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Anticongelante Dex-cool da GM: Já alguem ouviu falar (mal) disto?

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    Anticongelante Dex-cool da GM: Já alguem ouviu falar (mal) disto?

    Depois de pesquisar na net acerca de um bom anti-congelante para o meu carro (corsa B TD 97), resolvi seguir o conselho de muita gente, de comprar o de origem.
    Fui à opel e comprei 3 latas de 1 litro cada, concentrado, para um destes dias trocar o liquido. O anticongelante chama-se dexcool. Resolvi pesquisar acerca dele na net, e o resultado não podia ser pior... A GM tem montes de processos em cima por causa deste produto, mas apesar de tudo continua a defende-lo. Depois de mais pesquisa, percebi que ele é mau, mas pelo que parece apenas no caso em que se deixa baixar muito o nivel, ou ao misturar com outros anticongelantes que não à base de Dexcool (como os verdes). Nestes casos então os problemas são graves: ganha um género de gel/pasta que entope tudo, e a despesa depois na reparação é enorme.
    Ao longo destes anos todos usei de todo o genero e feitio de anticongelante, incluindo água da torneira. Assim, há uma grande probabilidade de vir a ter os problemas descritos... Os gajos na OPEL deviam perguntar às pessoas se usaram outro género de anticongelante no carro, que não aquele, antes de vender...
    O que vou acabar por fazer é ir lá de tarde e devolver aquilo, pedir o meu dinheiro de volta. É um direito que tenho.
    Mas alguém aqui tem experiência com este género de anticongelante? Ou já ouviu falar que causa problemas assim tão graves?
    Editado pela última vez por ; 02 February 2012, 12:42.

    #2
    Por acaso nunca ouvi falar.

    O que conheço é o da mercedes grundbleu e o da VW G12 e ambos são bastante bons.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
      Por acaso nunca ouvi falar.

      O que conheço é o da mercedes grundbleu e o da VW G12 e ambos são bastante bons.
      Sim, mas Dexcool não é propriamente o nome da marca, mas sim o tipo de anticongelante. Parece que suporta uma maior amplitude térmica, mas tem outros grandes problemas associados, quando misturado com outros anticongelantes. É de cor laranja-avermelhado, mas não é equivalente ao G12 p ex (é vermelho, né?). Faz uma curta pesquisa no google acerca dele, e é logo os primeiros links que aparecem.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por jorgemvo Ver Post
        Sim, mas Dexcool não é propriamente o nome da marca, mas sim o tipo de anticongelante. Parece que suporta uma maior amplitude térmica, mas tem outros grandes problemas associados, quando misturado com outros anticongelantes. É de cor laranja-avermelhado, mas não é equivalente ao G12 p ex (é vermelho, né?). Faz uma curta pesquisa no google acerca dele, e é logo os primeiros links que aparecem.
        O G12 aguenta até -30ºC penso eu. É dos melhores, não me parece que esse da Opel seja melhor.

        Mas se dá esses problemas eu ia lá devolvê-lo, não vá o diabo tecê-las. Depois compras um bom, nem que seja generalista, há uns bastante bons mas são caros.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por jorgemvo Ver Post
          Depois de pesquisar na net acerca de um bom anti-congelante para o meu carro (corsa B TD 97), resolvi seguir o conselho de muita gente, de comprar o de origem.
          Fui à opel e comprei 3 latas de 1 litro cada, concentrado, para um destes dias trocar o liquido. O anticongelante chama-se dexcool. Resolvi pesquisar acerca dele na net, e o resultado não podia ser pior...
          a minha duvida: pesquisaste antes de comprar e aconselharam-te este, pesquisaste depois de comprar e descobriste que não presta?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
            a minha duvida: pesquisaste antes de comprar e aconselharam-te este, pesquisaste depois de comprar e descobriste que não presta?
            Pesquisei antes de comprar por "anticongelante opel", e nao encontrei nada, nem ng me falou dele. Comprei, e depois de ver o que era é que fui pesquisar na net, e encontrei aquelas desgraças :-)

            Comentário


              #7
              Por acaso fiz à algum tempo a mudança do liquido de refrigeração do meu corsa 1.5TD e foi exactamente esse anticongelante que pus!
              Desconhecia tais problemas com este anticongelante mas até agora ainda não tive quaisqueres problemas no carro nem adicionei qualquer tipo de outro anticongelante ou mesmo água destilada.

              Comentário


                #8
                Quando o calor e o frio apertam - Líquido de Refrigeração - Forum AquaPC

                Antifreeze Experiment & Testing


                Se podes devolver, usa o G12 que podes comprar na Norauto por exemplo.

                Não tem os problema de mistura associados do Dexcool (embora sozinho sem misturas ele seja bom)

                De qualquer das formas, esvazia o circuito, enche só com agua destilada e faz uns 5Km para a agua limpar restos que ficam no circuito.

                Volta a esvaziar e enche novamente só com o G12

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por irmscher Ver Post
                  Por acaso fiz à algum tempo a mudança do liquido de refrigeração do meu corsa 1.5TD e foi exactamente esse anticongelante que pus!
                  Desconhecia tais problemas com este anticongelante mas até agora ainda não tive quaisqueres problemas no carro nem adicionei qualquer tipo de outro anticongelante ou mesmo água destilada.
                  Pois, tb ha gente na net q diz que o usa ha anos e nunca teve qq problema, mas tb nunca usou outro tipo de anticongelante... Acho que nao vou arriscar, nao vale a pena. Mas vai estando atento... Ate ha fotos e videos no youtube, com motores abertos, a mostrar a pasta que se forma na juntas, tubos, bloco, etc. Provavelmente ja nem ha problema nenhum, porque desde 96 ate hoje ja foram feitos mts estudos e testes com este anticongelante, mas acho que nao vou arriscar. Mais depressa me viro para o G12, como um user aqui no forum disse.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                    Quando o calor e o frio apertam - Líquido de Refrigeração - Forum AquaPC

                    Antifreeze Experiment & Testing


                    Se podes devolver, usa o G12 que podes comprar na Norauto por exemplo.

                    Não tem os problema de mistura associados do Dexcool (embora sozinho sem misturas ele seja bom)

                    De qualquer das formas, esvazia o circuito, enche só com agua destilada e faz uns 5Km para a agua limpar restos que ficam no circuito.

                    Volta a esvaziar e enche novamente só com o G12
                    Bem, o teste do 2o link ta espectacular. Responde a muitas perguntas que andam ai no forum, devia ser posto no topo do forum das boxes... Acho que vou devolver, e daqui a uns tempos fazer uma limpeza completa do sistema e meter G12

                    Comentário


                      #11
                      Vai depender e muito da boa vontade da oficina para te aceitar o anti-congelante e devolver o dinheiro.

                      Por lei não o têm de fazer, só em caso de compras à distância (on-line) é que existe um periodo de 14 dias para devoluções.

                      O que os Hipermercados e grandes lojas fazem é dar 15 dias de troca ou devolução mas porque eles querem não porque são obrigados.

                      Numa oficina não sei se vais ter muita sorte mas tenta.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por NunoMCCII Ver Post
                        Vai depender e muito da boa vontade da oficina para te aceitar o anti-congelante e devolver o dinheiro.

                        Por lei não o têm de fazer, só em caso de compras à distância (on-line) é que existe um periodo de 14 dias para devoluções.

                        O que os Hipermercados e grandes lojas fazem é dar 15 dias de troca ou devolução mas porque eles querem não porque são obrigados.

                        Numa oficina não sei se vais ter muita sorte mas tenta.
                        Por acaso tinha ideia que na compra de qualquer produto, temos direito a um prazo de 15 dias para devolver no caso de nao estar satisfeito com ele... Sou assinante da proteste e eles la referem isso muitas vezes, mas vou la ver no que da... Se me derem um credito na loja ja fico satidfeito.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                          Por acaso nunca ouvi falar.

                          O que conheço é o da mercedes grundbleu e o da VW G12 e ambos são bastante bons.
                          Sabes me dizer se o grundbleu da mercedes é Etilenoglicol ou outro composto ?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por guisas Ver Post
                            Sabes me dizer se o grundbleu da mercedes é Etilenoglicol ou outro composto ?
                            Penso que seja a base de glicol como o G12.

                            Comentário


                              #15
                              eu uso só deste: Motul Inugel 50%

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por draper Ver Post
                                eu uso só deste: Motul Inugel 50%
                                Onde compraste isso, e preço?

                                Comentário


                                  #17
                                  Encontras online: www.lubricantes-online.com

                                  Eu compro em Aveiro na Mondego Peças.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por draper Ver Post
                                    eu uso só deste: Motul Inugel 50%
                                    Esse não cumpre nenhuma norma nenhum grande construtor.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                      Esse não cumpre nenhuma norma nenhum grande construtor.
                                      Pois, era isso que tava a ver... Chamou-me a atenção por ser Motul.

                                      Acho que vou acabar por lhe meter G12++, da VW. Acho que não haverá problema. É para um corsa TD.

                                      Depois de tanta pesquisa na net é que acabo por perceber que realmente a qualidade do liquido de refrigeração é uma coisa tão importante como o óleo que se usa...
                                      Editado pela última vez por ; 03 February 2012, 10:37.

                                      Comentário


                                        #20
                                        O problema não está no anti-congelante da GM de certeza, o problema está nas misturas que se fazem entre anti-congelantes de diferentes bases.
                                        Mistura-se tudo e mais alguma coisa nas oficinas multimarcas e depois dá nessas mixórdias acastanhadas que entopem tudo.
                                        O meu mecânico já me fez uma igual pós G12 (VW) num circuito de um carro antigo (nissan) que andava com o vulto anticongelante verde e ficou tudo cheio de uma massa castanha que ainda lá anda porque para limpar em condições, só desmontando tudo fora. Mesmo dentro da VW é sabido que não se pode misturar G11 com G12 por exemplo.
                                        Depois ainda a questão de alguns anticongelantes modernos não se darem com as ligas de motores mais antigos.
                                        O correcto é usar o que a marca aconselha, no entanto no teu caso o carro já não deve andar com o de origem por isso o melhor é comprares um bom anti-congelante a 50% normal daqueles verdes.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                                          O problema não está no anti-congelante da GM de certeza, o problema está nas misturas que se fazem entre anti-congelantes de diferentes bases.
                                          Mistura-se tudo e mais alguma coisa nas oficinas multimarcas e depois dá nessas mixórdias acastanhadas que entopem tudo.
                                          O meu mecânico já me fez uma igual pós G12 (VW) num circuito de um carro antigo (nissan) que andava com o vulto anticongelante verde e ficou tudo cheio de uma massa castanha que ainda lá anda porque para limpar em condições, só desmontando tudo fora. Mesmo dentro da VW é sabido que não se pode misturar G11 com G12 por exemplo.
                                          Depois ainda a questão de alguns anticongelantes modernos não se darem com as ligas de motores mais antigos.
                                          O correcto é usar o que a marca aconselha, no entanto no teu caso o carro já não deve andar com o de origem por isso o melhor é comprares um bom anti-congelante a 50% normal daqueles verdes.
                                          Mas eu sou um bocado teimoso, e quando teimo numa coisa... Acho que vou acabar por lhe meter G12++. O G12++ é compatível com todos os G12 anteriores, e também com o G11! Fica é castanho, pelo que diz na marca...

                                          Acho que vou fazer uma boa limpeza ao circuito, e se calhar o que vou fazer de melhor é durante cerca de 1 mês esvaziar o circuito, desligando a mangueira do radiador, e meter-lhe só agua destilada. Fazer isto umas 4 vezes no mínimo durante esse mes. Como faço muitos kms, vai acabar por circular tudo e diluir o que resta do anticongelante antigo e limpar. Depois enfio-lhe o G12++, mas de cada vez que for a uma oficina levo o meu anticongelante, para eles não andarem a inventar...

                                          Nos carros mais antigos o problema estava em peças de cobre, tipo radiadores e etc, que estes anticongelantes modernos corroem. Vou fazer isto com calma... Quando o tempo começar a melhorar, faço esta coisa de esvaziar o circuito e meter so agua destilada para limpar.

                                          Comentário


                                            #22
                                            MOTUL INUGEL LONG LIFE 50% - Texoleo.com
                                            Cumpre as normas:
                                            Cummins
                                            Cummins IS Series & N14

                                            Cummins
                                            Cummins/Wärtsilä 32-9011

                                            Daewoo
                                            Daewoo/Ssangyong

                                            Daimler-Chrysler
                                            Mercedes-Benz 325.3

                                            Detroit Diesel
                                            Detroit Diesel Powercool Plus

                                            Deutz/MWM
                                            Deutz-MWM 0199-99-1115 / 0199-99-2091

                                            Fiat
                                            Fiat - Lancia NC 956-16

                                            Fiat
                                            Iveco 18-1830

                                            Ford
                                            Ford/Jaguar CMR 8229/WSS-M97B44-D

                                            General Motors
                                            Opel - GM - Saab GM 6277M

                                            General Motors
                                            Vauxhall QL 130100/GM 6277M

                                            Honda
                                            Honda HES D 2009-75

                                            Hyundai
                                            Hyundai

                                            Isuzu
                                            Isuzu

                                            John Deere
                                            John Deere JDMH5

                                            Kubota
                                            Kubota

                                            Komatsu
                                            Komatsu 07.892 (2001)

                                            Leyland-DAF
                                            Leyland Trucks DW03245403

                                            MAN
                                            MAN/Steyr 324 Typ SNF/MAN 324

                                            MAN B&W
                                            MAN B&W AG D36 5600

                                            Mazda
                                            Mazda MEZ 121C

                                            Mitsubishi
                                            Mitsubishi

                                            MTU
                                            MTU MTL 5048

                                            Porsche
                                            Porsche TL-VW 774 D = G 12

                                            PSA
                                            Peugeot Citroën

                                            Renault
                                            Mack 014GS17009

                                            Renault
                                            Nissan 10120 NDS00

                                            Renault
                                            Renault + RVI 41-01-001/- -Q Type D

                                            Santana Motors
                                            Suzuki

                                            Scania
                                            Scania TB 1451/TI 2-98 08 13 TB

                                            Skoda
                                            Liaz 61-0-0257

                                            Volvo
                                            Mack 014 GS 17009

                                            Volvo
                                            Renault Trucks 41-01-001/- -S Type D

                                            Volvo
                                            Volvo 128 6083 / 002

                                            VW
                                            VAG Group TL-VW 774 D/F = G 12 / G12 +

                                            ASTM Standards
                                            ASTM D3306/D4656/D4985

                                            British Standards
                                            BS 6580

                                            French Standards
                                            NFR 15-601

                                            FVV Standards
                                            Germany FVV Heft R443

                                            Japanese Standards
                                            JASO M325/JIS K2234

                                            Korean Standards
                                            KSM 2142

                                            MIL Standards
                                            MIL-Belgium BT-PS-606 A

                                            MIL Standards
                                            MIL-France DCSEA 615/C

                                            MIL Standards
                                            MIL-Italy E/L-1415b

                                            MIL Standards
                                            MIL-Sweden FSD 8704

                                            NATO Standards
                                            NATO S-759

                                            SAE Standards
                                            SAE J1034

                                            UNE Standards UNE 26-361-88/1

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por draper Ver Post
                                              MOTUL INUGEL LONG LIFE 50% - Texoleo.com
                                              Cumpre as normas:
                                              Cummins
                                              Cummins IS Series & N14

                                              Cummins
                                              Cummins/Wärtsilä 32-9011

                                              Daewoo
                                              Daewoo/Ssangyong

                                              Daimler-Chrysler
                                              Mercedes-Benz 325.3

                                              Detroit Diesel
                                              Detroit Diesel Powercool Plus

                                              Deutz/MWM
                                              Deutz-MWM 0199-99-1115 / 0199-99-2091

                                              Fiat
                                              Fiat - Lancia NC 956-16

                                              Fiat
                                              Iveco 18-1830

                                              Ford
                                              Ford/Jaguar CMR 8229/WSS-M97B44-D

                                              General Motors
                                              Opel - GM - Saab GM 6277M

                                              General Motors
                                              Vauxhall QL 130100/GM 6277M

                                              Honda
                                              Honda HES D 2009-75

                                              Hyundai
                                              Hyundai

                                              Isuzu
                                              Isuzu

                                              John Deere
                                              John Deere JDMH5

                                              Kubota
                                              Kubota

                                              Komatsu
                                              Komatsu 07.892 (2001)

                                              Leyland-DAF
                                              Leyland Trucks DW03245403

                                              MAN
                                              MAN/Steyr 324 Typ SNF/MAN 324

                                              MAN B&W
                                              MAN B&W AG D36 5600

                                              Mazda
                                              Mazda MEZ 121C

                                              Mitsubishi
                                              Mitsubishi

                                              MTU
                                              MTU MTL 5048

                                              Porsche
                                              Porsche TL-VW 774 D = G 12

                                              PSA
                                              Peugeot Citroën

                                              Renault
                                              Mack 014GS17009

                                              Renault
                                              Nissan 10120 NDS00

                                              Renault
                                              Renault + RVI 41-01-001/- -Q Type D

                                              Santana Motors
                                              Suzuki

                                              Scania
                                              Scania TB 1451/TI 2-98 08 13 TB

                                              Skoda
                                              Liaz 61-0-0257

                                              Volvo
                                              Mack 014 GS 17009

                                              Volvo
                                              Renault Trucks 41-01-001/- -S Type D

                                              Volvo
                                              Volvo 128 6083 / 002

                                              VW
                                              VAG Group TL-VW 774 D/F = G 12 / G12 +

                                              ASTM Standards
                                              ASTM D3306/D4656/D4985

                                              British Standards
                                              BS 6580

                                              French Standards
                                              NFR 15-601

                                              FVV Standards
                                              Germany FVV Heft R443

                                              Japanese Standards
                                              JASO M325/JIS K2234

                                              Korean Standards
                                              KSM 2142

                                              MIL Standards
                                              MIL-Belgium BT-PS-606 A

                                              MIL Standards
                                              MIL-France DCSEA 615/C

                                              MIL Standards
                                              MIL-Italy E/L-1415b

                                              MIL Standards
                                              MIL-Sweden FSD 8704

                                              NATO Standards
                                              NATO S-759

                                              SAE Standards
                                              SAE J1034

                                              UNE Standards UNE 26-361-88/1
                                              Nesse link não tem essa info toda... Onde é que a foste buscar?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Não, estás enganado.

                                                O amarelo o que esta no link só cumpre estas normas

                                                http://www.motul.com/system/product_...pdf?1327918250

                                                O Rosa, é que cumpre essas todas.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                                                  O problema não está no anti-congelante da GM de certeza, o problema está nas misturas que se fazem entre anti-congelantes de diferentes bases.
                                                  Mistura-se tudo e mais alguma coisa nas oficinas multimarcas e depois dá nessas mixórdias acastanhadas que entopem tudo.
                                                  O meu mecânico já me fez uma igual pós G12 (VW) num circuito de um carro antigo (nissan) que andava com o vulto anticongelante verde e ficou tudo cheio de uma massa castanha que ainda lá anda porque para limpar em condições, só desmontando tudo fora. Mesmo dentro da VW é sabido que não se pode misturar G11 com G12 por exemplo.
                                                  Depois ainda a questão de alguns anticongelantes modernos não se darem com as ligas de motores mais antigos.
                                                  O correcto é usar o que a marca aconselha, no entanto no teu caso o carro já não deve andar com o de origem por isso o melhor é comprares um bom anti-congelante a 50% normal daqueles verdes.
                                                  Há uns tempos também fui investigar sobre anticongelantes GM e descobri essa má opinião do dexcool. A conclusão a que cheguei também foi de que os problemas acontecem quando há misturas ou o anticongelante não é indicado. Se não me falha a memória, esse é um anticongelante orgânico e não deve ser usado em carros que não estão preparados para isso.

                                                  Decides devolver esse e usar G12, mas sabes se o G12 é indicado para o teu carro? Na volta é pior a emenda que o soneto.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                                                    Há uns tempos também fui investigar sobre anticongelantes GM e descobri essa má opinião do dexcool. A conclusão a que cheguei também foi de que os problemas acontecem quando há misturas ou o anticongelante não é indicado. Se não me falha a memória, esse é um anticongelante orgânico e não deve ser usado em carros que não estão preparados para isso.

                                                    Decides devolver esse e usar G12, mas sabes se o G12 é indicado para o teu carro? Na volta é pior a emenda que o soneto.
                                                    Sim, é. Já vi muitos foruns onde usam isso em corsa, e sem problemas. Há problemas no caso de haver componentes de cobre, ou outra liga qq que já não me lembro qual é... O G12 é usado em Golf antigos (96 e ate antes). O meu corsa é de 97, não acho que vá ser por ai... Mas ainda vou investigar melhor antes de usar isso.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Bem, a ideia que tenho é a seguinte:

                                                      O anti-congelante orgânico pode ser usado em qualquer carro, desde que tenha radiador em alumínio. O problema é que não pode ser misturado com metade dos outros anti-congelantes do mercado. Uns sim, outros não, outros sabe Deus. O orgânico também dura bastante mais que o não orgânico.

                                                      Já o não orgânico, embora se saiba que não se deve misturar anti-congelantes, dá muito menos problemas quando misturado.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Sempre usei o motul já mostrado num, bmw 318is, nissan micra 1.0, corsa 1.5td, corolla ke20, astra1.4 sem qualquer problema em nenhum deles.
                                                        Isso de não se puder misturar anticongelantes é válido para qualquer um deles, não quer dizer que não funcione mas não deve ser feito e em alguns casos pode dar asneira se algum deles tiver algum componente que reaga com outro e dá a tal mistela. O ideal é ao adicionar adicionar o mesmo anticongelante ou não havendo agua destilada e em ultimo caso água mas nunca anticongelante diferente, simples acho eu.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por pedro19 Ver Post
                                                          Bem, a ideia que tenho é a seguinte:

                                                          O anti-congelante orgânico pode ser usado em qualquer carro, desde que tenha radiador em alumínio. O problema é que não pode ser misturado com metade dos outros anti-congelantes do mercado. Uns sim, outros não, outros sabe Deus. O orgânico também dura bastante mais que o não orgânico.

                                                          Já o não orgânico, embora se saiba que não se deve misturar anti-congelantes, dá muito menos problemas quando misturado.
                                                          Sim, tens razão. Os "sabe Deus" geralmente são os de cor verde, que têm um composto qualquer que se transforma em gosma quando misturados.
                                                          O orgânico (OAT) dura cerca de 5 anos. Geralmente têm cor rosada/alaranjada/vermelha/lilás. Mas a cor NÃO quer dizer que são deste género! Eu acho que a intenção das cores diferentes nos anticongelantes diferentes é boa, só que por uma questão de marketing (penso eu...) as marcas mais "foleiras" acharam boa ideia dar estas cores às *****s de produtos que vendem, a ver se enganam as pessoas. Um gajo ve numa prateleira um produto cor-de-rosa, e pensa logo: isto é do bom, é igual ao da VW! Depois dá asneira...

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por LeonCupra Ver Post
                                                            Sempre usei o motul já mostrado num, bmw 318is, nissan micra 1.0, corsa 1.5td, corolla ke20, astra1.4 sem qualquer problema em nenhum deles.
                                                            Isso de não se puder misturar anticongelantes é válido para qualquer um deles, não quer dizer que não funcione mas não deve ser feito e em alguns casos pode dar asneira se algum deles tiver algum componente que reaga com outro e dá a tal mistela. O ideal é ao adicionar adicionar o mesmo anticongelante ou não havendo agua destilada e em ultimo caso água mas nunca anticongelante diferente, simples acho eu.
                                                            Sim, basicamente é isso. Mas imagina que tens G12 no teu carro, ou um anticongelante qualquer OAT. Vais a uma oficina "rápida" (ia dizer nomes, mas é melhor não, ainda firo a susceptibilidade de alguém ), e eles vêm que o nivel tá baixo, ou acham que está, e metem pra lá o anticongelante deles pra facturar mais. Passado se calhar nem um ano, tens o carro a aquecer como tudo, e um prejuizo de centenas de euros e nem sabes porque...
                                                            O problema é que grande parte dos próprios mecânicos, que deviam ser os primeiros a saber isto, não sabem.
                                                            P. ex, ja fui à Opel para devolver o Dex-cool. E expliquei que era por que o meu carro já levou todo o tipo de anticongelante, e com alguma pesquisa descobri que aquele não pode ser misturado com qualquer anti-congelante. Resposta de quem mo vendeu: PODE PODE!!!! ISSO PODE SER MISTURADO COM TUDO!!!! NAO TEM PROBLEMA NENHUM!!!
                                                            E ao lado estava um gajo, cliente, mas que tinha pinta de mecânico: olhe, isso pode misturar à vontade porque é de QUALIDADE SUPERIOR!!! Não podia era se tivesse lá esse e metesse um de qualidade inferior!! Aí é que já tava a fazer mal...
                                                            Nem sequer disseram que devia PELO MENOS limpar o circuito todo antes.

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