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Mudanças mais rijas em Fiat Panda 2004 Multijet

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    Mudanças mais rijas em Fiat Panda 2004 Multijet

    Greetings!

    Tenho reparado que nestes últimos dias as mudanças estão mais rijas.
    Será do frio?

    Sei que estes carros perdem óleo da caixa de velocidades por terem uma vedação algo deficiente.
    No veio que vai da manete das mudanças à caixa de velocidades apenas existe uma borracha estilo donut, que nao veda muito bem e deixa sair algum pouco óleo. Mexe um pouco ao estilo da vedação de um autoclismo.
    Já perguntei numa oficina se valeria a pena trocar esse donut de borracha e disseram-me que não iria servir de muito. Que era feitio (mau design) e não uma avaria.

    O que acham?

    Gasto dinheiro a mandar ver o nível do óleo, que no verão disseram-me que estava no ponto, ou deixo andar?
    Parece que para ver o nível é só enfiar o dedo mindinho no bojão da caixa...

    Será que pode se estragar alguma coisa?
    Continuo a 'monitorizar' a caixa até o frio se ir embora?

    As mudanças não fazem ruídos a entrar nem nada parecido.

    Que válvolina (óleo) a caixa destes Fiats Pandas Multijet levam?
    No caso de precisar é só encher ao nível ou vale a pena trocar tudo apesar de a marca não dizer que é necessário?

    O carro está com 130.000km.

    Cumprimentos
    Editado pela última vez por pgainf; 04 February 2012, 01:30.

    #2
    Aos 130.000 parece-me que é mais que a altura certa para tratares disso.
    Algumas marcas dizem que ele é vitalício, mas mudei a do meu aos 150.000 e aquilo vinha pretinho.

    Todos os óleos vão perdendo qualidades e lubrificando pior, por isso só tens a ganhar ao trocar. Há relatos de quem tenha sentido verdadeiras melhorias no funcionamento da caixa, mas é melhor não contares com isso.

    Se for igual ao meu, o nível do óleo mede-se por esse bojão de enchimento. É suposto estar cheio mesmo até ao limite do buraco.

    Editado pela última vez por pedro19; 04 February 2012, 05:12.

    Comentário


      #3
      Quanto ao tipo de óleo. O autodata diz só "75w80 synthetic". Já este site da millers recomenda 75w90: MILLERS OILS - Which Engine Oil and Gearbox Oil advisor

      Penso que estejas bem com qualquer sintético 75w80 ou w90 que respeite a API GL4, talvez até baste apenas a API GL5 (não sei se há sintéticos que só respeitem a GL 5), mas deixo a questão aberta para os experts.

      De qualquer das formas, a tua caixa só leva 1,65 litros, por isso sai-te mais barato que o normal (o meu leva mais do dobro, p.e.). Ou então fazes em casa, se o acesso à caixa for fácil.
      Editado pela última vez por pedro19; 04 February 2012, 02:22.

      Comentário


        #4
        Faz isso em casa usando um funil e uma mangueira.

        Abres o parafuso da caixa, abres o capot e metes a mangueira pelo capot até À entrada do orificio. Depois metes o funil ligado à mangueira...e toca de ir metendo o óleo da caixa.

        Metes um pano por baixo da caixa, quando começar a pingar é porque está cheia....deixar acabar de pingar, meter o parafuso et voila

        PS: faz isto com o carro nivelado...

        Comentário


          #5
          troca o oleo da caixa. isso é barato.
          oleos de motor,caixa e diferenciais sao coisas que eu troco nos meus carros com intervalos muito mais curtos do que os previstos pelas marcas, em parte por nao ser caro, e depois, para prevenir freak accidents.
          faço poucos kilometros, por vezes menos de 10000 ao ano, como tal mesmo que mude o oleo do motor aos 100000 em vez dos 20000, ou os da caixa e diferenciais aos 50000 (estes ultimos talvez com mais frequencia agora, dependendo de onde ande a meter o carro), acaba por ser coisa para gastar 100, 120€ ano nisso.

          Comentário


            #6
            ups 10000,nao 100000

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              #7
              Originalmente Colocado por pgainf Ver Post
              Greetings!

              Tenho reparado que nestes últimos dias as mudanças estão mais rijas.
              Será do frio?

              Sei que estes carros perdem óleo da caixa de velocidades por terem uma vedação algo deficiente.
              No veio que vai da manete das mudanças à caixa de velocidades apenas existe uma borracha estilo donut, que nao veda muito bem e deixa sair algum pouco óleo. Mexe um pouco ao estilo da vedação de um autoclismo.
              Já perguntei numa oficina se valeria a pena trocar esse donut de borracha e disseram-me que não iria servir de muito. Que era feitio (mau design) e não uma avaria.

              O que acham?

              Gasto dinheiro a mandar ver o nível do óleo, que no verão disseram-me que estava no ponto, ou deixo andar?
              Parece que para ver o nível é só enfiar o dedo mindinho no bojão da caixa...

              Será que pode se estragar alguma coisa?
              Continuo a 'monitorizar' a caixa até o frio se ir embora?

              As mudanças não fazem ruídos a entrar nem nada parecido.

              Que válvolina (óleo) a caixa destes Fiats Pandas Multijet levam?
              No caso de precisar é só encher ao nível ou vale a pena trocar tudo apesar de a marca não dizer que é necessário?

              O carro está com 130.000km.

              Cumprimentos
              Para ver o nivel do oleo é preciso levantar o veiculo em plano direito, e desapertar o bujão de tem que se meter alguma valvolina, até chegar áquelas referencias.nivel.
              Se a valvolina estiver no rebordo e no traço é porque está no nivel, caso essa situação não se verifique é preciso repôr o nivel.

              Quanto ao tipo de valvolina, basta procurar o autoculante que se encontra aposto no capô, tem lá toda a informação e referencias aos oleos, liquidos de refrigeração, limpa vidros e travões.

              O melhor é verificar o nivel, mas tambem pode ser falta de lubrificação dos tirantes, convem lubrificar de vez em quando com massa.


              ps: tal como o esquema do pedro 19 exemplifica.
              Editado pela última vez por Mannipulo; 06 February 2012, 08:04.

              Comentário


                #8
                Só para avisar que o problema com as mudanças estarem mais rijas era só mesmo o frio da altura.
                Acabou o frio, caixa normal.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por pgainf Ver Post
                  Só para avisar que o problema com as mudanças estarem mais rijas era só mesmo o frio da altura.
                  Acabou o frio, caixa normal.
                  Mas no ano passado não notaste diferença no Inverno, pois não? E até esteve bem mais frio.

                  Não fazias mal nenhum em mudar a valvulina agora ;o).

                  Se fizeres isso em casa fica-te bem barato.

                  Comentário

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