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As Navaras pré Agosto de 2010 são perigosas porque não têm ESP as pré 2008 são ainda mais perigosas porque têm 1 estrela euroncap, acredito que a minha pós 2010 não ficasse assim mas fiquei com um medo deste carro
BTW: O condutor foi parvo porque não estava a usar AWD, viu-se bem que foi uma gazada que ele deu, sendo que a carrinha não tinha esp foi-se, uma coisa estupida de não haver num carro com 400nm e 174cv
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Originalmente Colocado por Freddy Ver PostAs Navaras pré Agosto de 2010 são perigosas porque não têm ESP as pré 2008 são ainda mais perigosas porque têm 1 estrela euroncap, acredito que a minha pós 2010 não ficasse assim mas fiquei com um medo deste carro
BTW: O condutor foi parvo porque não estava a usar AWD, viu-se bem que foi uma gazada que ele deu, sendo que a carrinha não tinha esp foi-se, uma coisa estupida de não haver num carro com 400nm e 174cv
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Originalmente Colocado por Vanquish Ver PostÁ velocidade a que tudo se passou e tendo em conta a dinâmica do acidente/zonas embatidas, as diferenças seriam tão mínimas que nem se notariam...
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Olhamos para uma Navarra e dizemos "Hey que grande bicho, deve ser bem resistente em caso de acidente", mas afinal...
Os donos destas pick ups e de alguns jipes (aqueles com preparações), muitos têm a mania que são reis e senhores da estrada, inclusive chegando-se aos outros carros e impondo o seu tamanho.
Devem ver o video e refletir essas atitudes. Há sempre alguém maior que nós, e esses carros não são tão resistentes como parecem à primeira vista.
Um acidente estúpido, vidas que certamente se perderam. Uma tragédia.
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Contra um camião o camião ganha sempre.
Até podia ser um carro com 6 estrelas NCAP que o resultado era o mesmo...
Ele parece que se chegou foi muito ali para o meio da estrada que estava cheio de gelo e foi o suficiente para perder o controlo.Editado pela última vez por SRLA; 02 March 2012, 12:34.
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Originalmente Colocado por Freddy Ver PostAs Navaras pré Agosto de 2010 são perigosas porque não têm ESP as pré 2008 são ainda mais perigosas porque têm 1 estrela euroncap, acredito que a minha pós 2010 não ficasse assim mas fiquei com um medo deste carro
BTW: O condutor foi parvo porque não estava a usar AWD, viu-se bem que foi uma gazada que ele deu, sendo que a carrinha não tinha esp foi-se, uma coisa estupida de não haver num carro com 400nm e 174cv
High japanese technology!
Tenho um amigo meu que tem uma Navara e diz que prefere andar nela do que no seu X5 de 2011...diz ele que é muito melhor de conduzir...
Estas estradas geladas deviam ter separador central
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Originalmente Colocado por Maraki Ver PostOlhamos para uma Navarra e dizemos "Hey que grande bicho, deve ser bem resistente em caso de acidente", mas afinal...
Os donos destas pick ups e de alguns jipes (aqueles com preparações), muitos têm a mania que são reis e senhores da estrada, inclusive chegando-se aos outros carros e impondo o seu tamanho.
Devem ver o video e refletir essas atitudes. Há sempre alguém maior que nós, e esses carros não são tão resistentes como parecem à primeira vista.
Um acidente estúpido, vidas que certamente se perderam. Uma tragédia.
Camião contra qq ligeiro...ganha o camião.
Aquilo que o camião fez à Navara, faz uma Navara ou qq jipe antigo a ligeiros normais.
Qualquer jipe decente pesa ~2Ton, e a maioria dos carros pesa entre 1000 a 1300Kg. A juntar ao facto do chassis do Jipe ser mais alto, num impacto é mil x preferível estar no jipe, e muito mau para quem leva com eles...porque o Jipe falha as estruturas programadas de deformação, por ser mais alto.
É apenas física simples.
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Normalmente não gosto de intervir nestas situações, criar polémicas em situações já por si horriveis de presenciar, mas não deixo de reparar, e á revelia daquilo que já foi dito, que a navara desintegrou-se em menos de nada. E desintegrou-se mesmo, ficou feita aos bocadinhos, partiu-se toda em bocados. Eu acredito que se fosse outro carro qualquer, um ligeiro por exemplo, o efeito não teria sido aquele. Podia ficar bem amassado e até, na pior das hipoteses ficar por baixo do camião, mas nunca ficar feito em bocadinhos. Até porque o piso estava escorregadio, poderia muito bem ter sido varrida pelo camião, supostamente.
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Originalmente Colocado por joo Ver PostNormalmente não gosto de intervir nestas situações, criar polémicas em situações já por si horriveis de presenciar, mas não deixo de reparar, e á revelia daquilo que já foi dito, que a navara desintegrou-se em menos de nada. E desintegrou-se mesmo, ficou feita aos bocadinhos, partiu-se toda em bocados. Eu acredito que se fosse outro carro qualquer, um ligeiro por exemplo, o efeito não teria sido aquele. Podia ficar bem amassado e até, na pior das hipoteses ficar por baixo do camião, mas nunca ficar feito em bocadinhos. Até porque o piso estava escorregadio, poderia muito bem ter sido varrida pelo camião, supostamente.
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Chocante a brutalidade do acidente.
Parece-me que há ali algumas situações. Com a estrada gelada num veiculo como aqueles, sem peso atras e RWD, dizem as regras que se deve ir com 4x4 engrenado. Pela maneira como a traseira se vai, acho que ia so em 2WD.
Depois numa colisão lateral como aquela um chassis de longarinas com a carroçaria aparafusada, é do mais frágil possível. A carroçaria é arrancada do chassis e passa a ser só um monte de chapa sem resistência. Um chassis mono bloco é imensamente mais seguro, logo num ligeiro morria toda a gente na mesma, mas era mesmo impressionaste de ver.
Jipes e pickups dão uma muito falsa sensação de segurança por serem mais altos e com um ar robusto, mas é um engano. Numa colisão lateral entre um ligeiro e um TT, quase sempre o ligeiro fica amassado mas o jipe capota.... é preciso ter muito cuidado.
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Originalmente Colocado por ElrOnD Ver PostÉ uma questão de peso, e altura do chassis.
Camião contra qq ligeiro...ganha o camião.
Aquilo que o camião fez à Navara, faz uma Navara ou qq jipe antigo a ligeiros normais.
Qualquer jipe decente pesa ~2Ton, e a maioria dos carros pesa entre 1000 a 1300Kg. A juntar ao facto do chassis do Jipe ser mais alto, num impacto é mil x preferível estar no jipe, e muito mau para quem leva com eles...porque o Jipe falha as estruturas programadas de deformação, por ser mais alto.
É apenas física simples.
O peso só por si não quer dizer grande coisa, e essa do impacto ser x 1000 vezes (really ) melhor estar no jipe, tem muito que se lhe diga.
Por exemplo:
As classificações dos crash test não servem apenas para marketing.
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