para uma bike razoável é pouco! =P mas so digo isto porque o carro não tem inspecção em dia e se tiver de fazer algumas reparações esses 300 podem passar para o dobro facilmente

                              Comentário


                                #16
                                Acho que estão ambos correctos

                                JPedroCorreia, obrigado pela preocupação e pelas dicas! Já são mais alguns aspectos que vou ter em atenção. A questão também é que o dono é quase família por isso parece-me que seja sincero e que se houvesse (ou tenha tido) alguma coisa com o carro que diria tudo...

                                Mas bom, eu tenho prioridade e tenho tempo para pensar por isso vou lá vê-lo e ver a questão da inspecção.

                                Já agora, os pontos que tenho que tratar assim que o comprar são apenas 3 correcto?

                                - A inspecção (20 e picos €)
                                - O registo (ouvi dizer que ficará pelos 30 €, será?)
                                - Seguro (o valor depende de muitas variáveis, se não estou em erro).

                                Comentário


                                  #17
                                  Olha a inspecção são cerca de 27€

                                  O registo são cerca de 60€

                                  O seguro depende do teu tempo de carta da tua idade e do ano e marca do carro

                                  A chave mestra é o "cerebro" do carro, ou seja é com essa chave que se tiveres algum problema em que tenham que fazer uma reprogramação e tenham de aceder aos codigos do carro e não tenhas essa chave depois fica em cerca de 1000€ (depende da marca)

                                  Quanto ao meu amigo depois teve que fazer a reinspecção com os bancos postos pois ele tem os bancos guardados na garagem

                                  O que conta é o numero de lugares que vem no DUA (DOCUMENTO UNICO AUTOMOVEL), a não ser que faças uma inspecção B 98€ (não netnho a certeza se dará para averbar) para averbares o carro como comercial.

                                  Para te ser mais fácil identificares as longarinas são as barras que tens há frente do motor

                                  Se o motor estiver limpo é preciso ter cuidado porque pode querer dizer que te estão a tentar enganar, ou seja limparam para não veres as babas de oleo, se tiver sujo e não tiver babas estas tranquilo

                                  Deixo-te este site dá uma vista de olhos
                                  Guia: ### (((( GUIA COMPRA CARRO USADO )))))#### - MercadoLivre
                                  Aspectos a verificar quando compra um carro usado

                                  Mais importante doque tudo informa-te se o carro tem dividas penhoras ou qualquer coisa do genero (loja do cidadão)

                                  Se não o mais fácil é vais a uma oficina tua conhecida e pedes para eles te lavarem o carro há inspecção e eles passam o carro sem problemas pagas um bocado mais mas estas tranquilo

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por srd Ver Post
                                    Acho que estão ambos correctos

                                    JPedroCorreia, obrigado pela preocupação e pelas dicas! Já são mais alguns aspectos que vou ter em atenção. A questão também é que o dono é quase família por isso parece-me que seja sincero e que se houvesse (ou tenha tido) alguma coisa com o carro que diria tudo...

                                    Mas bom, eu tenho prioridade e tenho tempo para pensar por isso vou lá vê-lo e ver a questão da inspecção.

                                    Já agora, os pontos que tenho que tratar assim que o comprar são apenas 3 correcto?

                                    - A inspecção (20 e picos €)
                                    - O registo (ouvi dizer que ficará pelos 30 €, será?)
                                    - Seguro (o valor depende de muitas variáveis, se não estou em erro).

                                    estamos cá para isso se estiver bom para andar e não tiver problemas de maior é sempre uma boa compra, se é esse o caso aproveita! Aproveita também para aprender umas coisas, há sempre alguém com mais informações do que nos e quanto mais soubermos e discutirmos o assunto melhor!

                                    com o que tens para fazer (inspecção, seguro...) vais gastar tanto ou mais que o valor do carro (), mas é perfeitamente normal!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por FredMarques Ver Post
                                      Olha a inspecção são cerca de 27€

                                      O registo são cerca de 60€



                                      O que conta é o numero de lugares que vem no DUA (DOCUMENTO UNICO AUTOMOVEL), a não ser que faças uma inspecção B 98€ (não netnho a certeza se dará para averbar) para averbares o carro como comercial.

                                      Esse valor já à 1 ano e tal que baixou para 70. A inspecção são 28 e tal

                                      Comentário


                                        #20
                                        Vê se os documentos estão em dia.

                                        Comentário

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