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temperatura de motor instavel em honda, alguma ajuda?

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    temperatura de motor instavel em honda, alguma ajuda?

    boa tarde, tenho 1 honda civic EK3 1.5i ls de 1998 que tem qq problema com o indicador de temperatura. qd esta parado ao ralenti funciona correctamente. qd arranca e circula em qq mudança tb. mas qd se tira o pe do acelerador como por explo numa descida com o carro engatado o ponteiro da temperatura desce para o ponto de partida.Com este fenomeno a luz do econo deixa de funcionar correctamente e o conta rotaçoes passa a marcar 1700 rpm pois pensa q o motor ta frio... alguem tem ideia de como resolver esta situaçao?
    obrigado

    #2
    Originalmente Colocado por andresoeiro Ver Post
    boa tarde, tenho 1 honda civic EK3 1.5i ls de 1998 que tem qq problema com o indicador de temperatura. qd esta parado ao ralenti funciona correctamente. qd arranca e circula em qq mudança tb. mas qd se tira o pe do acelerador como por explo numa descida com o carro engatado o ponteiro da temperatura desce para o ponto de partida.Com este fenomeno a luz do econo deixa de funcionar correctamente e o conta rotaçoes passa a marcar 1700 rpm pois pensa q o motor ta frio... alguem tem ideia de como resolver esta situaçao?
    obrigado
    Já me aconteceu uma coisa do género, mas no meu caso era a temperatura que subia: subia em curvas para a direita, e descia em curvas para a esquerda. O sensor da temperatura estava a fazer massa nalgum ponto, o meu electricista não acreditava, mas lá viu que realmente era isso que tava a acontecer, e resolveu o problema...

    No teu caso pode o sensor estar partido, e em descidas faz mau contacto, sei la... Hás-de tentar pará-lo numa descida, a trabalhar ao relanti, a ver se acontece o mesmo, ou se é só em andamento.

    Comentário


      #3
      a temperatura nc sobe em demasia, se for a descer a acelerar ta normal. ou seja, sempre q tiro o pe do acelerador a temperatura baixa excepto se parado ao ralenti. mesmo que desengate o carro a descer o fenomeno persiste.aparentemente qd o motor ta quente e se da a igniçao o ponteiro sobe e depois desce rapiidamente. basicamente le a temperatura e depois off. foi substituida o sensor da temperatura mas nao resolveu.

      Comentário


        #4
        Muda-lhe o termostato

        Edit: Li agora o último post.

        E o quadrante, está bom?
        Editado pela última vez por DudexVTi; 13 February 2012, 20:51.

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          #5
          como o tubo inferior do radiador aquece presumo que o termostato esteja a funcionar....presumo correctamente?

          Comentário


            #6
            Dúvido que seja o termostato. Pode não estar a 100%, mas daí a arrefecer o motor apenas numa descida.

            O comportamento de um termostato bloqueado na posição aberta é mais ou menos esse. Tendo em conta que o líquido de refrigeração está sempre a circular e a ser arrefecido pelo radiador, com o carro parado ele atinge a temperatura normal, e em andamento (principalmente a uma velocidade constante) tende a baixar. No entanto, essa variação depende da aceleração, velocidade, da temperatura exterior, etc. É complicado o motor estar a 90ºC, e apenas com o vento de uma descida a mesma descer para 70 ou 60ºC.

            Se as rotações do motor sobem automaticamente, significa que a informação que está a ser enviada à centralina é que o motor está frio mesmo. Na situação do termostato, este iria provocar o arrefecimento do motor, mas não ao ponto das RPM subirem como se fosse ligado à segundos atrás.

            Até te posso exemplificar ambas as situações, termostato e sensor de temperatura, que se passaram com o meu carro, um Clio 1.2 de '94.

            - No caso do sensor de temperatura, que mudei à cerca de um ano, a informação era o contrário. Ou seja, o motor estava frio e o sensor informava que o mesmo estava quente. Ao ligar o motor a frio este passado uns segundos desligava-se, visto que a centralina ajustava a mistura como se o motor estivesse quente. Passado 10/15 segundos a dar pequenos toques no acelerador ele aguentava o ralenti.

            - O termostato, que troquei à menos de um mês, estava a funcionar incorrectamente. Numa viagem em AE de centenas de KM a velocidade constante de 100Km/h, o motor não atingia a temperatura normal. No entanto, o comportamento era próximo do normal, e a temperatura não era propriamente fria. Não sei precisar os graus, pois não tenho ponteiro, então verificava a temperatura através da sofagem.

            Resumindo: se o sensor é novo convém verificar a cablagem do mesmo. E ter em conta que poderá existir outro sensor.
            Editado pela última vez por bruncamps; 13 February 2012, 21:34.

            Comentário


              #7
              A temperatura que ves é o do liquido de refrigeração, não quer dizer que o motor esteja a essa temperatura. Ja agora, que liquido estas a usar? E baixar assim em Hondas, pelo menos pelo que vi ate hoje sempre foi termóstato ou um sensor na admissão a dar valores bem errados. Carro responde bem aos movimentos do acelerador?

              Comentário


                #8
                o liquido nao sei pq ainda n mudei mas e um qq posto na marca. comprei hj um termostato a ver se sera disso mas so amanha e q o mecanico vai colocar. n percebo o que quer dizer com o movimento do acelarador ,mas o carro anda perfeitamente normal. qd se acelera desenvolve mto bem e a andar a baixa velocidade tb. De motor sinto e soua a perfeito...a nao ser as rotaçoes elevadas qd o ponteiro esta em baixo dando a indicaçao de motor frio...

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                  #9
                  Então bem possivelmente será do termostato. Só perguntei porque se ele nao responde-se bem podia ser o sensor da borboleta ate com um fio quebrado que as vezes leva a isso. Mas va, que seja o termostato e que fique tudo bem ^^

                  Comentário


                    #10
                    A ideia que dá é que quando o termostato fecha, deixa de haver leitura da temperatura da água que é quando arrancas o motor até aquecer e quando entras numa descida.

                    Talvez tenhas 2 sensores de temperatura, um no radiador e outro no bloco e o do bloco esteja estragado.
                    Editado pela última vez por DudexVTi; 15 February 2012, 05:16.

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                      #11
                      Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post
                      Dúvido que seja o termostato. Pode não estar a 100%, mas daí a arrefecer o motor apenas numa descida.

                      O comportamento de um termostato bloqueado na posição aberta é mais ou menos esse. Tendo em conta que o líquido de refrigeração está sempre a circular e a ser arrefecido pelo radiador, com o carro parado ele atinge a temperatura normal, e em andamento (principalmente a uma velocidade constante) tende a baixar. No entanto, essa variação depende da aceleração, velocidade, da temperatura exterior, etc. É complicado o motor estar a 90ºC, e apenas com o vento de uma descida a mesma descer para 70 ou 60ºC.

                      Se as rotações do motor sobem automaticamente, significa que a informação que está a ser enviada à centralina é que o motor está frio mesmo. Na situação do termostato, este iria provocar o arrefecimento do motor, mas não ao ponto das RPM subirem como se fosse ligado à segundos atrás.

                      Até te posso exemplificar ambas as situações, termostato e sensor de temperatura, que se passaram com o meu carro, um Clio 1.2 de '94.

                      - No caso do sensor de temperatura, que mudei à cerca de um ano, a informação era o contrário. Ou seja, o motor estava frio e o sensor informava que o mesmo estava quente. Ao ligar o motor a frio este passado uns segundos desligava-se, visto que a centralina ajustava a mistura como se o motor estivesse quente. Passado 10/15 segundos a dar pequenos toques no acelerador ele aguentava o ralenti.

                      - O termostato, que troquei à menos de um mês, estava a funcionar incorrectamente. Numa viagem em AE de centenas de KM a velocidade constante de 100Km/h, o motor não atingia a temperatura normal. No entanto, o comportamento era próximo do normal, e a temperatura não era propriamente fria. Não sei precisar os graus, pois não tenho ponteiro, então verificava a temperatura através da sofagem.

                      Resumindo: se o sensor é novo convém verificar a cablagem do mesmo. E ter em conta que poderá existir outro sensor.
                      Nada mais errado. Um termostato continuamente aberto arrefece até em linha recta, só depende da temperatura exterior e do que estejas a pedir do motor

                      Comentário


                        #12
                        Independentemente do que peça do motor ainda ajuda mais a arrefecer, pois quanto mais acelera mais a bomba se mexe, pelo que só aquece mesmo parado.

                        Comentário


                          #13
                          ja foi substituido o sensor do bloco e neste momento esta a ser substituido o termostato. a ver se resolve....

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                            Independentemente do que peça do motor ainda ajuda mais a arrefecer, pois quanto mais acelera mais a bomba se mexe, pelo que só aquece mesmo parado.
                            Nem é tanto pela bomba de água mas sim pela maior velocidade logo maior caudal a fazer permuta de calor no radiador.

                            Comentário


                              #15
                              Vai dando feedback.

                              Comentário


                                #16
                                Acredito sinceramente que possa ser o termostato.

                                Mas já vi que estás a proceder à troca. Portanto é aguardar para verificar se é mesmo do mesmo.

                                Comentário


                                  #17
                                  boas tardes.... pelo menos para mim ta a ser.... ate posso dizer no plural pois foi graças ao forum que se descobriu o cerne deste fenomeno! era de facto o termostato q estava bloqueado em aberto e originava todos os sintomas q descrevi. Viatura ok . obrigado a todos e abraço

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por andresoeiro Ver Post
                                    boas tardes.... pelo menos para mim ta a ser.... ate posso dizer no plural pois foi graças ao forum que se descobriu o cerne deste fenomeno! era de facto o termostato q estava bloqueado em aberto e originava todos os sintomas q descrevi. Viatura ok . obrigado a todos e abraço
                                    Ainda bem que o problema está solucionado.

                                    De facto os sintomas para isso apontavam, mas por vezes, nem sempre o que parece é.

                                    Comentário


                                      #19
                                      falta agora substituir a panela de escape da frente e os casquilhos traseiros q estao a ficar desgastados. tb ando a pensar em por um alarme na viatura. Que acham deste?
                                      NOVO!! Alarme auto c/ comandos chave retractil PORTES GRÁTIS - Negócios - #189730075

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por andresoeiro Ver Post
                                        boas tardes.... pelo menos para mim ta a ser.... ate posso dizer no plural pois foi graças ao forum que se descobriu o cerne deste fenomeno! era de facto o termostato q estava bloqueado em aberto e originava todos os sintomas q descrevi. Viatura ok . obrigado a todos e abraço
                                        De qualquer maneira isso não justifica alguns dos sintomas que tu descreveste como dares à chave e ele dizer a temperatura e depois cair. Mas ainda bem que está resolvido, sempre que um carro arrefece, o termostato está aberto e devia estar fechado!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por andresoeiro Ver Post
                                          falta agora substituir a panela de escape da frente e os casquilhos traseiros q estao a ficar desgastados. tb ando a pensar em por um alarme na viatura. Que acham deste?
                                          NOVO!! Alarme auto c/ comandos chave retractil PORTES GRÁTIS - Negócios - #189730075
                                          Mete casquilhos originais! Nada de Febi's e afins que para isso mais vale os velhos lol

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por DudexVTi Ver Post
                                            Nada mais errado. Um termostato continuamente aberto arrefece até em linha recta, só depende da temperatura exterior e do que estejas a pedir do motor
                                            Então e o que é que eu disse?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Foi mais por isto:

                                              - É complicado o motor estar a 90ºC, e apenas com o vento de uma descida a mesma descer para 70 ou 60ºC.

                                              Não é nada complicado, ou melhor, depende dos carros, há carros que arrefecem muuuuuito rápidamente.

                                              Comentário


                                                #24
                                                nao e so o vento , como o termostato esta aberto e empancado o fluido tb ajuda o motor a arrefecer....portanto o dificil e aquece-lo.....

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  É o termostato, quase de certeza, tive o mesmo problema em dois D16. Só quando tive o segundo é que me comecei a analisar bem a coisa, e quando troquei o termostato, resolveu. E há algumas semanas um amigo também passou pelo mesmo com um D15.

                                                  O problema pode nem ser a abertura e o fecho do termostato mas um vedante que tem, parece borracha, e que com os anos se desfaz. Isso significa que ao teres o termostato na posição fechada, na prática, passa algum líquido.

                                                  O ponteiro no meu carro ficava quase quase a meio, um ou dois mms abaixo. Esta foto foi tirada após várias dezenas de kms, em Agosto, a descer a Serra da Estrela (o ponteiro da temperatura é o da esquerda, a apontar para baixo):




                                                  Já agora, aqui fica o termostato velho à esquerda e o novo à direita. O vedante está na parte central, no esquerdo vês que já só existem pequenos restos dele. O direito tem uma borracha à volta mas isso é o o-ring, a do velho tinha ido para o lixo antes de tirar a foto.



                                                  Aconselho-te a trocares e o termostato e o respectivo o-ring, compra num concessionário da marca.

                                                  Comentário

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