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Petição Classe 5 para todos os veículos de 2 rodas

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    Petição Classe 5 para todos os veículos de 2 rodas

    Boas.... Vejam e assinem a seguinte petição, caso concordem com ela:

    Petição Motas ( Veiculos de 2 Rodas ) considerados classe 5 em todas as circunstancias e em todas as portagens

    Segundo Informação da Brisa, Os motociclos são considerados classe 1 para efeitos de cobrança manual,no entanto, ao aderirem à cobrança electrónica - Via Verde - passam a ser considerados classe 5.

    Mas esta regra não é praticada por todos como a Luso-Ponte que na Ponte 25 Abril cumpre esta regra mas na Ponte Vasco da Gama não a cumpre.
    Exigimos que seja criada a Classe 5 não apenas para cobrança electrónica mas sim como classe do veiculo de 2 rodas. Não faz sentido uma Mota ser equiparada a um Carro ( veiculo de 4 rodas com mais do triplo do peso e o dobro de ocupação da via de rodagem )apenas na parte das cobranças de portagens.o desgaste do pavimento e a sua manutenção não é a mesma entre uma mota e um carro. Queremos ver banida esta pratica tão injusta e que já dura a muitos anos .

    Petição Motas ( Veiculos de 2 Rodas ) considerados classe 5 em todas as circunstancias e em todas as portagens

    #2
    Feito. E cortassem o preço para 50% ou menos da classe 1, como devia ser, e iam ver o transito a começar a fluir melhor

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por krendam Ver Post
      Feito. E cortassem o preço para 50% ou menos da classe 1, como devia ser, e iam ver o transito a começar a fluir melhor
      E porque não de todas (essa mania da discriminação)?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
        E porque não de todas (essa mania da discriminação)?
        Se há várias classes, e um Autocarro paga mais que uma Passat, porque é que uma Scooter 125cc deve pagar o mesmo que muitos dos monovolumes?
        Eu acho que não é ter a mania da discriminação....

        Comentário


          #5
          Também já está, apesar de ser um cliente pouco regular de AE. Tem poucas curvas...

          Originalmente Colocado por TiagoLeal Ver Post
          Se há várias classes, e um Autocarro paga mais que uma Passat, porque é que uma Scooter 125cc deve pagar o mesmo que muitos dos monovolumes?
          Eu acho que não é ter a mania da discriminação....
          O conceito de descriminação do Motronic é estranho, quando ele tem escrito na localização "Romani ite domum" .

          Comentário


            #6
            não ando de mota mas concordo com isso. mas também com a inspecção periódica obrigatória para as motas! se andam na estrada têm de ter segurança como todos os outros.

            Comentário


              #7
              Para não falar que em AE's com mais de 2 vias, finalmente começava a haver gente a usar a faixa da direita: motos 125, camiões e a pouca gente que sabe que se deve circular à direita

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por LiveFlesh Ver Post
                não ando de mota mas concordo com isso. mas também com a inspecção periódica obrigatória para as motas! se andam na estrada têm de ter segurança como todos os outros.
                O carro ir à inspecção é sinónimo de segurança? Já vi cada esquema

                Comentário


                  #9
                  Já foi tantas vezes dito, lá vai mais uma:

                  O desconto de 30% só está associado à via verde por causa do sistema de medição da altura dos veículos (à altura do primeiro eixo). Não saberei explicar bem a razão, mas parece que não é compatível com motociclos. Os portageiros teriam de introduzir a classe especial manualmente, o que, parece, poderia dar azo a enganos/fraudes.

                  Portanto, razões técnicas e não má vontade.

                  No entanto, as concessionárias (excepto a Lusoponte) oferecem a alternativa da Via Verde, o que permite contornar a limitação técnica, mas aqui entra a imaturidade e a estupidez de muitos motociclistas que dizem que não, que querem o desconto em todas as circunstâncias (portagem manual).

                  Se há um sistema que tem tantas vantagens (não ter de parar, desengatar, pôr o pé no chão e andar à procura do bilhete e dinheiro no bolso do blusão com a mão enluvada (às tantas não se consegue e tem-se mesmo de tirar a luva), além do desconto), porquê complicar?

                  Pois continuem a pagar Classe 1 e a fazer petiçõezinhas destas.

                  Nota: Sendo entidades privadas, as concessionárias não foram obrigadas a fazer o desconto para motos, fizeram-no de livre vontade. A Lusoponte entendeu não o fazer.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por micromachine Ver Post
                    Já foi tantas vezes dito, lá vai mais uma:

                    O desconto de 30% só está associado à via verde por causa do sistema de medição da altura dos veículos (à altura do primeiro eixo). Não saberei explicar bem a razão, mas parece que não é compatível com motociclos. Os portageiros teriam de introduzir a classe especial manualmente, o que, parece, poderia dar azo a enganos/fraudes.

                    Portanto, razões técnicas e não má vontade.

                    No entanto, as concessionárias (excepto a Lusoponte) oferecem a alternativa da Via Verde, o que permite contornar a limitação técnica, mas aqui entra a imaturidade e a estupidez de muitos motociclistas que dizem que não, que querem o desconto em todas as circunstâncias (portagem manual).

                    Se há um sistema que tem tantas vantagens (não ter de parar, desengatar, pôr o pé no chão e andar à procura do bilhete e dinheiro no bolso do blusão com a mão enluvada (às tantas não se consegue e tem-se mesmo de tirar a luva), além do desconto), porquê complicar?

                    Pois continuem a pagar Classe 1 e a fazer petiçõezinhas destas.

                    Nota: Sendo entidades privadas, as concessionárias não foram obrigadas a fazer o desconto para motos, fizeram-no de livre vontade. A Lusoponte entendeu não o fazer.
                    Simples, porque a aquisição da VV não é a custo 0.

                    Comentário


                      #11
                      Isto das petições é tudo muito giro, mas sinceramente.....vale a pena????

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por LiveFlesh Ver Post
                        não ando de mota mas concordo com isso. mas também com a inspecção periódica obrigatória para as motas! se andam na estrada têm de ter segurança como todos os outros.
                        Nas motos o principal interessado em segurança é o próprio dono, caso contrário, corre sérios riscos de ficar com graves sequelas para toda a vida ou mesmo falecer

                        Sempre tive enormes cuidados com as minhas motos, desde que fui pai, simplesmente deixei de andar de moto, porque tenho noção do maior risco que corria e quero ver a minha filha crescer

                        Quando andava de moto, normalmente pagava classe 0, até hoje nunca chegou nenhuma carta.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por micromachine Ver Post
                          ............
                          Portanto, razões técnicas e não má vontade.

                          ..............


                          Pois continuem a pagar Classe 1 e a fazer petiçõezinhas destas.
                          .............
                          Escreves muito, para dizer pouco, e com ainda menos conteúdo....

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por TiagoLeal Ver Post
                            Se há várias classes, e um Autocarro paga mais que uma Passat, porque é que uma Scooter 125cc deve pagar o mesmo que muitos dos monovolumes?
                            Eu acho que não é ter a mania da discriminação....
                            Estás com problemas de leitura.

                            Não me manifestei contra a categoria 5, mas contra a redução apenas para a classe 1.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por micromachine Ver Post
                              Já foi tantas vezes dito, lá vai mais uma:

                              O desconto de 30% só está associado à via verde por causa do sistema de medição da altura dos veículos (à altura do primeiro eixo). Não saberei explicar bem a razão, mas parece que não é compatível com motociclos. Os portageiros teriam de introduzir a classe especial manualmente, o que, parece, poderia dar azo a enganos/fraudes.

                              Portanto, razões técnicas e não má vontade.

                              No entanto, as concessionárias (excepto a Lusoponte) oferecem a alternativa da Via Verde, o que permite contornar a limitação técnica, mas aqui entra a imaturidade e a estupidez de muitos motociclistas que dizem que não, que querem o desconto em todas as circunstâncias (portagem manual).

                              Se há um sistema que tem tantas vantagens (não ter de parar, desengatar, pôr o pé no chão e andar à procura do bilhete e dinheiro no bolso do blusão com a mão enluvada (às tantas não se consegue e tem-se mesmo de tirar a luva), além do desconto), porquê complicar?

                              Pois continuem a pagar Classe 1 e a fazer petiçõezinhas destas.

                              Nota: Sendo entidades privadas, as concessionárias não foram obrigadas a fazer o desconto para motos, fizeram-no de livre vontade. A Lusoponte entendeu não o fazer.
                              Olha olha, ao ler até parece que o papá é dono da concessionária... E que deve ter sido papado muitas vezes no seu porsche por motos...

                              Comentário


                                #16
                                essa da discriminação é engraçada... Várias vezes vejo motociclos a passar à frente da fila nas portagens, enfim, só têm duas rodas devem ter prioridade... mas por acaso no outro dia numa bomba de combustiveis do feijó, não era a do jumbo, várias viaturas na fila e eis que um campeão do alto da sua scooter 125cc de marca desconhecida e provavelmente comprada num hipermercado perto de nós, passa à frente de todos para abastecer. Má educação? ou foi discriminado por que os automobilistas não lhe pagaram o combustível??

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por TRLOURENCO Ver Post
                                  essa da discriminação é engraçada... Várias vezes vejo motociclos a passar à frente da fila nas portagens, enfim, só têm duas rodas devem ter prioridade... mas por acaso no outro dia numa bomba de combustiveis do feijó, não era a do jumbo, várias viaturas na fila e eis que um campeão do alto da sua scooter 125cc de marca desconhecida e provavelmente comprada num hipermercado perto de nós, passa à frente de todos para abastecer. Má educação? ou foi discriminado por que os automobilistas não lhe pagaram o combustível??
                                  Compreendo a indignação.

                                  Mas:
                                  Existem os automobilistas porreiraços e os "xico-espertos", não é?
                                  Existem os camionistas porreiraços e os "xico-espertos", não é?
                                  Etc, etc...

                                  Em relação às portagens (normalmente na Ponte 25 de Abril), o que costumo fazer é aproximar-me do estreitamento final para a casinha da portagem e pedir (verbal ou gestualmente) passagem a um condutor.
                                  98% das vezes deixam passar e eu agradeço, claro.
                                  Qunado não deixam, agradeço na mesma.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Exactamente..parar e fazer essas operações todas..é por isso que não pago

                                    Originalmente Colocado por micromachine Ver Post
                                    Já foi tantas vezes dito, lá vai mais uma:

                                    O desconto de 30% só está associado à via verde por causa do sistema de medição da altura dos veículos (à altura do primeiro eixo). Não saberei explicar bem a razão, mas parece que não é compatível com motociclos. Os portageiros teriam de introduzir a classe especial manualmente, o que, parece, poderia dar azo a enganos/fraudes.

                                    Portanto, razões técnicas e não má vontade.

                                    No entanto, as concessionárias (excepto a Lusoponte) oferecem a alternativa da Via Verde, o que permite contornar a limitação técnica, mas aqui entra a imaturidade e a estupidez de muitos motociclistas que dizem que não, que querem o desconto em todas as circunstâncias (portagem manual).

                                    Se há um sistema que tem tantas vantagens (não ter de parar, desengatar, pôr o pé no chão e andar à procura do bilhete e dinheiro no bolso do blusão com a mão enluvada (às tantas não se consegue e tem-se mesmo de tirar a luva), além do desconto), porquê complicar?

                                    Pois continuem a pagar Classe 1 e a fazer petiçõezinhas destas.

                                    Nota: Sendo entidades privadas, as concessionárias não foram obrigadas a fazer o desconto para motos, fizeram-no de livre vontade. A Lusoponte entendeu não o fazer.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Concordo com o vosso pedido, mas tal como querem diferenciação aqui, completamente merecida, não podem pedir no resto, nomeadamente em termos de IPO que, para mim, continua a ser uma grave falha do sistema, ou na circulação desgovernada que fazem nas bermas das vias rápidas mais entupidas (lembro-me agora do IC19), que, no caso dos carros, se formos vistos a fazer isso pela polícia é logo um martelanço que não querem nem lembrar-se, mas motas já acham normal e constitui maior segurança para o condutor (o que é mentira, pois eu já abalroei uma mota que ia a circular na berma perto duma saída do IC19 e como não é expectável que lá circulem..não o vi, podem imaginar o cenário).

                                      Vejo por aí muitas DT's e afins a assapar em cidade que se tiverem que fazer uma paragem mais forçada por causa de alguém numa passadeira o máximo que conseguem fazer é desviar-se.

                                      Fora isso, só tenho algo a apontar nessa petição - se querem ser, de facto, levados a sério, e tem todo o direito, têm que corrigir os erros ortográficos e de gramática da mesma. Faz toda a diferença entre ir directo para o caixote ou fazer pensar duas vezes

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                        Estás com problemas de leitura.

                                        Não me manifestei contra a categoria 5, mas contra a redução apenas para a classe 1.
                                        Pelo que percebi, referiu a redução da classe 1 que afectam os motociclos, passarem os motociclos a pagar menos (mesmo que se considerem classe 1), por serem motociclos.
                                        Não uma redução para toda a classe 1.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por micromachine Ver Post
                                          Já foi tantas vezes dito, lá vai mais uma:

                                          O desconto de 30% só está associado à via verde por causa do sistema de medição da altura dos veículos (à altura do primeiro eixo). Não saberei explicar bem a razão, mas parece que não é compatível com motociclos. Os portageiros teriam de introduzir a classe especial manualmente, o que, parece, poderia dar azo a enganos/fraudes.

                                          Portanto, razões técnicas e não má vontade.

                                          No entanto, as concessionárias (excepto a Lusoponte) oferecem a alternativa da Via Verde, o que permite contornar a limitação técnica, mas aqui entra a imaturidade e a estupidez de muitos motociclistas que dizem que não, que querem o desconto em todas as circunstâncias (portagem manual).

                                          Se há um sistema que tem tantas vantagens (não ter de parar, desengatar, pôr o pé no chão e andar à procura do bilhete e dinheiro no bolso do blusão com a mão enluvada (às tantas não se consegue e tem-se mesmo de tirar a luva), além do desconto), porquê complicar?

                                          Pois continuem a pagar Classe 1 e a fazer petiçõezinhas destas.

                                          Nota: Sendo entidades privadas, as concessionárias não foram obrigadas a fazer o desconto para motos, fizeram-no de livre vontade. A Lusoponte entendeu não o fazer.
                                          O teu problema é mesmo o que está a bold...

                                          Na actualidade não tenho conhecimento total do sistema, mas já fui portageiro e sempre tive de escolher a Classe 1 à passagem das motas porque assinalam Classe 2 no sensor, depois é dada a não conformidade em formulário próprio.

                                          Curiosamente este processo também se passa(va) com dezenas de modelos de veículos e até nos camiões com eixo morto, que apesar de o sensor assinalar classe 3, eram cobrados como classe 4

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                            Olha olha, ao ler até parece que o papá é dono da concessionária... E que deve ter sido papado muitas vezes no seu porsche por motos...
                                            Sim, até eu, lendo agora o que escrevi, até parece que tenho algum interesse em alguma concessionária, mas não é o caso.

                                            E não, o meu papá não tem um Porsche e acho que não tem problema nenhum em ser ultrapassado por motociclistas. Talvez até porque o filho já fez algumas centenas de milhares de quilómetros de moto e portanto quando fala de imaturidade (de alguns, claro que não de todos), sabe bem do que fala.

                                            O desconto para motos através da via verde foi conseguido depois de muito trabalho e insistência das associações de motociclistas junto das concessionárias. Penso que não se insistiu mais nas portagens manuais porque a solução encontrada é um bom compromisso para ambas as partes.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu acho que o tópico se desvia muito por culpa dos ressentimentos que ha de parte a parte, como condutor de carro e mota acho que existe, um longo caminho a percorrer no que toca à educação dos dois grupos mas em bom rigor pelo que experiencio está a melhorar, quando vou de mota são poucos os artistas que encontro de carro e muitos que dão sempre um jeitinho para a gente passar quando há fila.
                                              Mas em bom rigor esta classe justifica se, tanto para incentivar a fluidez no transito, bem como menor peso e dimensão deveria corresponder menor preço na factura final.

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                                                #24
                                                Isso na relação condutor carro vs moto....era obrigar toda a gente a andar de moto 2 anos antes de ter carta de carro. Não só aprendiam a respeitar as motos como se tornavam mais atentos na estrada.


                                                E depois parar com estes impostos sobre as motos que sao a alternativa mais móvel e barata que há.

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por TRLOURENCO Ver Post
                                                  essa da discriminação é engraçada... Várias vezes vejo motociclos a passar à frente da fila nas portagens, enfim, só têm duas rodas devem ter prioridade... mas por acaso no outro dia numa bomba de combustiveis do feijó, não era a do jumbo, várias viaturas na fila e eis que um campeão do alto da sua scooter 125cc de marca desconhecida e provavelmente comprada num hipermercado perto de nós, passa à frente de todos para abastecer. Má educação? ou foi discriminado por que os automobilistas não lhe pagaram o combustível??
                                                  Dou-te toda a razão e são esses idiotas que dão má fama a motociclistas.
                                                  No entanto também existem aqueles que ficam a espumar da boca por uma mota furar o transito, e sinceramente desses não tenho pena nenhuma...

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por TRLOURENCO Ver Post
                                                    essa da discriminação é engraçada... Várias vezes vejo motociclos a passar à frente da fila nas portagens, enfim, só têm duas rodas devem ter prioridade... mas por acaso no outro dia numa bomba de combustiveis do feijó, não era a do jumbo, várias viaturas na fila e eis que um campeão do alto da sua scooter 125cc de marca desconhecida e provavelmente comprada num hipermercado perto de nós, passa à frente de todos para abastecer. Má educação? ou foi discriminado por que os automobilistas não lhe pagaram o combustível??
                                                    Nem uma nem outra... Ele fê-lo porque vocês o deixaram fazer.

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Stormskaer Ver Post
                                                      Nem uma nem outra... Ele fê-lo porque vocês o deixaram fazer.
                                                      Concordo plenamente. Ando de carro e ando de moto, tento ser o mais respeitador em ambas as condições e se um palhaço me fizesse isso numa de bomba de gasolina eu era o primeiro a ir refilar, fosse qual fosse o veículo que me passase á frente.

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                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                                        Concordo plenamente. Ando de carro e ando de moto, tento ser o mais respeitador em ambas as condições e se um palhaço me fizesse isso numa de bomba de gasolina eu era o primeiro a ir refilar, fosse qual fosse o veículo que me passase á frente.
                                                        Estou na mesma situação e faria a mesma coisa.

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                                                          Isso na relação condutor carro vs moto....era obrigar toda a gente a andar de moto 2 anos antes de ter carta de carro. Não só aprendiam a respeitar as motos como se tornavam mais atentos na estrada.


                                                          E depois parar com estes impostos sobre as motos que sao a alternativa mais móvel e barata que há.
                                                          Ora nem mais

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                                                            Isso na relação condutor carro vs moto....era obrigar toda a gente a andar de moto 2 anos antes de ter carta de carro. Não só aprendiam a respeitar as motos como se tornavam mais atentos na estrada.


                                                            E depois parar com estes impostos sobre as motos que sao a alternativa mais móvel e barata que há.
                                                            Respeita se queres ser respeitado.

                                                            A maior parte dos motociclistas em Portugal não respeitam nada nem ninguém, é farois altos, é ultrapassagens pela esquerda e pela direita, é rateres quando vão ao lado do carro (não tem buzina a motinha?), é passar a frente nas portagens, é irem quase agarrados ao porta-bagagens do carro da frente mas quando um carro se cola neles esta o caldo entornado...

                                                            É uma generalização, nao se aplicando por isso a todos, mas sim à maioria.

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