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Vamos jogar à "Passagem de Compressão"? :) Com vídeos

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    Vamos jogar à "Passagem de Compressão"? :) Com vídeos

    Pessoal, já aqui me ajudaram muitas vezes, peço-vos mais uma vez para verem os vídeos, e darem as vossas opiniões. Eu enchi o vaso de expansão até cima de proposito, para ver no bocal se apareciam bolhas de ar, vindas dos cilindros. Têm que vir aqui parar...

    O monstro no vídeo é um 1.5TD. O vaso de expansão ganha muita pressão e rapidamente. Acaba por verter liquido se for a cerca de 140 km/h. E nem pensar em abrir a tampa porque depois parece um Tsunami. De tarde devo ir buscar uma tampa nova à Opel, sem sensor de nível, como a minha, só para ver se cria tanta pressão.

    Na minha opinião, não está a passar compressão. A espuma e bolhas que aparecem são do líquido estar a ferver, já que não está sob pressão...

    Vão os vídeos por ordem. O primeiro é mesmo em frio, o penúltimo é com o termostato a abrir, e o último com o circuito já todo aberto.















    Todas as sugestões são bem vindas...
    Editado pela última vez por ; 08 March 2012, 17:08.

    #2
    Esquisito... Não era suposto o recipiente ter marcado mínimo e máximo? Acho que não devia ter tanto liquido assim.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por HugoCabral6 Ver Post
      Esquisito... Não era suposto o recipiente ter marcado mínimo e máximo? Acho que não devia ter tanto liquido assim.
      O meu por acaso só tem mínimo, que é a meio do vaso. O máximo é a olhómetro.

      Eu é que o enchi assim. Pesquisei na net uma forma de testar passagem de compressão, e há vários videos e tutoriais assim. Enchi-o até cima, porque qualquer ar que venha do motor e entre no sistema de refrigeração, tem que vir aqui parar. E cheio até cima, é mais fácil de vê-lo a sair no bocal.

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        #4
        O circuito estava bem purgado? No inicio havia muito ar, assim como quando abriu o termostato. Parece-me que não estaria bem purgado... Ias atestando de cada vez que deitava fora, certo?

        Com o circuito devidamente fechado, os tubos ganham muita pressão? Se apertares o tubo a mão, ele da-se um pouco ou está rijo?

        Porque não vais a uma oficina medir a compressão do motor, será mais fácil e objectivo do que fazer testes caseiros... É só sacar as velas fora para fazer o teste, e nesse motor estão a mão de semear, não demora muito.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por madeira Ver Post
          O circuito estava bem purgado? No inicio havia muito ar, assim como quando abriu o termostato. Parece-me que não estaria bem purgado... Ias atestando de cada vez que deitava fora, certo?

          Com o circuito devidamente fechado, os tubos ganham muita pressão? Se apertares o tubo a mão, ele da-se um pouco ou está rijo?

          Porque não vais a uma oficina medir a compressão do motor, será mais fácil e objectivo do que fazer testes caseiros... É só sacar as velas fora para fazer o teste, e nesse motor estão a mão de semear, não demora muito.
          Ele tem compressao pa dar e vender. :-) com um teste de compressao nao ia saber mt mais... Para alem de que esses testes sao caros. Mm que estivesse um pco baixa, nada me dizia que era pq estava a escapar para o circuito de refrigraçao...
          Sim, ia atestanto conforme deitava fora.
          Essas bolhinhas de ar eu acho que é da fervura do liquido. Quando acelero a fundo so vem liquido, e nada de bolhinhas. E como quando acelero, o nível baixa, penso que a bomba de água está a fazer o que deve...
          Com o circuito fechado, os tubos ganham pressao. Ficam um pouco rijos, mas nao sei quantificar... O problema aqui é que se puxar um bocado mais por ele, tipo 130/140, chego a casa e tenho a tampa cheia de liquido, e o nivel mais baixo.
          Quando à purga no sistema, neste carro nao sei como é... Penso que basta fazer como fiz: por a sofagem no quente, encho-lo de liquido, por a trabalhar, ir atestanto, e esperar que o termostato abra e deixe de sair ar...

          Ah, e não é da tampa, já a troquei por uma novinha da Opel.

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          Editado pela última vez por ; 08 March 2012, 16:16.

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            #6
            Originalmente Colocado por jorgemvo Ver Post
            Ele tem compressao pa dar e vender. :-) com um teste de compressao nao ia saber mt mais... Para alem de que esses testes sao caros. Mm que estivesse um pco baixa, nada me dizia que era pq estava a escapar para o circuito de refrigraçao...
            Sim, ia atestanto conforme deitava fora.
            Essas bolhinhas de ar eu acho que é da fervura do liquido. Quando acelero a fundo so vem liquido, e nada de bolhinhas. E como quando acelero, o nível baixa, penso que a bomba de água está a fazer o que deve...
            Com o circuito fechado, os tubos ganham pressao. Ficam um pouco rijos, mas nao sei quantificar... O problema aqui é que se puxar um bocado mais por ele, tipo 130/140, chego a casa e tenho a tampa cheia de liquido, e o nivel mais baixo.
            Quando à purga no sistema, neste carro nao sei como é... Penso que basta fazer como fiz: por a sofagem no quente, encho-lo de liquido, por a trabalhar, ir atestanto, e esperar que o termostato abra e deixe de sair ar...

            Ah, e não é da tampa, já a troquei por uma novinha da Opel.

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            Nao basta fazer isso, isso deverá ter algures a meio do circuito ou no proprio radiador uma purga, so pelo vaso nunca fica bem purgado e da esses sintomas.

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              #7
              Originalmente Colocado por argolas Ver Post
              Nao basta fazer isso, isso deverá ter algures a meio do circuito ou no proprio radiador uma purga, so pelo vaso nunca fica bem purgado e da esses sintomas.
              Neste carro acho que não há mesmo...

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                #8
                Ah, e o bicho não aquece. Mesmo na autoestrada, a 140 e até 150, mesmo em subida, dificilmente passa do 2º traço. E mal se alivia um pouco o acelerador, o ponteiro já vai para o normal. Penso que a temperatura indicada no painel é a correcta, porque o termostato abre sempre quando deve, que é quando a temperatura anda à volta dos 90, por isso, bate certo...

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                  #9
                  bem so te digo uma coisa. Isso tem mesmo que estar com pressão. isso tem agua a mais. No vaso tens uma marca que diz KALT certo? iss oé o nivel maximo em frio. Ora tu com o motor frio ja tens a agua pelo bocal de enchimento.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por rafasantos Ver Post
                    bem so te digo uma coisa. Isso tem mesmo que estar com pressão. isso tem agua a mais. No vaso tens uma marca que diz KALT certo? iss oé o nivel maximo em frio. Ora tu com o motor frio ja tens a agua pelo bocal de enchimento.
                    Isso fui eu que fiz de proposito. Foi para ver no bocal se apareciam bolhas de ar, vindas dos cilindros.

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                      #11
                      Originalmente Colocado por jorgemvo Ver Post
                      Ah, e não é da tampa, já a troquei por uma novinha da Opel.
                      Como está a rosca no vaso de expansão?

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                        #12
                        Esse carro tem apenas o radiador entupido......é um problema "normal" nesse carro.....já o tive no meu corsa......e fazia exactamente isso ......muda o radiador,termostato novo...... mas coloca um maior do que o original e tens o problema resolvido.....

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por madeira Ver Post
                          Como está a rosca no vaso de expansão?
                          Ta boa, veda bem.

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                            #14
                            Originalmente Colocado por combozip Ver Post
                            Esse carro tem apenas o radiador entupido......é um problema "normal" nesse carro.....já o tive no meu corsa......e fazia exactamente isso ......muda o radiador,termostato novo...... mas coloca um maior do que o original e tens o problema resolvido.....
                            Ja me tinha lembrado que podia ser o radiador, mas o carro nao aquece nada. E o radiador parece-me quente por igual.

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                              #15
                              Entao, ate agora, a ninguem parece haver passagem de compressao?

                              Sent from my U20i using Tapatalk

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                                #16
                                Originalmente Colocado por combozip Ver Post
                                Esse carro tem apenas o radiador entupido......é um problema "normal" nesse carro.....já o tive no meu corsa......e fazia exactamente isso ......muda o radiador,termostato novo...... mas coloca um maior do que o original e tens o problema resolvido.....
                                Pensei exactamente no mesmo, mas devido ao comportamento do nivel quando ele acelera.

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                                  #17
                                  Eu não sei se será do radiador... Porque é assim:

                                  1- O carro não aquece em andamento nem em carga (subidas). A única coisa que acontece, é subir a pressão no vaso e nos tubos, e se puxar mais por ele, a agua chega ao bocal do vaso, e extravasa, mesmo com a tampa fechada...

                                  2- Em frio também aumenta a pressão e o nível sobe, e em frio o líquido não passa pelo radiador, certo? Porque o termostato ainda está fechado.

                                  Pelo que mostrei nos vídeos, não me parece mesmo que seja passagem de compressão. Poderá ser algum tubo, no circuito vaso-bomba-motor-vaso (acho que é assim...) que poderá estar entupido, ou até mesmo dobrado...?

                                  Logo vou fazer a experiencia de apertar o tubo que vai do radiador para o termostato, a meio. E ver onde ganha pressão, se é junto ao radiador, ou junto ao motor. A partir daí, acho que posso começar a perceber de onde vem a pressão.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Podes fazer as experiências que quiseres e bem entenderes......mas é do radiador......entupido......experiência de 500.000 Kms feitos num........

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por combozip Ver Post
                                      Podes fazer as experiências que quiseres e bem entenderes......mas é do radiador......entupido......experiência de 500.000 Kms feitos num........
                                      O meu já vai com 458.000

                                      Mas diz-me so uma coisa: o circuito de uma maneira simples, é a frio: vaso, bomba, motor, vaso; e só a quente é que vai ao radiador, certo? Até aquecer, o circuito não se dá pelo radiador...

                                      É que este tem 2 ou 3 anos... Até pode estar entupido porque levou outro motor, usado, e deve ter entrado pra lá muita esterqueira... Mas queria eliminar outras possibilidades.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Mais um dado, que eu já suspeitava: os tubos só ganham pressão a frio!!! A quente, não. Ganha, mas o normal, consigo apertar o tubo a meio e tocar uma parte na outra. Fica a trabalhar nem que seja 15 minutos, quente, co termostato aberto, e não ganha pressão. Basta a temperatura baixar dos 90 e fechar o termostato, ou no arranque a frio, em 30 segundos ganha uma pressão do caraças. Eu acho que é algum tubo que faz parte só do circulação da água quando fria (co termostato fechado), agora tenho é que descobrir quais são esses tubos, e ir por partes... Ninguém tem um esquema disso, pois não...?

                                        Pra quem conhece estes carros... Um termostato montado ao contrário (se é que isto é possível...) pode dar estes sintomas...? Pressão alta mas temperatura normal a frio, e pressão e temperaturas normais a quente...

                                        Combozip e DudexVti, não estou a dizer que não estejam certos, mas queria certificar-me que não é mesmo o sistema entupido nalgum ponto... No meu raciocinio: carro frio, não passa água no radiador, ganha pressão em segundos... pra mim aponta para o circuito "frio"....
                                        Editado pela última vez por ; 09 March 2012, 22:58.

                                        Comentário


                                          #21
                                          A frio a agua so circula no bloco do motor , e se existe pressao deixa me a pensar na passagem de pressao das camaras para o circuito .

                                          Depois quando o termoestato abre a agua circula livremente nao so pelo motor mas tambem pelo radiador, logo , a pressao ja vai ser mais desfasada devido ao circuito ser bem mais longo .

                                          O que quero dizer é que quando esta frio vai haver muito mais pressao nos tubos que quando esta com o termoestato aberto , estes ambos casos em situaçoes de passagem de pressao .

                                          Na minha conclusao pode haver passagem de pressao para o proprio circuito .


                                          Mesmo que a agua ferve e liberte vapores , está lá o vaso de expansao a fazer o seu trabalho , em que chega o vapor e é transformado em liquido novamente , dai o nome vaso de expansao e nao reservatorio !

                                          E acho que nunca acontece essas subitas alteraçoes de niveis e muito gas a chegar ao vaso em condiçoes normais .

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                                            #22
                                            Não poderá ser o termostáto avariado (na posição "aberta") além do radiador entupido?

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                              A frio a agua so circula no bloco do motor , e se existe pressao deixa me a pensar na passagem de pressao das camaras para o circuito .

                                              Depois quando o termoestato abre a agua circula livremente nao so pelo motor mas tambem pelo radiador, logo , a pressao ja vai ser mais desfasada devido ao circuito ser bem mais longo .

                                              O que quero dizer é que quando esta frio vai haver muito mais pressao nos tubos que quando esta com o termoestato aberto , estes ambos casos em situaçoes de passagem de pressao .

                                              Na minha conclusao pode haver passagem de pressao para o proprio circuito .


                                              Mesmo que a agua ferve e liberte vapores , está lá o vaso de expansao a fazer o seu trabalho , em que chega o vapor e é transformado em liquido novamente , dai o nome vaso de expansao e nao reservatorio !

                                              E acho que nunca acontece essas subitas alteraçoes de niveis e muito gas a chegar ao vaso em condiçoes normais .
                                              Concordo, mas acho que se fosse passagem de compressão, eventualmente o circuito ficava cheio de pressão na mesma a quente, porque o ar não tinha por onde sair... Mas não é o caso, não ganha pressão. O normal. E como foi o motor rectificado há pouco, não acredito muito que seja por aí... Mas tudo é possível...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Stormskaer Ver Post
                                                Não poderá ser o termostáto avariado (na posição "aberta") além do radiador entupido?
                                                Com o termostato aberto, a agua circularia sempre nos dois tubos que estão ligados ao vaso de expansão, porque seria como se não existisse termostato. Mas não é caso: no segundo tubo só passa água quando chega aos 90º, ou seja, é aí que o termostato abre.

                                                Vou ver se amanha tiro o tubo que vai do termostato para o vaso de expansão a frio, a ver o estado dele por dentro, e até posso trocar com o do corsa do meu irmão que está lá parado. E vou ver se dá para perceber como é que está o termostato montado, porque podem muito bem te-lo montado ao contrario... Se ele estiver ao contrario, a parte maior, que abre e fecha, está virada para o motor, em vez de estar virada para o tubo que vai para o radiador. Se assim for, faz algum sentido o que digo: ganha pressão a frio porque não consegue débito suficiente à saída do motor, e acaba por ganhar pressão "retrógrada"... Pressão que é aliviada quando abre, e por isso mesmo é que também a temperatura nunca sobe, porque eventualmente ele abre. Amanha tenho que ver isso sem falta...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Depois de abrir a coisa onde tem o termostato, trocar um tubo pelo de um outro corsa, fechar tudo, meter liquido até ao nível, ligar o carro, deixar aquecer ate ligar a ventoinha fechar a tampa do vaso, etc... Esperar que arrefeça, voltar a ligar, verificar que não ganha pressão (e não ganhava), pego no carro pra ir dar uma volta, dou-lhe uma esfrega do caraças, não chegou ao segundo traço depois dos 90º, chego a casa... cheio de pressão, e a deitar um pouco de liquido pela tampa...

                                                  Vou ter mesmo que me virar para o radiador... Ambas as mangueiras, de cima e de baixo do radiador, estão com pressão e quentes (a de baixo, um pouco menos). Lá vou ter que andar com o carro assim, dar-lhe umas esfregas de vez em quando, a ver se é alguma porcaria que possa sair com o andamento, e olha... a ver se não fico apeado...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Olha que isso com o andamento tem tendência para piorar,pois não vai desentupir, e com o tempo quente ainda pior......

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Pois, azarola... Passagem de compressão. Radiador está bom, tubagem tá boa... Dizem que deve ser uma coisa mesmo muito pequena, pq ao relantim e até mesmo acelerando não ganha pressão. Só em andamento e com carga... Vão só tirar a cabeça fora e ver se na junta há sinais de passagem de compressão. Se houver, ver como resolver (junta de origem, não sei...). Se não houver, só pode ser ou do bloco, ou da colaça (estalados). Eu não vou mexer em nenhuma dessas coisas porque o orçamento fica mt alto. Só se descobrirem alguma coisa na cabeça que vejam que é de lá, e aí... depende do orçamento... Senão, hasta la vista, tosta mista.

                                                      Já agora, alguém me sabe dizer se, imaginando que é alguma estaladela pequena na cabeça que poderá fazer a passagem, se geralmente é uma reparação muito cara...?
                                                      Editado pela última vez por ; 16 March 2012, 00:49.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Pois bem me pareceu que isso tinha passagem , minima mas tinha ;)

                                                        Os teus videos e descriçao e pelo meu conhecimento de mecanica evidenciei isso logo


                                                        Facear a cabeça e colaça em condiçoes e com apertos de binario de acordo com o fabricante devem resolver a situaçao .


                                                        Boa sorte com a reparaçao ;)

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por jorgemvo Ver Post
                                                          Pois, azarola... Passagem de compressão. Radiador está bom, tubagem tá boa... Dizem que deve ser uma coisa mesmo muito pequena, pq ao relantim e até mesmo acelerando não ganha pressão. Só em andamento e com carga... Vão só tirar a cabeça fora e ver se na junta há sinais de passagem de compressão. Se houver, ver como resolver (junta de origem, não sei...). Se não houver, só pode ser ou do bloco, ou da colaça (estalados). Eu não vou mexer em nenhuma dessas coisas porque o orçamento fica mt alto. Só se descobrirem alguma coisa na cabeça que vejam que é de lá, e aí... depende do orçamento... Senão, hasta la vista, tosta mista.

                                                          Já agora, alguém me sabe dizer se, imaginando que é alguma estaladela pequena na cabeça que poderá fazer a passagem, se geralmente é uma reparação muito cara...?
                                                          Fazer estes testes com o anticongelante tão perto do máximo não é nada conclusivo!

                                                          Em qualquer carro (em perfeito estado) onde tenha visto alguém meter o nível até ao gargalo e depois acelerar, a questão não é se vai mandar fora, é só uma questão de tempo, que pode ir de segundos a minutos.


                                                          Em todo o caso, se já foi identificada uma passagem, diria que o mais provável será a junta.

                                                          Mesmo que não tivesse os km, a própria idade junto com os ciclos de aquecimento/arrefecimento acabam por fazer a junta ceder um algum ponto, e uma pequena passagem cria logo sobreaquecimentos e desaparecimentos de líquido de radiador.

                                                          Mesmo que no limite tivesses de reparar a cabeça, só fica muito caro se no meio alguém ganhar dinheiro a mais.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                            Fazer estes testes com o anticongelante tão perto do máximo não é nada conclusivo!

                                                            Em qualquer carro (em perfeito estado) onde tenha visto alguém meter o nível até ao gargalo e depois acelerar, a questão não é se vai mandar fora, é só uma questão de tempo, que pode ir de segundos a minutos.


                                                            Em todo o caso, se já foi identificada uma passagem, diria que o mais provável será a junta.

                                                            Mesmo que não tivesse os km, a própria idade junto com os ciclos de aquecimento/arrefecimento acabam por fazer a junta ceder um algum ponto, e uma pequena passagem cria logo sobreaquecimentos e desaparecimentos de líquido de radiador.

                                                            Mesmo que no limite tivesses de reparar a cabeça, só fica muito caro se no meio alguém ganhar dinheiro a mais.
                                                            Eu tava a espera de ver bolhas no bocal do reservatorio, como se estivesse um peixe la dentro. :-) tinha visto isso no youtube... A minha esperanca é que tb seja so a junta... Se for da colassa, provavelmente ve-se alguma fissura na face, certo? Nao tou a ver outro sitio por onde possa passar compressao sem ser pela face da cabeça... Dentro da cabeça ja nao ha compressao em lado nenhum... Do bloco axo dificil so porque foi aberto, limpo, despoliram-se camisas, meteu-se segmentos novos, e nao se viu nada de mais... Vamos a ver... Queria vender o carro, mas nao assim como esta, nao gosto de enganar ng. Se fosse a vender assim, informava do problema e vendia na mesma, mas nunca pelo valor dele, nem metade.

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