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Astra G de 2002 consome muito oleo.

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    Astra G de 2002 consome muito oleo.

    Boas!

    Infelizmente, após uma infeliz escolha de oficina (Fui a um concessionário OPEL mas provavelmente será melhor não dizer qual) em que fiz a revisão geral dos 120.000 Kms, o meu bólide (Astra G Sport 1.4 de 2002) saiu da oficina com um oleo 5W30 que entretanto me disseram não é de todo o indicado para o motor em questão.

    Isto foi há 3 anos...

    Entretanto, 3 anos e 2 meses depois, o motor cada vez "gasta" mais oleo.
    Após a muda, tenho que acrescentar entre 3 a 5litros por cada 5.000 kms sensivelmente.

    Haverá cura? Falam-me que mudar os segmentos será a unica solução, mas é um conserto caro... Vou esta semana colocar o carro noutra oficina, mas receio sair prejudicado mais uma vez!

    Acho cada vez mais complicado confiar nas oficinas, e por isso, gostava de ter a vossa opinião antes de falar com o mecanico!
    Editado pela última vez por JCDG; 19 March 2012, 21:01.

    #2
    Tenho o mesmo carro mesmo motor, mas de 1999. Nas oficinas Opel e posteriormente no mecânico onde vou agora, levou sempre 10w40. Por volta dos 120 mil km, queimou a junta da cabeça e aos 140 mil (acho eu) começou a consumir também bastante oleo, qualquer coisa como 1 litro a cada 2 ou 3 mil km. Fui ao mecânico para substituir os segmentos e tudo o resto que fosse material de desgaste para que não tivesse mais chatices com o carro. Durante essa intervenção, o que meu o mecânico me informou é que seria problema de pistons ovalizados (Acho que era isto, já não me lembro bem. Já foi há 2 ou 3 anos.), que não seria economicamente viável estar a reparar o motor e que seria melhor simplesmente vigiar o nível e ir acrescentando oleo, ou simplesmente trocar por outro motor. Acabou por não me levar nada de desmontar o motor e tenho simplesmente acrescentado oleo quando necessário.

    Assim que puder irei simplesmente livrar-me do carro.

    Acho que sem abrir o motor, é dificil de avaliar o que seja. Tanto podes ter sorte ou não.

    Comentário


      #3
      Hmmm... A Opel realmente tem a "fama" de consumir oleo...
      Já não é a primeira vez que me dizem...

      Bem, o valor comercial do carro já não é muito, e na actual conjuntura, só o vendo se for quase dado!!!

      Acho que vou mesmo optar por não "mexer" e ir "alimentando a sede de óleo"!!!
      Obrigado pela dica Ksyrium.

      Há alguém conhecedor que tenha outra ideia?

      Comentário


        #4
        Em primeiro lugar, porque é que o 5W30 que lhe meteram não é aconselhado? Devido à viscosidade ou devido a não cumprir as normas?
        Em segundo lugar, ele gasta por si algum óleo (penso que no manual diz até 1l/1000Km) mas depende muito da utilização. Em todo o caso, o facto de lhe terem posto um 5W30 na oficina, a única coisa de mal que daí poderia advir (assumindo que cumpria a norma) era um consumo maior de óleo. Mas se já passaram 3 anos, suponho que tenhas mudado o óleo entretanto. Se notas maior consumo de óleo, mete um bom 10W40.

        Comentário


          #5
          Eu tenho uma de 2001, ela gasta + ou - 1 litro por cada 10 000km, mas no verao gasta mais. Os defeitos deste motores nem são bem os segmentos, mas sim as guias das valvulas que ficam ressequidas, e deixam passar oleo para a camara de combustao, pelas fissuras. O manual diz 0.7l/ 1000 km

          Comentário


            #6
            Experimenta um 10W40 nesse motor que ele não se queixa.

            Cumprimentos.

            Comentário


              #7
              Caro colega JCDG,

              Fiquei na dúvida, esta foi a primeira muda de óleo após ter colocado esse 5W30?

              Um colega meu tem um Vectra 1.6 de 2001 e também o dele consome um pouco de óleo, principalmente se ele puxar mais pela rotação.
              Embora não vá para esses valores. Julgo que no caso dele era tipo 1 litro para uns 7000 km's.

              Pode muito bem estar a acontecer o que o colega rafasantos mencionou. Nesse caso se mudar para um 10W40, convém que seja bom e não um dos mais baratos e poderá ter algumas melhorias no consumo de óleo.
              Essencialmente depende também bastante do real estado do motor, mas acredito que ainda consiga algumas melhorias.

              Comentário


                #8
                1 litro em 7000kms é um consumo a considerar, mas se nao tens passagens para os cilindros e a agua estiver limpa mais vale nao mexeres.
                Existem carros q sao feitos para consumir oleo literamente. Nao conheço esse bloco mas algum consumo é normal...
                Mudando o oleo para um mais "grosso" como indicado teras melhorias.

                Se nao tens passagem de oleo nos 3 circuitos (o facto de consumir ajuda a isso) o q fazia a ti é andar sempre na mala com uma garrafa de meio litro com oleo igual ao do carro para caso apareça um emprevisto. Muita gente sem consumos de oleo no seu carro faz isso. Eu tenho 1 de meio litro com oleo e outra de meio litro com liquido de refrigeracao SEMPRE.

                Verifica regularmente nivel de oleo (15 em 15 dias a 1 vez por mês) e fora isso dorme descansado.
                Nao te metas em despesas desnecessarias ...
                Editado pela última vez por ; 20 March 2012, 18:00.

                Comentário


                  #9
                  Desculpem a demora na resposta.
                  Não tive hipotese de cá vir antes!

                  Deixem ver se respondo a todos sem me esquecer de nada...

                  Já devem ter percebido que percebo muito pouco ou quase nada, por isso, antes de mais, peço a vossa compreensão.

                  O que me disseram é que o aconselhado para o motor era o 10W40 e que o 5W30 (tendo o carro já a tendencia para o consumo de oleo) era demasiado fino e portanto, deveria ter feito menos quilometros!

                  Na altura fiz aproximadamente 8000kms e fiz a muda porque já tinha adicionado oleo porque o nivel estava a descer...
                  Como não sabia que tinham usado 5W30 adicionei 10W40 que era o que me tinham dito para usar na oficina onde ia anteriormente.

                  Não sei se a "mistura" também pode ter algum efeito negativo ou nao...

                  Para quem perguntou mudei oleo mais ou menos anualmente... não chegava a isso porque o nivel descia sempre!
                  E a partir dai foi sempre com um 10W40 que me disseram ser muito bom!
                  Disseram-me que agora até iria gastar nenos oleo e acabaria por "melhorar"

                  Desta ultima vez, o liquido refrigeração estava mais baixo e o depósito está um pouco "sujo" a minha preocupação também veio um pouco daí!

                  A ajudar a isso, a minha ignorancia ainda me deixou mais preocupado.
                  O "nivel" da vareta tem diversos "patamares". Alguem me tinha dito que cada patamar era um litro, daí eu pensar que gastava muito!!!!

                  Entretanto já fiz a muda e em conversa com o mecanico ele disse-me que eu estava enganado! Que até está a gastar bem menos oleo e que não era nada um litro por patamar. Diz que da ultima vez, antes desta muda, adicionou apenas meio litro por volta dos 7000, e que não era nada alarmante, desde que me mantenha atento.

                  PErguntei sobre a questão do deposito do liquido de refrigeração estar um pouco sujo e tambem desvalorizou.

                  Continuo um pouco preocupado, mas este ano vou ficar atento.
                  Sempre tive um comportamento "passivo" deixava o carro no mecanico e ia buscar e pagava. Nunca me preocupei com o que era feito, o que se nota porque até tenho dificuldade em precisar ao certo quando e quanto foi necessario adicionar cada ano...

                  bem... como disse, neste momento so me preocupa a questao do deposito!
                  O que acham?
                  Se calhar amanha tiro uma foto para verem o que quero dizer. se calhar nem é nada...

                  Comentário


                    #10
                    Se consome com esse , altera a viscosidade...

                    como é que é a sujidade do vaso de expansão, é o líquido acastanhado?
                    Editado pela última vez por Homer; 26 March 2012, 22:34.

                    Comentário


                      #11
                      Um patamar, um litro, seria uma coisa absurda! Do mínimo ao máximo é que é um litro.
                      Mudanças de cor ou aspecto do liquido de refrigeração nunca é coisa boa... é melhor ver isso. Isso também deve trocar-se. Há quem troque quando muda a distribuição e a bomba de água, outros trocam de 2 em 2 anos... O importante é que o anticongelante seja o indicado (bom) e esteja em bom estado. Usar só água, não.

                      O teres misturado 5w30 e 10w30 não é preocupante desde que os óleos fossem adequados ao carro. E sim, o 10W40 faz diminuir o consumo porque é mais espesso, o que não quer dizer que seja o mais adequado. Mas também é uma viscosidade aceite para esse motor.

                      Comentário


                        #12
                        Essse consumo oleo é perfeitamente normal para o carro... nao vale a pena pensar muito nisso mas faz o q te disse (anda sempre com algum na mala). E mantem o oleo q usas.

                        Sim, a questao da agua estar escura tambem é para desvalorizar caso nunca tenhas mudado ou raramente mudes. Nao é o fim do mundo. Convem trocar COMPLETAMENTE o liquido de refrigeracao e ires depois controlando se vai mudar de côr rapidamente. Se estiver sempre basicamente limpo nao tens nada com q te preocupar. Se a mudança ocorrer de côr para escura aí convem falar com o mecanico. Apenas nessa situacao.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                          Se consome com esse , altera a viscosidade...

                          como é que é a sujidade do vaso de expansão, é o líquido acastanhado?
                          O liquido está limpo e sempre esteve!!!
                          O interior do deposito é que tem um revestimento acastanhado

                          Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                          Um patamar, um litro, seria uma coisa absurda! Do mínimo ao máximo é que é um litro.
                          Não gozes!! Eu disse que não era propriamente conhecedor da coisa...

                          Originalmente Colocado por Luzinhas Ver Post
                          Sim, a questao da agua estar escura tambem é para desvalorizar caso nunca tenhas mudado ou raramente mudes. Nao é o fim do mundo. Convem trocar COMPLETAMENTE o liquido de refrigeracao e ires depois controlando se vai mudar de côr rapidamente. Se estiver sempre basicamente limpo nao tens nada com q te preocupar. Se a mudança ocorrer de côr para escura aí convem falar com o mecanico. Apenas nessa situacao.
                          Ok vou fazer isso! Neste momento o liquido está limpo, se alterar eu comunico!

                          Muito obrigado a todos pela paciencia a explicar aqui "ao canhoto como se escreve com a direita"!!
                          Editado pela última vez por JCDG; 27 March 2012, 18:09.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por JCDG Ver Post
                            Boas!

                            Infelizmente, após uma infeliz escolha de oficina (Fui a um concessionário OPEL mas provavelmente será melhor não dizer qual) em que fiz a revisão geral dos 120.000 Kms, o meu bólide (Astra G Sport 1.4 de 2002) saiu da oficina com um oleo 5W30 que entretanto me disseram não é de todo o indicado para o motor em questão.

                            Isto foi há 3 anos...

                            Entretanto, 3 anos e 2 meses depois, o motor cada vez "gasta" mais oleo.
                            Após a muda, tenho que acrescentar entre 3 a 5litros por cada 5.000 kms sensivelmente.

                            Haverá cura? Falam-me que mudar os segmentos será a unica solução, mas é um conserto caro... Vou esta semana colocar o carro noutra oficina, mas receio sair prejudicado mais uma vez!

                            Acho cada vez mais complicado confiar nas oficinas, e por isso, gostava de ter a vossa opinião antes de falar com o mecanico!
                            É falta de sorte, eu tenho uma zafira 1.6 e o problema é idêntico, é defeito desses motores fabrico de 2002 em diante, se estiver atento, no fim de descer uma serra ao acelerar aparece o comboio a vapor... O óleo 5w30 é indicado sim para o motor, mas enquanto novo, contudo se o/os anteriores proletários introduziram qualquer tipo de óleo sem especificações exatas, minerais até, criou certamente depósitos nas câmaras, o óleo 5w30 sintético, por norma é bom e tem uma característica da limpeza que retira esses resíduos criando folgas entre as peças e levando ao consumo excessivo, voltar a meter um óleo mais viscoso, já não soluciona pois já ganhou folga. A partir daqui a solução passa por uma retificação de motor, ou motor novo, se bem que a retificação tendo de ser ao pormenor com componentes originais, segmentos, capas de viela, vedantes de válvulas, retificação do bloco, bomba de óleo nova, tendo de ser tudo novo original e por alguém de extrema confiança. Claro isto fica caro... Contudo eu ainda ando na luta pois sera o meu próximo passo caso não fique em condições, apos motor retificado 2 vezes, 1 por conta do stand que adquiri o veiculo e outra a meias, tendo ficado com o motor a bater bielas apos 8000km passado 1 ano e a retificadora ROR dizer que passou um ano, paciência, comprei um motor usado e tive azar, a empresa que me forneceu o motor, trocou-mo e este ta-se a aguentar, mas bem que já tem princípios de consumo de óleo. Estes motores GM a partir de finais de 2001 são em forma geral, mesmo fracos...
                            Editado pela última vez por ruirodrigu; 11 May 2018, 05:24.

                            Comentário


                              #15
                              Nesse caso, é desgaste provocado por uma manutenção menos cuidada. Seja em que motor for, se se andar a brincar com óleos, vai acontecer algo do género. O caso que eu conheço não gasta mais de 1L entre revisões (cerca de 15000Km). Também é um 1.4 de 2002. Mas sempre levou GM 5W30, pelo menos nos últimos 130000Km.

                              Comentário


                                #16
                                porque é que estão a responder a um topico com 6 anos??? e user que o abriu já não vem cá á 4 anos...

                                Comentário


                                  #17
                                  ruirodrigu veio deixar a sua experiência e aproveitou o tópico, penso eu, e eu deixei a minha actualizada. Acho que trouxe alguma coisa de novo a quem quer que seja, não só ao autor.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                                    ruirodrigu veio deixar a sua experiência e aproveitou o tópico, penso eu, e eu deixei a minha actualizada. Acho que trouxe alguma coisa de novo a quem quer que seja, não só ao autor.
                                    não era preciso cá deixarem nada, existe estas descrições em mais tópicos aqui no forum e por toda a Internet, toda gente a esta altura sabe o que a casa gasta com este carro e respectivos motores da época que o equipavam, os problemas são mais que conhecidos...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu quero deixar também mais experiência porque me apetece e porque posso .

                                      Esse motor trabalha bem com 5w30 pois já é a versão Z14XE. Aliás, era inclusive o óleo que usavam nas revisões oficiais.

                                      Se usarem 10w40, como referi anteriormente, também não se queixa.

                                      Comentário

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