Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carros anteriores a 1992 com novas restrições de circulação em Lisboa

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Carros anteriores a 1992 com novas restrições de circulação em Lisboa

    Quem tem chaços, por favor afastar-se do centro de Lisboa

    **************************************************
    Hoje no Publico
    A Câmara Municipal de Lisboa quer proibir a circulação de veículos construídos antes de 1992, que hoje já não podem transitar na Avenida da Liberdade e na Baixa, em toda a área delimitada pela Avenida de Ceuta, Eixo Norte-Sul, Avenida das Forças Armadas e Avenida dos Estados Unidos da América. Esta segunda fase da Zona de Emissões Reduzidas (ZER) deve entrar em vigor a 1 de Abril.
    Isto mesmo consta de uma proposta do vereador da Mobilidade, Fernando Nunes da Silva, que vai ser discutida na reunião camarária de amanhã. Neste documento sublinha-se que "nos últimos anos, a cidade de Lisboa tem apresentado concentrações de partículas inaláveis superiores aos valores limite estabelecidos pela legislação nacional e comunitária para protecção da saúde humana, sobretudo nas zonas de maior tráfego". E acrescenta-se que "o tráfego automóvel é, actualmente, a principal causa da degradação da qualidade do ar na cidade".

    A primeira fase da ZER entrou em vigor em Julho de 2011. Desde essa altura os veículos com data de fabrico anterior a 1992 (e que foram matriculados antes de Janeiro de 1993) estão impedidos de circular, aos dias úteis entre as 7h e as 21h, no eixo da Avenida da Liberdade/Baixa. Se a proposta de Fernando Nunes da Silva for aprovada pelo executivo, a partir de Abril as restrições de circulação automóvel nessa área serão alargadas aos veículos ligeiros construídos antes de Janeiro de 1996 e aos pesados construídos antes de Outubro desse mesmo ano.

    Além disso, os limites da ZER vão ser ampliados: os veículos pesados e ligeiros que não cumprirem as normas de emissão Euro 1 ou superior (os tais com data de fabrico anterior a Janeiro de 1992) não poderão deslocar-se na zona delimitada pela Avenida de Ceuta, Eixo Norte/Sul, Avenida das Forças Armadas, Avenida dos Estados Unidos da América, Avenida Marechal António de Spínola, Avenida Santo Condestável e Avenida Infante D. Henrique. Isto aos dias úteis, entre as 7h e as 21h.

    Essa proibição não se aplica nas chamadas "vias estruturantes" situadas no limite dessa zona nem aos "veículos de emergência, especiais e de pessoas com mobilidade condicionada", aos veículos históricos e aos pertencentes a residentes na cidade de Lisboa.

    Também amanhã a Câmara Municipal de Lisboa discute a celebração de um protocolo com a cooperativa de táxis Autocoope, que durante dois meses vai testar a utilização de dois veículos eléctricos na cidade. A autarquia pretende apoiar este projecto através da isenção das taxas de emissão de licenças e de publicidade, num valor total de cerca de 1054 euros, por considerar que este tipo de acção se reveste "de elevado interesse para a cidade".

    #2
    Nada de novo...

    Comentário


      #3
      Será que os Táxis e os autocarros (anteriores a 92) vão cumprir esta regra, ou serão abrangidos pelas exepções?

      Comentário


        #4
        A frota em portugal é a maior do MUNDO ,os melhores carros estão a circular cá, por existir muita gente rica e como tal, toca a alterar a lei para aumento de coimas(multas), dos mais pobres para o defice baixar.Estão a prever aplicar essa restrição também a carros fabricados anteriores a 96.Com a greve e aumento dos bilhetes e passes os transportes públicos são a alternativa.

        Comentário


          #5
          Há muito tempo que se devia ter implementado esta norma.

          Poucos ou quase nenhuns taxis existerão a circular em Lisboa que sejam anteriores a 1992.

          Os autocarros da Carris, não existen certamente nenhum com vinte anos de uso em circulação. Uma coisa boa que tem a Carris é que renova a sua fronta antes dos veiculos atingirem os 10 anos de uso, e são sempre autocarros comprado novos, e não de 2ª mão importados da Europa como faz a Rodoviaria.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
            Há muito tempo que se devia ter implementado esta norma.

            Poucos ou quase nenhuns taxis existerão a circular em Lisboa que sejam anteriores a 1992.

            Os autocarros da Carris, não existen certamente nenhum com vinte anos de uso em circulação. Uma coisa boa que tem a Carris é que renova a sua fronta antes dos veiculos atingirem os 10 anos de uso, e são sempre autocarros comprado novos, e não de 2ª mão importados da Europa como faz a Rodoviaria.
            Pode repetir por favor????

            Talvez quisesses dizer "importados antes de 1992"!

            Comentário


              #7
              Também não fazem fiscalização nenhuma... estou farto de ir no meu mx5 de 1991 para a baixa . O mais curioso é que, no caso dos mx5 por exemplo, os de 1991 são exactamente iguais aos de 1993 mas não podem circular, os outros podem .

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por meialeca Ver Post
                Também não fazem fiscalização nenhuma... estou farto de ir no meu mx5 de 1991 para a baixa . O mais curioso é que, no caso dos mx5 por exemplo, os de 1991 são exactamente iguais aos de 1993 mas não podem circular, os outros podem .
                Os MX5 de 1991 também têm catalizador?

                Tenho a ideia, pelo que vi nas placas, que o critério não é ser anterior a 1/1/1993, é respeitar ou não a norma Euro I. 1996 deve ser a data da entrada em vigor da norma Euro II.

                Quanto à fiscalização/aplicação rigorosa: sem câmaras de vigilância ou identificadores é um bocado inútil implementar medidas deste tipo, não vão colocar agentes em todas as entradas da zona restrita a verificar as matrículas...
                Editado pela última vez por RAD; 28 February 2012, 18:59.

                Comentário


                  #9
                  É ridículo.

                  Comentário


                    #10
                    Acho que só estão a lixar ainda mais as pessoas.

                    Se arranjassem formas de melhorar ainda mais os transportes públicos em vez de proibir as pessoas de fazerem a sua vida......não, muito trabalho e 0 euros de multas.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                      Há muito tempo que se devia ter implementado esta norma.

                      Poucos ou quase nenhuns taxis existerão a circular em Lisboa que sejam anteriores a 1992.

                      Os autocarros da Carris, não existen certamente nenhum com vinte anos de uso em circulação. Uma coisa boa que tem a Carris é que renova a sua fronta antes dos veiculos atingirem os 10 anos de uso, e são sempre autocarros comprado novos, e não de 2ª mão importados da Europa como faz a Rodoviaria.
                      Não tenhas tanta certeza disso.

                      Ainda há 15 dias, estive numa empresa de táxis, e enquanto lá estive, cerca de 1 hora, ''só'' entraram para aí uns 20 190, todos importados, e o mais novo era precisamente de 1992.

                      Basta passar uns minutos nalgumas praças de táxi de Lisboa, para se perceber a quantidade de charutos - eu também tenho um -, anteriores a 1992, havendo inclusive 3 Mercedes ainda dos anos 70 a circular - 1 W115 e 2 W123 -.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por RAD Ver Post
                        Os MX5 de 1991 também têm catalizador?
                        Têm sim, todos

                        Comentário


                          #13
                          É daquelas ideias peregrinas que numa altura de crise desrespeitam mais o cidadão comum do que o beneficiam.

                          Deixem as pessoas ter dinheiro para poderem trocar de carro, dêem mais incentivos aos novos carros "verdes", e depois sim tomem em todo o País medidas como essa. Mas em Portugal começa-se primeiro pelo telhado, depois dá no que dá...

                          Comentário


                            #14
                            Já não circulo na baixa de qualquer forma. Se avançarem com a proibição para os ditos carros anteriores a 96, no Eixo N-S e afins, que pelo que leio nem sequer está previsto para já, vou ser um feliz infractor.

                            Comentário


                              #15
                              Tenho um range de 91, e ontem, por lapso, andei pela baixa... Fartei-me de passar por GNR, PSP e por acaso não me disseram nada. Até posso concordar com a restrição naquela zona agora a proposta que esse Sr. Vereador da Mobilidade fez também posso concordar com ela, desde que a CML me dê então uma verba generosa para trocar de carro, pois eu vivo dentro desses novos limites. Enfim...

                              Lá está Portugal a tentar ser muito evoluído e europeu às 3 pancadas...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Fnoronha Ver Post
                                Tenho um range de 91, e ontem, por lapso, andei pela baixa... Fartei-me de passar por GNR, PSP e por acaso não me disseram nada. Até posso concordar com a restrição naquela zona agora a proposta que esse Sr. Vereador da Mobilidade fez também posso concordar com ela, desde que a CML me dê então uma verba generosa para trocar de carro, pois eu vivo dentro desses novos limites. Enfim...

                                Lá está Portugal a tentar ser muito evoluído e europeu às 3 pancadas...
                                Pois... isso é o que faz não ler as notícias como deve ser...

                                Essa proibição não se aplica nas chamadas "vias estruturantes" situadas no limite dessa zona nem aos "veículos de emergência, especiais e de pessoas com mobilidade condicionada", aos veículos históricos e aos pertencentes a residentes na cidade de Lisboa.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                  Pois... isso é o que faz não ler as notícias como deve ser...
                                  My bad, thanks

                                  Comentário


                                    #18
                                    Qual é o espanto??

                                    Em Londres já existe algo semelhante há muito tempo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                      Qual é o espanto??

                                      Em Londres já existe algo semelhante há muito tempo.
                                      Mas em londres é mais fácil trocar de carro do que cá. Além de termos salários mais baixo, o preço fica muito inflacionado com o ISV + IVA

                                      Comentário


                                        #20
                                        enfim , ainda bem que no Porto temos um apreciador de carros antigos e estas medidas parvas não vêem para cá..

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                                          Há muito tempo que se devia ter implementado esta norma.

                                          Poucos ou quase nenhuns taxis existerão a circular em Lisboa que sejam anteriores a 1992.

                                          Os autocarros da Carris, não existen certamente nenhum com vinte anos de uso em circulação. Uma coisa boa que tem a Carris é que renova a sua fronta antes dos veiculos atingirem os 10 anos de uso, e são sempre autocarros comprado novos, e não de 2ª mão importados da Europa como faz a Rodoviaria.
                                          Os B10M de 1995 e 97 e os 0405N2 de 97 e 98 cumprem mesmo isso, então não. E os B10R com quase 30 que há uns 2 anos deixaram de circular também.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Aproveito para colocar o tópico em que se tinha falado da medida, quanto à proibição de circulação de veículos anteriores a 1993 e que não tivessem catalisador

                                            http://forum.autohoje.com/road-book/...-lisboeta.html

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                              Qual é o espanto??

                                              Em Londres já existe algo semelhante há muito tempo.
                                              em londres existe muita coisa que cá nem cheiramos, pena que normalmente este argumento só serve para restrições ou pagamentos

                                              Comentário


                                                #24
                                                Uma pergunta, uma carrinha (sem catalizador) Transit de '85, importada de França e registada em Portugal em '97, está isenta da necessidade de um catalizador e pode circular à vontadinha na capital?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                                                  Há muito tempo que se devia ter implementado esta norma.

                                                  Poucos ou quase nenhuns taxis existerão a circular em Lisboa que sejam anteriores a 1992.

                                                  Os autocarros da Carris, não existen certamente nenhum com vinte anos de uso em circulação. Uma coisa boa que tem a Carris é que renova a sua fronta antes dos veiculos atingirem os 10 anos de uso, e são sempre autocarros comprado novos, e não de 2ª mão importados da Europa como faz a Rodoviaria.
                                                  Andei à procura deste tópico e não o encontrei, ainda bem que veio novamente à baila.

                                                  Há poucos dias, ouvi na rádio, que existem cerca de 2000 taxis em Lisboa, anteriores a 1996.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Shark00n Ver Post
                                                    Uma pergunta, uma carrinha (sem catalizador) Transit de '85, importada de França e registada em Portugal em '97, está isenta da necessidade de um catalizador e pode circular à vontadinha na capital?
                                                    Pode, se não for na zona interdita a pré-euro 1.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por JBPinto Ver Post
                                                      enfim , ainda bem que no Porto temos um apreciador de carros antigos e estas medidas parvas não vêem para cá..
                                                      Graças a Deus.
                                                      Cumprimentos ao Rui Rio.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                                                        Há muito tempo que se devia ter implementado esta norma.

                                                        Poucos ou quase nenhuns taxis existerão a circular em Lisboa que sejam anteriores a 1992.

                                                        Os autocarros da Carris, não existen certamente nenhum com vinte anos de uso em circulação. Uma coisa boa que tem a Carris é que renova a sua fronta antes dos veiculos atingirem os 10 anos de uso, e são sempre autocarros comprado novos, e não de 2ª mão importados da Europa como faz a Rodoviaria.
                                                        Essa dos taxis não deve ser bem assim. Lisboa é o único local do país que conheço onde ainda circulam mercedes /8.
                                                        Quanto aos autocarros da carris, é tudo muito bonito ter uma frota recente sendo paga pelo resto do país. Se eu vivesse com o dinheiro dos outros também seria muito rico.
                                                        Quanto à medida eu acho que devia ser ilegal.
                                                        Se vão limitar a circulação de certos carros deveriam proceder à devolução do valor pago em impostos na mesma proporção, sendo que uma pessoa que tivesse um carro destes e trabalhasse nas zonas abrangidas por esta medida deviam ficar isentos.
                                                        Em Portugal somos assim, boca de rico barriga de pobre.
                                                        Tristeza de país.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                                          Pode, se não for na zona interdita a pré-euro 1.
                                                          Não vai existir uma 2ª zona em Lisboa bem maior que a 1ª, que proíbe carros com matriculas até 96?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Acho que sim, será delimitada pela Av. de Ceuta, Eixo N/S, 2ª Circular e a oriente não sei qual é.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X