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Dúvida: Ford Focus (1ª Geração)

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    Dúvida: Ford Focus (1ª Geração)

    Boa noite a toda a comunidade

    Estou prestes a comprar o meu primeiro carro, mas ando um pouco indeciso...
    Eu gosto bastante dos Ford Focus (1998-2004) e adorava ter um para primeiro carro...
    Já conduzi um Focus de 2002 com motor 1.4 a gasolina e amei São carros bastante confortáveis...
    Gostava que dessem a vossa opinião em relação ao carro

    ______________________

    Eu quero comprar um carro até 3500€/4000€... O que vocês recomendam?
    É que quero começar com um bom carro que seja fiável

    Cumps

    #2
    Ford Focus 1.6 I 100CV GHIA C/NOVO, € 3.850, Valongo - Standvirtual

    Comentário


      #3
      Eu apenas gosto do Focus Hatchback... Não gosto do SW nem do Sedan...
      Eu quero um carro mais desportivo

      Comentário


        #4
        Se encontrares, vai para o 1.6.

        O mesmo tem o mesmo consumo do que o 1.4 e sempre tem mais pulmão.

        Comentário


          #5
          Eu tenho 2 Focus 1.6, um de 1999 com 5 portas e outro de 2002 com 3 portas.

          Comentário


            #6
            Mas o que acham do Focus em geral? É bom carro? Fiável?
            Recomendam outro carro na mesma ordem de preços?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por mcarlossilva17 Ver Post
              Mas o que acham do Focus em geral? É bom carro? Fiável?
              Recomendam outro carro na mesma ordem de preços?
              É um valor seguro e uma boa opção de compra.

              Sendo que é um carro fiável e agradável de conduzir.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por nto Ver Post
                Se encontrares, vai para o 1.6.

                O mesmo tem o mesmo consumo do que o 1.4 e sempre tem mais pulmão.
                Eu apenas vejo Sedans com motor 1.6... Os Hatchback são 1.4...
                Existem Hatchbacks com motor 1.6?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por mcarlossilva17 Ver Post
                  Eu apenas vejo Sedans com motor 1.6... Os Hatchback são 1.4...
                  Existem Hatchbacks com motor 1.6?
                  Viste o que escrevi ? 2 exemplos acima ....

                  Quanto a qualidade é conforme o nto escreveu!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                    Viste o que escrevi ? 2 exemplos acima ....

                    Quanto a qualidade é conforme o nto escreveu!
                    Vi, mas o Focus 1.6 que tens pode ser aquele comprido...
                    O teu 1.6 é daqueles curtos?

                    Comentário


                      #11
                      Ford Focus ST 2000 SPORT 150CV URGENTE, € 3.350, Braga - Standvirtual

                      vrummmm...vrummmmm


                      Ford Focus 1.6 F 2000, € 3.450, Barreiro - Standvirtual

                      Comentário


                        #12
                        VW Golf 1.6 Highline, € 4.000, Boim - Lousada - Standvirtual

                        VW Golf IV 1.6 HIGHLINE Bom Estado, € 3.850, Lisboa - Standvirtual

                        Comentário


                          #13
                          O focus mk1 é um excelente carro , vai para o 1.6 ou o 2.0 pois o 1.4 é pastelao e bebe tanto como o 1.6.

                          Tenho um em casa comprado com 10 mil km e conta com 150 mil kms e apenas manutençao basica , e uma bobine de igniçao .

                          De resto 5 estrelas até agora .

                          Comparadamente com o golf 4 , o focus ainda consegue ser superior

                          Comentário


                            #14
                            Esquece o 1.4, vai para o 1.6.................................... não queiram comparar o Golf com o Focus, O focus é melhor carro.
                            Cumps

                            Comentário


                              #15
                              Se queres o Focus hatchback, tens várias opções:

                              Focus Hatchback 1.4/1.6/2.0 e 1.8TDDI - MK1 conhecido pelos piscas abaixo do farol, fabrico até 2001.
                              Focus Hatchback 1.4 e 1.8TDCI - MK1.5 piscas no interior do farol, com produção até 2005.

                              Diferenças de MK1 para mk1.5 maioritariamente a nível estético.

                              A nível de motor é outra conversa, com esse orçamento poderás arranjar do 1.4 Zetec até ao 1.8 TDDI (talvez um TDCI com mais quilometragem)
                              O meu conselho, o 1.6 é um excelente motor, como todos os outros mas é o mais equilibrado. Tem andamento desportivo, e poderás um dia aplicar GPL caso assim o queiras.
                              O 1.4 aconselhava-te se fizesses apenas percursos citadinos O 2.0 preferia poupar mais uns meses e tentava adquirir o ST.

                              Em relação à fiabilidade, todos os motores referidos não se costumam "constipar" a menos que sejam mal tratados, como é óbvio.
                              Editado pela última vez por pedro8; 25 February 2012, 10:52.

                              Comentário


                                #16

                                Esse Focus quanto muito, terá o 2.0 de 130cv.

                                O Focus ST tinha 173cv e caixa de 6 velocidades, sendo que o mesmo só surgiu no MK1,5

                                Já agora:





                                O Focus ST170 marca uma nova etapa na linha desportiva da Ford. Com um motor 2.0 de 173 cv, este "Sports Techonology" garante boas prestações e um comportamento digno de destaque. Enquanto não chega o RS, este é o mais entusiasmante dos Focus que tivemos oportunidade de conduzir num troço do Rali de Monte Carlo.
                                JUNHO 2002

                                Era difícil imaginar melhor percurso do que um troço do Rali de Monte Carlo para ter o primeiro contacto com o novo Ford Focus ST170. A etapa que passa por Sospel foi o palco para a apresentação deste modelo com a designação Sports Technologies (ST), que surge como o regresso da marca às versões desportivas, nomeadamente com o Focus e o Mondeo, este último com a sigla ST220.

                                No caso do Focus, já estava na altura de assistir ao lançamento de uma motorização capaz de explorar todas as potencialidades do seu excelente châssis. Assim que iniciámos este "torcido" trajecto, o Focus começa de imediato a mostrar todas as suas qualidades. O motor, desenvolvido a partir do 2,0 litros de 130 cv, conta agora com uma cabeça em alumínio, uma árvore de cames com um sistema que permite variar o tempo da abertura das válvulas (tipo V-TEC da Honda), e condutas de admissão e escape maiores, só para mencionar as alterações mais importantes.

                                A trasmissão adoptada é uma caixa manual de seis velocidades da Getrag (com 46 kg de peso), a qual é obrigada a lidar com 173 cv às 7000 rpm, e um binário de 196 Nm alcançado às 5500 rpm. Tudo isto confiado exclusivamente às rodas dianteiras, com ajuda de um controlo de tracção, sendo o sistema ESP vendido em opção.

                                A facilidade de condução e a honestidade das reacções do Focus são de tal ordem que, passados poucos quilómetros, já voamos de curva em curva num traçado bastante exigente para o carro e para a concentração de quem o conduz. Os travões são um exemplo de eficácia e resistência, sendo de realçar a adopção de discos maiores (mais 42 mm à frente, e 27 mm atrás, em relação ao modelo base) e a actuação do ABS, que se revelou sempre competente, sem intervenções permaturas. A caixa apresenta um manuseamento correcto (não foram poucas as vezes em que tivemos que recorrer à 1.ª para negociar ganchos de 180°), apesar de o escalonamento se ter revelado um pouco longo para este tipo de estrada. Mesmo assim, a Ford anuncia uma aceleração 0-100 km/h em apenas 8,3 segundos e uma velocidade máxima de 215 km/h.

                                Com a rigidez característica de um veículo de vocação desportiva, o ST 170 apresenta um pisar firme, que resulta da inclusão de molas mais firmes, amortecedores de maior diâmetro, barras estabilizadoras mais grossas e ligações em uretano no eixo traseiro. O conforto é inferior a outras versões, mas mantém-se dentro de níveis perfeitamente aceitáveis.

                                Em curvas rápidas com lombas pelo meio, a inquietação deste ST é controlada sem problemas pela direcção que transmite um bom feedback e uma dose de confiança considerável. O volante (forrado em pele) é igual ao dos restantes Focus e merece elogios pela boa pega que oferece, para além de ter dupla regulação.

                                Com curvas e mais curvas pela frente, o nosso entusiasmo não pára de aumentar, o que se deve também à boa aderência conseguida pelos pneus 215/45, montados em apelativas jantes de 15 raios e 17 polegadas. Primeira, segunda, terceira, e terceira, segunda, primeira. É a viagem constante do selector da caixa comandado pela nossa mão. Depois de alguns quilómetros fica patente a preferência deste motor pelos regimes elevados. O red-line inicia-se nas 7200 rpm, mas o limitador só actua às 7350.

                                Os travões aquecem, mas nem por isso perdem eficácia. O som do motor e da borracha em derrapagem quase que nos transporta para uma situação de competição real. No entanto, todo o cuidado é pouco, e as ravinas que nos acompanham lembram que não somos Carlos Sainz ou Colin McRae.

                                De qualquer forma, o prazer de condução do ST170 está sempre assegurado, o que leva a imaginar o temperamento do futuro RS, que será lançado ainda este ano. Até lá, este é o mais desportivo dos Focus, já à venda em Portugal por 32 803 euros*.

                                in: AutoMotor - Ford Focus ST170
                                Editado pela última vez por nto; 25 February 2012, 12:59.

                                Comentário


                                  #17
                                  Já agora, ficam a seguir as motorizações que estiveram presentes no Focus Mk1 e Mk1,5.

                                  De realçar que o motor a gasolina 1.8 de 115cv não foi cá comercializado, bem como o 1.8 TDDI de 75cv e o 1.8TDCI de 100cv.


                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por mcarlossilva17 Ver Post
                                    Vi, mas o Focus 1.6 que tens pode ser aquele comprido...
                                    O teu 1.6 é daqueles curtos?
                                    Se fossem dizia que tinham 4 portas ....

                                    Comentário


                                      #19
                                      Sem dúvida que o 1.6 é o melhor compromisso de performance/consumos.

                                      Este carro é muito bom dinamicamente também.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Boas...cá em casa "pára" um focus 1.4 da primeira geração (98) comprado novo.
                                        Até agora, problemas de mecânica 0, problemas eléctricos 1 (o ano passado - o fecho central)
                                        De resto é meter gasolina e andar....gasta um bocadinho e só reage bem acima das 2500rpm...e recorre-se um pouco à caixa, o que prejudica um pouco os consumos.
                                        Até agora o carro mais fiável, confortável, espaçoso e bem equipado que tivémos cá por casa..tanto que já cá anda à 13 anos e alguns meses.

                                        Comentário


                                          #21
                                          É bom só ler boas opiniões em relação ao carro
                                          Vou esperar mais um pouco para ver se encontro um Focus 3P com motor 1.6
                                          Mas definitivamente quero este carro

                                          _________________________________________

                                          Isto agora é um à parte:
                                          Eu não sou muito virado para o Tuning, mas gosto de ver algumas coisas diferentes...

                                          Os meus planos para quando comprar um Focus são:
                                          -Novas jantes;
                                          -Estufar o interior em pele;
                                          -Novo rádio;

                                          Não pretendo modificar mais nada, apenas isto... (Gosto das coisas simples)
                                          Mas tenho uma dúvida:
                                          -Eu quero umas jantes originais da Ford, mas as que eu quero são jantes 18...
                                          É possível colocar jantes 18 num Ford Focus?
                                          Eu quero estas:


                                          E eu quero um daqueles rádios com apenas o LCD (sem ser daqueles em que o LCD sai do rádio)... Tipo este:

                                          Sabem se é possível colocar um rádio daqueles num Focus?

                                          Obrigado por toda a ajuda

                                          Comentário


                                            #22
                                            Rapaz , o ford focus mk1.5 é dos poucos carro que apenas metendo umas jantes fica lindo , sem ser preciso mexer em mais alguma coisa .

                                            Um excelente exemplo daquilo que falo:









                                            Editado pela última vez por Miguelspc; 28 February 2012, 20:14.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Se vais meter jantes 18' esquece o 1.4.

                                              Aliás, se queres um Focus, a menos que seja o ST, esquece as jantes 18'.

                                              Comentário


                                                #24
                                                O radio dá para meter e é uma excelente opção em relaçãos as jantes 18 esquece não dá.
                                                Cumps

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Pensava que com o motor 1.6 não houvesse mal
                                                  E jantes 17? Já não há problema?
                                                  Caso metesse 18, quais seriam os problemas? Maiores consumos?
                                                  Editado pela última vez por mcarlossilva17; 28 February 2012, 22:24.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Boa tarde a todos,


                                                    Venho pedir a vossa ajuda já numa fase de quase desespero xD


                                                    Peço desculpa se não me explicar da melhor forma porque não vou nenhum entendido em mecânica.


                                                    Tenho um Ford Focus 1.6HDi 109cv de 2006 com 170k km a babar óleo junto à tampa da válvulas (acumula entre a tampa e os injetores).
                                                    Fui pelo tentando resolver o problema pelo mais óbvio e barato.
                                                    1. Troquei a junta da tampa das valvulas
                                                    2. Troquei a tampa das valvulas
                                                    3. Troquei os retentores dos injetores s aqueles aneis de cobre.


                                                    O problema persiste. Se andar em baixas rotacoes posso fazer uns bons km se babar óleo. Mas se carrego um bocado faço 10/20km e fica logo com poças de óleo.


                                                    Noto que em dois dos injetores tenho óleo junto à rosca (nao sei o nome). Estas "roscas" apertam-se?


                                                    Alguém tem alguma ideia do que poderá ser?


                                                    Obrigado,
                                                    André

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Andre1234567890 Ver Post
                                                      Boa tarde a todos,


                                                      Venho pedir a vossa ajuda já numa fase de quase desespero xD


                                                      Peço desculpa se não me explicar da melhor forma porque não vou nenhum entendido em mecânica.


                                                      Tenho um Ford Focus 1.6HDi 109cv de 2006 com 170k km a babar óleo junto à tampa da válvulas (acumula entre a tampa e os injetores).
                                                      Fui pelo tentando resolver o problema pelo mais óbvio e barato.
                                                      1. Troquei a junta da tampa das valvulas
                                                      2. Troquei a tampa das valvulas
                                                      3. Troquei os retentores dos injetores s aqueles aneis de cobre.


                                                      O problema persiste. Se andar em baixas rotacoes posso fazer uns bons km se babar óleo. Mas se carrego um bocado faço 10/20km e fica logo com poças de óleo.


                                                      Noto que em dois dos injetores tenho óleo junto à rosca (nao sei o nome). Estas "roscas" apertam-se?


                                                      Alguém tem alguma ideia do que poderá ser?


                                                      Obrigado,
                                                      André


                                                      Coloca a questão no tópico das revisões...

                                                      Quanto ao motor e apesar de ser muito habitual de ser apelidado de HDI... o memso tem tanto de FORD como de PSA...

                                                      Os motores foram desenvolvidos em conjunto e em partes iguais, entre a FORD e a PSA... fruto do projecto GEMINI.


                                                      Como tal... é apelidar como a marca denomina ou então de TDCI/HDI... ou FORD/PSA... e assim estará sempre correcto.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O que trocaste normalmente resolve esses problemas, é quase sempre de um ou vários desses orings e borrachas.
                                                        Suponho que substituiram tudo, incluindo os orings da admissão (qualquer coisa R4/R5 da PSA).

                                                        Portanto sobram 2 situações:
                                                        - Um dos 2 tubos de respiro que passam por cima dessa zona, que podem estar gretados e deixam passar restos de óleo. é preciso algum azar por só espirrar para cima dessa zona, mas não é impossível
                                                        - Algum aperto mal feito, oring que ficou torto, etc.

                                                        De resto, não estou a lembrar-me de mais nada que possa fazer isso e não dar mais sintomas.
                                                        Já vi injectores partidos, mas notava-se bem

                                                        Comentário

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