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Como reduzir o consumo e emissões poluentes do meu E220Cdi de 143cv

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    Como reduzir o consumo e emissões poluentes do meu E220Cdi de 143cv

    Tenho uma carrinha Mercedes Classe E W210 do ano 2000, com o motor 220 cdi com 250.000kms
    Tenho uma condução calma, e ando sobretudo em cidade e estrada nacional, sendo que raramente faço trajectos superiores a 20km de seguida, ou seja, mal aqueço o motor.
    Faço ainda cerca de 500km por mês de autoestrada em média, na casa dos 120 a 130km/h

    O consumo está na média para uma carrinha destas (tem caixa automatica de 5 velocidades). O consumo acumulado anda nos 7.5 litros, sendo que raramente passa dos 8, e raramente baixa dos 6.5 .
    Ainda assim muito abaixo dos carros novos, por ex o n0v0 peugeot 508 anuncia consumos a começar nos 4.1 litros... será verdade , para uma carrinha quase do tamanho da minha Classe E ???

    Fiz mal ter comprado caixa automática, pois gasta mais 0.5 a 1 Litro por cada 100Km ... mas já nestá, já está ....
    Uma vez que a caixa é Tiptronica, ou seja , permite escolher a mudança, será que se nalgumas situações sobrepor a minha escolha à da caixa automática, conseguirei baixar os consumos ? Por ex, na A1 a subir de Torres novas para Fatima, naquela subida de varios Kms , a caixa assume uma 5ª , e vai ali nas 2000rpm mesmo nas zonas mais ingremes ... aquilo faz-me impressão, e quase sempre meto uma 4ª manualmente para ir nas 2500 a 3000 ...
    Será que devia sobrepor-me mais às escolhas da caixa ?

    Haverá algo que possa fazer para reduzir o consumo e emissões poluentes ?
    Estes motores CDI do ano 2000 são muito fumarentos ...
    Por exemplo , azer uma reprogramação da centralina ou mudar alguma coisa na linha de escape, será que ajudaria ?

    Os novos 220CDI evoluiram muito em consumo e emissões em relação ao meu de 143cv ?

    A versão taxi do Classe E do ano 2000 tinha apenas 125CV ... A unica diferença é a repogramação da centralina, certo ? E será que essa repogramação ajuda nos consumos / emissões ?

    #2
    Boas,

    Tens uma viatura como deve ser e nao vale a pena procurar maneiras de o avariar. Podes fazer repro mas duvido que ganhas alguma coisa em questao de consumo. Conselho que te posso dar e manter a viatura com os filtros de ar e gasoleo limpos, quando puderes estica-o para limpar o egr e aproveita o que tens.... Tenho um 220cdi e noto que apos uns dias (melhor semanas) sem eu andar nele que tenho de o "acordar" deixando uma bela nuvem preta atras mas apos 200m isso desaparece e posso fazer o que quero e nao deita mais fumo. Ja cheguei a conclusao que isso e devido a andar poucos km's seguidos e sem "aproveitar" o motor, coisas da maria que nao gosta de acelerar muito, assim que vai para as minhas maos tem de dar o litro!!! Quanto a caixa auto: o meu e de 5 tmb e embora nao mexo muito na alavanca tens um topico no "nosso site" (MBCP) onde podes fazer um reset a caixa. A subida que falas faço-o na boa em 5ª e nao sinto necessidade de "reduzir", faço-o as vezes para brincar um pouco (kickdown) mas e raro e que o gasoleo esta caro.....

    Quanto aos consumos dos outros: nao te fias nisso, tenho um amigo que a fabricante anuncia 4lts/100km mas facilmente em andamento normal vai para o dobro. Eu nao acho que o consumo dos nossos esteja exagerado tendo em conta o peso, os pneus (235/45/17 no meu) mas o que mais procuro num carro e o conforto e manuseamento.

    becosemsaida

    P.S: acho que tenho o ficheiro de fazer reset a caixa e posso-te mandar. Mandei-te um PM atraves do MBCP......
    Editado pela última vez por becosemsaida; 04 March 2012, 22:49.

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      #3
      Eh pá, mais ecológico do que já fazes só o autocarro ou a bicicleta para pequenos percursos...

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        #4
        Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
        Por ex, na A1 a subir de Torres novas para Fatima, naquela subida de varios Kms , a caixa assume uma 5ª , e vai ali nas 2000rpm mesmo nas zonas mais ingremes ... aquilo faz-me impressão, e quase sempre meto uma 4ª manualmente para ir nas 2500 a 3000 ...
        Se o carro sobe bem em quinta velocidade, não vejo necessidade de reduzir manualmente... A caixa nunca deixa por si só que o motor entre em esforço e se for necessário reduzir ela fá-lo-á automaticamente ou desactivará a embraiagem de bloqueio do conversor de binário para permitir algum "patinar".
        Reduzir para quarta manualmente, para além de desnecessário, ainda fará provavelmente gastar um pouco mais...

        Comentário


          #5
          Boas prap !
          Apenas estou a falar em senso comum, se o veiculo fosse manual de 5 velocidades, nunca que escolheria ir em 5ª naquela subida, por isso estranho que a caixa automática fassa essa escolha

          Comentário


            #6
            Por norma essas caixa auto anunciam consumos inferiores a uma manual.
            Os consumos anunciados pelos fabricantes são meramente exmeplificativos e atingidos dentro de determinados parametros para homologação. Na prática e com uma condução normal ninguém faz nem de perto esses consumos.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
              Boas prap !
              Apenas estou a falar em senso comum, se o veiculo fosse manual de 5 velocidades, nunca que escolheria ir em 5ª naquela subida, por isso estranho que a caixa automática fassa essa escolha
              Conhecendo a zona, eu iria às 2000 em 5ª. Num diesel com caixa manual de 6vel até iria em 6ª às 2000.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                Boas prap !
                Apenas estou a falar em senso comum, se o veiculo fosse manual de 5 velocidades, nunca que escolheria ir em 5ª naquela subida, por isso estranho que a caixa automática fassa essa escolha
                E por que não?? Se o motor se sente à vontade para isso... Eu faço a subida toda em 6.ª e ainda consigo ganhar velocidade durante a mesma. E tenho uma banheira de 1600 kg e 120 CV com transmissão ultra-longa.

                Comentário


                  #9
                  Fiz duas viagens ao norte ultimamente , cerca de 800kms cada uma .

                  A média foi igual em ambas: 6.2L (misto autoestrada a 120jm/h e estrada nacional + voltinhas)

                  Gasolio normal da galpe

                  Por um lado sei que não está mau para um Classe E com 12 anos, 270.000Kms (caixa automatica de 5) ... e até nem foge muito do consumo de muitos veiculos que estão neste momento a sair novinhos dos stands ... mas ainda assim , o meu sentido ecologico faz.me sentir mal ...
                  Se fosse hoje teria sido algo mais compacto, tipo classe C em carrinha, com caixa manual ... com a mesma condução com que faço 6.2 Litros na minha, se calhar conseguiria menos 1.5 Litros no classe C ...

                  Comentário


                    #10
                    Esquece lá isso. Nunca conseguirias tirar 1.5l/100km. Quando muito 1 litro, e teria que ser com um carro muito mais leve e sem caixa automática. Estão bem bons, esses consumos.
                    Editado pela última vez por ClioII; 26 May 2012, 21:15.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                      Tenho uma carrinha Mercedes Classe E W210 do ano 2000, com o motor 220 cdi com 250.000kms
                      Tenho uma condução calma, e ando sobretudo em cidade e estrada nacional, sendo que raramente faço trajectos superiores a 20km de seguida, ou seja, mal aqueço o motor.
                      Faço ainda cerca de 500km por mês de autoestrada em média, na casa dos 120 a 130km/h

                      O consumo está na média para uma carrinha destas (tem caixa automatica de 5 velocidades). O consumo acumulado anda nos 7.5 litros, sendo que raramente passa dos 8, e raramente baixa dos 6.5 .
                      Ainda assim muito abaixo dos carros novos, por ex o n0v0 peugeot 508 anuncia consumos a começar nos 4.1 litros... será verdade , para uma carrinha quase do tamanho da minha Classe E ???

                      Fiz mal ter comprado caixa automática, pois gasta mais 0.5 a 1 Litro por cada 100Km ... mas já nestá, já está ....
                      Uma vez que a caixa é Tiptronica, ou seja , permite escolher a mudança, será que se nalgumas situações sobrepor a minha escolha à da caixa automática, conseguirei baixar os consumos ? Por ex, na A1 a subir de Torres novas para Fatima, naquela subida de varios Kms , a caixa assume uma 5ª , e vai ali nas 2000rpm mesmo nas zonas mais ingremes ... aquilo faz-me impressão, e quase sempre meto uma 4ª manualmente para ir nas 2500 a 3000 ...
                      Será que devia sobrepor-me mais às escolhas da caixa ?

                      Haverá algo que possa fazer para reduzir o consumo e emissões poluentes ?
                      Estes motores CDI do ano 2000 são muito fumarentos ...
                      Por exemplo , azer uma reprogramação da centralina ou mudar alguma coisa na linha de escape, será que ajudaria ?

                      Os novos 220CDI evoluiram muito em consumo e emissões em relação ao meu de 143cv ?

                      A versão taxi do Classe E do ano 2000 tinha apenas 125CV ... A unica diferença é a repogramação da centralina, certo ? E será que essa repogramação ajuda nos consumos / emissões ?
                      fazes muita cidade e achas esse consumos muito altos?
                      tens que começar a andar a pe

                      Comentário


                        #12
                        Ja gastou menos ....

                        Conhecem este forum com estatisticas de minimos consumos possiveis ?
                        http://www.spritmonitor.de/en/overvi...=2&powerunit=3

                        Algumas imagens da minha :



                        Comentário


                          #13
                          3L numa E automática? Vocês não andam de carro, vocês deslizam de carro.

                          Comentário


                            #14
                            Consumos a descer e imagens que parecem editadas não valem...

                            Por muito que te esforces, em situações normais não conseguirás baixar dos 6 litros..

                            Comentário


                              #15
                              São consumos normais.

                              Não acredites muito nos consumos anunciados, normalmente só são possíveis de ser alcançados em condiçoes muito ideais e condução concentrada nos consumos


                              os motores não evoluiram em consumos tanto assim como as marcas fazem querer. a minha mulher anda num carro com 20 anos que faz consumos de 5l num carro com 1300kg, ainda muito bom nos dias de hoje

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                                Consumos a descer e imagens que parecem editadas não valem...

                                Por muito que te esforces, em situações normais não conseguirás baixar dos 6 litros..
                                e so com muita sorte é que baixa dos 6

                                Comentário


                                  #17
                                  Boas!

                                  Na semana passada fui ao algarve acampar uns dias.
                                  Andei sempre por estradas nacionais, caminhos de cabras , estradas municipais e voltinhas em cidade.

                                  Fiz quase 1000Kms com uma média de 6.3/L

                                  Um facto interessante é que nunca ouço a ventoinha do radiador a trabalhar (excepto se ligar o AC, o qual raramente uso).
                                  Mesmo nos dias de muito calor e no para arranca raramente o ponteiro da temperatura passa dos 80 graus.

                                  E em viagem anda ali nos 40 e pouco, como se pode constatar pela foto.

                                  Entretanto surgiu-me a seguinte questão: Como funciona o catalizador ? O catalizador não precisa de temperatura para funcionar ? Ora, se o carro vai sem esforço +/- nas 2000Rpm, o motor vai a gastar pouco e a aquecer pouco. Ora se aquece pouco, será que o catalizador chega a funcionar ?

                                  Ou seja, em teoria, poderá parecer um contrasenso, mas será que se fosse mais rapido e com o motor mais quente e a gastar mais, será que poluiria menos por o catalizador ser mais eficiente nesse cenário ??


                                  Mais duas observações interessantes que constato: Se vier nas calmas durante uma viagem longa, mas de repende precisar de fazer uma ultrapassagem e elevar repentinamente a rotação (tipo kickdown, por ex), manda grande fumarada (tenho reparado que praticamente todos os motores destes 220 cdi fazem isto). Esta fumarada nota-se ainda mais pelo retrovisor de noite, pois até ofusca os farois do carro que vá atrás.
                                  Mas parece-me que se já for numa viagem com um ritmo elevado, que não fuma tanto quando há os mesmos kickdowns ....
                                  Será que é fuligem que se acumula na panela e que quando bufa mais, sai repentinamente ?


                                  Outra coisa gira: Tenho um zunido a frio, o qual pensava que era turbo, mas pelos vistos não é o turbo, mas sim um dos parafusos do colector de escape partido (ando para resolver isto ha imenso tempo).
                                  Ora, quando aquece dilata, e desaparece o zunido (soprar metalico). Normalmente ao fim de 5 a 10 min o motor ja aqueceu o suficiente para desaparecer o tal ruido.
                                  Mas o mais giro é que se por exemplo for a descer uma serra, o motor arrefece tanto que pelos vistos o colector volta a arrefecer e volta a fazer o soprar metalico.
                                  Interessante, não é ?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Termostato nas couves

                                    E andares assim com o carro pode contribuir para danificar o catalisador, dado que derivado à mistura muito rica pode passar algum combustível para lá. Pelo menos com a gasolina, não sei se o gasóleo chega a ser detonado nas temperaturas do catalisador.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Com tantos problemas e questões com o raio do carro já trocavas mas era. Resolvias logo tudo....

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
                                        Termostato nas couves

                                        E andares assim com o carro pode contribuir para danificar o catalisador, dado que derivado à mistura muito rica pode passar algum combustível para lá. Pelo menos com a gasolina, não sei se o gasóleo chega a ser detonado nas temperaturas do catalisador.
                                        O gasóleo so detona com altas pressões.

                                        Comentário


                                          #21
                                          que photoshop foleiro

                                          o 1 está todo marado

                                          speccy

                                          Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                                          Ja gastou menos ....

                                          Conhecem este forum com estatisticas de minimos consumos possiveis ?

                                          Algumas imagens da minha :


                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
                                            Termostato nas couves

                                            E andares assim com o carro pode contribuir para danificar o catalisador, dado que derivado à mistura muito rica pode passar algum combustível para lá. Pelo menos com a gasolina, não sei se o gasóleo chega a ser detonado nas temperaturas do catalisador.
                                            boas!

                                            Como posso testar se o termoestado esta mesmo marado / descalibrado ?

                                            Quando dizes "andares assim com o carro pode contribuir para danificar o catalisador, dado que derivado à mistura muito rica pode passar algum combustível para lá" ---estas a referir-te a andar assim como ? Devagar ??

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                              Com tantos problemas e questões com o raio do carro já trocavas mas era. Resolvias logo tudo....
                                              Boas! Não, porque o problema não está no carro , mas sim no dono.
                                              Se tivesse um carro novo inventaria outros problemas

                                              É que eu sou um hipocondriaco automovel

                                              http://forum.autohoje.com/forum-gera...automovel.html

                                              Então e DCI80, nunca tem duvidas nem problemas ?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por speccy Ver Post
                                                que photoshop foleiro

                                                o 1 está todo marado

                                                speccy
                                                Sim, foi mesmo de proposito

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  A temperatura normal de funcionamento ronda os 90º.

                                                  Muda o termoestato.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                                    O gasóleo so detona com altas pressões.

                                                    A alta compressão do ar injectado tem um fim : aumento da temperatura. Daí que não sabia se as temperaturas presentes no catalisador seriam suficientes para detonar o gasóleo, dado que em muitos casos os componentes internos do mesmo chegam a derreter. Mas parece-me difícil essa detonação acontecer.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                                                      boas!

                                                      Como posso testar se o termoestado esta mesmo marado / descalibrado ?

                                                      Quando dizes "andares assim com o carro pode contribuir para danificar o catalisador, dado que derivado à mistura muito rica pode passar algum combustível para lá" ---estas a referir-te a andar assim como ? Devagar ??


                                                      Se estiver avariado terás esse problema que relataste : temperatura da água a não subir muito, apenas em pára-arranca. Depois quando voltares a ganhar velocidade a temperatura voltará a descer.


                                                      Estava a referir-me ao andar com o termostato avariado, logo com o motor frio. Mas julgo que num motor a gasóleo não terás esse problema.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
                                                        Termostato nas couves

                                                        E andares assim com o carro pode contribuir para danificar o catalisador, dado que derivado à mistura muito rica pode passar algum combustível para lá. Pelo menos com a gasolina, não sei se o gasóleo chega a ser detonado nas temperaturas do catalisador.
                                                        Se esteve 28mins a funcionar, e ainda está frio, esse termostato já era.

                                                        Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                                                        boas!

                                                        Como posso testar se o termoestado esta mesmo marado / descalibrado ?

                                                        Quando dizes "andares assim com o carro pode contribuir para danificar o catalisador, dado que derivado à mistura muito rica pode passar algum combustível para lá" ---estas a referir-te a andar assim como ? Devagar ??
                                                        Podes testar o mesmo se o puseres a ferver em água e verificares a que temperatura ele abriu.

                                                        Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                                        A temperatura normal de funcionamento ronda os 90º.

                                                        Muda o termoestato.
                                                        Um pouco acima do traço dos 80ºC

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          A minha carrinha tem um ou dois termoestatos ? OU seja, o termoestato é um contacto electrico, ou é uma torneira que se abre com o calor ?

                                                          E onde se encontra ?

                                                          E custo médio ?

                                                          Obrigado

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                                                            A minha carrinha tem um ou dois termoestatos ? OU seja, o termoestato é um contacto electrico, ou é uma torneira que se abre com o calor ?

                                                            E onde se encontra ?

                                                            E custo médio ?

                                                            Obrigado
                                                            Estou a falar do termostato mecânico.



                                                            Custo médio:

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                                                            Comentário

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