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As ambulâncias estão reprogramadas?

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    As ambulâncias estão reprogramadas?

    É isso mesmo. Ontem estava a folhear uma revista, salvo erro era precisamente a Autohoje e numa página de publicidade da Turbotec apareciam lá duas ambulâncias: uma do INEM daquelas amarelas e outra das vermelhas. Ambas eram recentes, ou VW Crafter ou MB Sprinter e estavam com fotos semelhantes às dos carros que eles reprogramam, ou mesmo projectos e ficam como publicidade.

    Não havia lá nenhuma informação referente às ambulâncias e vim para casa com a dúvida: Será que eles (as casas da especialidade, tipo Turbotec, PKE, etc) reprogramam este tipo de veículos? Para que tipo de valores?

    Poderá isto ser uma forma de desfazer o mito (ou realidade) de que uma repro, ainda que soft, comprometa a fiabilidade?

    É que os veículos de emergência "querem-se" fiáveis e a maioria das corporações não tem grandes poss€s para eventuais avarias ou mesmo manutenção e este tipo de alterações têm de ter isso em conta, até porque não será agradável alguém ir numa ambulância com um enfarte e esta avariar

    Alguém que perceba do assunto há-de decidir esse assunto das repros neste tipo de veículos e estudar bem as vantagens e desvantagens que as mesmas possam acarretar, não?

    P.S. Não tenho qualquer tipo de comissão de qualquer reprogramadora, seja ela qual for , apenas me surgiu esta dúvida.

    #2
    Não tenho conhecimento de facto sobre essa questão, mas fazer uma reprogramação numa ambulância parece-me estranho!

    É que ambulâncias e veículos de emergência são habitualmente utilizadas no limite, e naturalmente os seus condutores não vão estar com preocupações de aquecimentos graduais do motor numa situação de emergência.

    Mas...

    Comentário


      #3
      Não é ambulância mas está perto...

      CHIP&FUSE - Reprogramação de Centralinas

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
        Não tenho conhecimento de facto sobre essa questão, mas fazer uma reprogramação numa ambulância parece-me estranho!

        É que ambulâncias e veículos de emergência são habitualmente utilizadas no limite, e naturalmente os seus condutores não vão estar com preocupações de aquecimentos graduais do motor numa situação de emergência.

        Mas...
        Exato, foi o que eu achei.

        Quando saem das corporações, é logo puxar ao máximo pelas ambulâncias, rotações ao limite, reduções fortíssimas, etc. Estranhei ver lá as fotos destes veículos.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Homer Ver Post
          Exato, foi o que eu achei.

          Quando saem das corporações, é logo puxar ao máximo pelas ambulâncias, rotações ao limite, reduções fortíssimas, etc. Estranhei ver lá as fotos destes veículos.
          Tambem acho estranho por uma questão de custos.

          Aqueles motores já devem sofrer bastante, quanto mais com repro..

          Mas não tenho conhecimento nenhum sobre o assunto estou apenas a supor.

          Comentário


            #6
            Ambulâncias não sei, mas muitos polos e golfs novos da polícia estão reprogramados.

            Comentário


              #7
              as do INEM não me acredito muito, mas como nunca conduzi as versões civis não tenho ponto de comparação.

              O facto de as ambulâncias se encontrarem aí não terá a ver a instalação de sistemas de georreferenciação e/ou de gestão de frota?

              Comentário


                #8
                Que eu tenha conhecimento, as ambulâncias não são reprogramadas.

                Comentário


                  #9
                  Eu tb penso que não.

                  Aliás, os motores que equipam estes veículos já "puxam" bastante bem...

                  Comentário


                    #10
                    Devem ter ido socorrer alguma vitima de inalação de fumos!!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                      Eu tb penso que não.

                      Aliás, os motores que equipam estes veículos já "puxam" bastante bem...
                      Mexem-se, mas nada de extraordinário.

                      Para andar no meio de uma cidade chega, mas para a provincia em que chegas a percorrer mais de 30km até lá chegar (à vitima) ainda é insuficiente.

                      Obviamente que formação de condução adequada também seria desejável...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                        Mexem-se, mas nada de extraordinário.

                        Para andar no meio de uma cidade chega, mas para a provincia em que chegas a percorrer mais de 30km até lá chegar (à vitima) ainda é insuficiente.

                        Obviamente que formação de condução adequada também seria desejável...
                        Não concordo totalmente, embora a tua experiência seja diferente da minha.

                        Para o tipo de veículo que é (alto e comprido) acho que o motor (em bom estado!) é bastante adequado.
                        Conheço melhor a variante de 110 cv (?).

                        Fora da cidade, como referes, se calhar, os trajectos até são em estradas sinuosas, não?
                        Não acho que ter um pouco mais de motor fizesse muito diferença.
                        Antes pelo contrário, aquelas traseiras são bastante irrequietas. (Actualmente com controlos de tracção e ESP já é diferente).

                        Em relação à formação, 200 % de acordo.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                          Não concordo totalmente, embora a tua experiência seja diferente da minha.

                          Para o tipo de veículo que é (alto e comprido) acho que o motor (em bom estado!) é bastante adequado.
                          Conheço melhor a variante de 110 cv (?).

                          Fora da cidade, como referes, se calhar, os trajectos até são em estradas sinuosas, não?
                          Não acho que ter um pouco mais de motor fizesse muito diferença.
                          Antes pelo contrário, aquelas traseiras são bastante irrequietas. (Actualmente com controlos de tracção e ESP já é diferente).

                          Em relação à formação, 200 % de acordo.
                          Na minha zona há de tudo mas a maioria até não são estradas sinuosas, de qualquer forma com aqueles novos controlos já são praticamente (não totalmente) à prova de marretas .

                          Diria que a versão 315CDI, falando em MB, será o indicado.

                          Em termos de traseiras irrequietas, eram bastante mais perigosas as transit de 2001 , essas não perdoam, um erro/descuido é a "morte" do artista..

                          Comentário


                            #14
                            Nao passam de mitos ...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                              Na minha zona há de tudo mas a maioria até não são estradas sinuosas, de qualquer forma com aqueles novos controlos já são praticamente (não totalmente) à prova de marretas .

                              Diria que a versão 315CDI, falando em MB, será o indicado.

                              Em termos de traseiras irrequietas, eram bastante mais perigosas as transit de 2001 , essas não perdoam, um erro/descuido é a "morte" do artista..
                              Essa geração de Transit nunca conduzi, só as velhinhas máquinas de fumos.

                              Entre MB e VW, prefiro a VW, mais agradável de conduzir com um motor mais linear.
                              O motor da Sprinter é mais brusco, apesar de dar uma maior sensação de potência.

                              De qualquer forma, já me deixei dessas coisas...

                              Comentário


                                #16
                                Baseado na experiência próxima que conheço de uma empresa muito conhecida da nossa praça que tem n espalhadas pelo país (todas vw ou mercedes):

                                Não estão reprogramadas, mas simplesmente limitadas! Já experimentei duas diferentes (o meu amigo é condutor e ia sozinho em ambos os casos) e por volta dos 100 pura e simplesmente o motor "corta"!

                                No INEM, bombeiros e afins não faço a menor ideia!

                                Comentário


                                  #17
                                  Tenho um grande amigo que é chefe de equipa no Amadora-Sintra e também bombeiro voluntário e sim, algumas estão mesmo reprogramas mas normalmente recorrem mais a esses serviços com as Passat's

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por SamsungX Ver Post
                                    Tenho um grande amigo que é chefe de equipa no Amadora-Sintra e sim, algumas estão mesmo reprogramas mas normalmente recorrem mais a esses serviços com as Passat's
                                    Era o que ia dizer.

                                    As passats parecem andar mais que o normal. Nunca me piquei com nenhuma, mas é o que parece.

                                    Comentário


                                      #19
                                      isso é que são testes de fiabilidade, levam cada descasca.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                        isso é que são testes de fiabilidade, levam cada descasca.
                                        Mesmo. Eu gostava de saber como se estão a portar os Puntos da policia com o 1.3Mjet.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                          Era o que ia dizer.

                                          As passats parecem andar mais que o normal. Nunca me piquei com nenhuma, mas é o que parece.
                                          Principalmente porque as pessoas abrandam quando elas passam ... dá essa sensação ...que andam muito !

                                          Só sensação mesmo...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Andam ''poucochiiiinho''

                                            Comentário


                                              #23
                                              Os Passats são todos (ou praticamente todos) de caixa auto, pelo menos no INEM. A VW teve de as instalar porque eram transmissões partidas e embraiagens no galheiro em menos de 10k km...
                                              Com as DSG já aguentam mais porrada e mais tempo. Não me admira que as Passats estejam reprogramadas, a caixa dá para mais e se o motor for às revisões sempre que o CB indicar não haverá grandes problemas.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu tive um MB Sprinter, mas era especial, tinha 180 cavalos de fabrica, era o tamanho médio, com carga chegou a dar os 180km/h

                                                Adorava a carrinha, conduzia-se bem... se as do INEM forem assim não acredito que precisem de ser reprogramadas.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                                  isso é que são testes de fiabilidade, levam cada descasca.

                                                  Não interessa se o motor está a 90º ou -90º, assim que dão à chave entra no redline e só volta ao relantim quando chegam ao destino.

                                                  Ao fim de 5.000km deve ter um desgaste identico ao mesmo carro versão civil com 300.000km

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                                                    Não interessa se o motor está a 90º ou -90º, assim que dão à chave entra no redline e só volta ao relantim quando chegam ao destino.

                                                    Ao fim de 5.000km deve ter um desgaste identico ao mesmo carro versão civil com 300.000km
                                                    Dependendo do local de trabalho, isso pode acontecer só uma vez por dia .
                                                    Só dói ao 1 arranque diário.
                                                    A partir daí está sempre quente.

                                                    Comentário

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