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    VW compra Ducati

    O grupo VAG já tem uma nova presa...e não é a Alfa:

    La Ducati va in vendita Vale un miliardo di euro - Attualita Corriere.it

    Fala-se também na BMW e nos indianos da Mahindra.


    Só tenho uma coisa a pedir, depois de à dias a Ferreti ter ido parar a mãos chinesas...Signori Marchionni salva-a p.f.!



    P.S. Parece que os alemães também estão interessados na Proton por causa do mercado asiático e, por inerência na...Lotus!

    #2
    Originalmente Colocado por cloverleaf Ver Post
    O grupo VAG já tem uma nova presa...e não é a Alfa:

    La Ducati va in vendita Vale un miliardo di euro - Attualita Corriere.it

    Fala-se também na BMW e nos indianos da Mahindra.


    Só tenho uma coisa a pedir, depois de à dias a Ferreti ter ido parar a mãos chinesas...Signori Marchionni salva-a p.f.!



    P.S. Parece que os alemães também estão interessados na Proton por causa do mercado asiático e, por inerência na...Lotus!
    Porque achas que estaria melhor com o Marchionni que com os chineses?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por cloverleaf Ver Post
      O grupo VAG já tem uma nova presa...e não é a Alfa:

      La Ducati va in vendita Vale un miliardo di euro - Attualita Corriere.it

      Fala-se também na BMW e nos indianos da Mahindra.


      Só tenho uma coisa a pedir, depois de à dias a Ferreti ter ido parar a mãos chinesas...Signori Marchionni salva-a p.f.!



      P.S. Parece que os alemães também estão interessados na Proton por causa do mercado asiático e, por inerência na...Lotus!

      Faria muito mais sentido a BMW que tem uma longa tradição nas motos que a VW.

      Mas como o dinheiro é que manda, na volta vai para Chineses ou Indianos.

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        #4
        A AMG também a queria comprar.

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          #5
          Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
          Faria muito mais sentido a BMW que tem uma longa tradição nas motos que a VW.
          Pelo contrário. Por não terem nada é que faz todo o sentido a aquisição. A BMW estaria a canibalizar a sua própria gama.

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            #6
            Penso que o Marchione só deverá salvar a Ducati se não tiver de injectar dinheiro como queria fazer com a Opel. lol

            Não há crise, os chineses tomam conta dela entretanto.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por LUSOPOWER Ver Post
              Penso que o Marchione só deverá salvar a Ducati se não tiver de injectar dinheiro como queria fazer com a Opel. lol

              Não há crise, os chineses tomam conta dela entretanto.
              Ducati e Ferrari são caras da mesma moeda. Ficariam muito bem juntas.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                Ducati e Ferrari são caras da mesma moeda. Ficariam muito bem juntas.
                Nem mais, n sei é se era possível sinergias entres este dois mitos das 2 e 4 rodas!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                  Ducati e Ferrari são caras da mesma moeda. Ficariam muito bem juntas.
                  Mas isso depende das d€cisõ€s dos responsáveis.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Frecciarossa23 Ver Post
                    Nem mais, n sei é se era possível sinergias entres este dois mitos das 2 e 4 rodas!
                    Até usam as duas a mesma cor

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                      Até usam as duas a mesma cor

                      "Ducati by Ferrari"

                      Comentário


                        #12
                        A malta pensa nestas compras como se ao outro dia os trabalhadores da ducatti fosse todos alemães e as motas fossem todas feitas de novo.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                          A malta pensa nestas compras como se ao outro dia os trabalhadores da ducatti fosse todos alemães e as motas fossem todas feitas de novo.
                          Tendo em conta a sede por marcas italianas que a VW tem revelado, não me espantava nada um dia ver Ducatis com um slogan "italian design - german quality"

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por LUSOPOWER Ver Post
                            Tendo em conta a sede por marcas italianas que a VW tem revelado, não me espantava nada um dia ver Ducatis com um slogan "italian design - german quality"
                            A primeira parte ainda acredito...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por LUSOPOWER Ver Post
                              Tendo em conta a sede por marcas italianas que a VW tem revelado, não me espantava nada um dia ver Ducatis com um slogan "italian design - german quality"
                              é um bocado a noção que muita gente tem agora da lambo.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                Porque achas que estaria melhor com o Marchionni que com os chineses?
                                Bem, como europeu e, especialmente como fã, da Ducati, acho que seria mais uma machadada no nosso orgulho! De facto, só desde 2006 é que a Ducati está em mãos 100% transalpinas, e reconheço que os donos anteriores (Texas Pacific Group) fizeram um excelente trabalho. O problema é que os donos actuais também são um fundo de investimento, e vão vender a marca a quem der mais! Ora, se as marcas italianas começarem a ser vendidas a estrangeiros o que vai ser do país?! O que vai ser da paixão, da emoção, da arte de viver italiana !? É isto que nós, apaixonados por máquinas desejamos? Números? Se o centro de decisão se deslocar de Borgo Panigale para Wolfsburg, ou Munique é claro que a percepção que as pessoas vão ter da marca vai mudar completamente e, certamente, irão surgir coisas viradas directamente para o lucro e para a rentabilidade, ou seja a razão a submeter-se à paixão! É isso que os Ducatistas desejam?

                                Eu olho para Marchionne e gosto de pensar nele como o malogrado Claudio Castiglione (Quotidiano.Net Fotogallery: I funerali di Claudio Castiglione nella chiesa della Brunella) dos automóveis. Qualquer motard tem de estar agradecido a este visionário que salvou a Ducati de hoje estar a fazer dínamos, que ressuscitou a MV, criou a Cagiva, combateu os japoneses nos GP's, etc! Marchionne, que também salvou a Fiat e é neste momento um dos CEO mais respeitados da área poderia certamente meter o know-how da Fiat ao dispor dos homens de Génova! Se a marca é lucrativa e apetecível, porque não contribuir activamente para a economia do país de origem? Montezemolo já compreendeu o potencial de associação entre a Ferrari e a Ducati: Wrooom 2011 - Valentino Rossi, Alonso, Massa e Hayden si sfidano a Madonna di Campiglio - YouTube


                                Vamos lá explicar melhor a parte técnica da coisa, mas com um actor diferente, a China:


                                Crise Económica; A China “está a comprar a Europa”, alerta estudo europeu da ECFR

                                A China “está a comprar a Europa”, replicando a estratégia seguida em África, alerta um estudo europeu divulgado hoje em Pequim.

                                “Outrora um grande mas distante parceiro comercial, a China também é agora um poderoso ator dentro da própria Europa”, afirma o estudo, assinado por três investigadores do European Council on Foreign Relations (ECFR).

                                A Europa não é uma fonte de matérias-primas, mas “possui tecnologias avançadas que interessam à China” e, além disso, “necessita de dinheiro a curto prazo”, o que a China parece possuir em grande quantidade.

                                Há cinco anos — salienta o estudo — o investimento chinês na Europa somava 1.300 milhões de dólares (948 milhões de euros): em 2011, aquisições de empresas chinesas em Espanha, Hungria e Noruega excederam, cada uma delas, aquele montante, salienta.

                                Entretanto, um fabricante automóvel chinês, a Gelly, sediado em Hangzhou, leste da China, comprou a Volvo e empresas chinesas de transportes “estão a comprar, alugar ou a gerir portos, aeroportos e bases logísticas através do continente europeu”, exemplifica o estudo.

                                Os autores do estudo — François Godement, Jonas Parello-Plesner e Alice Richard — defendem, contudo, que a Europa “não deve recorrer ao protecionismo”, mas reclamar “reciprocidade”.

                                “A Gelly pode comprar a Volvo, mas a Volvo não poderia comprar a Gelly”, observou Jonas Parello-Plesner num encontro com jornalistas e diplomatas na Embaixada da Dinamarca em Pequim, promovido pelo FCCC (Foreign Correspondente Club of China).

                                O estudo alerta que “enquanto competem uns com os outros para atrair investimentos chineses, os países europeus reduzem a capacidade de negociar coletivamente o recíproco acesso aos mercados chineses”.

                                “Os europeus não devem culpar a China por aproveitar a oportunidade para expandir a sua influencia dentro da Europa (…) Devem, antes, unir-se para que as empresas europeias possam competir na China da mesma maneira que as companhias chineses competem na Europa”, preconiza o estudo.

                                Em 2010, a China tornou-se a segunda maior economia do mundo, ultrapassando o Japão, e as suas reservas em divisas atingiram em junho passado cerca de 3,2 biliões de dólares (2,34 biliões de euros), mais 30,3 por cento que um ano antes.

                                Criado em 2007, o European Council on Foreign Relations assume-se como “o primeiro think-tank pan-europeu” e a sua direção inclui, entre outros, Javier Solana, Emma Bonino Joschka Fischer e Timothy Garton Ash.


                                A EDP já está, agora parece que vai a REN...e existem rumores de que o porto de Sines também já é "controlado" por eles...e olhando para a Europa o cenário é semelhante, tirando talvez o caso alemão que também está com uma "estratégia expansionista"...

                                Editado pela última vez por cloverleaf; 15 February 2012, 14:58.

                                Comentário


                                  #17
                                  Mas não achas que quem é mesmo dono pouco importa comparado com a essencia dos produtos? Que importa se tem dinheiro de extraterrestres, desde que faça as ducatti que estamos habituados

                                  Comentário


                                    #18
                                    O grande mercado da Ducati são os EUA e aqui a nova relação com a Chrysler (tambem) poderia dar um novo alento ás vendas da Ducati no outro lado do atlântico, ao poderem usufruir de uma rede gigantesca de vendas em todo o pais e não só.

                                    Comentário


                                      #19
                                      A Ducati está muito bem longe do Marchionne! Se ele lá põe as mãos eles começam a fazer scooters...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por cloverleaf Ver Post
                                        É isto que nós, apaixonados por máquinas desejamos? Números? Se o centro de decisão se deslocar de Borgo Panigale para Wolfsburg, ou Munique é claro que a percepção que as pessoas vão ter da marca vai mudar completamente e, certamente, irão surgir coisas viradas directamente para o lucro e para a rentabilidade, ou seja a razão a submeter-se à paixão! É isso que os Ducatistas desejam?
                                        A questão é: o que te leva a crer que Marchionni is the man?

                                        Se até consideram equipar os Maserati com fritadeiras...


                                        Originalmente Colocado por cloverleaf Ver Post
                                        A EDP já está, agora parece que vai a REN...e existem rumores de que o porto de Sines também já é "controlado" por eles...e olhando para a Europa o cenário é semelhante, tirando talvez o caso alemão que também está com uma "estratégia expansionista"...
                                        Esse é que é o grande erro! Se é para chineses, espanhóis ou até portugueses é indiferente. Se há património que deveria ser público são as redes (já tínhamos "oferecido" as redes de radio e teledifusão, bem como a rede básica de telecomunicações à PT). Se a concorrência interna já é o que se vê...

                                        Comentário


                                          #21
                                          A minha percepção é que "quem tem dinheiro" quer mandar e, se os gestores de topo mudarem, a estratégia comercial acabará por mudar! É para mim claro que, um gestor chinês, educado e formado com um tipo de perspectiva diferente do gestor italiano, sem cultura motociclista, sem referências culturais e históricas de coisas como a MV Agusta, Guzzi, Mondial, Bimota, Aprilia, Morini, Benelli, sem assistir in-loco à passagem de obras de arte destas na estrada, sem discutir o tema nos cafés, sem a paixão clubistica que as marcas italianas despertam em nós, dificilmente fará um bom trabalho!

                                          E a Ducati será apenas mais uma...Mauro Pasolini e Massimo Bordi não aprovarão concerteza...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                            A Ducati está muito bem longe do Marchionne! Se ele lá põe as mãos eles começam a fazer scooters...
                                            lol também me parece!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Há uma questão importante. Se a Europa possui tecnologias avançadas que interessam aos chineses, por que eles tem tanto dinheiro? Há algo aqui implicito.

                                              Se são eles os donos de A, B ou C, o nvel de vida chines sobe e o nosso diminui.

                                              Comentário


                                                #24
                                                [QUOTE=Motronic;1066438471]A questão é: o que te leva a crer que Marchionni is the man?

                                                Restringindo-me apenas à Ducati e afastando o tema Maserati\gasóleo, não acho que Marchionni seja "A" pessoa indicada. É apenas uma das pessoas que em Itália tem meios para o fazer. Afinal conhece a área, é pragmático (talvez em excesso), calculista e tem ao seu dispor meios financeiros e técnicos mais que suficientes para fazer crescer a Ducati para lá das 40000 vendas anuais. Relembro que a Ducati é um pequeno construtor e, só a sala de correio da Honda, é maior que a fábrica deles...

                                                Existem mais possibilidades como a Piaggio, Unibanco, Pirelli...Tudo pessoal com dinheiro suficiente para investir...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  A Ducati é uma marca por direito próprio, não interessa a quem pertence, o valor da marca está na "concepção" italiana. Mesmo na eventualidade da marca ser comprada por uns chinocas, eles até podem deslocalizar a produção, mas a concepção tem que ser europeia sob o risco de destruir o valor da marca.

                                                  Já agora, na minha opinião considero a MV a Ferrari das 2 rodas, a Ducati será mais um Alfa Romeo, até pela quantidade de produção. Mas isto é uma opinião meramente pessoal.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Ora bem, acho que aqui a questão é muito simples e já muito discutida noutros casos semelhantes. Ou vive detida por outro grupo qualquer ou morre. E penso que não é a última opção que os apaixonados desejam. Não há volta a dar.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por LUSOPOWER Ver Post
                                                      Ora bem, acho que aqui a questão é muito simples e já muito discutida noutros casos semelhantes. Ou vive detida por outro grupo qualquer ou morre. E penso que não é a última opção que os apaixonados desejam. Não há volta a dar.
                                                      Não é de todo esse o caso porque a Ducati actualmente está muito bem.

                                                      Aliás nestes últimos anos têm-se visto as marcas japonesas a perder volume de vendas enquanto os da Ducati são sempre a subir.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                        Não é de todo esse o caso porque a Ducati actualmente está muito bem.

                                                        Aliás nestes últimos anos têm-se visto as marcas japonesas a perder volume de vendas enquanto os da Ducati são sempre a subir.
                                                        Não estou muito inteirado do que se passa no mundo das marcas de duas rodas. Mas pelo que se percebe da noticia, a marca corre o risco de ser vendida se houver interessados, mesmo estando a lucrar. Foi o que percebi.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Já agora o mercado das motas está numa fase de profunda transformação.
                                                          A fase das RRRR já era, embora estejam a surgir algumas propostas interessantes como a Panigale ou a S1000 os construtores japoneses quase que abondonaram este mercado. Isto porque o mercado das hiper desportivas está em declínio, a malta está a virar-se para as naked e trails (aquela coisa com a carenagem de bico de pato e motor boxer denominada por GS tem batido records atrás de records de vendas por essa Europa fora). Não é por acaso que as propostas orientais mais interessantes se chamam Versys, Crosstourer, NC700X (, desculpem o aparte) V-Stom, etc..
                                                          Os japoneses perceberam que existe um mercado de milhões de pessoas no quintal deles que é preciso por em movimento, portanto não precisam de mostrar os galões a fazer RRRR's vender meia duzia de motas a europeus e amaricanos o que precisam é de coisas práticas, e é aí que surgem as PCX's e Integras deste mundo. A própria BMW está-se a preparar para entrar no banquete, vejam-se as novas C600/C650 e suspeito que não vai ficar com uma parte pequena.

                                                          Entretanto na Europa fazemos máquinas cada vez mais estupendas, entre elas a lindíssima e minha adorada Norton Comando:

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por LUSOPOWER Ver Post
                                                            Não estou muito inteirado do que se passa no mundo das marcas de duas rodas. Mas pelo que se percebe da noticia, a marca corre o risco de ser vendida se houver interessados, mesmo estando a lucrar. Foi o que percebi.
                                                            A parte a frisar é "mesmo estando a lucrar".

                                                            É o que eu já tenho dito que acontece a muito boas marcas quando a malta que percebe muito de negócios (mas muito pouco de carros/motas) lhes mete as unhas, a mentalidade é "porquê ganhar 50 quando se pode ganhar 100?", nem que isso implique vender os valores da marca por produtos de moda que nada têm a ver consigo.

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