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Ainda existem carros emocionantes para além do mini?

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    Ainda existem carros emocionantes para além do mini?

    Pois bem,
    há cerca de uma semana tive a oportunidade de fazer um test-drive a um mini cooper JCW, fiquei bastante surpreendido com o carro. O comportamento é exactamente aquilo que eu procuro num carro, ou seja chassis divertido, e muito comunicativo, com aquela traseira a rodar de uma forma bastante solta mas previsível, sonoridade enfim muito muito boa, motor divertido de puxar, depois os consumos nada de especial estavam nos 9,6 l/100 quando comecei e tal foi a pica de conduxir o carro que só fiz reset ao CB quando estava a ir para o stand, que a rolar fica-se pelos 5-6 l/100.

    Costumo conduzir às vezes um cooper d dos novos e o mesmo comprotamento divertidissimo, aliás tenho um amigo que tem o porsche boxster e mesmo assim diz divertir-se mais no seu cooper S.

    Depois deste test-drive, pus-me a pensar, numa futura troca de carro, quais são os carros para além do mini que permitam atingir tais quantidades de diversão pelo comportamento e agilidade do chassis, e a verdade é que tirando talvez o clio RS não conheço mais nenhum.. também a verdade é que não conduzi assim muitos carros mas pelo que vejo não existem muitos.

    Penso que nos últimos tempos as marcas apelam muito aquela imagem de desportividade, mas na verdade não passa disso imagem, tl como muitas coisas na sociedade, depois na verdade são carros chatos de conduzir, tudo muito seguro, tudo muito polido, tudo com 5 estrelas no papel, mas acho que a diversão tem ficado para trás.
    Atenção que estou a falar de carros acessíveis a maioria do público, nada de grandes máquinas que muitos de nós nem sequer vamos sentar la o traseiro hehehe.

    Que acham desta dissertação? Sugiram-me alguns modelos para ficar elucidado
    Cumps

    #2
    Não sendo tão divertido e tão fácil de conduzir como as geraçõees anteriores, considero o meu anterior carro - mx-5 NC 2.0 Sport com lsd - um carro muito divertido de conduzir.

    Acho que os segmentos B e C apimentados ainda conseguem ser carros relativamente em conta e que conseguem proporcionar muito prazer... aliás, são ainda assim, mais baratos que um Mini JCW...

    Comentário


      #3
      O novo Mini pelo teste que tenho visto no factor diversão /eficácia tem sido suplantado pelo Clio RS. Do que me lembro, li isso num teste no Estoril com o JCW na Autofoco Sportscars, num teste da Autohoje e mais recentemente na EVO com o novo JCW Coupe.

      Comparativo : DS3 Racing | Mini JCW | Clio RS

      Mini Coupe JCW Clio 200 Corsa Nurburgring Abarth 695 Tributo Ferrari

      Onde o Clio perde para o JCW é mesmo no motor (ponto unânime).

      Vamos esperar pelo no Toyota GT 86, esse será provavelmente o drivers car até ao 35 mil euros, como opção existe o MX-5 2.0 de 160cv que ao que parece preserva os genes dos anteriores.
      Editado pela última vez por BMerlini; 04 March 2012, 15:49.

      Comentário


        #4
        Um filme que traduz bem o que estou a falar é este Alfa Romeo MiTo v Mini Cooper Review - Auto Express - YouTube

        Comentário


          #5


          Thiiiis



          Or thiiiis
          Editado pela última vez por RicardoAndre; 04 March 2012, 15:46.

          Comentário


            #6
            O Mini é mesmo um carro fantástico em termos de condução.

            A minha experiência ao volante resume-se a um Cooper S 170 cv ainda versão de compressor e simplesmente adorei.

            Ao lado também já andei num JCW de 211 cv e é magnifico.

            Haverá muito poucos carros assim, se é que há algum, pois o mini é emocionante e fácil de conduzir e sendo caro em termos absolutos não custa tanto como os carros que são considerados brinquedos puros.

            Comentário


              #7
              Eu tenho o CIVC 1.8 que não tem nada a ver com o type R mas mesmo assim conduzi as versões anteriores ao meu modelo normais, e também são mais ageis que o meu. Até a Honda está a seguir o caminho do politicamente correcto no que diz respeito a carros, coisa que tem sido transversal a quase todas as marcas.

              Comentário


                #8
                Renault Twingo dos antigos.

                Pneus fininhos (tipo biciclete) = diversão garantida

                Comentário


                  #9
                  Eu penso que a resposta mais directa a essa pergunta é: sim, ainda existem carros divertidos.

                  O problema que "mata" a diversão é que hoje em dia a maioria dos carro são feitos com outras preocupações e mesmo os desportivos estão "aburguesados", daí não ser raro ler em qualquer revista da especialidade que determinado desportivo com mais de 300cv oferece pouco no que toca à diversão. Felizmente alguns conseguem ainda emocionar quem gosta de conduzir.

                  Dada as permissas que enuncias, e deixando de lado algo que mesmo que não exótico a maioria não tem qualquer hipótese de lhe meter as mãos (1M...), terá de ser algo no máximo segmento C, infelizmente nunca lhes meti as unhas para confirmar em primeira mão mas do que leio e me apercebo através da imprensa da especialidade existem pelo menos 2 que mantêm a chama acesa:





                  Comentário


                    #10
                    Realmente este Megane RS deve estar qualquer coisa, ainda vou tentar fazer um test drive a este bicho.

                    Comentário


                      #11
                      O Mini tem uma "estrutura física" e dimensões que quando aliadas a um motor potente dão um um gozo diferente dos demais concorrentes. Por essa razão, dificilmente vais encontrar um carro que transmita aquelas sensações que descreves. Mas como já disseram em cima, é caro para aquilo que é.

                      Porém, deixa-me que te diga que antes de comprar um Cooper S JCW, provavelmente tinha muito por escolher, desde Civics Type R, S3, 123i, TT, etc. O que pedem por estes JCW é estupidamente alto comparativamente com o que se vê no mercado, deixo-te o exemplo:

                      Audi TT 2.0 TFSI, € 26.500, Vila Nova De Famalicão - Standvirtual

                      ou

                      Audi TT TFSi, € 25.950, Evora - Standvirtual

                      vs.

                      MINI Cooper S Cabrio JCW Nacional 211cv, € 25.950, Lisboa - Standvirtual

                      Tudo bem que o JCW que aqui está é de 2009 e os TT's de 2008......................... mas não comparêmos um TT (máquina) com um JCW (maquineta). Sim, eles não competem porque não são do mesmo segmento. Mas o que acho é que é preciso ter alguma cabeça quando se decide por um carro... não vou comprar "gato por lebre" quando hoje em dia se pode comprar "lebre por lebre", se é que me faço entender.....

                      Há uns tempos atrás fiz esta sondagem, pode ter alguma utilidade para se ver o que se pensa do Cooper S, por exemplo: http://forum.autohoje.com/forum-gera...a-garagem.html

                      Cumps!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por LEMF Ver Post
                        O Mini tem uma "estrutura física" e dimensões que quando aliadas a um motor potente dão um um gozo diferente dos demais concorrentes. Por essa razão, dificilmente vais encontrar um carro que transmita aquelas sensações que descreves. Mas como já disseram em cima, é caro para aquilo que é.

                        Porém, deixa-me que te diga que antes de comprar um Cooper S JCW, provavelmente tinha muito por escolher, desde Civics Type R, S3, 123i, TT, etc. O que pedem por estes JCW é estupidamente alto comparativamente com o que se vê no mercado, deixo-te o exemplo:

                        Audi TT 2.0 TFSI, € 26.500, Vila Nova De Famalicão - Standvirtual

                        ou

                        Audi TT TFSi, € 25.950, Evora - Standvirtual

                        vs.

                        MINI Cooper S Cabrio JCW Nacional 211cv, € 25.950, Lisboa - Standvirtual

                        Tudo bem que o JCW que aqui está é de 2009 e os TT's de 2008......................... mas não comparêmos um TT (máquina) com um JCW (maquineta). Sim, eles não competem porque não são do mesmo segmento. Mas o que acho é que é preciso ter alguma cabeça quando se decide por um carro... não vou comprar "gato por lebre" quando hoje em dia se pode comprar "lebre por lebre", se é que me faço entender.....

                        Há uns tempos atrás fiz esta sondagem, pode ter alguma utilidade para se ver o que se pensa do Cooper S, por exemplo: http://forum.autohoje.com/forum-gera...a-garagem.html

                        Cumps!
                        Olha se queres que te diga e porque já andei nos dois, prefiro o JCW de longe ao TT, o TT é um carro muito bom, mas em termos de comportamento em curva mias uma vez é demiasiado bem comportado, não sei se me faço entender

                        Comentário


                          #13
                          Existem sim, provavalemente nunca pegaste em nenhum deles. O vrumm mencionou bem o mx-5 nc e o novo toyota gt86 também promete... RWD 200cv 1200kg

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por iandrec Ver Post
                            Olha se queres que te diga e porque já andei nos dois, prefiro o JCW de longe ao TT, o TT é um carro muito bom, mas em termos de comportamento em curva mias uma vez é demiasiado bem comportado, não sei se me faço entender
                            Pois, eu sei, por isso é que te disse que dificilmente irias encontrar algo que transmita o mesmo.
                            O primeiro parágrafo que escrevi, responde à tua pergunta inicial. O resto, é a minha opinião enquanto amante de carros a sério, ou seja, era o que eu faria...

                            Comentário


                              #15
                              Já ouvi dizer muito bem da condução do Punto Essesse. E é mais barato.

                              Comentário


                                #16
                                Na AutoFoco sportscars, o Miguel Barbosa, divertiu-se imenso com o Mito QV!!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                                  Já ouvi dizer muito bem da condução do Punto Essesse. E é mais barato.
                                  Bom bom foi o primeiro Punto Essesse. Tinha um barulho...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Penso que o factor central desta questão passa pelo facto do MINI conseguir ser entusiasmante em qualquer versão que se conduza. Não é necessário ter um JCW ou Cooper S para se sentir a boa dinâmica do carro em curva, a direcção super precisa, directa e com o peso certo, as boas suspensões (de um ponto de vista dinâmico) sem ser necessário escolher suspensão desportiva etc.
                                    Qualquer MINI (One, Cooper D, S, JWC) consegue transmitir excelentes sensações dinâmicas variando somente as sensações mais relacionadas com o motor que se conduz, mas a sensação de kart (como se costuma dizer) está lá.
                                    Já nos puntos, clios, meganes, MiTos, A1 etc que já foram referidos ao longo do tópico só se consegue ter tais sensações nos modelos efectivamente desportivos da gama (abarth, RS, QV) e mesmo assim em muitos deles é maioritariamente diferente do MINI.
                                    Quem comprar um Cooper D com 110cv consegue um nível de diversão que um Clio 1.5 dci 105cv não consegue dar, tudo isto devido a não ser a versão RS apimentada e completamente mexido para se tornar desportivo.
                                    Num MINI o factor dinâmica é uma constante na gama, já num Clio, punto etc. é uma variável.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Sem querer entrar em off topic, quem consegue preferir um JCW de 25.000€ a este ? Mazda RX-7 FD Biturbo 255cv Nacional, € 13.500, Caparide - Standvirtual

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                                        Sem querer entrar em off topic, quem consegue preferir um JCW de 25.000€ a este ? Mazda RX-7 FD Biturbo 255cv Nacional, € 13.500, Caparide - Standvirtual
                                        Eu ! Mas de longeee

                                        Comentário


                                          #21
                                          Ainda bem que não somos todos iguais
                                          PS: o Cooper S é um excelente carro, belo motor num chassi referencial, e nem gasta muito !

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                                            Sem querer entrar em off topic, quem consegue preferir um JCW de 25.000€ a este ? Mazda RX-7 FD Biturbo 255cv Nacional, € 13.500, Caparide - Standvirtual
                                            Eu, sem ponta de dúvida, no caso de ter os 25k claro.
                                            ou então, um Cooper S mais em conta: MINI Cooper Cooper S, € 12.000, Minde - Standvirtual

                                            Comentário


                                              #23
                                              Apagar - duplicado.

                                              Comentário


                                                #24
                                                eu trazia um ep3 em vez desse cooper s

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Existem bastantes, felizmente... e que venham mais ou pelo menos não acabem os que existem.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Tens!É verdade que é difícil fazer melhor, mas com o mesmo estilo (retro-glam)

                                                    Este: (sem te rebentar a conta bancária):



                                                    Depois , num nível mais elevado este:

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Penso que o MiTo em comportamento não fica nada atrás a um Mini

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Não sei se mudaram muita coisa com o novo modelo, mas o anterior Suzuki Swift Sport foi bastante elogiado pelos "especialistas"....

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Cunhao Ver Post
                                                          Penso que o MiTo em comportamento não fica nada atrás a um Mini

                                                          Fica...O problema do Mito (e também do 500) é mesmo esse

                                                          Aliás é uma critica da imprensa aos dois: Se fossem melhores no comportamento, seriam verdadeiras alternativas ao mini (ou até mesmo melhores escolhas).

                                                          É a única critica que faço ao meu 500! Apesar de ter um comportamento acima da média, falta ali qualquer coisa! Coisa essa que o Mini teve logo desde a sua concepção...

                                                          Depois aquele arrancar de sistema de suspensões terrível que só foi resolvido pela alteração em 2010 (com ajuda da Ford ) é que ajudou a não existir um espalhanço maior
                                                          Editado pela última vez por REDLINER; 04 March 2012, 18:36.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Cunhao Ver Post
                                                            Penso que o MiTo em comportamento não fica nada atrás a um Mini

                                                            Fica a milhas ... É que nada a ver mesmo.

                                                            Comentário

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