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Bloco do motor podre - Fiat 1.2 16V

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    Bloco do motor podre - Fiat 1.2 16V

    Boas,

    Tenho um familiar meu que tem um FIAT Punto 1.2V 5P de 2001, que à cerca de 2 anos queimou a junta da cabeça, sem se saber ao bem porque aquilo aconteceu.

    Recentemente o carro perdia um pouco de água, falha ao ligar a frio e o meu familiar enviou o carro para oficina. A oficina julgava que era novo problema da junta da cabeça, mas não. O problema está no bloco de motor que mostra sinais evidentes de estar a ficar podre.

    O carro foi comprado novo, sempre fez as revisões em dia, tem cerca de -120000km.

    A oficina avança com a hipótese de poder adquirir um bloco usado... O meu familiar pediu-me para amanhã ir à oficina ver o carro com ele, pois tem que tomar um decisão.Eu como não tenho conhecimentos suficientes peço aqui a vossa opinião.

    Um carro com esta idade merece trocar o bloco? O preço compensa? Existe a mínima garantia do motor ficar em condições? Ou mais vale partir um carro novo...

    Obrigado,

    Cumprimentos
    Editado pela última vez por loureiro; 11 March 2012, 12:52. Razão: quilometros

    #2
    Fez sempre as revisões a tempo e horas, ao mudar o óleo mudavam o respectivo filtro?????

    com 15 000km parece-me que algo aí não bate certo!

    Comentário


      #3
      Ou em vez de 15 000km tem 150 000km

      O meu com 110 000km vai ter que levar agora uma coluna de direcção que o sistema city deu o berro

      Comentário


        #4
        Boas,
        Já corrigi os quilómetros, tem - de 12000 km.
        Em relação à mudança de filtro e óleo faziam sempre anualmente. Pois o carro não fazia sequer 15000km por ano.
        O mecânico da oficina, disse ao meu familiar que nunca tinha visto um bloco destes neste estado!

        O curioso é que tenho um carro muito parecido, mas 3 Portas com o mesmo motor, com os mesmos anos e nunca tive problemas!

        Obrigado

        Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
        Fez sempre as revisões a tempo e horas, ao mudar o óleo mudavam o respectivo filtro?????

        com 15 000km parece-me que algo aí não bate certo!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por FredMarques Ver Post
          Ou em vez de 15 000km tem 150 000km

          O meu com 110 000km vai ter que levar agora uma coluna de direção que o sistema city deu o berro
          O meu levou um motor da direção assistida com cerca de 90000km, mas este problema das direções é cronico neste modelo da FIAT.

          Cumprimentos

          Comentário


            #6
            Apagar
            Editado pela última vez por FredMarques; 12 March 2012, 11:00.

            Comentário


              #7
              Ainda não percebi os reais kms do carro, mas se de facto tiver menos de 15000 como já disseram aí em cima, pode simplesmente ter apodrecido como qualquer metal - não utilização nos carros também estraga. E muito

              Comentário


                #8
                O que é o bloco estar podre??

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Papi Ver Post
                  O que é o bloco estar podre??
                  Eu acho que é a junta podre e não o bloco..... mas há mecânicos e mecânicos.

                  Comentário


                    #10
                    Boas,

                    Já fiz a correção dos Km tem menos de 120.000 km



                    Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                    Ainda não percebi os reais kms do carro, mas se de facto tiver menos de 15000 como já disseram aí em cima, pode simplesmente ter apodrecido como qualquer metal - não utilização nos carros também estraga. E muito

                    Comentário


                      #11
                      Boas,

                      Só hoje vou ver o carro.
                      Por isso ainda não te sei adiantar mais! Se conseguir trago fotos.

                      Cumprimentos

                      Originalmente Colocado por Papi Ver Post
                      O que é o bloco estar podre??

                      Comentário


                        #12
                        Boas,

                        Julgo que não seja a junta porque levou a junta à cerca de 5 anos quando queimou a junta da cabeça.
                        Além disso para levar um bloco novo/reconstruido/usado para ficar bom.

                        Boas,

                        Só hoje vou ver o carro.
                        Por isso ainda não te sei adiantar mais!

                        Cumprimentos

                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                        Eu acho que é a junta podre e não o bloco..... mas há mecânicos e mecânicos.

                        Comentário


                          #13
                          E de certeza que não andou com água no circuito de arrefecimento em vez de líquido anticongelante?

                          Comentário


                            #14
                            Como é que um bloco com essa idade apodrece. Mesmo que viva numa zona à beira mar e o carro fique parado sob condições extremas é complicado apodrecer assim.

                            Ainda por cima o carro circulava (pouco mas circulava) o que torna a erosão ainda menos relevante.

                            Aí há gato...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                              E de certeza que não andou com água no circuito de arrefecimento em vez de líquido anticongelante?
                              Apostaria nisto. Assim sendo, não há milagres.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                E de certeza que não andou com água no circuito de arrefecimento em vez de líquido anticongelante?
                                Boas,

                                Posso garantir que não! O dono que é meu familiar anda sempre de volta do carro! Anda sempre a verificar níveis, a acertar quando é necessário! O carro está sempre um brinco.
                                Além disso é carro de garagem! Porque o dono andar sempre à volta do carro é que percebeu que o carro ia perdendo água anticongelante e foi assim que percebeu que à uns dois anos que também se apercebeu que o carro tinha algo de estranho (junta da cabeça queimada).
                                A única coisa estranha no carro desde à uns anos para cá, notava-se no habitáculo um barulho de água a circular. Mesmo depois de ter levado um kit de bomba de água nova (este barulho já fazia antes de o carro ter queimado a junta), mas as bombas que o carro teve estavam sempre boas.
                                Carro problemático.
                                Segundo o mecânico parece um problema de construção do bloco (defeito).

                                Comentário


                                  #17
                                  Rectificar bloco e junta nova. Tive esse problema á pouco no meu fiat com 37 anos...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                    E de certeza que não andou com água no circuito de arrefecimento em vez de líquido anticongelante?
                                    Isto não tem directamente a haver com o tópico, mas eu no meu carro meto agua destilada, não sabia que fazia assim tanto mal ...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                      Eu acho que é a junta podre e não o bloco..... mas há mecânicos e mecânicos.

                                      Ou serem as relas podres e como o senhor não percebe nada de mecanica, os mecanicos tentam se aproveitar da situação, dizendo que é o bloco que está podre.
                                      Se forem as relas a reparação é barata varia entre 2 a 3 euros cada.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Mannipulo Ver Post
                                        Ou serem as relas podres e como o senhor não percebe nada de mecanica, os mecanicos tentam se aproveitar da situação, dizendo que é o bloco que está podre.
                                        Se forem as relas a reparação é barata varia entre 2 a 3 euros cada.
                                        As relas são baratas, cara é a mão de obra de 1 dia inteiro ou mais para desmontar tudo e voltar a remontar...

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por acca Ver Post
                                          Isto não tem directamente a haver com o tópico, mas eu no meu carro meto agua destilada, não sabia que fazia assim tanto mal ...
                                          Água destilada, ou bi-desmineralizada não contém sais minerais que são os responsáveis pela formação de ferrugem. Portanto não há problema em colocar água destilada, por outro lado e à contrário é prejudicial colocar água da torneira.

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                                            #22
                                            O bloco do motor podre é impossivel, para a ferrugem corroer o bloco, primeiro desaparecia as latinhas todas de que é feito o veiculo e só depois mesmo mergulhando o bloco, ainda demoraria muitos anos a desaparecer por corrosão.

                                            O que normalmente acontecer é as relas apodrecerem, que são uns pequenas tampas redondas que são colocadas nos buracos do bloco, que sendo uma peça complicada de fundir, necessita de ter furos. Se for em sitio acessivel aquilo é arrancar a rela velha, limpar e verificar a superficie do furo e aplicar a nova que entra com alguma pressão/aperto e ainda à quem coloque uma cola especifica.

                                            Em casos mais insolitos como me aconteceu à pouco tempo com um bloco Mitsubishi, pode um defeito de fundição interno vir a ocasionar uma fissura no bloco por onde geme àgua, mas são casos muito raros.

                                            Juntas de cabeça, relas, bombas de àgua, tubo metalico que alguns Fiat têm da parte de trás do motor à saida da bomba de agua, tudo isso acontece, um bloco apodrecer durante a vida util do veiculo é quase impossivel até com as maiores manigâncias.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                              Água destilada, ou bi-desmineralizada não contém sais minerais que são os responsáveis pela formação de ferrugem. Portanto não há problema em colocar água destilada, por outro lado e à contrário é prejudicial colocar água da torneira.
                                              Outra grande desvantagem da água destilada é que o ponto de ebulição é mais baixo, e o de solidificação mais alto que a água da torneira. Ou seja, congela e passa a estado gasoso mais facilmente. Portanto, se o carro aquecer muito, p ex no verão, fica muito mais difícil arrefece-lo porque ao estar em contacto com o bloco, passa a vapor de água, e não faz o trabalho como deve de ser (arrefecer...). E em invernos rigorosos, podes chegar ao carro e ter o circuito de refrigeração em pedra.
                                              Por isso é que se deve sempre misturar anti-congelante, porque para além de outras propriedades, diminui a temperatura mínima, e aumenta a máxima.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                                O bloco do motor podre é impossivel, para a ferrugem corroer o bloco, primeiro desaparecia as latinhas todas de que é feito o veiculo e só depois mesmo mergulhando o bloco, ainda demoraria muitos anos a desaparecer por corrosão.

                                                O que normalmente acontecer é as relas apodrecerem, que são uns pequenas tampas redondas que são colocadas nos buracos do bloco, que sendo uma peça complicada de fundir, necessita de ter furos. Se for em sitio acessivel aquilo é arrancar a rela velha, limpar e verificar a superficie do furo e aplicar a nova que entra com alguma pressão/aperto e ainda à quem coloque uma cola especifica.

                                                Em casos mais insolitos como me aconteceu à pouco tempo com um bloco Mitsubishi, pode um defeito de fundição interno vir a ocasionar uma fissura no bloco por onde geme àgua, mas são casos muito raros.

                                                Juntas de cabeça, relas, bombas de àgua, tubo metalico que alguns Fiat têm da parte de trás do motor à saida da bomba de agua, tudo isso acontece, um bloco apodrecer durante a vida util do veiculo é quase impossivel até com as maiores manigâncias.
                                                Tambem concordo, deve ter alguma rela a perder liquido, mas para as relas apodrecerem, de certeza que não andou com paraflu no radiador!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Podem para de dizer que o bloco tá podre!
                                                  Como é que metal apodrece? Com certeza devem querer dizer que está corroído, se bem que corroer um bloco de tal maneira a que fique inutilizado não me parece normal.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O dono alguma vez mudou o liquido anti-congelante? É que as propriedades do mesmo vão-se perdendo com o passar do tempo e se não for mudado começa a corroer o sistema de arrefecimento, normalmente o primeiro sintoma costuma ser o radiador a entregar a alma ao criador.

                                                    Antes de partir para um bloco usado olharia primeiro as relas e restante sistema de arrefecimento, incluindo a bomba de água.

                                                    Um bloco usado é uma incógnita, nunca se sabe o que nos calha na rifa e normalmente nenhuma sucata dá garantia do que quer que seja.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Neste país devem existir os mecânicos mais ignorantes/mafiosos que existem......bloco podre......até dá vontade de chorar com tanta ignorância/vontade de enganar o cliente...ele que procure um mecânico de verdade.....

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Isso de se ouvir a agua a circular é muito estranho, eu também tenho esse motor no meu 1.2 16v e só uma vez ouvi esse barulho, parei o carro em casa, fui ver o nível de agua e estava vazio. Conclusão, um vedante/anilha do sistema de agua externo estava estragado e o carro tinha 'pingado' a agua toda.

                                                        Esse barulho (borbulhar) é da 'falta' de passagem de agua no radiador da chofagem, que estás situado mais 'dentro' do habitáculo.

                                                        Se ele já desde à uns anos tem ouvido esse barulho é porque a agua podia não estar a circular bem por todo o sistema.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Ouvir a água a circular no radiador da chauffage indica que andam bolhas de ar misturadas no circuito de arrefecimento. Um circuito bem purgado não se ouve a água a passar.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                            E de certeza que não andou com água no circuito de arrefecimento em vez de líquido anticongelante?


                                                            O maior cancro para um bloco de motor é a água ou o anticongelante quando nã mudado a tempo e horas, pois perde todas as propriedades, e quando isso acontece, tudo o que é relas, tubos, radiador, juntas etc apodrecem!!

                                                            Tenho na familia 3carros com esse bloco, inclusive já tive um com o motor 75ELX, quando entreguei à "familia" já tinha ultrapassado os 280.000kms, hoje rola com mais de 320.000kms e continua muito bom.

                                                            Comentário

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