Welcome to the website of Spyker Cars | Spykercars
Mais um tópico de uma marca relativamente pequena, no qual penso que se pode reunir toda a informação, dúvidas, curiosidades, história, entre outros temas, num só tópico.
Começando pela história:
Jacobus e Hendrik-Jan Spijker eram dois irmãos holandeses que faziam coches. Em 1898, os irmãos Spijker construiram o famoso "Gouden Koets", o coche ainda hoje usado pela rainha da Holanda. Esta construção foi o ponto de viragem na vida destes dois homens: a partir daí, começaram a construir carros com motor. O nome da empresa foi mudado para Spyker para melhor compreensão por parte das pessoas de outros países.
Em 1903, foi introduzido o primeiro carro equipado com um motor de 6 cilindros, tracção às 4 rodas e travões nas quatro rodas, tendo sido também introduzido e patenteado um chassis que prevenia o levantamento de poeira em andamento em estradas não-pavimentadas.
Em 1907, a marca introduziu o 14/18HP Tourer, um carro que teve sucesso e fama. Os carros da Spyker com os seus radiadores redondos, por esta altura, tinham sucesso, principalmente, na Companhia Unida das Índias Orientais e na Inglaterra, onde a marca ficou conhecida por "Rolls Royce do Continente".
No período que antecedeu a Primeira Guerra Mundial, a venda de carros de luxo teve uma quebra o que levou a marca a procurar alternativas, passando assim a construir caças sob o nome de Dutch Aircraft Factory N.V., tendo construído cerca de 100 aviões e 200 motores.
Em 1914, a marca introduziu o slogan: "Nulla tenaci invia est via: For the tenacious no road is impassable" e introduziu um novo logótipo (o da imagem acima).
Não vou escrever muito mais da história, por esta altura foi retomada a construção de automóveis, tornando-se os C4 e C12 famosos por quebrar alguns recordes.
A empresa fechou portas em 1925, retornando em 2000 com o C8 Spyder, um carro construído à mão, bem ao estilo da marca e que ganhou o Institute of Vehicle Engineers Design Award no mesmo ano em que foi apresentado, tendo, no ano seguinte surgido o C8 Laviolette, a versão coupé do C8.
Entretanto, a Spyker já esteve envolvida em Le Mans, em "concourses d’elegance" nos EUA e na Europa, foi reconhecida pelo Ministro holandês da Educação, Cultura e Ciência como Património Nacional e Móvel, isto, em 2004.
Nos "entretantos", os seus carros foram amealhando alguns prémios, participando nalgumas competições, até que, em 2007, Victor Muller, Andrea Zagato e Adrian Sutil, mostraram ao mundo, no Salão de Genebra, o C12 Zagato, um carro desenhado e construído em parceria com a... Zagato, como é óbvio. Um carro manufacturado em alumínio e que herda algumas soluções da F1.
Para quem quiser ler mais detalhes da história da marca (em inglês) fica o link para o site da marca: Brief history of Spyker | Spykercars
Começando pela história:
Jacobus e Hendrik-Jan Spijker eram dois irmãos holandeses que faziam coches. Em 1898, os irmãos Spijker construiram o famoso "Gouden Koets", o coche ainda hoje usado pela rainha da Holanda. Esta construção foi o ponto de viragem na vida destes dois homens: a partir daí, começaram a construir carros com motor. O nome da empresa foi mudado para Spyker para melhor compreensão por parte das pessoas de outros países.
Em 1903, foi introduzido o primeiro carro equipado com um motor de 6 cilindros, tracção às 4 rodas e travões nas quatro rodas, tendo sido também introduzido e patenteado um chassis que prevenia o levantamento de poeira em andamento em estradas não-pavimentadas.
Em 1907, a marca introduziu o 14/18HP Tourer, um carro que teve sucesso e fama. Os carros da Spyker com os seus radiadores redondos, por esta altura, tinham sucesso, principalmente, na Companhia Unida das Índias Orientais e na Inglaterra, onde a marca ficou conhecida por "Rolls Royce do Continente".
No período que antecedeu a Primeira Guerra Mundial, a venda de carros de luxo teve uma quebra o que levou a marca a procurar alternativas, passando assim a construir caças sob o nome de Dutch Aircraft Factory N.V., tendo construído cerca de 100 aviões e 200 motores.
Em 1914, a marca introduziu o slogan: "Nulla tenaci invia est via: For the tenacious no road is impassable" e introduziu um novo logótipo (o da imagem acima).
Não vou escrever muito mais da história, por esta altura foi retomada a construção de automóveis, tornando-se os C4 e C12 famosos por quebrar alguns recordes.
A empresa fechou portas em 1925, retornando em 2000 com o C8 Spyder, um carro construído à mão, bem ao estilo da marca e que ganhou o Institute of Vehicle Engineers Design Award no mesmo ano em que foi apresentado, tendo, no ano seguinte surgido o C8 Laviolette, a versão coupé do C8.
Entretanto, a Spyker já esteve envolvida em Le Mans, em "concourses d’elegance" nos EUA e na Europa, foi reconhecida pelo Ministro holandês da Educação, Cultura e Ciência como Património Nacional e Móvel, isto, em 2004.
Nos "entretantos", os seus carros foram amealhando alguns prémios, participando nalgumas competições, até que, em 2007, Victor Muller, Andrea Zagato e Adrian Sutil, mostraram ao mundo, no Salão de Genebra, o C12 Zagato, um carro desenhado e construído em parceria com a... Zagato, como é óbvio. Um carro manufacturado em alumínio e que herda algumas soluções da F1.
Para quem quiser ler mais detalhes da história da marca (em inglês) fica o link para o site da marca: Brief history of Spyker | Spykercars
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