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Cx. velocidades: Quantas devem ser?

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    Cx. velocidades: Quantas devem ser?

    Durante algum tempo, assistimos a quase-norma de caixas automaticas de 4 e caixas manuais de 5.

    Actualmente, temos caixas automaticas de 6, 7, 8 e até 9 na proxima caixa de ZF para carros de tracção dianteira.

    Pelo lado das caixas manuais, facilmente vemos caixas de 6 e andam para sair ou ja sairam, caixas manuais de 7 na Porsche e Chevrolet Corvette.

    Fica a pergunta: Vai ser sempre a crescer? Quantas mais melhor, ou então ha uma quantidade a medida, pelo menos para certos tipos de utilização?

    #2
    Eu acho que depende do motor e da forma como a caixa é escalonada. Há carros que 5 chegam, mas outros em que se nota que uma 6ª cairia muito bem, por exemplo.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por L0stS0ul Ver Post
      Eu acho que depende do motor e da forma como a caixa é escalonada. Há carros que 5 chegam, mas outros em que se nota que uma 6ª cairia muito bem, por exemplo.
      Podem fechar.

      Comentário


        #4
        Desde que existam em prol de um benificio não me incomoda nada o número de velocidades da caixa, especialmente numa caixa automática, por mim até puderiam ter 10 ou 12, desde que isso não implique desconforto de utilização e traga benificios reais com menos problemas, dá-me igual.

        Quanto às manuais 6 penso ser o número certo, digo certo como número limite pois se 5 fizerem o mesmo que 6 até é preferivel, veja-se o caso do motor 1.3 da opel/fiat que pelos vistos tem uma caixa mais adequada com 5 do que antes com 6.

        Acima de tudo existem parâmetros bem mais importantes na caixa que o número de mudanças (economia, adequação ao motor, conforto...) e é nisso que as marcas se deviam centrar, penso que o número de mudanças se torna redundante e um problema menor.

        Comentário


          #5
          o futuro são automáticas de 20 velocidades e acabarem as manuais. lol

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por L0stS0ul Ver Post
            Eu acho que depende do motor e da forma como a caixa é escalonada. Há carros que 5 chegam, mas outros em que se nota que uma 6ª cairia muito bem, por exemplo.
            Isto é aquilo que seria interesante desenvolver no topico

            Comentário


              #7
              Caixas manuais de 7 relações já existem, pelo menos, desde meados dos anos 90.

              Comentário


                #8
                A tendência de mercado vai sendo a pouco e pouco inserir caixas automáticas em todas as viaturas.
                Há 10 anos era extremamente raro encontrar-mos um segmento C ou B com cx. auto e depois vinham os estereótipos de que ou não se sabia conduzir, ou era imigrante proveniente dos US ou então era alguém com alguma incapacidade física.
                O meu só não é automático porque não havia
                Actualmente já se encontram modelos automáticos ao pontapé, curiosamente são quase todos alemães

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                  A tendência de mercado vai sendo a pouco e pouco inserir caixas automáticas em todas as viaturas.
                  Há 10 anos era extremamente raro encontrar-mos um segmento C ou B com cx. auto e depois vinham os estereótipos de que ou não se sabia conduzir, ou era imigrante proveniente dos US ou então era alguém com alguma incapacidade física.
                  O meu só não é automático porque não havia
                  Actualmente já se encontram modelos automáticos ao pontapé, curiosamente são quase todos alemães
                  É emigrante




                  P.S: Afinal é mesmo imigrante, má interpretação da minha parte ao ler o texto.
                  Editado pela última vez por nto; 11 March 2012, 19:08.

                  Comentário


                    #10
                    Depende da faixa de utilização do motor e do propósito do veículo.

                    Acho que num carro de estrada moderno com um motor Otto que tem binário máximo das 2000 às 5000rpm ou algo do género 5 chegavam perfeitamente. Carros mais desportivos, motores mais pontudos, etc ficam bem com uma de 6 mas mais do que isso acho que só automáticas (curiosamente nesse tipo de carros é onde menos me vejo a optar por automática). Caixas manuais de 7 só mesmo sendo a sétima uma overdrive para os consumos em cruzeiro que de resto é como se não existisse.

                    Comentário


                      #11
                      Infinitas. Ou seja, caixas de variação continua, CVT. Sempre na rotação certa, a qualquer velocidade.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por vso Ver Post
                        Infinitas. Ou seja, caixas de variação continua, CVT. Sempre na rotação certa, a qualquer velocidade.
                        Na prática são bastante limitadas e por isso não vês muitas.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por nto Ver Post
                          É emigrante

                          Para perceberes melhor:

                          emigrante: exit, aquele que sai de um país
                          imigrante: in, aquele que entra no país

                          Neste caso se um americano vem para cá, imigrou.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                            Para perceberes melhor:

                            emigrante: exit, aquele que sai de um país
                            imigrante: in, aquele que entra no país

                            Neste caso se um americano vem para cá, imigrou.

                            Agradeço a explicação, mas que eu sei as diferenças.

                            Ao ler o teu texto, deduzi que te estarias a referir a um protuguês, que tivesse regressado.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por nto Ver Post
                              Agradeço a explicação, mas que eu sei as diferenças.

                              Ao ler o teu texto, deduzi que te estarias a referir a um protuguês, que tivesse regressado.
                              imigrante proveniente dos US, logo alguém que já era de lá.
                              Os emigrantes quando lá vão também gostam do sabor dos automáticos, mas continuam a saber how to drive with a stick.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                                imigrante proveniente dos US, logo alguém que já era de lá.
                                Os emigrantes quando lá vão também gostam do sabor dos automáticos, mas continuam a saber how to drive with a stick.

                                Foi um desatenção da minha parte ao ler o teu texto.

                                Comentário


                                  #17
                                  nas automaticas, eles tem andado a meter cada vez mais, para reduzir consumos

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu acho que o aumento exponencial do numero de marchas tem mais que ver com a economia do que propriamente com a eficácia ou rapidez. Digo eu.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                                      nas automaticas, eles tem andado a meter cada vez mais, para reduzir consumos
                                      As caixas duplas criaram outra realidade porque agora pode-se ter uma caixa de 8 ou 9 velocidades que troca entre elas instantaneamente e permite manter o motor num regime muito bem definido, seja para poupar ou para andar. Há uns anos isto não faria sentido porque com o tempo morto que a caixa perdia a subir 7 ou 8 relações lá se ia a vantagem de ter muitas relações.

                                      Mas há que ver que esta tecnologia paga-se bem, dois ou três mil euros pagam muito combustível e para quem faça sobretudo estrada a diferença de consumos será desprezável.

                                      Comentário


                                        #20
                                        andei num panamera diesel e aquilo nem se sentia as mudanças a entrar

                                        e pelo que os jornalistas dizem, faz mais de 1000kms com um deposito de 80 litros

                                        o futuro deve ser ter ai 10 ou 12 automaticas

                                        supostamente esse panamera tem mais 100cvs que o meu e faz consumos pelo menos iguais

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                                          andei num panamera diesel e aquilo nem se sentia as mudanças a entrar

                                          e pelo que os jornalistas dizem, faz mais de 1000kms com um deposito de 80 litros

                                          o futuro deve ser ter ai 10 ou 12 automaticas

                                          supostamente esse panamera tem mais 100cvs que o meu e faz consumos pelo menos iguais
                                          O que achas-te? suficiente para um Panamera?

                                          Ainda não tive oportunidade de experimentar!

                                          Acho que o novíssimo 3L bi-turbo assentaria muit bem...

                                          Cump

                                          Comentário


                                            #22
                                            Acho que a escalada no aumento de número de relações se deve essencialmente a consumos e consequentemente emissões.

                                            Acho que 6/7 chegariam. Pessoalmente nunca senti 'falta' de mais em nenhum carro.

                                            Cump

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                              Caixas manuais de 7 relações já existem, pelo menos, desde meados dos anos 90.
                                              Em automóveis ligeiros?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                Caixas manuais de 7 só mesmo sendo a sétima uma overdrive para os consumos em cruzeiro que de resto é como se não existisse.
                                                Sim e não..

                                                As caixas manuais de 7 velocidades foram usadas em carros de competição, mais do que um, e em "provas de estrada". Não era só para consumos..

                                                Edununo: Sim, em competição como referi.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Pensei que estavas a falar de carros de estrada.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                                    Pensei que estavas a falar de carros de estrada.
                                                    Se forem carros desportivos é basicamente a mesma coisa. Eu quis dizer que a 7ª velocidade não serve só para Overdrive.

                                                    Por exemplo, uma caixa Ricardo de 7 relações para um Escort Cossie pode custar 7000€... usada.

                                                    Mas já depois disso também os Megane Maxi usaram 7 velocidades mas do tipo sequencial.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Há carros que 4 mudanças chegam (não me enganei, é mesmo 4).

                                                      Outros que tal que 5 não "chega", caso do 1.5 dCi de 85 CV (podia ir mais longe).

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                        As caixas duplas criaram outra realidade porque agora pode-se ter uma caixa de 8 ou 9 velocidades que troca entre elas instantaneamente e permite manter o motor num regime muito bem definido, seja para poupar ou para andar. Há uns anos isto não faria sentido porque com o tempo morto que a caixa perdia a subir 7 ou 8 relações lá se ia a vantagem de ter muitas relações.

                                                        Mas há que ver que esta tecnologia paga-se bem, dois ou três mil euros pagam muito combustível e para quem faça sobretudo estrada a diferença de consumos será desprezável.


                                                        Neste video vai em 7 acelera reduz logo para segunda e quando tira o pe do acelerador fica logo em 7, acho que assim vale a pena a caixa automática, nos poucos carros de caixa auto que conduzi acelerava ele reduzia 1 ou 2, não percebo muito de caixas auto.
                                                        quanto as manuais depende do motor, escalonamento a carros que se nota que pedem a 6velocidade noutros não.
                                                        mas 6 para as manuais esta bom.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Depende da potência e do binário do motor e do aproveitamento que se pretende destes, assim a caixa pode ter vários escalonamentos.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                                            Sim e não..

                                                            As caixas manuais de 7 velocidades foram usadas em carros de competição, mais do que um, e em "provas de estrada". Não era só para consumos..

                                                            Edununo: Sim, em competição como referi.
                                                            Carros de competição têm motores pontudos por definição, precisam muito mais que um carro de estrada de uma caixa que permite manter o motor num intervalo estreito de rotações.

                                                            Se falarmos de atmosféricos não é nada estranho um motor altamente preparado ter um intervalo de binário útil de 1000-1500rpm (por ex. binário máximo às 6500rpm, potência máxima às 7500 e corte às 8000). É uma realidade completamente diferente de motores de estrada, sobretudo agora que se generalizou o pequeno turbo e até um 1.2 baratinho tem binário máximo das 1500 às 4000 (e muito raramente passará daí).

                                                            Quando muito penso que se justificam caixas com muitas relações em motores Diesel, sobretudo os que levam turbo de geometria fixa.
                                                            Editado pela última vez por SRLA; 11 March 2012, 23:33.

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