Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Caixa arranha de 1º para 2º, óleo da caixa ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Caixa arranha de 1º para 2º, óleo da caixa ?

    Viva, tenho um Honda Civic com 171.000 kms e quando passo de primeira para segunda a caixa arranha um pouco, mas só de 1º para 2º, mais umas vezes que outras, nas outras mudanças troca-se com normalidade e sem qualquer atrito, estou a pensar mudar o óleo da caixa pois cá em casa o Renault 5 também engrenava a marcha-atras com alguma dificuldade e depois de mudar o óleo da caixa resolveu o problema, por isso estou confiante que resolva o meu, que acham que pode ser ?

    Embraiagem não será porque tenho um outro Honda cá em casa e já conduzi meia dúzia de modelos destes e agarra no ponto certo, pelo que tenho 99% de certezas que não é esse o problema

    #2
    Eu diria que o problema é o sincronizador...

    Comentário


      #3
      Não sei se será importante referir que este atrito de primeira para segunda sente-se mais a frio, sendo que há dias em que a caixa tem um comportamento perfeitamente normal nas primeiras duas relações, mas outros tem um ligeiro/razoável atrito quando se trocam

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
        Não sei se será importante referir que este atrito de primeira para segunda sente-se mais a frio, sendo que há dias em que a caixa tem um comportamento perfeitamente normal nas primeiras duas relações, mas outros tem um ligeiro/razoável atrito quando se trocam

        Ia perguntar se era a frio porque acontece-me a mesma coisa. Não arranha propriamente mas de 1º para 2º, a frio, custa mais a entrar e sente-se esse atrito que falas. Também não faço ideia doque seja.

        Comentário


          #5
          Antes de trocares o óleo da caixa experimenta chegar WD40 na própria alavanca de velocidade. Levanta o fole e mexe a caixa em todos os sentidos e vai chegando WD40.

          Já tive um problema semelhante e isso resolveu, ficou muito mais suave a caixa e nunca mais arranhou

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Veritati Ver Post
            Eu diria que o problema é o sincronizador...

            Pode ser. pode experimentar colocar óleo da caixa automática, nas bedford NKR resulta muito bem.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
              Ia perguntar se era a frio porque acontece-me a mesma coisa. Não arranha propriamente mas de 1º para 2º, a frio, custa mais a entrar e sente-se esse atrito que falas. Também não faço ideia doque seja.
              É precisamente isto que me acontece..

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                É precisamente isto que me acontece..
                Tenta trocar o oleo da caixa, ja sofri do mesmo e resultou. Mas não inventes no óleo que colocas na caixa ;)

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                  Antes de trocares o óleo da caixa experimenta chegar WD40 na própria alavanca de velocidade. Levanta o fole e mexe a caixa em todos os sentidos e vai chegando WD40.

                  Já tive um problema semelhante e isso resolveu, ficou muito mais suave a caixa e nunca mais arranhou
                  Fui fazer isto mas levantando a consola da caixa não tenho acesso à mesma, apenas ao fole do shift, logo nada feito
                  Aproveitei e meti uma alinha no shift para não deixar correr o fole do punho para baixo, agora está sempre no mesmo sítio


                  Leeth achas que é preciso meter óleo valvoline ?

                  Comentário


                    #10
                    Valvolina é o que normalmente chamam ao oleo da caixa

                    Comentário


                      #11
                      O óleo da caixa melhorará a situação, mas, se for muito notório, é mesmo o sincronizador. E isso não é propriamente barato de reparar, pois implica abrir a caixa.

                      Se o problema só se manifesta a frio, é algo normal. Não é só óleo do motor que precisa de aquecer para funcionar bem.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                        É precisamente isto que me acontece..
                        Já agora, de 3º para 2º também acontece o mesmo.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                          Viva, tenho um Honda Civic com 171.000 kms e quando passo de primeira para segunda a caixa arranha um pouco, mas só de 1º para 2º, mais umas vezes que outras, nas outras mudanças troca-se com normalidade e sem qualquer atrito, estou a pensar mudar o óleo da caixa pois cá em casa o Renault 5 também engrenava a marcha-atras com alguma dificuldade e depois de mudar o óleo da caixa resolveu o problema, por isso estou confiante que resolva o meu, que acham que pode ser ?

                          Embraiagem não será porque tenho um outro Honda cá em casa e já conduzi meia dúzia de modelos destes e agarra no ponto certo, pelo que tenho 99% de certezas que não é esse o problema
                          Boas
                          Na minha opinião tens que retirar a cx: de velcidades, para reparação e substituir as anilhas de sincronização mais rolamentos,e vedantes. O carrêto de 2ª tem que ser bem analisado em conjuto com a anilha de sincronisação nova.Já que tens a caixa em reparação mete um kit de embraiagem.

                          Comentário


                            #14
                            Não acredito nisso. Sei bem o tratamento que a minha caixa sempre levou e não pode precisar de ser aberta, estou confiante que em mudando o óleo resolvo os meus problemas

                            A minha embraiagem está em bom estado, agarra sempre no ponto certo e não denota nenhum desgaste nem nas subidas, não é carro de cidade

                            O atrito é relativamente brando, e só faz pontualmente, tenho quase a certeza que é do óleo porque tive a folhear e não tenho registos de mudança do mesmo, por isso é nisso que vou apostar

                            Credo, se o meu carro que anda sempre numa condução cuidada tiver que abrir a caixa, vou alí e já venho..

                            Já agora a mão de obra desta operação é cara ? quanto devo gastar ? Só para ter uma ideia
                            Editado pela última vez por RicardoAndre; 01 February 2012, 20:36.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                              Não acredito nisso. Sei bem o tratamento que a minha caixa sempre levou e não pode precisar de ser aberta, estou confiante que em mudando o óleo resolvo os meus problemas

                              A minha embraiagem está em bom estado, agarra sempre no ponto certo e não denota nenhum desgaste nem nas subidas, não é carro de cidade

                              O atrito é relativamente brando, e só faz pontualmente, tenho quase a certeza que é do óleo porque tive a folhear e não tenho registos de mudança do mesmo, por isso é nisso que vou apostar

                              Credo, se o meu carro que anda sempre numa condução cuidada tiver que abrir a caixa, vou alí e já venho..

                              Já agora a mão de obra desta operação é cara ? quanto devo gastar ? Só para ter uma ideia
                              Mudar o oleo da caixa é relativamente simples, praticamente o mesmo processo que o do motor.
                              Honda & Acura Manual Transmission Oil Change How To - YouTube
                              o teu motor é um D mas é igual.
                              Ja agora, a mim ate a direcção é mais pesada quando esta mesmo frio

                              Comentário


                                #16
                                No meu também noto isso mas apenas nos primeiros kms com muito frio ou quando faço uma troca de primeira para segunda à patrão, se fizer com mais calma já é na boa mas como as outras entram mesmo a abusar estranho mas no meu caso tenho a embraiagem com bastante desgaste.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                  No meu também noto isso mas apenas nos primeiros kms com muito frio ou quando faço uma troca de primeira para segunda à patrão, se fizer com mais calma já é na boa mas como as outras entram mesmo a abusar estranho mas no meu caso tenho a embraiagem com bastante desgaste.
                                  x2

                                  Comentário


                                    #18
                                    Consegui obter mais um dado que parece-me ser relevante, quando passo de primeira para segunda, se for ao ponto morto e depois engrenar segunda, sempre com a embreiagem pressionada sem levantar, entra normalmente e muito bem, apenas arranha se passar directamente 1º - 2º

                                    A minha embreiagem não pode estar mal, tive um Renault 19 com a embraiagem no fim e não tem nada a ver, e não lhe dou abuso nenhum para ela estar mal..

                                    Espero que mudar o óleo resolva a minha situação, se for um problema de internos da caixa vou ficar desiludido, já estive a pensar se vale a pena abrir esta ou comprar uma S40 usada, já que o pessoal do assu nestes carros costuma trocar esta caixa por uma mais curtinha, mas ainda me parece mais arriscado..

                                    Comentário


                                      #19
                                      ninguém te pode garantir que trocando a valvulina te resolva o problema, mas se o carro tem 171000km e a mesma valvulina de origem, pode não ficar a 100%, mas decerto ficará muito melhor, só depois disso é que terás de pensar, ou não, em reparar a caixa

                                      Comentário


                                        #20
                                        Fui falar à pouco com o meu mecânico, e esteve a ver no catálogo da Valvoline qual o óleo para o motor do meu carro, e não há referência, apenas para o 1.6dohc, pelo que ele me disse que se até ao fim da tarde não arranjar a especificação do óleo em principio deve ser comum 10w40..

                                        Comentário


                                          #21
                                          Há caixas que levam 10W40. Mas normalmente vejo 75W80/90 ou 80W90.


                                          Qual é o Civic em questão?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por AndreEmidio Ver Post
                                            Há caixas que levam 10W40. Mas normalmente vejo 75W80/90 ou 80W90.


                                            Qual é o Civic em questão?
                                            é o 1.5iLS VTEC (D15Z6) de 1996, EK3

                                            Comentário


                                              #23
                                              Nessa podes meter 10w40 normal, apesar que ha especifico e ate o vendem na Honda, e não costuma ser assim caro (ja nao lembro do preço)

                                              Comentário


                                                #24
                                                Viva, fui mudar o óleo da caixa na Honda e resolvi o problema, o técnico que efectuou a intervenção no meu carro disse que estava visivel que tinha perdido as propriedades à muito tempo

                                                Nota positiva para a Ondacentro, sempre prestáveis, rápidos, práticos, com tudo á mão e bom know-how dos profissionais, 34.90€ nem achei muito

                                                E claro obrigado a todos os que me ajudaram
                                                Editado pela última vez por RicardoAndre; 10 February 2012, 15:40.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  e o óleo sempre é 10w40?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                                    e o óleo sempre é 10w40?
                                                    Não sei, mas não acredito, deve ser um valvoline, para custar 12,30€ o litro..

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                                                      Não sei, mas não acredito, deve ser um valvoline, para custar 12,30€ o litro..
                                                      MTF da Honda

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Que grande confusão RicardoAndre.. 10W40 numa caixa?

                                                        Valvoline é uma marca e VALVOLINA é porteguesice.

                                                        Se efectivamente queres começar pelo mais barato faz o seguinte:
                                                        - Lubrificar com WD40 e Massa consistente o mecanismo das mudanças. Levantar o fole e espalhar o WD40 enquanto vais metendo mudanças. Depois por baixo, também deves ter os cabos/tubo que leva a 'acção' à caixa. Deves lubrificar tudo. Só depois de estar tudo bem lubrificado, passas ao próximo passo.
                                                        - Mudar óleo da caixa de velocidades.
                                                        - Tirar a caixa e verificar carretos, sincronizadores, etc.

                                                        Recentemente tive um Clio II em mãos num estado lastimável ao meter mudanças. Umas entravam bem, outras ficavam 'meio-metidas'(embora o carro andasse) e a maior parte só com as duas mãos. Ficou RESOLVIDO apenas com lubrificação ao nivel da manete e junto à caixa.

                                                        Se quiseres mudar o óleo da caixa, RECOMENDO O SEGUINTE:
                                                        Capacidade: 1,8 litros
                                                        Utilizar: Normal
                                                        Intervalos: Verificar 10000 km / 12 meses
                                                        Mudar 60000 km / 36 meses
                                                        Produtos: TITAN SINTOFLUID 75W-80

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Eu quase que "mandava para o ar" que isso é de ser um Civic. Porquê? Porque o meu, que é de 2009 está a fazer isso às vezes (41000Km). Sempre a frio e apenas numa fase inicial do andamento.
                                                          Acontece apenas de primeira para segunda. Não arranha, mas faz grande resisstência a engrenar. Depois não se volta a sentir mais.
                                                          Vou falar disso quando for à revisão anual que já não demora muito, mas algo me diz que é feitio.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                                                            Eu quase que "mandava para o ar" que isso é de ser um Civic. Porquê? Porque o meu, que é de 2009 está a fazer isso às vezes (41000Km). Sempre a frio e apenas numa fase inicial do andamento.
                                                            Acontece apenas de primeira para segunda. Não arranha, mas faz grande resisstência a engrenar. Depois não se volta a sentir mais.
                                                            Vou falar disso quando for à revisão anual que já não demora muito, mas algo me diz que é feitio.
                                                            É possivel, mas assim que troquei o óleo da caixa essa resistencia de primeira para segunda passou a ser praticamente inexistente, para além disso nota-se bastante que as restantes mudanças se tornaram mais leves de engrenar
                                                            Não dá para lubrificar porque não tens acesso á caixa propriamente dita apenas tirando a consola da mesma, pois ainda tens uma chapa em alumínio com um fole de onde sai o shift e é preciso tira-la para ter acesso à caixa propriamente dita

                                                            Ao que parece algumas caixas levam mesmo 10W40..

                                                            Leeth é precisamente isso, MTF Honda

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X