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Aos mestres do diagnóstico - Opel Corsa A 1.2S

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    Aos mestres do diagnóstico - Opel Corsa A 1.2S

    O meu Corsa começou há pouco tempo a trabalhar muito irregularmente a frio (parece-me só a 3 cilindros) indo muito facilmente abaixo, mesmo com o "ar fechado".


    Ao mesmo tempo começou a acontecer uma coisa que nunca tinha sentido: ouço água a "charruar" por trás do tablier assim que o ponho a trabalhar, mas só a frio.


    Quando o carro aquece, os sintomas desaparecem, o trabalhar fica certo.


    O nivel da água desceu um pouquinho, não tem vestígios de óleo. O nível de óleo está certo.


    O que poderá ser isto? Ponho em perigo o carro ao andar com ele assim?


    Obrigado pelas respostas!

    #2
    Parecem-me dois problemas distintos:

    - um deles de ignição, talvez velas (há quanto tempo não trocas?) ou cabos
    - ouvir água talvez tenhas o sistema mal purgado. mudaste o liquido há pouco tempo?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
      Parecem-me dois problemas distintos:

      - um deles de ignição, talvez velas (há quanto tempo não trocas?) ou cabos
      - ouvir água talvez tenhas o sistema mal purgado. mudaste o liquido há pouco tempo?

      As velas têm menos de 10k kilómetros. Os cabos nunca foram mudados. O distribuidor também não...



      O liquido não foi mudado recentemente... já está lá há bastante tempo.

      Comentário


        #4
        Muda as velas, e vem se nao tens os tapetes humidos..........

        Comentário


          #5
          Primeiro teste a fazer:

          Com o motor a trabalhar tirar os cachimbos das velas um a um e voltar a colocar sucessivamente.
          Se quando tirar um deles, o motor continuar na mesma, não sentindo falta do cilindro, o problema está nesse cilindro ou na cablagem do mesmo.
          Se depois de tirar todos os cachimbos e de cada vez que se tirou um cachimbo o motor acusou de todas as vezes a falta dum cilindro, o problema só pode ser na alimentação ou na energia que chega ao distribuidor.

          Assim e por ordem de probabilidades de avaria, verificar:

          1) Regulação do carburador e limpeza do mesmo.
          2) Ver o starter mas aqui parece que é manual.
          3) Bomba da gasolina e filtro da gasolina. Ver se chega gasolina suficiente ao motor.
          4) Linha eléctrica, isolamentos, bobina, cabos da bobina e das velas, ver cachimbos das velas. Isto é fácil ver é só encostar o cachimbo a um aparte metálica do motor e ver se a faísca é de boa qualidade (azul e não amarela.)
          5) Avaria num cilindro que se despista com o teste.

          CumpS

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por campos1 Ver Post
            Primeiro teste a fazer:

            Com o motor a trabalhar tirar os cachimbos das velas um a um e voltar a colocar sucessivamente...
            atenção que dá choque

            charruar?!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
              atenção que dá choque

              charruar?!
              Com o carro desligado, soltar os cachimbos o suficiente para que seja fácil desligá-los com o motor a trabalhar mas também de modo a que não se soltem das velas.

              Ligar o carro, pegar (em cima e com cuidado) no cachimbo do cilindro nº 1 e afastá-lo da vela, pode-se confirmar a força da faisca, assim que esteja afastado, sensivelmente, dois centímetros da cabeça da vela, deixa de haver ignição no cilindro porque já não há transmissão de corrente eléctrica para a vela. Notar as alterações do motor e recolocar o cachimbo e passar ao nº 2 e assim sucessivamente. Repetir a operação em caso de dúvidas ou para confirmar se necessário.

              Estar atento ao ruído e funcionamento do motor e conforme o que for constatado, assim o diagnóstico, como expliquei acima.

              E eu ainda apanhei alguns choques devido a cabos mal isolados...

              CumpS
              Editado pela última vez por campos1; 13 March 2012, 22:36.

              Comentário


                #8
                Pois é, confirma-se o pior...

                A água desapareceu o radiador, apesar do carro não ter chegado a sobreaquecer.

                Agora falta saber: cabeça estalada ou junta da culaça que fritou?

                Outra coisa que é estranha e não sei até que ponto precipitou esta situação, é que a temperatura do motor varia muito: por exemplo, numa descida a temperatura desce, quando volto a subir, ela volta ao normal...

                Estará relacionado?

                Sugestões?

                Comentário


                  #9
                  Termostato aberto e junta da cabeça que apodreceu e/ou queimou...

                  O barulho que ouves pressão no circuito de refrigeração.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                    Termostato aberto e junta da cabeça que apodreceu e/ou queimou...

                    O barulho que ouves pressão no circuito de refrigeração.
                    Correcto.

                    Junta da culaça fritou... E o barulho de água a chocalhar que se ouvia era compressão a passar para o circuito de refrigeração...


                    Já está reparado, a trabalhar mais certinho do que nunca.


                    Mudou o oléo do motor e da caixa, bem como o liquido do radiador.


                    Total da brincadeira: 130€ (preço exclui os óleos).


                    Caro ou barato?

                    Comentário


                      #11
                      bem barato

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                        bem barato

                        Também não achei caro.


                        O trabalho foi todo feito em cerca de 4H e pouco.


                        Ainda é a única vantagem dos carros com mecânicas antigas: peças baratas e simplicidade sem comparação.

                        Comentário


                          #13
                          Se calhar não levaram ao torneiro...

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